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Item A APLICAÇÃO DE MARKETING INTERNO NOS ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA(2024-12-12) ALEXANDRE DE SOUZA; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Silvio Augusto Minciotti; Sergio Feliciano Crispim; Edson K. Kubo; Júlio Araújo Carneiro da Cunha; Luiz Paulo BrescianiO tema Marketing Interno e suas aplicabilidades nas organizações públicas e privadas, é de significativa abrangência e notável relevância. Seguindo esta premissa, esta tese de doutorado está fundamentada teoricamente em Marketing Interno e sua aplicação em órgãos prestadores de serviços públicos visando estimular motivação para os servidores públicos e comprometimento com valores da Administração Pública. O desenvolvimento da problematização desta tese de doutorado culminou na seguinte pergunta problema: como se caracterizam os principais fatores que influenciam a implantação do Marketing Interno nas Administrações Públicas? Buscando responder à esta pergunta problema, foi elaborado o objetivo de analisar quais os principais fatores que influenciam a implantação do Marketing Interno nas Administrações Públicas das Prefeituras Municipais, objetos dessa pesquisa e, para atender a este objetivo foi realizada investigação acerca da aplicação de práticas de Marketing Interno nos órgãos da Administração Pública das Prefeituras Municipais pesquisadas. Intentando avaliar a importância do assunto, seu ineditismo e também contribuir à fundamentação teórica, foi realizada pesquisa bibliométrica nas relevantes bases acadêmicas, Web of Science, Scopus (Elsiever), Sience Direct (Elsiever), SCIELO e Proquest, revelando o que foi publicado sobre Marketing Interno na Administração Pública e, também, práticas de Marketing Interno em organizações privadas, objetivando identificar condutas da iniciativa privada passíveis de serem aplicadas nos serviços públicos. Na busca de atingir os objetivos, também foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com membros da alta gestão, em órgãos das Administrações Públicas em análise. O roteiro das entrevistas semiestruturadas foi construído considerando detalhes de elementos de Marketing Interno extraídos da literatura, como motivação, satisfação, comunicação interna, engajamento e comprometimento. Os resultados das entrevistas foram analisados e cotejados com o que foi encontrado na literatura, possibilitando o desenvolvimento de um framework para aplicações de técnicas e conceitos de Marketing Interno em órgãos da Administração Pública. O principal achado de pesquisa, está ligado à significância da comunicação interna nos processos de aproximação e motivação dos colaboradores. As Administrações Públicas têm pouco conhecimento acerca da aplicabilidade de Marketing Interno, porém entendem que a comunicação interna é o principal elemento para despertar em seus colaboradores o Compromisso com Valores Públicos (CPV) e a Motivação para os Serviços Públicos (PSM).Item A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL A PARTIR DE ACIDENTES E INCIDENTES AÉREOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O SISTEMA DE REGULAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL(2024-12-16) PAULO JOSÉ DESTRO; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Eduardo de Camargo Oliva; Edson Keyso de Miranda Kubo; Sergio Feliciano Crispim; Almir Martins Vieira; Marcelo de Souza BispoEste trabalho tem como tema a Aprendizagem Organizacional no Sistema de Regulação da Aviação Civil a partir da experiência de acidentes e incidentes aéreos. O interesse pelo tema foi despertado pela constatação de que, embora os erros sejam frequentemente apontados como uma fonte de aprendizagem individual, havendo diversas abordagens teóricas e empíricas sobre o assunto, no plano da Aprendizagem Organizacional, o corpo de pesquisa é pouco consolidado quando se relaciona especificamente à regulação da Aviação Civil. Aprender com os acidentes e incidentes aéreos e consubstanciar tais conhecimentos em regras e normas exaradas parece ser uma das atividades mais relevantes para estimular maior segurança nas operações de Aviação Civil. Para tanto, faz-se necessário compreender melhor os mecanismos e potenciais barreiras no contexto da produção desses regulamentos, quando sensibilizado pelas informações sobre acidentes e incidentes aéreos. O lócus da pesquisa foi o Sistema de Regulação e Fiscalização da Aviação Civil, que envolve a Agência Nacional de Aviação Civil, que atua como autoridade reguladora do setor e, portanto, responsável direta pela emissão do conjunto de normas afetas à Segurança Operacional da Aviação Civil e a sua relação com entes regulados e suas representações. Para tanto, desenvolveu-se um modelo integrado de aprendizagem organizacional, concebida como um contexto que permite que os erros possam se tornar conhecimento relevante à regulação da aviação civil. A partir desse modelo, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, utilizando-se análise documental e a realização de entrevistas. Esta pesquisa permitiu um entendimento mais profundo dos mecanismos que influenciam a aprendizagem e indiretamente a produção de normas de segurança da aviação, bem como identificou os desafios