Dissertações
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/56
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Item HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS NA E COM A NATUREZA(2024-12-12) MIRIANE DE AMORIM ARAUJO; Prof.ª Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Marta Regina Paulo da Silva; Priscila Ferreira Perazzo; Ligia de Carvalho Abões VercelliEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com sete professoras de uma creche conveniada com a Prefeitura do município de Santo André. O objetivo da pesquisa foi compreender como a formação continuada para essas professoras, por meio das histórias de vida, possibilita repensar práticas que considerem as vivências na e com a natureza. A abordagem metodológica foi qualitativa, tendo como procedimento o método autobiográfico. O referencial teórico fundamentou-se nos estudos de Antonio Nóvoa, Marie Christine Josso, Paulo Freire e Léa Tiriba, entre outros(as) autores(as). Partimos do princípio de que só é possível amar aquilo que realmente conhecemos, o que evidencia a importância de a nova geração ter maior proximidade com a natureza para aprender a amá-la e valorizá-la. Assim, torna-se urgente a qualificação dos(as) profissionais da educação de modo a sensibilizá-los(as). Os resultados indicam que o método autobiográfico configura-se como um recurso eficaz para repensar a formação docente, ressaltando que essa formação é um processo contínuo ao longo da vida. Essa abordagem envolve estratégias que incentivam os sujeitos a refletirem sobre a importância da natureza em suas histórias de vida e na construção de suas identidades, promovendo um relacionamento profundo com o mundo ao seu redor. Os dados revelam ainda que a creche, ao defender o “quintal brincante”, pode proporcionar às crianças maior proximidade com a natureza, fazendo com que se sintam parte dela. Com base nos resultados obtidos, será elaborado, como produto educacional, um Caderno de Narrativas, com o intuito de contribuir com a formação continuada dos(as) profissionais da educação, em especial, daqueles(as) responsáveis pela formação docente, valorizando as histórias de vida no processo de desenvolvimento profissional. Concluímos que a formação, por meio do método autobiográfico, permite retomar percursos formativos, estabelecendo um diálogo profícuo com a realidade social e, consequentemente, com as práticas pedagógicas, construindo um saber e fazer docente que defenda o desemparedamento da infância desde a creche.Item INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ANÁLISE DO TPACK NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ(2024-11-22) RAFAEL PERELLI; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Carlos Alexandre Felício Brito; Adriana Barroso de Azevedo; Daniela Karine RamosO avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) tem promovido profundas transformações no cenário educacional, exigindo que os docentes desenvolvam novas competências para integrar tais tecnologias em suas práticas pedagógicas. No entanto, muitos professores ainda enfrentam dificuldades para utilizar as TDIC de maneira eficaz, possivelmente devido à falta de formação adequada. Esse estudo teve como foco investigar como os docentes da rede municipal de Santo André compreendem e expressam o domínio tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) no exercício de suas práticas educacionais, especialmente no contexto da integração das TDIC. A pesquisa partiu da premissa de que as TDIC são fundamentais para a inovação pedagógica e para a adaptação do ensino e aprendizagem às demandas contemporâneas. No entanto, a formação dos professores e sua capacidade de integrar essas tecnologias de maneira eficiente ainda apresentam possíveis lacunas. O objetivo geral do estudo foi compreender as percepções e práticas dos docentes em relação ao TPACK e às TDIC. Especificamente, buscou-se analisar os saberes e conhecimentos dos professores sobre o domínio tecnológico pedagógico do conteúdo, identificar as principais dificuldades que enfrentavam no uso das TDIC, bem como construir e validar uma proposta de formação continuada que fosse relevante para as necessidades desses profissionais. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa adotou a metodologia Design Based Research (DBR), caracterizada pelo desenvolvimento colaborativo entre pesquisadores e participantes. Essa metodologia permitiu a criação de um ambiente formativo que caminhou por ciclos iterativos de desenvolvimento, implementação e análise. O estudo utilizou questionários com perguntas abertas e fechadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), que foram analisados por meio do software IRaMuTeQ. Essa abordagem metodológica possibilitou uma análise detalhada das representações sociais dos docentes em relação ao uso das TDIC. Os resultados revelaram que, embora os docentes reconhecessem a importância das TDIC para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem, facilitando o aprendizado dos alunos, ainda havia um uso limitado e superficial dessas tecnologias. As barreiras incluíam tanto a falta de familiaridade com ferramentas digitais quanto uma formação inicial insuficiente, dificultando a integração das TDIC nas práticas pedagógicas. Somado a isso, os professores relataram a necessidade de formações mais práticas e direcionadas, que lhes permitissem não apenas conhecer as tecnologias, mas também utilizá-las de forma intencional e efetiva no processo de ensino e aprendizagem. Com base nesses resultados, o produto educacional proposto foi uma formação continuada para os professores, desenvolvida em ciclos iterativos que permitiram o aprimoramento progressivo das práticas pedagógicas com o uso das TDIC. Essa formação foi estruturada de modo a promover o desenvolvimento do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK), proporcionando aos professores um espaço para reflexão, experimentação e aplicação prática das tecnologias no contexto escolar. A validação desse produto foi feita em colaboração com os próprios docentes, garantindo que a formação se adequasse às suas realidades e desafios profissionais.Item O LABORATÓRIO FORA DO LABORATÓRIO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO(2024-11-13) KELLY FERNANDES CORREIRA; Prof.