Dissertações
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/56
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Item CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES QUANTO AO USO DO PROJETO INTEGRADOR NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE NO SENAC(USCS, 2024-02-28) Moraes, Hugo Martinez; Brito, Carlos Alexandre FelícioO Projeto Integrador (PI) é uma estratégia pedagógica usada no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC São Paulo, que promove a interdisciplinaridade e articula saberes e práticas com as demandas do mercado de trabalho. Ele incentiva o protagonismo dos alunos na aprendizagem e favorece o desenvolvimento de competências técnicas e empreendedoras, integrando teoria e prática. Apesar de sua importância na formação técnica em saúde, a implementação do PI enfrenta desafios significativos, como a falta de compreensão dos alunos sobre seu papel e o baixo comprometimento em relação às atividades propostas, assim como a dificuldade dos professores em orientar a condução dos projetos. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a percepção dos professores de formação técnica em saúde do SENAC São Paulo sobre o Projeto Integrador (PI), com ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, na integração curricular e no aprimoramento das competências técnicas e empreendedoras. Procedimentos teórico-metodológicos: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, com base no Construtivismo Social. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a 24 professores do SENAC, analisados com o software IRaMuTeQ e utilizando a Análise de Conteúdo Automatizada e o Método de Reinert para a categorização lexical. Principais achados: Os professores reconhecem o valor do Projeto Integrador para o desenvolvimento dos alunos, especialmente no que diz respeito ao aprimoramento das competências profissionais e empreendedoras. Contudo, foram identificados desafios relacionados à interdisciplinaridade, que ainda é pouco compreendida, e à dificuldade de promover uma maior colaboração entre disciplinas. O pensamento crítico e reflexivo dos alunos, embora incentivado, ainda carece de práticas mais consolidadas, como a autoavaliação. Proposta de um Produto Técnico-Tecnológico: proposta para a criação de uma formação continuada para os docentes, com o objetivo de capacitar os professores a compreender e aplicar a interdisciplinaridade em suas práticas pedagógicas. A formação divide-se em dois momentos: o primeiro focado nos fundamentos teóricos da interdisciplinaridade e o segundo na aplicação prática, utilizando ferramentas tecnológicas e metodologias ativas. O Projeto Integrador é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de competências profissionais e empreendedoras dos alunos. No entanto, para maximizar seus impactos, é necessário superar desafios relacionados à interdisciplinaridade e à promoção do pensamento crítico e reflexivo. A formação continuada dos professores pode contribuir para a implementação mais eficaz do Projeto Integrador.Item DECOLONIZANDO O ENSINO DE ARTE: A VALORIZAÇÃO DAS ARTES VISUAIS DOS POVOS INDÍGENAS NO ENSINO FUNDAMENTAL(USCS, 2025-05-08) ACOSTA, RODRIGO; Silva, Marta Regina Paulo daEsta pesquisa parte da constatação da ainda insuficiente presença das artes visuais dos povos originários na formação docente em Arte, a qual permanece fortemente marcada por paradigmas eurocêntricos, elitistas e coloniais. Apesar da vigência da Lei nº 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena nas escolas, nota-se a persistente desvalorização das produções artísticas desses povos nos currículos escolares. Esse cenário evidencia a urgência de práticas pedagógicas que promovam uma abordagem decolonial no ensino de arte. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo foi o de investigar, construir e analisar com os(as) estudantes do ensino fundamental, como a inclusão das artes visuais dos povos originários pode contribuir na construção de uma educação decolonial. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter interventivo, fundamentada nos Círculos de Cultura de Paulo Freire e em referenciais teóricos decoloniais e indígenas. O campo empírico foi uma escola pública localizada no município de Diadema, São Paulo (SP), onde foi implementado um projeto colaborativo com os(as) estudantes, envolvendo estratégias pedagógicas decoloniais, reflexões críticas e produções visuais coletivas. Os dados foram obtidos por meio de registros fotográficos, relatos e releituras criadas durante as atividades. Os resultados evidenciam que a inserção das artes indígenas no ensino de Arte proporcionou experiências estéticas e pessoais significativas, favorecendo o protagonismo estudantil, a valorização da diversidade cultural e o questionamento de identidades e estereótipos. As ações pedagógicas promoveram a construção de uma consciência crítica sobre a importância dos povos indígenas, suas lutas e expressões artísticas. Como desdobramento da pesquisa, foi produzido material educacional virtual, a ser divulgado em rede social, com o intuito de partilhar as experiências vividas durante esse processo investigativo. Conclui-se que práticas pedagógicas fundamentadas em abordagens decoloniais são fundamentais para a construção de uma educação inclusiva, crítica e comprometida com a valorização das culturas historicamente silenciadas, bem como com o reconhecimento das identidades e memórias familiares dos(as) estudantes. Quanto ao produto educacional digital, publicado na plataforma Instagram e mediado pelo educador, apresenta os objetos artísticos construídos em conjunto com os(as) estudantes do ensino fundamental. O objetivo é divulgar, de forma pública e acessível, as releituras realizadas ao longo do processo, promovendo a valorização da arte indígena e do pensamento decolonial no ambiente escolar. Busca-se, assim, uma abordagem educacional inclusiva e respeitosa, que reconheça e compreenda a riqueza das culturas indígenas brasileiras por meio das artes visuais populares e contemporâneas.Item CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA(USCS, 2025-02-12) Santos, Taiane Marques dos; Renders, Elizabete Cristina CostaEsta dissertação tematiza a aplicação do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na Educação Infantil (EI), no sentido de buscar a criação de ambientes inclusivos que acolham diferentes formas de aprender. A pergunta de pesquisa foi a seguinte: Como o DUA pode contribuir para a construção do espaço de aprendizagem inclusivo na Educação Infantil, tendo em perspectiva o trabalho com os campos de experiências? Assim, o objetivo geral foi entender como a proposta