para contribuir para a prática regulatória alinhada ao aumento do bem-estar na sociedade.Item A ATRATIVIDADE NO VAREJO EM CLUSTERS COMERCIAIS, ESPONTÂNEOS E PLANEJADOS, SOB O PONTO DE VISTA DO CONSUMIDOR E DO VAREJISTA(2016-02-25) Marco Aurélio Sanches Fittipaldi; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. João Paulo Lara Siqueira; Prof. Dr. Marcio Shoiti KuniyoshiO agrupamento de lojas, planejado ou espontâneo, também conhecido como cluster comercial, tem se apresentado como uma tendência em grandes centros comerciais ou em ruas de grande movimento, por trazer vantagens, tanto para os consumidores, que dispõem da maior oferta de produtos, preços e opções de pagamento, como para os varejistas, que passam a dispor de uma maior quantidade de clientes. Entender como ocorre a atratividade que leva os consumidores a buscarem clusters comerciais planejados ou espontâneos na aquisição de um mesmo produto, na visão de consumidores e varejistas, é fundamental para a sobrevivência dos negócios. Nesse sentido, o presente estudo buscou analisar a atratividade dos clusters comerciais de automóveis da cidade de São Paulo, sendo pesquisados três espontâneos e sete planejados, por meio de uma pesquisa quantitativa descritiva junto a duzentos e quatro consumidores, e duzentos e dois varejistas, por meio de uma amostra não probabilística. Considerou-se a atratividade como a convergência da intenção de compra por parte do consumidor e a intenção de venda por parte do varejista, sendo que a operacionalização destes construtos foi realizada por meio dos 6P’s (mix de produtos, preço, pessoal e serviços, ponto e localização, promoção e apresentação), propostos por Parente. Os resultados demonstraram que há convergência, na visão de consumidores e varejistas, dos fatores apresentação, pessoal e serviços, mix de produtos e promoção em clusters comerciais espontâneos e dos fatores apresentação, pessoal e serviços e ponto e localização em clusters comerciais planejados. Com relação à atratividade foi constatado que, nos clusters comerciais espontâneos, a correlação entre a intenção de compra e a intenção de venda, que formam a atratividade, se apresentou como muito forte, diferentemente do encontrado nos clusters comerciais planejados em que a correlação se apresentou de forma moderada, segundo a opinião de consumidores e varejistas, A observância desses resultados pode trazer importantes contribuições para a competição entre clusters comerciais planejados e espontâneos, que se apresentam como formas de organização cada vez mais comuns no dia-a-dia dos negócios.Item A ATUAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA NA GOVERNANÇA PÚBLICA: UM ESTUDO BASEADO NA VISÃO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS BRASILEIRAS(2017-09-21) Douglas Renato Pinheiro; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Jeroen Johanes Klink; Prof. Dr. Wilson Toshiro NakamuraEsta pesquisa objetivou analisar a atuação da auditoria interna na governança das universidades públicas federais brasileiras, do ponto de vista da Alta administração, composta por Reitores, Vice-Reitores, Pró-Reitores de Administração e Pró-Reitores de Planejamento. Quanto à metodologia, realizou-se uma pesquisa mista que consistiu de duas fases. Na primeira fase foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva com uma amostra de 33 universidades e, na segunda fase, uma pesquisa qualitativa, através da técnica de coleta de dados Focus Group, com a participação de doze Pró-Reitores de Administração, abrangendo as cinco regiões do país, no qual contribuiu para a interpretação e o fornecimento de informações complementares em relação aos resultados obtidos na pesquisa quantitativa. Os resultados apontam que há um potencial ainda pouco explorado de atuação das auditorias internas para além das funções tradicionais de controle interno, dado que 81,8% dos respondentes informaram que a avaliação dos controles internos da gestão é a atividade desenvolvida com maior frequência pela auditoria interna. Já para 15,2% dos respondentes, é a avaliação dos processos de governança e somente 3% consideram que é a avaliação da gestão de riscos da universidade. Esse resultado pode ser explicado pelo fato de que apenas 33,3% das universidades pesquisadas possuem uma estrutura de gestão de riscos, estabelecida pela Alta administração, que fomente a avaliação e o monitoramento contínuo do ambiente de risco da universidade. Apesar de ser desenvolvida com pouca frequência, a avaliação da gestão de riscos é considerada a atividade da auditoria interna com o maior potencial de agregar valor para a governança. No entanto, de acordo com 48,5% dos respondentes, quando as ações de controle da auditoria interna, integrantes do Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT, são desenvolvidas com base em uma matriz de risco elaborada pelos auditores internos, a Alta administração concorda, de forma contundente, que a auditoria interna tem uma atuação estratégica na organização, de tal modo que o Conselho Universitário, órgão central da governança, utiliza-se dos seus relatórios e pareceres para a tomada de decisões estratégicas na universidade. Portanto, uma auditoria interna estratégica é vista como parceira dos