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O MARKETING DIGITAL E A DISSEMINAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO: UM FRAMEWORK PARA IMPLEMENTAÇÃO NAS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS
(2024-02-16) RUBENS FOINA NETO; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Silvio Augusto Minciotti; Regina Rosseti; Julio Carneiro da Cunha
O objetivo deste trabalho é analisar como o Marketing Digital pode colaborar com a disseminação da Comunicação de Interesse Público, no âmbito das Administrações Públicas Municipais. A proposta teórica incorpora estudos acerca da internet, comunicação de massa, mídias sociais, Marketing Digital, Marketing Público, Marketing de Serviços Públicos, Comunicação de Interesse Público e Comunicação Pública. O lócus da pesquisa serão as Prefeituras de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, na da Região do ABC Paulista. A pesquisa está dividida em três etapas: uma análise documental para identificar as ações de Marketing Digital das prefeituras pesquisadas, nas mídias sociais, e um levantamento por meio de entrevistas semiestruturadas junto a técnicos da Administração Pública responsáveis pela comunicação, para a construção de um framework para conhecer as práticas de Marketing Digital no âmbito das Administrações Públicas Municipais. A problematização da pesquisa foi sintetizada em uma pergunta-problema: Como o Marketing Digital pode colaborar com a disseminação da Comunicação de Interesse Público? Dessa forma, partiu-se da constatação de que as mídias sociais estão sendo utilizadas com frequência pela Administração Pública Municipal, porém, ainda de forma incipiente, uma vez que ainda poderiam ir além, utilizando todas as mídias sociais, usando ainda outras linguagens, adaptando-as para cada mídia. Os recursos para a Administração Pública no âmbito da internet são ilimitados e de extrema relevância na disseminação da Comunicação de Interesse Público, pois, em pouco tempo, o cidadão deixa de ser um receptor para ser um emissor de uma mensagem no espaço público, principalmente nas mídias sociais, as quais possibilitam comentários, oferencendo para os cidadãos a oportunidade de dar feedbacks instantâneos. A presente pesquisa reproduziu solução e aplicabilidade de conceitos técnicos a fim de influenciar positivamente na gestão da Comunicação de Interesse Público, tornando sua disseminação por parte da Administração Pública mais eficiente com novos e melhores métodos para tornar as ações, programas ou serviços públicos mais compreensíveis aos olhos dos cidadãos. O framework como produto final fornece uma estrutura sólida para orientar estratégias, processos e interações, promovendo eficiência e consistência na implementação de práticas de Marketing Digital na Administração Pública.
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CARTOGRAFIA LITERÁRIA DO GRANDE ABC PAULISTA: CONEXÕES ENTRE LITERATURA, MEMÓRIA E IDENTIDADE REGIONAL
(2024-10-24) ALLAN REGIS DOS SANTOS; Prof. Dr. Liráucio Girardi Júnior; Liráucio Girardi Júnior; Priscila Ferreira Perazzo; Alan César Belo Angeluci
A literatura do Grande ABC Paulista, rica em narrativas que refletem a complexidade de sua realidade social, cultural e histórica, enfrenta desafios significativos em sua valorização e difusão. Apesar de ser um "corpo vivo" de experiências e memórias, essa produção literária necessita de uma abordagem inovadora, significativa, mais abrangente, interdisciplinar, que a integre às tecnologias e, sobretudo, a outras áreas do conhecimento como História e Geografia, por exemplo. Com este intento é que surgiu esta pesquisa, cujo intuito é investigar a criação de uma cartografia literária do Grande ABC Paulista, uma região rica em produção literária e histórica. O objetivo central é digitalizar essa produção e integrá-la em uma plataforma digital interativa, utilizando representações cartográficas, fotografias e legendas para valorizar espacialidades e enriquecer a compreensão da memória, identidade e pertencimento local. A metodologia é exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa que envolve a seleção e análise de trechos significativos de obras literárias sobre o Grande ABC Paulista e sua relação com o espaço urbano. Utilizando a plataforma digital StoryMap JS., foram criados mapas interativos, infográficos