do DUA dá suporte à construção do ambiente inclusivo na EI. Metodologicamente, fez-se uso das abordagens formativa e qualitativa, primando pelos procedimentos da pesquisa narrativa. Os instrumentos utilizados foram cartas pedagógicas e rodas de conversa, com a participação de sete professoras de uma escola pública da rede municipal da região do Grande ABC. Os resultados apontaram desafios como: a necessidade de acolher as diferentes formas de aprender, reconhecendo e valorizando a variabilidade das crianças; a importância de uma formação docente que dialogue com as necessidades reais da sala de aula e a demanda por múltiplos apoios nesse processo. Como produto educacional, criou-se o jogo de cartas "Equali" para auxiliar no planejamento de propostas pedagógicas acessíveis e inclusivas. Ele foi construído de forma colaborativa, a partir dos desafios da prática docente, sendo organizado a partir dos campos de experiências. As soluções foram propostas a partir dos princípios do DUA. Neste estudo, concluiu-se que os princípios do DUA podem contribuir para o design de um ambiente escolar acolhedor, com múltiplas camadas, respeitando a diversidade de crianças e proporcionando aos professores e professoras múltiplos apoios.Item PRÁTICA DOCENTE EM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PARA JOVENS APRENDIZES: EM PERSPECTIVA A DIMENSÃO INCLUSIVA DO PROJETO DE VIDA(USCS, 2025-02-13) Silva, Amanda Barbosa da; Elizabete Cristina Costa Renders, Elizabete Cristina Costa RendersEsta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções e práticas pedagógicas dos professores do Programa de Aprendizagem do Senac SP sobre o tema Projeto de Vida, com foco em identificar desafios, necessidades e possibilidades de intervenção. Considerando a literatura vigente e a formação de professores, nossa pergunta de pesquisa foi: como se evidencia a especificidade da docência no projeto de vida e escolha profissional dentro do Programa de Aprendizagem? Por meio de encontros formativos e discussão de experiências educativas, foram consideradas as concepções dos docentes, suas dificuldades em abordar o tema e suas sugestões para melhorias. Os referenciais teóricos da pesquisa foram delineados com base nas temáticas relacionadas às juventudes, à educação profissional, ao Programa Nacional de Aprendizagem, ao projeto de vida, à aprendizagem e à educação inclusiva voltada para jovens em situação de vulnerabilidade social. Os resultados apontaram para a ausência de referência teórica e prática na abordagem do Projeto de Vida, além de uma carência de materiais didáticos específicos que proporcionem maior segurança aos professores. Entre as principais necessidades levantadas, destacam-se a contínua formação docente e o desenvolvimento de recursos pedagógicos estruturados. A pesquisa conclui que o Projeto de Vida é um tema essencial para o desenvolvimento dos jovens aprendizes e destaca a importância de iniciativas que promovam o alinhamento entre teoria e prática, além de incentivar a colaboração entre educadores. Este estudo também contribui para a criação de novos caminhos para o ensino e a aprendizagem, propondo ferramentas que atendam às demandas pedagógicas e contribuam para uma formação mais significativa e transformadora. Como produto educacional foi desenvolvido um jogo de tabuleiro que dá suporte para o trabalho dos professores com o tema projeto de vida. O formato proposto foi validado pelos professores como uma ferramenta interativa e relevante para potencializar o engajamento dos alunos no processo de planejamento de suas trajetórias pessoais e profissionais.Item ABUSO SEXUAL INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – REVELAÇÃO: ANÁLISE DAS PRÁTICAS, DESAFIOS E DA CULTURA DOCENTE EM UMA ESCOLA DO ABC PAULISTA.(USCS, 2025-02-05) Silva, Eliana Josefa da; Wandercil, MarcoO abuso sexual infantil é uma grave violação dos direitos humanos, com impactos profundos no desenvolvimento e bem-estar de crianças em todo o mundo. No contexto escolar, os professores frequentemente se deparam com situações de revelação de abuso, mas muitos relatam despreparo para lidar de forma adequada com essas ocorrências. Este trabalho investiga como professores dos anos iniciais do ensino fundamental enfrentam a revelação de abuso sexual cometido contra seus alunos, analisando as práticas adotadas e os desafios enfrentados na gestão desses casos no âmbito escolar. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com professores de uma escola pública do ABC Paulista. A fundamentação teórica explora estudos sobre abuso sexual infantil, o papel da escola na proteção de crianças, desenvolvimento infantil, formação docente e gestão educacional. Os resultados revelam desafios significativos, como a falta de capacitação específica, o medo de represálias e a ausência de protocolos institucionais claros para a gestão dessas situações. As práticas mais comuns incluem o encaminhamento à coordenação escolar e, em alguns casos, a notificação às autoridades competentes. Conclui-se pela necessidade urgente de formação continuada para os professores, assim como pelo fortalecimento de políticas institucionais e diretrizes que promovam a proteção integral da criança e orientem a ação docente. Como produto da pesquisa, propõe-se um workshop de capacitação de professores, acompanhado de uma cartilha como material de apoio, voltado à identificação, acolhimento e encaminhamento adequado de casos de abuso sexual infantil no contexto escolar. Esta pesquisa se alinha à área de concentração de Política e Gestão da Educação ao abordar questões cruciais de formação docente e propor estratégias para aprimorar as práticas escolares no enfrentamento de um problema social complexo que impacta diretamente o ambiente educacional.Item A COMUNICAÇÃO RELATIVA AOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO: UM ESTUDO REALIZADO COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS(USCS, 2025-02-03) Guilherme, Viviane da Silva; Garcia, Paulo SérgioA presente pesquisa tem, como tema, a avaliação, centralizando-se, mais especificamente, na comunicação dos processos avaliativos. Como objetivo geral, pretendeu-se analisar a comunicação relativa aos processos de avaliação realizada por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para os alunos, gestão escolar e famílias, bem como identificar as contribuições desses profissionais para melhorar tais fluxos. Para tanto, utilizaram-se, como metodologia, elementos da pesquisa qualitativa e colaborativa, com base em sessões reflexivas, das quais advieram dados coletados pelo Observatório de Educação do Grande ABC. Participaram do estudo nove professoras de