gestores públicos na criação de valor organizacional e fortalecimento da governança pública.Item A COCRIAÇÃO DE VALOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): UM ESTUDO DA SUA INFLUÊNCIA SOBRE A QUALIDADE PERCEBIDA E SATISFAÇÃO SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DO ENSINO SUPERIOR(2020-07-13) Antonio Aparecido de Carvalho; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Luiz Paulo Fávero; Prof. Dr. Diógenes de Souza BidoA presente pesquisa versa sobre a cocriação de valor na educação a distância e a influência que esta exerce sobre a qualidade percebida e a satisfação segundo a percepção dos egressos de curso superior. A revisão da literatura traz os conceitos e modelos de cocriação de valor, aborda o crescimento da educação a distância no Brasil, traz a relação entre a educação a distância e a qualidade percebida, além de mostrar a satisfação dos discentes de cursos na modalidade EaD. O problema central que a pesquisa busca responder é: Qual a influência da cocriação de valor na Educação a Distância sobre a qualidade percebida e satisfação segundo a percepção dos egressos de cursos de graduação? O objetivo principal da pesquisa foi identificar a influência da cocriação de valor na Educação a Distância sobre a qualidade percebida e a satisfação segundo a percepção dos egressos de cursos de graduação. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, que fez uso de um questionário dividido em quatro blocos, no bloco 1 busca-se as características sociodemográficas dos egressos, no bloco 2 são apresentadas questões relacionadas a cocriação de valor, no bloco 3 são aplicadas questões sobre a qualidade percebida e no bloco 4 estão dispostas as questões sobre a satisfação. São perguntas abertas e fechadas com escala de 11 pontos, os sujeitos da pesquisa foram egressos de cursos de graduação na modalidade EaD. As hipóteses levantadas foram: existe uma relação positiva entre a cocriação de valor e a qualidade percebida dos egressos; existe uma relação positiva entre a cocriação de valor e a satisfação dos egressos e existe uma relação positiva entre a qualidade percebida e a satisfação dos egressos. A análise dos dados fez uso da modelagem de equações estruturais. Foram coletados 334 questionários válidos, cuja análise dos dados identificou que 72,2% dos respondentes são do gênero feminino, o curso com maior participação foi o de Pedagogia, a faixa etária é de 26 a 30 anos, egressos de instituições de ensino superior privada, 52% dos egressos atuam, profissionalmente na área de formação. A análise estatística revelou que as três hipóteses foram confirmadas, que os egressos entendem que são ativos no processo cocriativo e que a cocriação exerce influência positiva sobre a qualidade percebida e a satisfação. Foi possível identificar que os cursos na modalidade EaD apresentam crescimento no número de polos e de matriculados e que estão concentrados nas Instituições Privadas.Item A COCRIAÇÃO DE VALOR NO AMBIENTE DAS INCUBADORAS SOB A ÓTICA DAS EMPRESAS INCUBADAS(2020-02-20) Álvaro Francisco Fernandes Neto; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Luiz Paulo Lopes Fávero; Prof. Dr. Diógenes de Souza BidoA cocriação de valor é um conceito que surgiu por volta do ano de 2004, com a publicação do artigo dos autores Prahalad e Ramaswamy e desperta interesse em muitos pesquisadores, tais como: Ranjan e Read; Payne, Storbacka, Frow e Knox e Grönroos, devido a sua aplicação em diversos segmentos, assim como em empresas de distintos portes. A cocriação de valor é um processo que estimula as empresas, clientes, fornecedores, dentre outros, a interagir entre si, por exemplo, sejam eles clientes das empresas no mercado business to consumer (B2C) e/ou também de empresas com outras empresas no mercado business to business (B2B) no desenvolvimento de novos produtos, resultando numa troca de experiências dentre os atores envolvidos e uma permuta de conhecimentos tácitos e explícitos que proporcionam, dentre outras coisas, redução no tempo gasto para desenvolver um produto e na satisfação dos envolvidos. O trabalho em questão tem, como objetivo, avaliar a influência do processo de cocriação de valor nas incubadoras, na satisfação com a incubadora das empresas ali instaladas. A pesquisa é descritiva do tipo survey. Seu universo é constituído por empresas incubadas, sendo que a amostra é de conveniência. Consta de uma fase de validação do instrumento de pesquisa, sendo submetida a diversos especialistas; a coleta de dados foi realizada por questionário estruturado, sendo o mesmo aplicado no formulário eletrônico do Google Forms, e apresentou o uso de vignettes para facilitar ao respondente. Durante a elaboração do modelo teórico proposto neste trabalho, fez-se contato, via e-mail, com o senhor Ranjan, o qual forneceu maiores informações e esclarecimentos para o desenvolvimento de um novo modelo. Realizou-se um pré-teste para verificar a clareza, objetividade e compreensão do questionário para o entrevistado, assim como os cenários construídos por meio das vignettes, as instruções, o layout e o conteúdo. O modelo proposto é uma adaptação do modelo de Ranjan e Read (2014), para o segmento de empresas incubadas e incubadoras. Ambas devem estar