ª Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Ana Sílvia Moço Aparício; Maria de Fátima Ramos de Andrade; Leonardo André TestoniA presente pesquisa surgiu do desafio que, como professora de Física, enfrentamos para realizar aulas experimentais em outros ambientes da escola que não fossem laboratórios específicos e, ao mesmo tempo, da necessidade de atender às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Física. Com isso, este trabalho teve, como objetivo geral, investigar estratégias didáticas construídas pelo professor na realização de aulas experimentais no ensino de Física fora do laboratório. Para tal, os objetivos específicos foram: 1) caracterizar o que são aulas experimentais no ensino de Física; 2) desenvolver aulas experimentais de Física fora do laboratório para estudantes do Ensino Médio; 3) descrever e analisar as estratégias didáticas construídas nessas aulas pelo professor; 4) propor material didático para aulas experimentais de Física. Como referencial teórico, consideraram-se as contribuições de autores que discutem o ensino de Física e a relevância de aulas experimentais, principalmente Derek Hodson, Anna Maria Carvalho e Luís Carlos Menezes, bem como os estudos de Lee Shulman sobre a base de conhecimento do professor e o seu desenvolvimento profissional. Ademais, utilizaram-se orientações para o ensino de Física, propostas por documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, caracterizada como intervencionista na própria prática, em que a professora-pesquisadora, com base em conceitos da teoria das situações didáticas, de Guy Brousseau, planejou e desenvolveu cinco aulas experimentais em uma turma de 2a. série do Ensino Médio em suas aulas de Física, em escola particular. Os resultados da análise mostraram as seguintes estratégias didáticas construídas e mobilizadas pela docente: criação de situações-problema relacionadas ao cotidiano discente; negociação e a adaptação do contrato didático; uso da sala de aula invertida e prática do trabalho em equipe; consideração do aluno como protagonista; e prática constante da roda de conversa com os estudantes. Em síntese, o estudo revelou que um vínculo forte entre o professor e seus alunos, além do apoio da gestão e de toda a equipe escolar, contribui não só para o sucesso das atividades experimentais fora do laboratório, mas também para o desenvolvimento de um ambiente de aprendizado mais colaborativo e engajado. Quanto ao produto educacional decorrente do estudo, propõe-se um caderno de atividades experimentais para o ensino de Física, as quais podem ser realizadas pelo professor seja em laboratórios, seja em ambientes alternativos da escola, por exemplo, salas de aula, pátios ou outros espaços disponíveis.Item O PROGRAMA ENSINO INTEGRAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO: BOAS PRÁTICAS ESCOLARES E IDEB(2024-08-07) LUÍS LOPES DO NASCIMENTO; Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva; Marco Wandercil; Paulo Sérgio Garcia; Edivaldo Cesar Camarotti MartinsDesde 1930, o ensino integral vem ganhando importante espaço nas produções acadêmicas e na elaboração de políticas públicas educacionais no Brasil. O Programa Ensino Integral do estado de São Paulo, implantado em 2012, é uma proposta que, assim como outras anteriores, busca melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas. Boas práticas escolares no ensino integral podem contribuir para o alcance de bons índices e de metas estabelecidas para as escolas. Nesse contexto, o problema de pesquisa consistiu em compreender qual a relação entre boas práticas e bons índices nas avaliações em larga escala. O presente estudo tem como objetivo geral identificar boas práticas escolares conforme a percepção de professores e gestores de uma escola do Programa Ensino Integral em São Bernardo do Campo. Para tanto, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de um questionário destinado a professores e gestores. O referencial teórico concentrou-se, primordialmente, nas contribuições dos autores Edivaldo Cesar Camarotti Martins, Adolfo Ignacio Calderón, Nigel Brooke, José Francisco Soares e Ana Maria Cavalieri. O trabalho está inserido na linha de pesquisa relacionada à política e à gestão educacional. No percurso investigativo, identificou-se a relação, direta ou indireta, entre boas práticas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Isso porque a busca por bons resultados nas avaliações em larga escala propõe importantes mobilizações que melhoraram a qualidade do ensino. Logo, é possível compreender e verificar a relevância do Programa Ensino Integral em escolas que lidam com alunos oriundos de contextos de vulnerabilidade social. Nessa seara, merecem destaque as seguintes práticas: tutoria, busca ativa e pedagogia da presença, fatores que, na percepção dos respondentes, colaboram para a melhoria da qualidade da educação, sobretudo das instituições que adotam o Programa em pauta. Como produto educacional, apresentou-se um e-book sobre boas práticas escolares, com o objetivo de ressaltar a importância das boas práticas escolares e sua influência na obtenção de bons índices nas avaliações em larga escala.Item POR UMA PRÁTICA DOCENTE TRANSFORMADORA: A CRECHE E O DIREITO À CIDADE PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO(2024-10-16) DAISY DIAS CUNHA; Prof.ª Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Marta Regina Paulo da Silva; Priscila Ferreira Perazzo; Daniela FincoA infância é uma fase crucial e fascinante da vida, caracterizada por descobertas e aprendizagens fundamentais ao desenvolvimento humano. No entanto, a garantia do direito à cidade aos bebês e crianças pequenas continua sendo um desafio significativo. Isso se deve, em parte, a uma concepção equivocada e adultocêntrica que vê os bebês e crianças como sujeitos desprovidos de direitos e singularidades, impedindo o reconhecimento dessa etapa como um momento único e essencial. A presente pesquisa aborda o direito das crianças pequenas e dos bebês à cidade, com ênfase no papel das creches como espaços de transformação social. O objetivo geral foi compreender como os(as) docentes de um Centro de Educação Infantil (CEI), no município de São Paulo, por meio de suas práticas pedagógicas, contribuem para assegurar tal direito. Entre os objetivos específicos, destacam-se: identificar ações dos(as) professores(as) que promovem o direito à cidade para bebês e crianças; analisar o reconhecimento desse direito nos documentos curriculares da Cidade de São Paulo; e, como produto educacional, elaborar um caderno de apoio pedagógico em formato de livro eletrônico (e-book) interativo. O referencial teórico baseou-se nas discussões sobre o direito à cidade de Henry Lefebvre e, com relação ao direito à infância, partiu-se das contribuições de autores(as) como Manuel Jacinto Sarmento, Francesco Tonucci, Paulo Freire, Márcia Aparecida Gobbi, Marta Regina Paulo da Silva e Fúlvia Rosemberg, entre outros(as) estudiosos(as) do