ensino fundamental, anos iniciais. Quanto ao referencial teórico, ele se fundamentou em aspectos da “literacia em avaliação”, proposta por pesquisadores como Stiggins (1991), Abell e Siegel (2011), Xu e Brown, (2016) e Garcia (2025ª). Os resultados mostraram que as práticas comunicativas investigadas tinham um foco predominante “nos” processos de avaliação, centrada, por sua vez, em feedbacks durante as interações entre professoras e alunos, ainda que de forma não estruturada. Já a comunicação “dos” processos avaliativos, que envolve a explicitação de objetivos, critérios e expectativas, não esteve presente, o que pode comprometer a clareza e a transparência no processo avaliativo. Tal lacuna pode afetar não apenas o entendimento e a confiança de alunos e das famílias, mas também a qualidade das aprendizagens. Ademais, os achados revelaram que, em geral, as professoras tinham conhecimento sobre o tema muito mais intuitivo do que pautado nos saberes sólidos das teorias. Isso, por um lado, pode ser visto como inadequado, embora, por outro lado, seja uma grande oportunidade de formação docente no assunto. Vale ressaltar que a comunicação realizada para a gestão escolar estava atrelada à utilização de instrumentos, como relatórios descritivos e planilhas, e espaços, como reuniões pedagógicas. O foco recaía sobre os recursos, com uma carência de estratégias de organização e sistematização para realizar esse tipo de atividade. Nesse sentido, todas as entrevistadas relataram que o assunto não tinha ainda sido alvo de formação específica, tampouco fora alvo de reflexão aprofundada anteriormente. A comunicação com a família, em geral, apresentou o mesmo padrão daquela relacionada com a gestão, isto é, com ênfase nos recursos e na falta de estratégias. Das sugestões dadas para melhoria da comunicação, destacam-se a diminuição da burocracia e a formação de professores na temática, ambas bastante presentes nos depoimentos das profissionais. Espera-se que os dados do presente estudo, que serão utilizados no produto da pesquisa — a saber, uma formação continuada sobre o assunto para auxiliar no entendimento de práticas avaliativa — possam subsidiar e aprimorar a formação docente inicial e continuada, tanto no âmbito das universidades públicas quanto das ações desenvolvidas pelas Secretarias de educação.Item A FÍSICA E AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS: CONHECIMENTOS SOBRE ENERGIA REVELADOS EM DOCUMENTÁRIOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO(USCS, 2025-03-10) Mota, Walter; Aparício, Ana Sílvia MocoO presente estudo investiga os conhecimentos dos estudantes do ensino médio sobre o conceito de energia a partir da produção de documentários no contexto das aulas de Física. A pesquisa parte da constatação de que a energia, apesar de ser um conceito central nas Ciências da Natureza, frequentemente é compreendida de maneira fragmentada pelos estudantes, influenciada por concepções espontâneas e pelo senso comum. A pesquisa parte da seguinte questão: de que maneira os estudantes do ensino médio expressam seus conhecimentos sobre energia, no campo da Física, por meio da produção de documentários? O objetivo geral é investigar conhecimentos sobre energia, na perspectiva da física, que estudantes do ensino médio revelam no processo de uma sequência didática, com a produção de documentários. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e intervencionista, fundamentada na pesquisa educacional, utilizando a produção de documentários como ferramenta de avaliação diagnóstica dentro de uma sequência didática baseada em apresentação da situação-problema, produção inicial, aulas conceituais e produção final de documentários. A análise dos registros audiovisuais e das aulas foi realizada por meio da metodologia de análise de textos multissemióticos e da Teoria dos Perfis Conceituais de Energia. O referencial teórico baseia-se em estudos sobre ensino de Física e conhecimentos dos estudantes, com destaque para o uso das múltiplas linguagens e do audiovisual no ensino. Os resultados indicaram que, na produção inicial, os estudantes revelaram perfis conceituais predominantemente utilitaristas e materialistas sobre energia, associando-a exclusivamente ao seu uso prático no cotidiano. Nas aulas posteriores à análise das produções iniciais, as rodas de conversa possibilitaram a reconstrução conceitual dos estudantes, levando a uma maior aproximação com a visão científica da energia como grandeza física conservativa. A pesquisa conclui que a utilização da sequência didática e do documentário como ferramentas pedagógicas favorecem a mobilização dos conhecimentos dos estudantes e proporciona um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e reflexivo. Como produto educacional, propõe-se um protótipo didático para o ensino de energia, destinado a professores da área das ciências da natureza, integrando a produção audiovisual e as múltiplas linguagens como estratégias para a melhoria da aprendizagem de conceitos abstratos.Item POR UMA PRÁTICA DOCENTE TRANSFORMADORA: A CRECHE E O DIREITO À CIDADE PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO(USCS, 2024-10-16) Cunha, Daisy Dias; Silva, Marta Regina Paulo daA infância é uma fase crucial e fascinante da vida, caracterizada por descobertas e aprendizagens fundamentais ao desenvolvimento humano. No entanto, a garantia do direito à cidade aos bebês e crianças pequenas continua sendo um desafio significativo. Isso se deve, em parte, a uma concepção equivocada e adultocêntrica que vê os bebês e crianças como sujeitos desprovidos de direitos e singularidades, impedindo o reconhecimento dessa etapa como um momento único e essencial. A presente pesquisa aborda o direito das crianças pequenas e dos bebês à cidade, com ênfase no papel das creches como espaços de transformação social. O objetivo geral foi compreender como os(as) docentes de um Centro de Educação Infantil (CEI), no município de São Paulo, por meio de suas práticas pedagógicas, contribuem para assegurar tal direito. Entre os objetivos específicos, destacam-se: identificar ações dos(as) professores(as) que promovem o direito à cidade para bebês e crianças; analisar o reconhecimento desse direito nos documentos curriculares da Cidade de São Paulo; e, como produto educacional, elaborar um caderno de apoio pedagógico em formato de livro eletrônico (e-book) interativo. O referencial teórico baseou-se nas discussões sobre o direito à cidade de Henry Lefebvre e, com relação ao direito à infância, partiu-se das contribuições de autores(as) como Manuel Jacinto Sarmento, Francesco Tonucci, Paulo Freire, Márcia Aparecida Gobbi, Marta Regina Paulo da Silva