atentas para o conceito cocriação de valor, pois este contribui para a satisfação das empresas incubadas e pode, dessa forma, incrementar a competitividade e lucratividade delas. O construto apoio da incubadora apresentou uma influência menor do que a cocriação de valor sobre a satisfação das empresas incubadas. Dessa forma, as incubadoras devem investir mais na cocriação de valor, bem como na satisfação das incubadas. Outra vantagem para as atividades gerenciais é que a implementação e desenvolvimento do conhecimento, interação, transparência, personalização, experiência e relacionamento contribuirão para a satisfação das empresas incubadas. Para a academia, este trabalho contribui para ampliar o conhecimento sobre cocriação de valor, em especial num ambiente de incubadoras.Item A CONTRIBUIÇÃO DOS FATORES DE RIOS CONFIANÇA E CONHECIMENTO NA AGREGAÇÃO DE VALOR EM AGLOMERADOS AGRÍCOLAS: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE DO DESEMPENHO RELACIONAL E TRANSACIONAL EM UM AGLOMERADO DE URUCUM(2019-08-15) Sandra Bergamini Leonardo; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira, Profª. Drª. Paloma Maria Teresa Martinez Sanchez (coorientador(a)); Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Profª. Drª. Paloma Maria Teresa Martinez Sanchez; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Sérgio Feliciano Crispim; Profª. Drª. Erlaine Binotto; Profª. Drª. Patrícia CampeãoEste trabalho objetivou analisar a contribuição dos fatores de relacionamentos interorganizacionais (RIOs) confiança e conhecimento na agregação de valor de um aglomerado agrícola, caracterizada por medidas de desempenho relacional e transacional. O objeto de estudo foi um aglomerado de produtores rurais de urucum e utilizou-se, como estratégia de investigação, o método misto incorporado, com coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos, dentro de um projeto tradicional quantitativo. Elaborou-se um modelo teórico que foi, posteriormente, comparado com o modelo estrutural obtido a partir dos resultados apurados na etapa quantitativa. O tamanho da amostra contou com a participação de 94% dos produtores rurais existentes no município pesquisado. O questionário aplicado foi, posteriormente, tabulado e analisado por meio de Análise Descritiva (AD), Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Modelagem de Equações Estruturais baseada em mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Os resultados mostraram que as correlações existentes entre a confiança e a agregação de valor do aglomerado estudado, caracterizadas por medidas de desempenho relacional e transacional, variaram de acordo com os atores envolvidos, tendo sido significativas entre alguns atores e não significativas entre outros. Já o conhecimento mostrou-se significativamente relevante para a agregação de valor do aglomerado, considerando tanto medidas de desempenho relacional quanto transacional. Na etapa qualitativa, confirmou-se a convergência dos resultados estatísticos com a percepção dos agentes locais, evidenciando a necessidade de mais confiança entre os relacionamentos dos atores inseridos no aglomerado com os atores externos.Item A ECOINOVAÇÃO EM EMPRESAS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: UM ESTUDO SOBRE SUA MEDIÇÃOLuciane Ribeiro Pinheiro; Prof. Dr. João Batista Pamplona; Prof. Dr. João Batista Pamplona; Prof.a Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof.a Dra. Raquel da Silva Pereira; Prof.a Dra. Maria Tereza Saraiva de Souza; Prof. Dr. Alexandre Formigoni; Prof.a Dra. Isabel Cristina dos SantosA degradação ambiental tem sido um assunto muito discutido nos últimos anos, entretanto os maiores causadores desse impacto no meio ambiente são as empresas, diversos setores dependem do transporte rodoviário de cargas-TRC, que tem uma participação significativa se comparado com os demais modais. Como resultado do aumento do consumo, há a necessidade de um esforço maior em transportes, e pela estrutura do Brasil oferecer quilômetros de rodovias, o modal mais utilizado é o rodoviário. Em decorrência dessa crescente demanda do TRC, estudos apresentam os reflexos no meio ambiente, as emissões de gases que causam efeito estufa e compromete o Planeta. Por esta razão surgiu o interesse em explorar mais sobre formas de mensurar a ecoinovação, que nada mais é do que serviços, processos, práticas organizacionais e estratégias de marketing, que podem ser novas para a empresa de TRC ou significativamente mudadas, cujo resultado seja menor impacto no meio ambiente. Já existem órgãos que fazem mensurações de inovação por setor e nação, mas não existe um modelo específico para a medição da ecoinovação nas empresas/setor de TRC, sendo assim o problemas dessa pesquisa foi: Como mensurar o desempenho em eco-inovação nas empresas de grande porte, listadas na BM&F Bovespa, no setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil? Para se responder essa pergunta buscou-se seguir o objetivo traçado que foi propor um modelo de mensuração com base em pesquisa exploratória. Chegou-se a um modelo com três partes: I) Nível de Ecoinovação em TRC; II) Importância da Ecoinovação em TRC; III) Esforço em Ecoinovação em TRC. Identificou-se que as empresas de TRC buscam por ecoinovações