tema. A metodologia adotada foi qualitativa, incluindo análise documental dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana e o Currículo da Cidade de São Paulo – Educação Infantil, além da realização de um grupo focal com professores(as) do CEI. A pesquisa permitiu aprofundar as reflexões sobre o papel da cidade na vida dos bebês e crianças pequenas, destacando a importância de criar e manter espaços onde esses indivíduos possam se expressar livremente dos quais possam participar ativamente. Os(as) docentes entendem suas práticas pedagógicas como meios de promover o direito à cidade, facilitando interações significativas que reconhecem e valorizam as contribuições das crianças para o ambiente urbano. Contudo, destacaram vários desafios de ordem estrutural e cultural que dificultam esse trabalho. Os resultados indicaram a urgência de políticas públicas mais inclusivas, que considerem a voz e as necessidades dos bebês e das crianças pequenas, especialmente no planejamento urbano. Como produto educacional, sugere-se a produção de um e-book destinado a educadores(as), no intuito de fomentar a compreensão e o aprofundamento acerca do direito à cidade e da participação de bebês e crianças pequenas no processo de democratização dos espaços urbanos, bem como de enfatizar seu reconhecimento como sujeitos de direitos.Item O PAPEL DO GESTOR NA AVALIAÇÃO DE PROFESSORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ(2024-08-09) FERNANDA LOPES CERETTI; Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva; Marco Wandercil; Paulo Sergio Garcia; Regilson Maciel Borges; Nonato Assis de MirandaO presente estudo investiga e analisa, do ponto de vista do Diretor de Unidade Escolar, o processo de avaliação de professores em estágio probatório na Rede Municipal de Santo André, com o objetivo de compreender os critérios utilizados, sua eficácia na seleção, desenvolvimento e formação inicial de profissionais de ensino, bem como identifica oportunidades de aprimoramento desse processo, e mais especificamente, aprofunda conhecimentos sobre avaliação de desempenho, sua importância e relevância frente à qualidade do ensino. O referencial teórico adotado, inspira-se em autores como Antônio Nóvoa, Donald Schön e Philippe Perrenoud, ressaltando que a avaliação da prática docente é um processo complexo e multifacetado, que deve considerar os diversos aspectos do trabalho do professor, tais como sua formação, sua atuação em sala de aula, seu envolvimento com a comunidade escolar e seu compromisso com a qualidade da educação. Nesse contexto, a abordagem quali/quantitativa, complementada com a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, delineou o desenvolvimento do trabalho. Realizou- se uma análise da legislação vigente, bem como demais referenciais teóricos que trabalham com conceitos de competência, importância da reflexão para prática pedagógica e desenvolvimento profissional. A pesquisa envolveu a coleta de dados por meio da aplicação de questionário via formulário digital utilizando a plataforma Google. As questões formuladas basearam-se em critérios já existentes para a avaliação de professores da rede determinados pela Prefeitura de Santo André. A análise dos dados foi realizada a partir de categorias levantadas a posteriori. A pesquisa buscou envolver todos os 103 Diretores Escolares atuantes nas Unidades Escolares e Creches, exceto as Escolas Municipalizadas, pois os Diretores não são do Regime Estatutário, no entanto, obtivemos um percentual de 33 respostas, permitindo uma análise significativa da realidade. A proposta de intervenção, na etapa final da presente pesquisa foi efetivada através da elaboração de um novo instrumento de avaliação em forma de rubrica, com critérios estabelecidos a partir do referencial teórico e dos resultados da pesquisa, juntamente com um curso de formação para os Diretores avaliarem esses critérios, focando na fidedignidade do processo de avaliação de professores, focando o aprimoramento da qualidade da educação.Item DESEMPENHO ESCOLAR E BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO: UM ESTUDO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ANOS INICIAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTO ANDRÉ(2024-08-08) CAROLINA REHDER LACERDA MONTEIRO; Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva; Marco Wandercil; Nonato Miranda; Edivaldo Cesar Camarotti MartinsO presente estudo examina as mudanças históricas e os contextos de aplicação das avaliações escolares, especialmente no Brasil, influenciadas por políticas internacionais e pela estruturação do Sistema Nacional de Avaliação da Qualidade da Educação Básica (Saeb). A pesquisa visa investigar como as "boas práticas" nas escolas municipais de Santo André (SP), especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuem para a melhoria dos desempenhos educacionais em regiões de alta vulnerabilidade social. Os objetivos específicos incluem definir "boas práticas" eficazes a partir da literatura, identificar escolas que superaram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos ciclos de 2017, 2019 e 2021, e desenvolver uma rubrica avaliativa para gestores escolares. A metodologia é exploratório-descritiva e qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise de dados públicos para mapear as práticas escolares que impactam positivamente os indicadores de desempenho. A análise das escolas, que excederam as metas do Ideb, focará nos fatores internos e nas ações práticas de gestão e pedagógicas que suportam a superação de metas. Os resultados preliminares indicam que a eficácia escolar e as "boas práticas" são ancoradas em ações conjuntas entre gestores, professores, estudantes e famílias, criando um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento integral dos alunos. As escolas estudadas demonstraram que práticas como reforço escolar, engajamento das famílias e infraestrutura adequada são fundamentais para melhorar os resultados educacionais. Entre as conclusões principais, a pesquisa evidencia a necessidade de expandir o conceito de eficácia escolar para além das métricas de desempenho, enfatizando o desenvolvimento integral dos alunos. O produto da pesquisa proposto será uma rubrica avaliativa para orientar os gestores na identificação e monitoramento dessas práticas, promovendo uma cultura de melhoria contínua e eficaz nas escolas públicas de Santo André.Item A BRINCADEIRA E O BRINQUEDO COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL(2025-01-11) CÉSAR ANTONIO DE SOUZA; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Ivo Ribeiro de Sá; Carlos Alexandre Felicio Brito; Fernanda