e Fúlvia Rosemberg, entre outros(as) estudiosos(as) do tema. A metodologia adotada foi qualitativa, incluindo análise documental dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana e o Currículo da Cidade de São Paulo – Educação Infantil, além da realização de um grupo focal com professores(as) do CEI. A pesquisa permitiu aprofundar as reflexões sobre o papel da cidade na vida dos bebês e crianças pequenas, destacando a importância de criar e manter espaços onde esses indivíduos possam se expressar livremente dos quais possam participar ativamente. Os(as) docentes entendem suas práticas pedagógicas como meios de promover o direito à cidade, facilitando interações significativas que reconhecem e valorizam as contribuições das crianças para o ambiente urbano. Contudo, destacaram vários desafios de ordem estrutural e cultural que dificultam esse trabalho. Os resultados indicaram a urgência de políticas públicas mais inclusivas, que considerem a voz e as necessidades dos bebês e das crianças pequenas, especialmente no planejamento urbano. Como produto educacional, sugere-se a produção de um e-book destinado a educadores(as), no intuito de fomentar a compreensão e o aprofundamento acerca do direito à cidade e da participação de bebês e crianças pequenas no processo de democratização dos espaços urbanos, bem como de enfatizar seu reconhecimento como sujeitos de direitos.Item AUTOAVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO ENSINO MÉDIO: DOCUMENTOS, INSTRUMENTOS E PROCESSOS(USCS, 2025-06-21) Silva, Patrícia Cecilia da; Garcia, Paulo SérgioO presente estudo aborda a autoavaliação das aprendizagens no Ensino Médio, etapa essa que passa por diversas mudanças curriculares nos últimos anos, desde a implementação da Base Nacional Comum Curricular e do Novo Ensino Médio. O objetivo deste estudo foi compreender como tem sido realizado o processo de autoavaliação da aprendizagem em uma escola de Ensino Médio, com base nos documentos referenciais escolares, instrumentos utilizados e nas concepções dos professores envolvidos no processo. Utilizamos a abordagem qualitativa com base na análise dos documentos escolares (Projeto político pedagógico e regimento escolar), além de um grupo focal com 11 professores que lecionam no colégio. Utilizou-se a análise de conteúdo categorial, proposta por Bardin e tivemos auxílio do software Atlas.ti para organização das categorias. A fundamentação teórica abordou diversos autores que exploraram temas-chave sobre a autoavaliação das aprendizagens. Destacam-se: Luckesi e sua compreensão sobre o ato de avaliar, além dos usos que podem ser feitos da avaliação; Fernandes e sua teorização sobre a Avaliação Formativa Alternativa, que procura combinar os aspectos das tradições francesa (focada na regulação da aprendizagem) e anglo-saxônica (focada no feedback) sobre a avaliação formativa; Andrade, que organiza a autoavaliação da aprendizagem através de uma tipologia que diferencia os objetos da autoavaliação, além dos seus usos formativos e somativos; e Harris e Brown, que discutem as finalidades da autoavaliação, como ela pode ocorrer durante um ciclo de avaliação formativa e qual o papel dos educadores durante um processo autoavaliativo. Os resultados indicaram que, embora a autoavaliação da aprendizagem seja reconhecida por seu potencial formativo, sua implementação em uma escola de Ensino Médio ocorreu de forma predominantemente intuitiva e pouco sistematizada. Os documentos institucionais carecem de orientações claras, critérios definidos e instrumentos pedagógicos adequados, além de não preverem formação específica para os docentes. As concepções dos professores sobre a autoavaliação são diversas, porém marcadas por improvisações e desafios, como o desinteresse dos alunos, a falta de tempo para feedback individualizado e a centralidade nos conteúdos em detrimento das habilidades reflexivas. Essas lacunas evidenciam a necessidade de políticas formativas e de um esforço institucional articulado, que promova fundamentação teórica, cultura avaliativa e alinhamento com os objetivos educacionais, a fim de consolidar a autoavaliação como uma prática significativa, formativa e promotora da autorregulação discente. Como produto final foi elaborada uma formação para professores e gestores com instruções sobre as principais dificuldades para realização da atividade com os estudantes, além dos desafios que precisam ser enfrentados para a eficácia da prática.Item O PROGRAMA “SÃO CAETANO INTEGRAL” NA PERSPECTIVA DOS GESTORES ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO(USCS, 2025-05-15) SAES, DIONE CRISTINA SILVA; Rosa, Sanny Silva daEsta dissertação investiga os desafios enfrentados pelos gestores escolares do município de São Caetano do Sul durante a implementação do Programa “São Caetano Integral”, política local de educação em tempo integral voltada aos anos iniciais e finais do ensino fundamental. O problema central da pesquisa reside na necessidade de compreender como os gestores percebem e operacionalizam essa política em suas realidades escolares, bem como quais estratégias têm sido mobilizadas para lidar com os obstáculos identificados. O objetivo geral foi conhecer como os gestores compreendem a política de implementação das escolas de tempo integral no município, tendo como objetivos específicos: (i) analisar a proposta de ampliação da jornada escolar à luz da educação integral preconizada pelo “Programa Escola em Tempo Integral” do Governo Federal; (ii) identificar os principais desafios enfrentados na implementação do Programa “São Caetano Integral”; (iii) descrever as estratégias adotadas pelas escolas para superar esses desafios; e (iv) propor, com base nos dados obtidos, um produto educacional em formato de relatório técnico ( sumário executivo ). A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com aplicação de questionário a gestores de escolas municipais com oferta de tempo integral. A análise dos dados combinou procedimentos descritivos com análise interpretativa dos conteúdos, articulados ao referencial teórico de autores como Jaqueline Moll e Ana Maria Cavaliere, além de estudos correlatos sobre políticas públicas educacionais e experiências de tempo integral em contextos municipais. Os resultados revelaram uma pluralidade de formatos de implementação, deficiências significativas em infraestrutura, insuficiência de recursos humanos e materiais, dificuldades de integração curricular e baixa articulação com os territórios escolares. Os gestores apontam, ainda, o aumento de conflitos escolares e a necessidade de apoio mais efetivo da Secretaria Municipal de Educação. Como produto educacional, propõe-se a