para atender os fatores compulsórios, que é a legislação ambiental. Identificou-se pouco investimento em ecoinovação de forma espontânea pelas empresas do setor. Após a aplicação do questionário de mensuração e sua análise, foram sugeridas algumas melhorias ao modelo, como por exemplo, a aplicação do questionário em duas etapas, na primeira o envio do questionário às empresas de TRC, na segunda etapa a entrevista para esclarecimentos, outra melhoria seria a seleção de respondentes feita pelas próprias empresas de TRC, que direcionaria cada parte do questionário ao profissional com experiência no assunto. Os resultados dessa pesquisa foram de caráter ilustrativo, pelo fato de ter sido feita em três empresas de TRC, todas elas são representativas, pois são das empresas nacionais e uma internacional de capital aberto e listadas na BM&F Bovespa, mas o resultado não pode ser generalizado para o setor.Item A ESTRUTURA DE FORMAÇÃO DA SATISFAÇÃO COM A VIDA NUM CONTEXTO DE GESTÃO DE CIDADES(2022-03-08) Alexandre Wállace Ramos Pereira; Prof.ª Dra. Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Profa. Dra. Daielly Melina Nassif Mantovani; Prof. Dr. Josué Alencar BezerraA satisfação com a vida refere-se ao que as pessoas pensam e como elas se sentem sobre suas vidas, sendo considerada, portanto, um julgamento cognitivo de algum domínio específico da vida da pessoa. Este julgamento se constitui num processo de juízo e avaliação geral que o indivíduo faz da própria vida, de acordo com um critério próprio. Este estudo teve seu delineamento apoiado por método quantitativo, buscando responder como a Satisfação Geral com a Vida é influenciada por distintos domínios presentes no ambiente urbano das cidades. O estudo caracterizou-se como de natureza descritiva e abordagem quantitativa de análise dos dados, com corte transversal, e desenho correlacional-causal. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento domiciliar e abrangeu uma amostra de 301 casos representativos da população urbana com 18 anos ou mais da Região do Grande ABC Paulista. O instrumento de pesquisa, denominado de “Formulário de Entrevista Domiciliar” (FED) foi composto por 127 (cento e vinte e sete) indicadores. Para fins de análise dos dados, foram utilizadas estatísticas básicas e análise fatorial exploratória, por meio do software SPSS, análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais, com auxílio do software Smart PLS. Como resultados, a pesquisa encontrou argumentos que sugerem contribuições da construção da Segurança Humana enquanto fator de predisposição para a Satisfação Geral com a Vida no ambiente da gestão das cidades.Item A GESTÃO SOLIDÁRIA NA AGRICULTURA FAMILIAR: ESTUDO DE CASO DA CADEIA PRODUTIVA DO MEL NO SERTÃO PIAUIENSE.(2022-02-25) Jakeline Rodrigues de Aquino Bezerra; Luís Paulo Bresciani; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Prof. Drª. Priscila Ferreira Perazzo; Prof.ª Drª. Raquel da Silva Pereira; Prof. Dr. Eduardo de Lima Caldas; Prof. Dr. Sidney LianzaO Empreendimento Econômico e Solidário (EES) CASA APIS, situado no sertão nordestino, é composto por três cooperativas singulares, abrangendo 58 comunidades, em 30 municípios do Estado do Piauí. O empreendimento soma mais de 800 agricultores cooperados, trabalhando na cadeia produtiva do mel. Tal instituição foi fundada no ano de 2005 com a finalidade de envolver populações pobres e marginalizadas, além de fomentar a apicultura na região, para a geração de ocupação e renda. Tendo em vista a expansão do cooperativismo no Nordeste brasileiro e a atuação deste empreendimento no dia a dia dos agricultores familiares sócios, a tese buscou caracterizar, à luz da teoria de reciprocidade, a relação existente entre a central de cooperativas, suas cooperativas singulares e as unidades familiares que as integram, considerando os distintos espaços de atuação e gestão que se colocam para esse conjunto de EES. O estudo teve abordagem qualitativa e de natureza exploratória, do tipo estudo de caso intrínseco, sendo seus dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas individuais, realização de grupos focais, observação sistemática in loco, além da construção de diário de campo e análise documental. A análise dos dados foi realizada a partir do software IRAMUTEQ e do uso de técnicas de triangulação. Vale destacar que os conceitos de teoria da reciprocidade, economia solidária, gestão solidária e agricultura familiar estão em permanente construção e a sua aplicação representa um grande desafio para os empreendimentos solidários do Nordeste brasileiro. Como principais resultados alcançados com esta tese, destacamos que a seca ainda aparece como um “grande vilão” demonstrando necessidade de estratégias de enfrentamento para evitar a perda de enxames, contudo, a maioria dos agricultores familiares pesquisados manifestaram interesse de viver e sustentar suas famílias exclusivamente através da apicultura. Constatou-se também que, por meio da organização em cooperativa, o processo de produção de mel tem impactado diretamente na vida dos agricultores familiares estudados, tendo em vista que o mercado ao redor do mel permite uma maior circulação da renda nas comunidades pesquisadas. Constatou-se também a presença