Coelho LiberaliEsta dissertação investigou o uso de brinquedos não estruturados nas aulas de educação física na educação infantil, buscando entender suas contribuições para o desenvolvimento integral das crianças. O estudo partiu da questão central: Como os professores de educação física percebem e utilizam brinquedos estruturados e não estruturados em suas práticas pedagógicas? Os principais objetivos foram: identificar as representações dos professores sobre esses brinquedos, analisar suas práticas pedagógicas e promover uma formação para o uso educativo dos materiais não estruturados. Autores como Bardin, com sua Análise de Conteúdo, fundamentaram a metodologia, permitindo a sistematização e a interpretação das percepções dos professores sobre os brinquedos; Brougère contribuiu com a compreensão do brinquedo como artefato cultural, ressaltando seu papel no desenvolvimento da autonomia e criatividade das crianças; Kishimoto apoiou a visão do valor dos brinquedos não estruturados para o aprendizado ativo, exploratório e lúdico. A metodologia adotada foi qualitativa e colaborativa, incluindo três oficinas de formação com professores de educação física da rede pública de Santo André. Nessas oficinas, os participantes discutiram, vivenciaram e exploraram o potencial dos brinquedos não estruturados, como garrafas plásticas e caixas de papelão, em suas práticas pedagógicas. A análise dos dados indicou uma mudança significativa na percepção dos professores: inicialmente vistos como improvisações de baixo valor pedagógico, os brinquedos não estruturados passaram a ser reconhecidos como ferramentas essenciais para o desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e social das crianças. Como produto educacional, foi desenvolvida uma matriz de formação composta por três oficinas de brincadeiras e brinquedos com materiais não estruturados, com o objetivo de capacitar os professores a utilizarem esses recursos de forma pedagógica e intencional, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e dinâmico.Item VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO: IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ARTICULADO AO ENSINO SUPERIOR(2024-08-01) SORAYA KULLERKUPP CONTRO; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Nonato de Assis Miranda; Marco Wandercill da Silva; Estéfano Vizconde VerasztoO presente trabalho tematiza a implementação do ensino verticalizado, mais precisamente a modalidade de ensino Articulação Médio Superior, que está sendo implementada pelo Centro Estadual de Educação Profissional Técnica e Tecnológica Paula Souza (Ceeteps). Essa nova modalidade de ensino promove, como seu nome indica, a articulação entre os níveis de Ensino Médio e Superior de uma mesma instituição de ensino público, e os alunos não necessitam passar por um exame de seleção para o ingresso no ensino superior. Nesse contexto, partiu- se da seguinte pergunta de pesquisa: Como está acontecendo o processo de implementação da verticalização do ensino, “Articulação Médio Superior” (AMS), no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps) O objetivo geral da investigação foi analisar a implementação da “Articulação Médio Superior” (AMS), no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps). Levando-se em conta que o ambiente da pesquisa proposta é o ambiente escolar, constituído por diferentes atores, cada um com diferentes vivências e saberes e que, consequentemente, podem apresentar diferentes olhares para um mesmo fato ou ação, optou-se por uma pesquisa qualitativa. Com relação aos instrumentos de coleta de dados, optou se pela aplicação de entrevistas semiestruturadas, visto que se pretendia mapear as ações da equipe de gestão escolar, na articulação entre os indivíduos participantes do processo de implementação do ensino verticalizado os sujeitos selecionados foram Coordenador Técnico do Ensino Médio de Nível Técnico, Diretor de Etec, Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Curso, Professores e alunos, que trabalhavam em tal lugar. Quanto aos dados coletados, eles foram analisados por meio da comunicação com os entrevistados, buscando os significados e sentidos de suas concepções no que concerne à implementação da verticalização do ensino. Para tanto, optou-se pelo método de análise de conteúdo, proposto por Laurence Bardin. Acerca do referencial teórico, o estudo ancorou-se nas contribuições de Iury Ribeiro, Amanda de Aquino Tavares, Danielle Cristina Silva, Blenda Cavalcante Oliveira, Margarete Quevedo, Miguel Arroyo, José M.P. Azanha, Vanessa Caires, Dermeval Saviani, Otaíza Romanelli. Os resultados mostraram que a implementação da modalidade de ensino AMS foi um desafio para todos os envolvidos, que ainda existem ajustes necessários no desenvolvimentos das práticas do cotidiano escolar na efetuação da verticalização do currículo, porém todos os entrevistados entendem como uma modalidade inovadora e que permite ao estudante em um período de 5 anos a conclusão do ensino médio, técnico e superior, sem passar por um processo classificatório de vestibular. Ademais, foi proposto um produto educacional que consiste em um Guia de Orientações e dicas de integração no desenvolvimento de um currículo verticalizado através de projetos interdisciplinares e ações integradas Etec, Fatec e Empresa parceira.Item “TÁ CHAMANDO UMA MENINA DE MARROM?”: DIÁLOGO E PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS COM CRIANÇAS DESDE UMA PERSPECTIVA FREIRIANA(2024-05-20) TAMIRES APARECIDA DA SILVA; Prof.ª Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Marta Regina Paulo da Silva; Maria de Fátima Ramos de Andrade; Jason Ferreira MafraA presente pesquisa tematiza sobre projetos pedagógicos desde uma perspectiva freiriana. Assim, partiu-se da seguinte pergunta: Como construir com as crianças da pré-escola um projeto pedagógico a partir de uma metodologia freiriana. Como objetivo geral, pretendeu-se construir, com as crianças da pré-escola, um projeto pedagógico desde uma perspectiva metodológica freiriana. Quanto aos objetivos específicos, estabeleceram-se: elaborar estratégias de escuta que contemplem as vozes das crianças na elaboração e desenvolvimento do projeto pedagógico; identificar quais são os temas geradores que emergem das crianças no contexto pré- escolar; desenvolver, investigar e analisar um projeto pedagógico com as crianças, dentro de metodologia freiriana, avaliando sua aplicabilidade; elaborar um material didático — e-book — que aborde o processo de construção, os caminhos percorridos e as experiências vivenciadas durante o projeto pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, do