elaboração de um relatório técnico voltado à Secretaria, contendo análise diagnóstica, indicadores de monitoramento e recomendações práticas para o aperfeiçoamento da política municipal de educação em tempo integral.Item DAS NECESSIDADES FORMATIVAS AOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA CRECHE(USCS, 2024-12-09) Silva, Aline Rodrigues da; Andrade, Maria de Fatima Ramos deO presente trabalho tematiza a formação continuada das professoras da Educação Infantil no contexto da creche. Desse modo, partiu-se da seguinte problematização, considerando as diversas tarefas no trabalho docente em creches e a importância de uma educação que valorize o cuidado, a interação e a aprendizagem na primeira infância, surge o questionamento: em que medida as formações continuadas ofertadas as professoras colaboram com a aprendizagem da docência? Como essas formações podem ser reestruturadas para atender as necessidades dos docentes neste segmento? O objetivo geral foi analisar, sob a ótica das professoras, como as necessidades formativas dos docentes que atuam na Educação Infantil, no segmento da creche, são contempladas nos processos de aprendizagem e profissionalização, ocorridos nos espaços de formações e quais as estratégias utilizadas nesses processos de formação. Do ponto de vista metodológico, partiu-se de uma abordagem qualitativa de cunho descritivo-analítico. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e de uma roda de conversa com as participantes. Quanto ao referencial teórico que embasou as análises, partiu-se sobretudo das contribuições de Antônio Nóvoa, Júlia Formosinho, Lee Shulman, Linda Darling-Hammond, Marcelo Garcia, Maria da Graça Mizukami e Paulo Freire, que destacam a necessidade de uma formação contínua e reflexiva, aliando teoria e prática, a fim de atender às demandas específicas do cotidiano escolar. Ademais, considerou-se a visão de desenvolvimento infantil e infância, preconizada por autores como Loris Malaguzzi, Miguel Arroyo, Paulo Focchi, Peter Moss e Willian Corsaro, que enfatizam a Educação Infantil como um espaço de cuidado, interação e aprendizagem. Os dados obtidos revelaram que, embora existam ofertas de formação, muitas delas não contemplam a realidade prática e as necessidades individuais dos docentes. Logo, existe uma demanda por formações mais contextualizadas e colaborativas, que priorizem a escuta ativa e incentivem a construção conjunta de saberes. A partir desses resultados, como produto educacional, propôs-se um curso de formação profissional que considera o desenvolvimento contínuo e colaborativo das professoras, promovendo uma abordagem integrada entre teoria e prática, com vistas a uma Educação Infantil de qualidade.Item A BRINCADEIRA E O BRINQUEDO COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL(USCS, 2025-01-11) Souza, Cesar Antonio de; Sá, Ivo Ribeiro deEsta dissertação investigou o uso de brinquedos não estruturados nas aulas de educação física na educação infantil, buscando entender suas contribuições para o desenvolvimento integral das crianças. O estudo partiu da questão central: Como os professores de educação física percebem e utilizam brinquedos estruturados e não estruturados em suas práticas pedagógicas? Os principais objetivos foram: identificar as representações dos professores sobre esses brinquedos, analisar suas práticas pedagógicas e promover uma formação para o uso educativo dos materiais não estruturados. Autores como Bardin, com sua Análise de Conteúdo, fundamentaram a metodologia, permitindo a sistematização e a interpretação das percepções dos professores sobre os brinquedos; Brougère contribuiu com a compreensão do brinquedo como artefato cultural, ressaltando seu papel no desenvolvimento da autonomia e criatividade das crianças; Kishimoto apoiou a visão do valor dos brinquedos não estruturados para o aprendizado ativo, exploratório e lúdico. A metodologia adotada foi qualitativa e colaborativa, incluindo três oficinas de formação com professores de educação física da rede pública de Santo André. Nessas oficinas, os participantes discutiram, vivenciaram e exploraram o potencial dos brinquedos não estruturados, como garrafas plásticas e caixas de papelão, em suas práticas pedagógicas. A análise dos dados indicou uma mudança significativa na percepção dos professores: inicialmente vistos como improvisações de baixo valor pedagógico, os brinquedos não estruturados passaram a ser reconhecidos como ferramentas essenciais para o desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e social das crianças. Como produto educacional, foi desenvolvida uma matriz de formação composta por três oficinas de brincadeiras e brinquedos com materiais não estruturados, com o objetivo de capacitar os professores a utilizarem esses recursos de forma pedagógica e intencional, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e dinâmico.Item HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS NA E COM A NATUREZA(USCS, 2024-12-12) Araújo, Miriane de Amorim; Silva, Marta Regina Paulo daEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com sete professoras de uma creche conveniada com a Prefeitura do município de Santo André. O objetivo da pesquisa foi compreender como a formação continuada para essas professoras, por meio das histórias de vida, possibilita repensar práticas que considerem as vivências na e com a natureza. A abordagem metodológica foi qualitativa, tendo como procedimento o método autobiográfico. O referencial teórico fundamentou-se nos estudos de Antonio Nóvoa, Marie Christine Josso, Paulo Freire e Léa Tiriba, entre outros(as) autores(as). Partimos do princípio de que só é possível amar aquilo que realmente conhecemos, o que evidencia a importância de a nova geração ter maior proximidade com a natureza para aprender a amá-la e valorizá-la. Assim, torna-se urgente a qualificação dos(as) profissionais da educação de modo a sensibilizá-los(as). Os resultados indicam que o método autobiográfico configura-se como um recurso eficaz para repensar a formação docente, ressaltando que essa formação é um processo contínuo ao longo da vida. Essa abordagem envolve estratégias que incentivam os sujeitos a refletirem sobre a importância da natureza em suas histórias de vida e na construção de suas identidades, promovendo um relacionamento profundo com o mundo ao seu redor. Os dados revelam ainda que a creche, ao defender o “quintal brincante”, pode proporcionar às crianças maior proximidade com a natureza, fazendo com que se sintam parte dela. Com base nos resultados obtidos, será elaborado, como produto educacional, um Caderno de Narrativas, com o intuito de contribuir com a formação