de relações de reciprocidade simétrica entre os agricultores familiares nas cooperativas singulares e no trabalho dentro dos apiários, fortalecendo laços de amizade, confiança, justiça e responsabilidade. Dessa forma, torna-se relevante para o sertão nordestino a adoção de políticas públicas de fortalecimento da economia solidária com implicações diretas para estratégias de convivência com o semiárido e o desenvolvimento regional.Item A GOVERNANÇA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENÇÃO AO IDOSO: UM ESTUDO EM DUAS CAPITAIS BRASILEIRASFrancisco Mirialdo Chaves Trigueiro; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Prof. Dr. Luís Paulo Bresciani; Prof. Dr. Joao Batista Pamplona; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Profª. Dra. Gabriela Spanghero Lottta; Profª. Dra. Vania Barbosa do NascimentoDados do Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde (OMS, 2015) mostram que pela primeira vez na história, a maioria das pessoas tem expectativa de vida acima dos 60 anos. Uma criança nascida no Brasil em 2015 pode esperar viver 20 anos ou mais que uma criança nascida 50 anos atrás, implicando mudanças profundas na forma como essas pessoas possam viver e nas políticas públicas. Dados do IBGE (2010) mostram que havia 20,5 milhões de idosos (10,79% da população), e para 2030, a estimativa é de atingir 41,5 milhões de habitantes (18% da população). Quanto à expectativa de vida, em 1980, a média dos brasileiros era de 62,7 anos, passando a 73,9 anos 2010, um incremento de 11,2 anos. Desse modo, no campo do envelhecimento populacional, as políticas públicas são essenciais para garantir além de ações afirmativas, programas e ações continuadas e implementadas pelos gestores públicos, contemplando atividades relacionadas ao bem estar do idoso. A operacionalização desse estudo impõe a aplicação de recortes sob a ótica territorial, optando por capitais brasileiras porque influenciam as decisões políticas e o contexto socioeconômico para além de seus limites administrativos e territoriais. Assim, foram escolhidos os municípios de João Pessoa, capital da Paraíba, e Cuiabá, capital de Mato Grosso, localizadas no Nordeste e Centro Oeste do território brasileiro e expectativa de vida de 74,9 anos e 75 anos, respectivamente. O objetivo da pesquisa é caracterizar os arranjos institucionais presentes na estrutura de governança nas políticas públicas dirigidas aos idosos, com a identificação dos atores participantes e das dimensões condicionantes à sua configuração e funcionamento, nos municípios selecionados, tendo como marco temporal a promulgação do estatuto do idoso, em 2003, até 2016. A fundamentação teórica contempla três seções: Políticas Públicas; Gestão do Território, Atores, Governança Pública e Arranjos Institucionais; Mudança Demográfica e as Políticas Públicas de Atenção ao Idoso. Os procedimentos metodológicos incluíram o método de pesquisa qualitativo, o tipo de pesquisa estudo de casos, a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com diversas fontes de informação, sendo 53 em João Pessoa e 44 em Cuiabá (total 97 entrevistados) e pesquisa documental, a análise de conteúdo e técnicas de mapeamento e triangulação de dados. Os resultados demonstram que a concepção de políticas ocorre por meio dos Conselhos do Idoso, Assistência Social e Saúde, Conferências do Idoso e dos Ministérios, Secretarias Estaduais e Secretarias Municipais. Estas últimas também se configuraram como as principais executoras das políticas, programas, projetos e ações, que totalizaram 22 em João Pessoa e 18 em Cuiabá, sendo que as áreas de Saúde (referenciada no SUS) e Assistência Social (referenciada no SUAS), contemplam a maior parte das políticas. A conclusão da tese é que são necessários arranjos constituídos por atores estatais, paraestatais e não estatais, no conjunto e em torno de cada política, de modo a contemplar todas as áreas que atendam às necessidades da pessoa idosa (por exemplo, saúde, assistência social, transporte), em uma ação intersetorial e interfederativa. Entretanto, a atuação dos atores na estrutura de governança está condicionada a seis dimensões: estrutural-administrativa e funcional, político-legal, econômico-financeira, informacional, institucional e sócio demográfica.Item A IMPLEMENTAÇÃO DO MARKETING DE SERVIÇOS PÚBLICOS: ASPECTOS QUE INFLUENCIAM ESSE PROCESSO(2021-12-17) Renato Emanuel Gomes da Silva; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Alexandre Luzzi Las Casas; Prof. Dr. Luiz Alberto de FariasO Marketing de Serviços Públicos pode ser aplicado às ações de instituições governamentais nas esferas federal, estadual e municipal, com impacto direto na qualidade de vida da população, onde o setor público busca facilitar o acesso a serviços públicos, atendendo às necessidades sociais de maneira eficaz. A análise da temática do Marketing de Serviços Públicos permite a valorização das ações correspondentes às expectativas de benefício aos cidadãos. A aplicação e adequação dos conceitos mercadológicos à esfera pública possibilitam melhorar o entendimento e apoiar o relacionamento entre o agente público e a população demandante dos serviços, tendo em vista resultados mais efetivos e adequados às necessidades percebidas por esse público. Através de ferramentas e estratégias de Marketing implementadas nas instituições públicas é possível dar respostas adequadas às necessidades e desejos da população. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizada na Região do Grande ABC Paulista, com a finalidade de conhecer possíveis práticas associadas ao Marketing de Serviços Públicos e esclarecer conceitos, visando subsidiar a fase seguinte do projeto, que resultou na elaboração de um framework com as etapas da implementação de Marketing de Serviços Públicos. No primeiro estágio da pesquisa, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas a partir de roteiro desenvolvido com o objetivo de analisar os aspectos que influenciam a implementação do Marketing de Serviços Públicos. As entrevistas tiveram como foco indivíduos com experiência comprovada na gestão pública. Foram identificados quinze aspectos que influenciam a implementação de Marketing de Serviços Públicos, entre os quais se destacam: a) a atividade de Marketing não ser vista como estratégica e sim como operacional; b) na área pública o Marketing não ser compreendido como um conjunto interligado de ferramentas e sim como propaganda e comunicação; c) o agente público confunde Marketing com vendas e, por isso, tem resistência a utilizá-lo e d) há dificuldade de identificar os cidadãos como clientes. As variáveis determinantes para implementação do Marketing de Serviços Públicos identificadas na primeira etapa compuseram o framework, submetido a um júri de especialistas, para complementação e validação da etapa seguinte da pesquisa de campo e é apresentado como produto deste trabalho.Item A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: GESTÃO, DIREITOS E EFETIVIDADE(2014-02-12) Maria Helena Scalabrin Cardoso Gomes; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo Romeiro; Prof.ª Dr.ª Ana Cristina LimongiFrança; Prof. Dr. Marco Antonio Carvalho TeixeiraCidadania, igualdade e dignidade são valores humanos, direitos, expressos nas Constituições da maioria dos países, dentre os quais o Brasil. Entretanto, esses direitos muitas vezes são meras declarações de princípios, ou letras da Lei, distantes do que pode ser definido como Estado Social de Direitos. O presente estudo objetivou analisar a efetividade de um desses direitos: o direito ao trabalho da Pessoa com Deficiência nas organizações públicas e privadas. Mesmo tendo um caráter impositivo para as organizações privadas, e como simples reserva de vagas nos concursos públicos, não deixa de ser uma tentativa de corrigir séculos de exclusões e alijamento dos direitos das Pessoas com Deficiência. É um problema que se desvela em diferentes dimensões, uma vez que a forma com que uma determinada sociedade interage com seus membros mais fragilizados evidencia sua identidade cultural, ética, política, social e mesmo econômica. Para atingir os objetivos propostos, este estudo partiu da trajetória histórica e social das Pessoas com Deficiência, do direito ao ingresso no mercado do trabalho, e dos mecanismos de representação e fiscalização garantidores desse direito. O polo empírico buscou o desvelamento das dimensões do fato analisado, por meio de levantamento de dados de cunho exploratório, abrangendo as esferas nacional, regional e local. As pesquisas de campo, trazidas para este estudo, foram regionais e locais, analisando se o processo de adesão à Lei de Cotas foi assegurado por ações afirmativas e se resultaram em prática sistemática de contratações. Partiu-se dos estudos das ações inclusivas nos municípios brasileiros, censos nacionais e regionais IBGE/MUNIC, seguindo de pesquisas de emprego divulgadas pelo Ministério do Trabalho, RAIS/CAGED; SEADE; FIPE/MODEN, no período de 2008 a 2012. Nesses anos evidenciou-se uma retração no estoque de empregos de Pessoas com Deficiência, distantes das potencialidades de contrações das municipalidades pesquisadas. As pesquisas de campo, qualitativas, objetivaram, sobretudo, dar vozes aos sujeitos sociais diretamente afetados pelas políticas de inclusão profissional. Essas pesquisas foram direcionadas para regiões de alto desenvolvimento econômico e social, com mercados de trabalho estruturados e demandantes: a Região do Grande ABC, e a Região Metropolitana de Campinas. Como contraponto, duas regiões de baixo desenvolvimento econômico e baixa oferta de trabalho: Alta Paulista e Registro. Um recorte de estudo foi feito no município de Americana, na Região Metropolitana de Campinas, por ser uma das cidades mais inclusivas do Estado de São Paulo, quando comparado seu PIB per capita, empregos formais e o número de Pessoas com Deficiência inseridas na economia do trabalho. Os resultados encontrados apontam que a inclusão profissional caminha mais lentamente do que o esperado, por força de uma cultura não inclusiva, que alega baixa escolaridade daqueles que hoje estão no mercado de trabalho, muito embora os números de Pessoas com Deficiência que possuem educação superior são maiores do que o estoque de empregos do ano 2013 (PcDs). Os mecanismos de representação e defesa social, nas grandes localidades têm resultados inconclusos. Nas pequenas cidades eles são facilmente observados e seus resultados e mais efetivos. Nos estudos