tipo intervenção pedagógica. Para a análise dos dados, elegeu-se, como base, a análise de conteúdo. A fim de embasar a investigação, o referencial teórico utilizado fundamentou-se no diálogo entre a epistemologia freiriana e autores(as) da sociologia da infância e da pedagogia de projetos, bem como em legislações e documentos que orientam o trabalho na Educação Infantil. Os resultados revelam que é possível construir um projeto pedagógico em uma perspectiva metodológica freiriana na Educação Infantil pré- escolar tendo a escuta, o diálogo e a participação infantil como eixos estruturantes do trabalho. Demonstram como essa prática dialógica possibilitou às crianças aprenderam sobre empatia, a argumentar e expressar suas opiniões de maneira respeitosa e, sobretudo, a respeitar e valorizar às diferenças étnicas e culturais. Como produto educacional, será elaborado um e-book, a ser compartilhado com profissionais da Educação Infantil, com a narrativa do projeto pedagógico construído ao longo desta pesquisa.Item A MUNICIPALIZAÇÃO DAS ESCOLAS EM SANTO ANDRÉ: DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS GESTORAS ESCOLARES(2024-05-06) ROBERTA FORMIGARI RIBEIRO; Prof.ª Dra. Sanny Silva da Rosa; Sanny Silva da Rosa; Nonato Assis de Miranda; Regina Tereza Cestari de OliveiraO processo de municipalização das escolas no estado de São Paulo teve início em meados da década de 1990, no contexto da reforma administrativa do Estado brasileiro e da descentralização administrativa da educação, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). Impulsionada pela criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), em 1998, a transferência acelerada de responsabilidades pelo ensino fundamental dos estados para os municípios impactou a organização das redes municipais e as práticas escolares. Este estudo examina, particularmente, os desafios da gestão escolar no contexto de municipalização das escolas de ensino fundamental (anos iniciais) no município de Santo André (SP) nos anos de 2010 e 2021. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) Levantar informações sobre o processo de municipalização das escolas em Santo André em fontes documentais; b) Identificar os desafios enfrentados pelas gestoras escolares durante a municipalização das escolas nesses dois períodos; c) elaborar um protocolo de medidas para o planejamento dos processos de municipalização com a finalidade de orientar as ações das escolas nos períodos de transição. O referencial teórico utilizado fundamentou-se em pesquisas do campo das políticas educacionais, especificamente, relacionadas à descentralização da administração da educação no Brasil a partir da década de 1990. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, que cruzou dados documentais e empíricos. A técnica utilizada no estudo de campo foi a de uma roda de conversa, realizada com profissionais que, nos dois períodos analisados atuavam na gestão escolar de escolas municipalizadas. Os dados indicam que se, de um lado, a transferência de responsabilidades do estado para o município, aproxima as escolas das comunidades locais, por outro, a falta de planejamento e participação dos profissionais das redes envolvidas tumultua a organização administrativa e pedagógica das escolas municipalizadas. Como produto da pesquisa, propõe-se a elaboração de um protocolo de medidas e ações que auxilie os gestores escolares a enfrentar os desafios que se colocam no processo transição.Item EDUCAÇÃO MOTIVADORA:TEORIAS E PRÁTICAS PARA ENGAJAR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL(2024-12-20) ALEXANDRE COSTA CARRARO; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Ivo Ribeiro de Sá; Carlos Alexandre Felicio Brito; Vera Maria Nigro de Souza PlaccoEsta dissertação busca compreender como os professores do ensino fundamental vivenciam e expressam a motivação e/ou desmotivação em suas práticas pedagógicas. A pesquisa se desenvolveu tendo como base a questão: Quais sentidos os professores do ensino fundamental atribuem à sua prática pedagógica a partir de suas ações e comportamentos? O objetivo geral foi compreender as ações e os comportamentos dos professores na construção dos sentidos sobre sua prática pedagógica. A metodologia utilizada foi qualitativa, baseada na técnica de grupos focais com professores do ensino fundamental em uma escola de Ribeirão Pires do 1o ao 5o ano. Durante as sessões, as participantes compartilharam suas experiências, desafios e percepções sobre o que as motiva ou desmotiva em sua prática. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin e pelo software Iramuteq, tendo sido permitida a identificação de categorias que revelaram as principais influências motivacionais no trabalho docente. A fundamentação teórica abordou diversos autores que exploram temas-chave sobre motivação docente e práticas pedagógicas. Destacam-se: Maslow e sua Teoria da Hierarquia das Necessidades, que estabelece uma compreensão das necessidades humanas em níveis, desde as fisiológicas até a autorrealização, e sua relação com a motivação dos professores; Herzberg, com sua Teoria dos Dois Fatores, diferenciando os fatores de higiene (como salário e condições de trabalho) e fatores motivacionais (como reconhecimento e crescimento pessoal), que influenciam a satisfação no trabalho docente; Paulo Freire, que destaca a importância da motivação para que o professor se envolva criticamente no processo educativo e compreenda seu papel transformador, ressaltando a motivação no contexto de uma pedagogia emancipadora; Imbernón, que aborda a necessidade de formação continuada para o desenvolvimento profissional docente; Nóvoa, que contribui com a discussão sobre a profissionalidade docente, argumentando que o reconhecimento e o apoio ao professor são essenciais para o desempenho e o engajamento profissional. Os resultados indicam que, embora existam fatores que impactam negativamente a motivação das professoras, como a precariedade das condições de trabalho e a falta de reconhecimento e o salário, a motivação, como o desejo de contribuir para o desenvolvimento dos alunos, é um fator importante para a persistência na carreira docente. As análises também sugerem a necessidade de políticas públicas que valorizem os docentes, promovendo melhores condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Como produto foi organizada uma proposta para um Círculo de Cultura, método criado por Paulo Freire na década de 1960, que parte do pressuposto da construção do conhecimento por meio do diálogo para a prática pedagógica a partir de uma postura reflexiva.Item DAS NECESSIDADES FORMATIVAS AOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA CRECHE(2024-12-09) ALINE RODRIGUES DA SILVA; Prof.