continuada dos(as) profissionais da educação, em especial, daqueles(as) responsáveis pela formação docente, valorizando as histórias de vida no processo de desenvolvimento profissional. Concluímos que a formação, por meio do método autobiográfico, permite retomar percursos formativos, estabelecendo um diálogo profícuo com a realidade social e, consequentemente, com as práticas pedagógicas, construindo um saber e fazer docente que defenda o desemparedamento da infância desde a creche.Item INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ANÁLISE DO TPACK NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ(2024-11-22) RAFAEL PERELLI; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Carlos Alexandre Felício Brito; Adriana Barroso de Azevedo; Daniela Karine RamosO avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) tem promovido profundas transformações no cenário educacional, exigindo que os docentes desenvolvam novas competências para integrar tais tecnologias em suas práticas pedagógicas. No entanto, muitos professores ainda enfrentam dificuldades para utilizar as TDIC de maneira eficaz, possivelmente devido à falta de formação adequada. Esse estudo teve como foco investigar como os docentes da rede municipal de Santo André compreendem e expressam o domínio tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) no exercício de suas práticas educacionais, especialmente no contexto da integração das TDIC. A pesquisa partiu da premissa de que as TDIC são fundamentais para a inovação pedagógica e para a adaptação do ensino e aprendizagem às demandas contemporâneas. No entanto, a formação dos professores e sua capacidade de integrar essas tecnologias de maneira eficiente ainda apresentam possíveis lacunas. O objetivo geral do estudo foi compreender as percepções e práticas dos docentes em relação ao TPACK e às TDIC. Especificamente, buscou-se analisar os saberes e conhecimentos dos professores sobre o domínio tecnológico pedagógico do conteúdo, identificar as principais dificuldades que enfrentavam no uso das TDIC, bem como construir e validar uma proposta de formação continuada que fosse relevante para as necessidades desses profissionais. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa adotou a metodologia Design Based Research (DBR), caracterizada pelo desenvolvimento colaborativo entre pesquisadores e participantes. Essa metodologia permitiu a criação de um ambiente formativo que caminhou por ciclos iterativos de desenvolvimento, implementação e análise. O estudo utilizou questionários com perguntas abertas e fechadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), que foram analisados por meio do software IRaMuTeQ. Essa abordagem metodológica possibilitou uma análise detalhada das representações sociais dos docentes em relação ao uso das TDIC. Os resultados revelaram que, embora os docentes reconhecessem a importância das TDIC para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem, facilitando o aprendizado dos alunos, ainda havia um uso limitado e superficial dessas tecnologias. As barreiras incluíam tanto a falta de familiaridade com ferramentas digitais quanto uma formação inicial insuficiente, dificultando a integração das TDIC nas práticas pedagógicas. Somado a isso, os professores relataram a necessidade de formações mais práticas e direcionadas, que lhes permitissem não apenas conhecer as tecnologias, mas também utilizá-las de forma intencional e efetiva no processo de ensino e aprendizagem. Com base nesses resultados, o produto educacional proposto foi uma formação continuada para os professores, desenvolvida em ciclos iterativos que permitiram o aprimoramento progressivo das práticas pedagógicas com o uso das TDIC. Essa formação foi estruturada de modo a promover o desenvolvimento do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK), proporcionando aos professores um espaço para reflexão, experimentação e aplicação prática das tecnologias no contexto escolar. A validação desse produto foi feita em colaboração com os próprios docentes, garantindo que a formação se adequasse às suas realidades e desafios profissionais.Item HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS NA E COM A NATUREZA(2024-12-12) MIRIANE DE AMORIM ARAUJO; Prof.ª Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Marta Regina Paulo da Silva; Priscila Ferreira Perazzo; Ligia de Carvalho Abões VercelliEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com sete professoras de uma creche conveniada com a Prefeitura do município de Santo André. O objetivo da pesquisa foi compreender como a formação continuada para essas professoras, por meio das histórias de vida, possibilita repensar práticas que considerem as vivências na e com a natureza. A abordagem metodológica foi qualitativa, tendo como procedimento o método autobiográfico. O referencial teórico fundamentou-se nos estudos de Antonio Nóvoa, Marie Christine Josso, Paulo Freire e Léa Tiriba, entre outros(as) autores(as). Partimos do princípio de que só é possível amar aquilo que realmente conhecemos, o que evidencia a importância de a nova geração ter maior proximidade com a natureza para aprender a amá-la e valorizá-la. Assim, torna-se urgente a qualificação dos(as) profissionais da educação de modo a sensibilizá-los(as). Os resultados indicam que o método autobiográfico configura-se como um recurso eficaz para repensar a formação docente, ressaltando que essa formação é um processo contínuo ao longo da vida. Essa abordagem envolve estratégias que incentivam os sujeitos a refletirem sobre a importância da natureza em suas histórias de vida e na construção de suas identidades, promovendo um relacionamento profundo com o mundo ao seu redor. Os dados revelam ainda que a creche, ao defender o “quintal brincante”, pode proporcionar às crianças maior proximidade com a natureza, fazendo com que se sintam parte dela. Com base nos resultados obtidos, será elaborado, como produto educacional, um Caderno de Narrativas, com o intuito de contribuir com a formação continuada dos(as) profissionais da educação, em especial, daqueles(as) responsáveis pela formação docente, valorizando as histórias de vida no processo de desenvolvimento profissional. Concluímos que a formação, por meio do método autobiográfico, permite retomar percursos formativos, estabelecendo um diálogo profícuo com a realidade social e, consequentemente, com as práticas pedagógicas, construindo um saber e fazer docente que defenda o desemparedamento da infância desde a creche.Item O PROGRAMA ENSINO INTEGRAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO: BOAS PRÁTICAS ESCOLARES E IDEB(2024-08-07) LUÍS LOPES DO