e imagens que ilustram os cenários descritos nas obras. O StoryMap JS. combina mapas com textos, imagens e vídeos, facilitando a criação de itens colaborativos. O referencial teórico abrange autores como Bakhtin (1981), Cândido (2006), Cresswell (2015), Halbwachs (1992), Kosel (2013), Ljungberg (2005), Marandola jr.; Oliveira (2009), Pollack (1992), Ribeiro (1990), Ribeiro (2015), Seeman (2012), Souza (2021), Veras (2016), Almeida (2011) entre outros, que discutem a interseção entre literatura, geografia, história e memória. A conclusão destaca a eficácia da cartografia literária como ferramenta para valorizar a literatura regional e preservar a memória cultural. A pesquisa está alinhada com a linha "Inovação na Gestão e Produção da Comunicação de Interesse Público" e com o ODS 4, promovendo uma educação inclusiva e valorizando a cultura regional. A proposta de intervenção visa a criação de uma cartografia literária interativa que pode ser utilizada para além do mestrado, podendo constantemente ser editada e ampliada, pois oferece muitas possibilidades. Este mapa interativo representa referências e cenários das obras literárias sobre o Grande ABC Paulista, facilitando a interação entre autores literários, professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, leitores, a cidade e a memória da região. Este mapa é produzido a partir dos elementos situacionais e espaciais encontrados nas seguintes obras pesquisadas: 1) Joana d ́Art; 2) Tecendo o Amanhã; 3) Estranhos Noturnos; 4) Pixote - A lei do mais forte, 5) Pixote nunca mais; 6) As Artes do Ofício - Um olhar sobre o ABC; 7) Argamassa; 8) CTPS; 9) ABC Cotidiano- Cotidiário; 10) No ABC Dos Peões; 11) Cidade de Pedra e Argila; 12) Praça 22 de Novembro; 13) Vitrines da Cidade; 14) Memórias Andreenses e Ovalares; 15) Bernô City – Jd. Silvina e 16) Traçados Poéticos de Santo André. Ritos de Passagem.
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HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS NA E COM A NATUREZA
(2024-12-12) MIRIANE DE AMORIM ARAUJO; Prof.ª Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Marta Regina Paulo da Silva; Priscila Ferreira Perazzo; Ligia de Carvalho Abões Vercelli
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com sete professoras de uma creche conveniada com a Prefeitura do município de Santo André. O objetivo da pesquisa foi compreender como a formação continuada para essas professoras, por meio das histórias de vida, possibilita repensar práticas que considerem as vivências na e com a natureza. A abordagem metodológica foi qualitativa, tendo como procedimento o método autobiográfico. O referencial teórico fundamentou-se nos estudos de Antonio Nóvoa, Marie Christine Josso, Paulo Freire e Léa Tiriba, entre outros(as) autores(as). Partimos do princípio de que só é possível amar aquilo que realmente conhecemos, o que evidencia a importância de a nova geração ter maior proximidade com a natureza para aprender a amá-la e valorizá-la. Assim, torna-se urgente a qualificação dos(as) profissionais da educação de modo a sensibilizá-los(as). Os resultados indicam que o método autobiográfico configura-se como um recurso eficaz para repensar a formação docente, ressaltando que essa formação é um processo contínuo ao longo da vida. Essa abordagem envolve estratégias que incentivam os sujeitos a refletirem sobre a importância da natureza em suas histórias de vida e na construção de suas identidades, promovendo um relacionamento profundo com o mundo ao seu redor. Os dados revelam ainda que a creche, ao defender o “quintal brincante”, pode proporcionar às crianças maior proximidade com a natureza, fazendo com que se sintam parte dela. Com base nos resultados obtidos, será elaborado, como produto educacional, um Caderno de Narrativas, com o intuito de contribuir com a formação continuada dos(as) profissionais da educação, em especial, daqueles(as) responsáveis pela formação docente, valorizando as histórias de vida no processo de desenvolvimento profissional. Concluímos que a formação, por meio do método autobiográfico, permite retomar percursos formativos, estabelecendo um diálogo profícuo com a realidade social e, consequentemente, com as práticas pedagógicas, construindo um saber e fazer docente que defenda o desemparedamento da infância desde a creche.