ª Dra. Maria de Fatima Ramos de Andrade; Maria de Fatima Ramos de Andrade; Ana Silvia Moço Aparício; Maria da Graça Nicoletti MizukamiO presente trabalho tematiza a formação continuada das professoras da Educação Infantil no contexto da creche. Desse modo, partiu-se da seguinte problematização, considerando as diversas tarefas no trabalho docente em creches e a importância de uma educação que valorize o cuidado, a interação e a aprendizagem na primeira infância, surge o questionamento: em que medida as formações continuadas ofertadas as professoras colaboram com a aprendizagem da docência? Como essas formações podem ser reestruturadas para atender as necessidades dos docentes neste segmento? O objetivo geral foi analisar, sob a ótica das professoras, como as necessidades formativas dos docentes que atuam na Educação Infantil, no segmento da creche, são contempladas nos processos de aprendizagem e profissionalização, ocorridos nos espaços de formações e quais as estratégias utilizadas nesses processos de formação. Do ponto de vista metodológico, partiu-se de uma abordagem qualitativa de cunho descritivo-analítico. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e de uma roda de conversa com as participantes. Quanto ao referencial teórico que embasou as análises, partiu-se sobretudo das contribuições de Antônio Nóvoa, Júlia Formosinho, Lee Shulman, Linda Darling-Hammond, Marcelo Garcia, Maria da Graça Mizukami e Paulo Freire, que destacam a necessidade de uma formação contínua e reflexiva, aliando teoria e prática, a fim de atender às demandas específicas do cotidiano escolar. Ademais, considerou-se a visão de desenvolvimento infantil e infância, preconizada por autores como Loris Malaguzzi, Miguel Arroyo, Paulo Focchi, Peter Moss e Willian Corsaro, que enfatizam a Educação Infantil como um espaço de cuidado, interação e aprendizagem. Os dados obtidos revelaram que, embora existam ofertas de formação, muitas delas não contemplam a realidade prática e as necessidades individuais dos docentes. Logo, existe uma demanda por formações mais contextualizadas e colaborativas, que priorizem a escuta ativa e incentivem a construção conjunta de saberes. A partir desses resultados, como produto educacional, propôs-se um curso de formação profissional que considera o desenvolvimento contínuo e colaborativo das professoras, promovendo uma abordagem integrada entre teoria e prática, com vistas a uma Educação Infantil de qualidade.Item A INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS COM A NATUREZA: ENTRE AS PERCEPÇÕES DOS DIRETORES E AS INDICAÇÕES DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ(2020-02-13) Maria Isabel Bezerra de Lima; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dr. Nonato Assis de Miranda; Profa. Dra. Ana Maria Santos GouwPromover a Educação Ambiental é papel das instituições de ensino, inclusive a creche. Para além de uma Educação Ambiental que tenha como foco a sustentabilidade e a garantia de condições de vida para as gerações futuras, essa pesquisa se propôs discutir a Educação Ambiental como condição para a vida presente a partir da interação da criança com a natureza. No intuito de cumprir esse objetivo, buscou-se em documentos de creches municipais de Santo André, nas políticas públicas do município e na percepção de gestores de creches entender em que medida se propicia condições para que as crianças de creche vivenciem essas interações com e na natureza. Embora o município apresente políticas públicas de Educação Ambiental e os diretores manifestem que o trabalho com Educação Ambiental está presente nas creches, observou-se que as ações de Educação Ambiental estão mais voltadas a ideia de preservação dos recursos naturais. Assim, como parte integrante desse estudo será elaborado um E-book cujo conteúdo inspire ações de Educação Ambiental atreladas a interação da criança com a natureza.Item UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ(2020-12-14) Marina Aparecida Garrido; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Elisabete Ferreira Esteves Campos; Profa. Dra. Sanny Silva da RosaEste estudo analisa as diretrizes relacionadas à Educação em Direitos Humanos (EDH), voltadas para o Ensino Fundamental, anos iniciais, presentes nos documentos curriculares do município de Santo André. Para dar conta do objetivo foi utilizada a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, a partir da análise dos documentos curriculares do município de Santo André. Os resultados mostram que os documentos, possuem uma organização clara, com objetivos declarados, fundamentação teórica atual e de acordo com as concepções de educação, de criança, entre outras. Os materiais possuem qualidade textual, trazendo as diretrizes para a educação, em geral, e para o Ensino Fundamental, em particular. Destaca-se que nos documentos o tema Educação em Direitos Humanos não aparece de forma explicita, ele é abordado em alguns componentes, mas sobretudo no de História, onde estão alocados os objetos de conhecimento, indicando o estudo das culturas afro-brasileira e indígena, da pluralidade das culturas, do Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros, questões, de fato, relevantes para a compreensão de elementos de dominação e de discriminação sofridas por africanos e índios. Essa concentração de uma parte da EDH somente em um componente curricular torna-se, sem dúvida, uma questão desfavorável, no sentido que impinge um peso muito grande a esta disciplina, indicando, pelo menos no texto do currículo, que as outras disciplinas não devem trabalhar as questões da EDH. Trata-se de uma situação inadequada, pois a EDH tem de ser tratada de forma transversal, interdisciplinar, participativa e coletiva. Por fim, os dados mostraram também que os documentos não trazem referências para as escolas em relação à criação de uma cultura de paz, e nem em relação às questões de combate ao bullying escolar. A partir dos resultados tem-se como produto a elaboração de um E-book. Espera-se que as análises aqui realizadas contribuam com aqueles municípios que desejam elaborar ou reelaborar suas propostas curriculares. Neste sentido, a presente pesquisa pode contribuir com a discussão sobre a Educação em Direitos Humanos.Item GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO(2020-12-17) Maria Aparecida Nobre Santana; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Celso do Prado Ferraz de CarvalhoA gestão democrática na escola pública paulista está alinhada com os princípios vigentes na