NASCIMENTO; Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva; Marco Wandercil; Paulo Sérgio Garcia; Edivaldo Cesar Camarotti MartinsDesde 1930, o ensino integral vem ganhando importante espaço nas produções acadêmicas e na elaboração de políticas públicas educacionais no Brasil. O Programa Ensino Integral do estado de São Paulo, implantado em 2012, é uma proposta que, assim como outras anteriores, busca melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas. Boas práticas escolares no ensino integral podem contribuir para o alcance de bons índices e de metas estabelecidas para as escolas. Nesse contexto, o problema de pesquisa consistiu em compreender qual a relação entre boas práticas e bons índices nas avaliações em larga escala. O presente estudo tem como objetivo geral identificar boas práticas escolares conforme a percepção de professores e gestores de uma escola do Programa Ensino Integral em São Bernardo do Campo. Para tanto, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de um questionário destinado a professores e gestores. O referencial teórico concentrou-se, primordialmente, nas contribuições dos autores Edivaldo Cesar Camarotti Martins, Adolfo Ignacio Calderón, Nigel Brooke, José Francisco Soares e Ana Maria Cavalieri. O trabalho está inserido na linha de pesquisa relacionada à política e à gestão educacional. No percurso investigativo, identificou-se a relação, direta ou indireta, entre boas práticas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Isso porque a busca por bons resultados nas avaliações em larga escala propõe importantes mobilizações que melhoraram a qualidade do ensino. Logo, é possível compreender e verificar a relevância do Programa Ensino Integral em escolas que lidam com alunos oriundos de contextos de vulnerabilidade social. Nessa seara, merecem destaque as seguintes práticas: tutoria, busca ativa e pedagogia da presença, fatores que, na percepção dos respondentes, colaboram para a melhoria da qualidade da educação, sobretudo das instituições que adotam o Programa em pauta. Como produto educacional, apresentou-se um e-book sobre boas práticas escolares, com o objetivo de ressaltar a importância das boas práticas escolares e sua influência na obtenção de bons índices nas avaliações em larga escala.Item O LABORATÓRIO FORA DO LABORATÓRIO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO(2024-11-13) KELLY FERNANDES CORREIRA; Prof.ª Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Ana Sílvia Moço Aparício; Maria de Fátima Ramos de Andrade; Leonardo André TestoniA presente pesquisa surgiu do desafio que, como professora de Física, enfrentamos para realizar aulas experimentais em outros ambientes da escola que não fossem laboratórios específicos e, ao mesmo tempo, da necessidade de atender às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Física. Com isso, este trabalho teve, como objetivo geral, investigar estratégias didáticas construídas pelo professor na realização de aulas experimentais no ensino de Física fora do laboratório. Para tal, os objetivos específicos foram: 1) caracterizar o que são aulas experimentais no ensino de Física; 2) desenvolver aulas experimentais de Física fora do laboratório para estudantes do Ensino Médio; 3) descrever e analisar as estratégias didáticas construídas nessas aulas pelo professor; 4) propor material didático para aulas experimentais de Física. Como referencial teórico, consideraram-se as contribuições de autores que discutem o ensino de Física e a relevância de aulas experimentais, principalmente Derek Hodson, Anna Maria Carvalho e Luís Carlos Menezes, bem como os estudos de Lee Shulman sobre a base de conhecimento do professor e o seu desenvolvimento profissional. Ademais, utilizaram-se orientações para o ensino de Física, propostas por documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, caracterizada como intervencionista na própria prática, em que a professora-pesquisadora, com base em conceitos da teoria das situações didáticas, de Guy Brousseau, planejou e desenvolveu cinco aulas experimentais em uma turma de 2a. série do Ensino Médio em suas aulas de Física, em escola particular. Os resultados da análise mostraram as seguintes estratégias didáticas construídas e mobilizadas pela docente: criação de situações-problema relacionadas ao cotidiano discente; negociação e a adaptação do contrato didático; uso da sala de aula invertida e prática do trabalho em equipe; consideração do aluno como protagonista; e prática constante da roda de conversa com os estudantes. Em síntese, o estudo revelou que um vínculo forte entre o professor e seus alunos, além do apoio da gestão e de toda a equipe escolar, contribui não só para o sucesso das atividades experimentais fora do laboratório, mas também para o desenvolvimento de um ambiente de aprendizado mais colaborativo e engajado. Quanto ao produto educacional decorrente do estudo, propõe-se um caderno de atividades experimentais para o ensino de Física, as quais podem ser realizadas pelo professor seja em laboratórios, seja em ambientes alternativos da escola, por exemplo, salas de aula, pátios ou outros espaços disponíveis.Item O PAPEL DO GESTOR NA AVALIAÇÃO DE PROFESSORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ(2024-08-09) FERNANDA LOPES CERETTI; Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva; Marco Wandercil; Paulo Sergio Garcia; Regilson Maciel Borges; Nonato Assis de MirandaO presente estudo investiga e analisa, do ponto de vista do Diretor de Unidade Escolar, o processo de avaliação de professores em estágio probatório na Rede Municipal de Santo André, com o objetivo de compreender os critérios utilizados, sua eficácia na seleção, desenvolvimento e formação inicial de profissionais de ensino, bem como identifica oportunidades de aprimoramento desse processo, e mais especificamente, aprofunda conhecimentos sobre avaliação de desempenho, sua importância e relevância frente à qualidade do ensino. O referencial teórico adotado, inspira-se em autores como Antônio Nóvoa, Donald Schön e Philippe Perrenoud, ressaltando que a avaliação da prática docente é um processo complexo e multifacetado, que deve considerar os diversos aspectos do trabalho do professor, tais como sua formação, sua atuação em sala de aula, seu envolvimento com a comunidade escolar e seu compromisso com a qualidade da educação. Nesse contexto, a abordagem quali/quantitativa, complementada com a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, delineou o desenvolvimento do trabalho. Realizou- se uma análise da legislação vigente, bem como demais referenciais teóricos que trabalham com conceitos de competência, importância da reflexão para