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INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ANÁLISE DO TPACK NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ
(2024-11-22) RAFAEL PERELLI; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Carlos Alexandre Felício Brito; Adriana Barroso de Azevedo; Daniela Karine Ramos
O avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) tem promovido profundas transformações no cenário educacional, exigindo que os docentes desenvolvam novas competências para integrar tais tecnologias em suas práticas pedagógicas. No entanto, muitos professores ainda enfrentam dificuldades para utilizar as TDIC de maneira eficaz, possivelmente devido à falta de formação adequada. Esse estudo teve como foco investigar como os docentes da rede municipal de Santo André compreendem e expressam o domínio tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) no exercício de suas práticas educacionais, especialmente no contexto da integração das TDIC. A pesquisa partiu da premissa de que as TDIC são fundamentais para a inovação pedagógica e para a adaptação do ensino e aprendizagem às demandas contemporâneas. No entanto, a formação dos professores e sua capacidade de integrar essas tecnologias de maneira eficiente ainda apresentam possíveis lacunas. O objetivo geral do estudo foi compreender as percepções e práticas dos docentes em relação ao TPACK e às TDIC. Especificamente, buscou-se analisar os saberes e conhecimentos dos professores sobre o domínio tecnológico pedagógico do conteúdo, identificar as principais dificuldades que enfrentavam no uso das TDIC, bem como construir e validar uma proposta de formação continuada que fosse relevante para as necessidades desses profissionais. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa adotou a metodologia Design Based Research (DBR), caracterizada pelo desenvolvimento colaborativo entre pesquisadores e participantes. Essa metodologia permitiu a criação de um ambiente formativo que caminhou por ciclos iterativos de desenvolvimento, implementação e análise. O estudo utilizou questionários com perguntas abertas e fechadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), que foram analisados por meio do software IRaMuTeQ. Essa abordagem metodológica possibilitou uma análise detalhada das representações sociais dos docentes em relação ao uso das TDIC. Os resultados revelaram que, embora os docentes reconhecessem a importância das TDIC para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem, facilitando o aprendizado dos alunos, ainda havia um uso limitado e superficial dessas tecnologias. As barreiras incluíam tanto a falta de familiaridade com ferramentas digitais quanto uma formação inicial insuficiente, dificultando a integração das TDIC nas práticas pedagógicas. Somado a isso, os professores relataram a necessidade de formações mais práticas e direcionadas, que lhes permitissem não apenas conhecer as tecnologias, mas também utilizá-las de forma intencional e efetiva no processo de ensino e aprendizagem. Com base nesses resultados, o produto educacional proposto foi uma formação continuada para os professores, desenvolvida em ciclos iterativos que permitiram o aprimoramento progressivo das práticas pedagógicas com o uso das TDIC. Essa formação foi estruturada de modo a promover o desenvolvimento do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK), proporcionando aos professores um espaço para reflexão, experimentação e aplicação prática das tecnologias no contexto escolar. A validação desse produto foi feita em colaboração com os próprios docentes, garantindo que a formação se adequasse às suas realidades e desafios profissionais.
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O LABORATÓRIO FORA DO LABORATÓRIO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
(2024-11-13) KELLY FERNANDES CORREIRA; Prof.ª Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Ana Sílvia Moço Aparício; Maria de Fátima Ramos de Andrade; Leonardo André Testoni
A presente pesquisa surgiu do desafio que, como professora de Física, enfrentamos para realizar aulas experimentais em outros ambientes da escola que não fossem laboratórios específicos e, ao mesmo tempo, da necessidade de atender às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Física. Com isso, este trabalho teve, como objetivo geral, investigar estratégias didáticas construídas pelo professor na realização de aulas experimentais no ensino de Física fora do laboratório. Para tal, os objetivos específicos foram: 1) caracterizar o que são aulas experimentais no ensino de Física; 2) desenvolver aulas experimentais de Física fora do laboratório para estudantes do Ensino Médio; 3) descrever e analisar as estratégias didáticas construídas nessas aulas pelo professor; 4) propor material didático para aulas experimentais de Física. Como referencial teórico, consideraram-se as contribuições de autores que discutem o ensino de Física e a relevância de aulas experimentais, principalmente Derek Hodson, Anna Maria Carvalho e Luís Carlos Menezes, bem como os estudos de Lee Shulman sobre a base de conhecimento do professor e o seu desenvolvimento profissional. Ademais, utilizaram-se orientações para o ensino de Física, propostas por documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, caracterizada como intervencionista na própria prática, em que a professora-pesquisadora, com base em conceitos da teoria das situações didáticas, de Guy Brousseau, planejou e desenvolveu cinco aulas experimentais em uma turma de 2a. série do Ensino Médio em suas aulas de Física, em escola particular. Os resultados da análise mostraram as seguintes estratégias didáticas construídas e mobilizadas pela docente: criação de situações-problema relacionadas ao cotidiano discente; negociação e a adaptação do contrato didático; uso da sala de aula invertida e prática do trabalho em equipe; consideração do aluno como protagonista; e prática constante da roda de conversa com os estudantes. Em síntese, o estudo revelou que um vínculo forte entre o professor e seus alunos, além do apoio da gestão e de toda a equipe escolar, contribui não só para o sucesso das atividades experimentais fora do laboratório, mas também para o desenvolvimento de um ambiente de aprendizado mais colaborativo e engajado. Quanto ao produto educacional decorrente do estudo, propõe-se um caderno de atividades experimentais para o ensino de Física, as quais podem ser realizadas pelo professor seja em laboratórios, seja em ambientes alternativos da escola, por exemplo, salas de aula, pátios ou outros espaços disponíveis.