nova ordem constitucional. Assim, com a aprovação da Constituição Federal de 1988 que consagrou a gestão democrática do ensino público como princípio, o direito à educação ganhou detalhamento e amplitude os quais estão reproduzidos nas Constituições Estaduais e, portanto, na Constituição paulista. Nesta rede de ensino, a gestão escolar democrática encontra-se pautada, dentre outros, tanto nos princípios constitucionais quanto nas orientações advindas de marcos regulatórios importantes como a Lei de Diretrizes e base da educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente e os Planos Nacional e Estadual de Educação. Desse modo, esta pesquisa foi empreendida com a intenção de responder à seguinte indagação: como se configura a gestão escolar na perspectiva dos diretores da Rede Estadual Paulista de Ensino? Assim, teve como objetivo geral identificar e analisar a implementação da gestão escolar democrática em seis escolas desta rede de ensino. De modo mais específico intentou analisar as concepções dos diretores das escolas investigadas sobre a gestão escolar democrática, assim como compreender os caminhos e percalços percorridos por eles para assumir a gestão escolar. Para dar conta dos objetivos ora propostos, optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa cujos dados foram obtidos por meio da realização de um Grupo de Discussão com seis diretores desta rede de ensino. Esses diretores atuam em escolas localizadas em diferentes bairros da cidade de São Paulo. Os depoimentos dos participantes desta pesquisa foram organizados e discutidos na perspectiva na Análise de Prosa proposta por Marli André. Os resultados mostram que a gestão escolar democrática, na escola pública paulista, embora ainda seja um processo em construção e, portanto, não consolidada, é possível e não se constitui numa utopia. Além disso, os diretores com menos tempo de experiência mostram-se mais abertos às mudanças e à proposição de alternativas para ampliar a participação das famílias na gestão escolar numa perspectiva mais democrática. Os diretores veteranos, embora defensores da gestão democráticas são mais conservadores e menos adeptos às mudanças no cotidiano escolar. Com relação aos caminhos e percalços que os diretores trilharam até chegar na direção da escola, os participantes foram enfáticos em dizer que, apesar dos desafios que fazem parte desta função, buscaram a gestão escolar porque acreditam no potencial da escola pública no processo de formação humana e transformação social. Por fim, considerando os achados desta pesquisa, como produto final, foi proposto um Plano de Ação Educacional com foco na implementação da gestão escolar democrática.Item O CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTO ANDRÉ: CONCEPÇÕES, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS (2005 – 2016)(2020-02-17) Maria de Lara Terna Garcia Mancilha; Profª. Drª. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Alípio Márcio Dias CasaliEsta dissertação buscou resgatar o percurso histórico da construção do currículo do município de Santo André, localizado no ABC Paulista, entre 2005 e 2016 com a finalidade de compreender as concepções curriculares que têm orientado a prática pedagógica dos profissionais dessa rede de ensino. Esta pesquisa de abordagem qualitativa combinou a análise de documentos com as concepções de currículo dos profissionais de educação, explícita ou implicitamente, reveladas em entrevistas semiestruturadas. Resgatar fragmentos de memórias do currículo deste município torna-se relevante para a construção da identidade educacional dessa rede de ensino. Como referencial teórico, o estudo respalda-se nas contribuições de Michael W. Apple, Miguel Arroyo, Stephen J. Ball, Antonio Flavio Moreira, Tomaz Tadeu da Silva, José Gimeno Sacristán, Jurjo Torres Santomé e Vera Candau. Os resultados obtidos se configuram a partir do cotejamento entre as categorias de análise que emergiram dos achados documentais e as extraídas das entrevistas. Os documentos indicam a existência de certo hibridismo teórico das concepções que perpassaram as políticas curriculares das três gestões administrativas analisadas. As enunciações dos sujeitos revelam a riqueza da história curricular deste município, ao mesmo tempo que evidenciam discursos contraditórios que expressam as formas peculiares de subjetivação das experiências curriculares vividas por eles. Como conclusão, o estudo sustenta a necessidade de fortalecer as políticas curriculares desta rede de ensino como forma de resistir à uniformização hegemônica para qual caminhamos. Como produto e contribuição deste trabalho a futuros pesquisadores e aos profissionais de educação emerge a organização de um acervo virtual a partir dos fragmentos curriculares que compõem a história e a concepção de currículo do município de Santo André entre os anos 2005 e 2016.Item SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁCITO ENTRE PROFESSORES: UMA ALTERNATIVA DE FORMAÇÃO DOCENTE(2020-06-30) Marco Antonio Spada; Profª. Drª. Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Profa. Dra. Celia Maria HaasO campo da gestão da educação com o foco na formação continuada do professor do Ensino Fundamental da rede pública está inserido neste estudo devido à intencionalidade de analisar a forma estrutural da socialização do conhecimento tácito como alternativa de formação continuada, no âmbito da relação entre professores e suas próprias atuações no Ensino Fundamental, de uma mesma unidade educacional ou unidades distintas. A análise específica deste estudo buscou a) identificar fatores de influência no âmbito da socialização do conhecimento tácito, nas vertentes do compartilhamento e do desejo de usar este conhecimento; b) delinear um modelo teórico de relacionamento entre fatores influenciadores e os construtos operadores da socialização do conhecimento tácito, sobretudo analisar consistência e significâncias das relações entre os professores; c) Identificar elementos de constituição de espaços de interações dialógicas cujo objetivo é viabilizar a socialização de conhecimento tácito, que inclui modelos de formação e característica de formadores, no âmbito da profissionalização docente. Como método para o presente estudo, foi utilizada pesquisa descritiva-quantitativa, com amostra não probabilística de 93 professores da rede pública, com atuação no Ensino Fundamental, na Região do Grande ABC. Os dados foram coletados por autopreenchimento de formulário disponibilizado na plataforma Google.Forms. O modelo teórico foi expresso pelo relacionamento dos fatores antecedentes Benevolência, Capacidade, Integridade, Clima