prática pedagógica e desenvolvimento profissional. A pesquisa envolveu a coleta de dados por meio da aplicação de questionário via formulário digital utilizando a plataforma Google. As questões formuladas basearam-se em critérios já existentes para a avaliação de professores da rede determinados pela Prefeitura de Santo André. A análise dos dados foi realizada a partir de categorias levantadas a posteriori. A pesquisa buscou envolver todos os 103 Diretores Escolares atuantes nas Unidades Escolares e Creches, exceto as Escolas Municipalizadas, pois os Diretores não são do Regime Estatutário, no entanto, obtivemos um percentual de 33 respostas, permitindo uma análise significativa da realidade. A proposta de intervenção, na etapa final da presente pesquisa foi efetivada através da elaboração de um novo instrumento de avaliação em forma de rubrica, com critérios estabelecidos a partir do referencial teórico e dos resultados da pesquisa, juntamente com um curso de formação para os Diretores avaliarem esses critérios, focando na fidedignidade do processo de avaliação de professores, focando o aprimoramento da qualidade da educação.Item POR UMA PRÁTICA DOCENTE TRANSFORMADORA: A CRECHE E O DIREITO À CIDADE PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO(2024-10-16) DAISY DIAS CUNHA; Prof.ª Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Marta Regina Paulo da Silva; Priscila Ferreira Perazzo; Daniela FincoA infância é uma fase crucial e fascinante da vida, caracterizada por descobertas e aprendizagens fundamentais ao desenvolvimento humano. No entanto, a garantia do direito à cidade aos bebês e crianças pequenas continua sendo um desafio significativo. Isso se deve, em parte, a uma concepção equivocada e adultocêntrica que vê os bebês e crianças como sujeitos desprovidos de direitos e singularidades, impedindo o reconhecimento dessa etapa como um momento único e essencial. A presente pesquisa aborda o direito das crianças pequenas e dos bebês à cidade, com ênfase no papel das creches como espaços de transformação social. O objetivo geral foi compreender como os(as) docentes de um Centro de Educação Infantil (CEI), no município de São Paulo, por meio de suas práticas pedagógicas, contribuem para assegurar tal direito. Entre os objetivos específicos, destacam-se: identificar ações dos(as) professores(as) que promovem o direito à cidade para bebês e crianças; analisar o reconhecimento desse direito nos documentos curriculares da Cidade de São Paulo; e, como produto educacional, elaborar um caderno de apoio pedagógico em formato de livro eletrônico (e-book) interativo. O referencial teórico baseou-se nas discussões sobre o direito à cidade de Henry Lefebvre e, com relação ao direito à infância, partiu-se das contribuições de autores(as) como Manuel Jacinto Sarmento, Francesco Tonucci, Paulo Freire, Márcia Aparecida Gobbi, Marta Regina Paulo da Silva e Fúlvia Rosemberg, entre outros(as) estudiosos(as) do tema. A metodologia adotada foi qualitativa, incluindo análise documental dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana e o Currículo da Cidade de São Paulo – Educação Infantil, além da realização de um grupo focal com professores(as) do CEI. A pesquisa permitiu aprofundar as reflexões sobre o papel da cidade na vida dos bebês e crianças pequenas, destacando a importância de criar e manter espaços onde esses indivíduos possam se expressar livremente dos quais possam participar ativamente. Os(as) docentes entendem suas práticas pedagógicas como meios de promover o direito à cidade, facilitando interações significativas que reconhecem e valorizam as contribuições das crianças para o ambiente urbano. Contudo, destacaram vários desafios de ordem estrutural e cultural que dificultam esse trabalho. Os resultados indicaram a urgência de políticas públicas mais inclusivas, que considerem a voz e as necessidades dos bebês e das crianças pequenas, especialmente no planejamento urbano. Como produto educacional, sugere-se a produção de um e-book destinado a educadores(as), no intuito de fomentar a compreensão e o aprofundamento acerca do direito à cidade e da participação de bebês e crianças pequenas no processo de democratização dos espaços urbanos, bem como de enfatizar seu reconhecimento como sujeitos de direitos.Item DESEMPENHO ESCOLAR E BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO: UM ESTUDO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ANOS INICIAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTO ANDRÉ(2024-08-08) CAROLINA REHDER LACERDA MONTEIRO; Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva; Marco Wandercil; Nonato Miranda; Edivaldo Cesar Camarotti MartinsO presente estudo examina as mudanças históricas e os contextos de aplicação das avaliações escolares, especialmente no Brasil, influenciadas por políticas internacionais e pela estruturação do Sistema Nacional de Avaliação da Qualidade da Educação Básica (Saeb). A pesquisa visa investigar como as "boas práticas" nas escolas municipais de Santo André (SP), especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuem para a melhoria dos desempenhos educacionais em regiões de alta vulnerabilidade social. Os objetivos específicos incluem definir "boas práticas" eficazes a partir da literatura, identificar escolas que superaram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos ciclos de 2017, 2019 e 2021, e desenvolver uma rubrica avaliativa para gestores escolares. A metodologia é exploratório-descritiva e qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise de dados públicos para mapear as práticas escolares que impactam positivamente os indicadores de desempenho. A análise das escolas, que excederam as metas do Ideb, focará nos fatores internos e nas ações práticas de gestão e pedagógicas que suportam a superação de metas. Os resultados preliminares indicam que a eficácia escolar e as "boas práticas" são ancoradas em ações conjuntas entre gestores, professores, estudantes e famílias, criando um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento integral dos alunos. As escolas estudadas demonstraram que práticas como reforço escolar, engajamento das famílias e infraestrutura adequada são fundamentais para melhorar os resultados educacionais. Entre as conclusões principais, a pesquisa evidencia a necessidade de expandir o conceito de eficácia escolar para além das métricas de desempenho, enfatizando o desenvolvimento integral dos alunos. O produto da pesquisa proposto será uma rubrica avaliativa para orientar os gestores na identificação e monitoramento dessas práticas, promovendo uma cultura de melhoria contínua e eficaz nas escolas públicas de Santo André.