Escolar e Liderança do Gestor Escolar com Disposição de Compartilhar e com Disposição de Usar o conhecimento tácito, sendo mediados pelas Confianças baseada na Cognição e Confiança baseada no Afeto. Os resultados, obtidos por modelagem de equações estruturais, com o apoio do software PLS 3, revelaram que ‘Compartilhar’ e ‘Usar’ o conhecimento tácito apresentam caminhos parcialmente distintos para sua efetivação, o que faz impor ao gestor o desafio de incluir ao perfil do docente formador o reconhecimento de seu status de Confiança baseada na Cognição e o seu status de Confiança baseado no Afeto, elementos, estes, que evidenciaram sentimentos apresentados pelo grupo ou docente individual a ser formado. Outros resultados revelaram que a preferência dos docentes entrevistados sobre o processo de socialização do conhecimento vai ao encontro de estratégias colaborativas de formação profissional, pois subsidiam a gestão escolar acerca das expectativas dos docentes quanto ao perfil do formador: características e da estruturação dos espaços e formatos de formação continuada/formação profissional. Como produto educacional decorrente deste estudo é tutorial para tomada de decisão pela gestão escolar com foco na socialização do conhecimento tácito entre professores enquanto uma das alternativas de formação profissional continuada.Item A PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO ACESSÍVEL: APROXIMAÇÕES COM O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM(2020-02-21) Maria Aparecida do Nascimento Gonçalves; Profª. Drª. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Roseli Albino dos SantosEsta pesquisa insere-se no contexto da transversalidade da educação especial nas escolas brasileiras, considerando as recentes discussões sobre o currículo como um elemento da problemática da atividade educacional inclusiva. Teoricamente, este percurso investigativo fundamentou-se no paradigma da inclusão, na teoria de currículo e no desenho universal para aprendizagem. Propõe-se como objeto de estudos as experiências inclusivas vivenciadas nos espaços de uma unidade escolar na região do ABC paulista. A pergunta que norteou este estudo foi: de que maneira o desenho universal para a aprendizagem (DUA) pode qualificar a prática docente no sentido da construção do currículo acessível no contexto das unidades escolas? Nessa perspectiva, o objetivo geral foi investigar como o DUA pode contribuir para a construção do currículo acessível no contexto das unidades escolares. A hipótese apresentada foi que o DUA contribui para o acesso de todas as pessoas ao mesmo percurso curricular, evitando a necessidade de produtos e ambientes exclusivos para as pessoas com deficiência. Objetivou-se de modo mais específico: 1. Caracterizar um currículo acessível, fundamentado nos princípios do DUA; 2. Promover a reflexão sobre o currículo acessível com professoras por meio de oficinas sobre o DUA. 3. Construir um inventário do DUA que contribua para a qualificação da prática docente no processo. Partindo dos objetivos apresentados, a pesquisa foi desenvolvida segundo uma abordagem intervencionista, por meio da realização de rodas de conversa e entrevistas semiestruturadas. Definiu-se como universo da pesquisa uma escola da rede pública municipal localizada na região do ABC paulista. Os sujeitos de pesquisa advêm de dois grupos diferentes, sendo três professoras de uma unidade escolar e três professores/pesquisadores do grupo de estudos ACESSI, com prática educacional em escolas e com conhecimento a respeito do DUA. Os resultados apontados com a contribuição do DUA foram os seguintes: Percepção da existência de um descompasso nas práticas pedagógicas, o que impunha barreiras na aprendizagem dos alunos; envolvimento, interesse e engajamento, por parte das professoras, na busca de novas estratégias de ensino para transformar o percurso de ensino aprendizagem; planejamento coletivo de como apresentar o mesmo conteúdo em diferentes formas, a partir da aplicação dos princípios do DUA; Construção de uma comunidade de conhecimento sobre abordagem curricular e aplicação dos princípios do DUA no sentido da prática pedagógica inclusiva. Esta pesquisa também resultou em um objeto de aprendizagem, um inventário, baseado nos princípios do desenho universal para aprendizagem, que foi o instrumento para o tratamento analítico dos semanários e que contribuiu na construção do currículo acessível na escola, visando ao pleno desenvolvimento de todos os educandos.Item POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO BERÇÁRIO: A PERCEPÇÃO DE DIRETORAS DE CRECHE DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ(2020-05-27) Lucilene Ferreira; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti MizukamiA qualidade na educação é um termo complexo, histórico, polissêmico, socialmente determinado, que apresenta diferentes entendimentos a partir dos conhecimentos, das experiências e das aproximações envolvidas no processo. Este estudo com abordagem qualitativa e natureza exploratória buscou identificar e analisar as ações que os diretores de creche consideram importantes para a melhoria da qualidade do berçário na cidade de Santo André. Para coleta de dados foram utilizadas a análise documental e entrevista com diretoras de creches e como parâmetro de qualidade utilizou-se principalmente dos Indicadores de Qualidade para Educação Infantil (2009). Os resultados mostraram que as diretoras consideraram várias questões para melhora a qualidade dos berçários. Entre elas, a infraestrutura, formação de professores e de diretores, planejamento da rotina, trabalho colaborativo, relações interpessoais, mediação do diretor, relação família e creche, ações do poder público e avaliação. Uma questão se apresentou como preocupante. Trata-se do fato de que as diretoras não reconheceram a melhoria do espaço social como condição para a melhoria da qualidade do berçário. Tal fato, denota uma fragilidade na formação dessas profissionais. Esse achado se constitui em uma parte relevante deste presente estudo, qual seja conhecer que essas profissionais não atribuem ao espaço extraescolar uma parte da qualidade, uma situação que reservaria somente para a escola o fardo de realizar a formação e o desenvolvimento dos bebês e das crianças com qualidade, no berçário. Os dados encontrados, que serão transformados em um e-book para futuras consultas, podem ser utilizados para fomentar discussões no nível das secretarias de educação, das escolas, dos diretores e dos professores. Ao mesmo tempo, eles podem ser levados para as unviersidade para promover a formação dos gestores.