evidenciaram-se a importância e a centralidade do trabalho na vida das Pessoas com Deficiência, muito embora ainda distante do que se pode qualificar como trabalho decente e de oportunidades iguais. Como contribuição, este estudo trouxe para o debate o desvelamento de fatos econômicos, políticos, sociais e da administração do trabalho e conclui com a necessidade de reformulação das políticas ativas, para tornar a inclusão mais efetiva, eliminando as fricções nos processos de ajustes, com soluções locais, individualizadas e particularizadas.Item A INFLUÊNCIA DA CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, COOPERAÇÃO E PODER NO DESEMPENHO DOS RELACIONAMENTOS NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO BRASILEIRAS(2015-04-30) Denise Maria Martins; Profª. Drª. Ana Cristina de Faria; Profa. Dra. Ana Cristina de Faria; Profa. Dra. Isabel Cristina dos Santos; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Luiz Artur Ledur Brito; Prof. Dr. Diógenes de Souza BidoEsta tese tem como objetivo geral analisar a influência da confiança, do comprometimento, da cooperação e do poder na qualidade do relacionamento interorganizacional das cooperativas de crédito singulares e centrais brasileiras. Os modelos conceituais concebidos com os constructos de confiança, comprometimento, cooperação, poder e qualidade do relacionamento foram utilizados como bases norteadoras da pesquisa, à luz dos constructos teóricos de Morgan e Hunt (1994); Coote, Forrest e Tam (2003); Mahama (2009) e Hutchinson e Singh (2012). A pesquisa é considerada quantitativa e descritiva, pois, além da pesquisa bibliográfica para estabelecer o arcabouço teórico, foi desenvolvida uma survey aplicada às cooperativas de crédito vinculadas ao Banco Central do Brasil - BACEN e a Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB. A partir dessas relações causais entre os constructos, por meio de modelo recursivo e reflexivo, buscaram-se métodos de análises estatísticas que viabilizaram o delineamento da pesquisa. A partir dos dados obtidos na survey, validação das escalas dos constructos, validação do instrumento de coleta de dados e a descrição do perfil das cooperativas de crédito, os dados foram tratados por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), com aplicação do método de estimação dos mínimos quadrados parciais (PLS-PM). O resultado gerado com a integração dos modelos teóricos resultou na confirmação dos constructos na rede de cooperativas de crédito pesquisada, demonstrando que as variáveis latentes confiança, comprometimento e cooperação influenciam na Qualidade do relacionamento das cooperativas de crédito singulares com suas centrais. No entanto, o poder não foi evidenciado uma relação com o comprometimento com a estatística t= 0,067; dessa forma, tendo sido excluída essa relação. A pesquisa permitiu identificar, nos constructos analisados, que a cooperação é um fator chave para o estabelecimento de uma boa qualidade do relacionamento; a confiança e o comprometimento conduzem a relacionamentos de longo prazo; o poder é um fator antecedente, positivo e significante, à confiança, sendo, o poder, variável positiva do comportamento na formação e gestão da qualidade dos relacionamentos. Assim, o estudo promoveu uma análise que permitiu entender as características das relações e os principais fatores que contribuem para melhorar a qualidade dos relacionamentos interorganizacionais.Item A INFLUÊNCIA DA DISTÂNCIA TEMPORAL PERCEBIDA PARA UTILIZAÇÃO DE UM PRODUTO NA AVALIAÇÃO DE SEU PREÇO DE VENDA.João Vicente Rosa de Souza; Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Sergio Feliciano Crispim; Prof. Dr. Geraldo Luciano Toledo; Prof. Dr. Eduardo RechA relação dos consumidores com o preço de um produto é central no comportamento de consumo de alto envolvimento. Dessa forma, o consumidor avalia a sua tomada de decisão considerando quais fatores contribuem positivamente para a formação do valor percebido do produto a ser consumido. Um desses fatores é o tempo que o consumidor se encontra do uso e consumo do produto, ou seja, qual a distância temporal entre eles. Assim, o presente estudo busca analisar a influência da distância temporal percebida do acesso a um bem comprado em situação de alto envolvimento, na predisposição do consumidor a pagar um preço maior para antecipar o uso desse item. Para a consecução desse objetivo, realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva. Assim, com base em um questionário aplicado a uma amostra não-probabilística composta por 223 sujeitos, encontrou-se que, na maioria dos quatro cenários estudados, a maior parte dos respondentes optou por não pagar nada a mais para antecipar o acesso ao produto. Porém, conforme a distância temporal diminuiu, de um cenário para outro, identificou-se um aumento no número de respondentes que escolheram pagar algum valor para ter acesso ao item a ser comprado. Ou seja, quanto mais próximos temporalmente do acesso ao produto, maior foi a probabilidade de pagar mais pelo benefício. Além disso, o intervalo temporal que teve o maior impacto na alteração de comportamento da amostra foi a diminuição de três meses para um mês. Assim, entende-se que essa diferença de distância temporal foi percebida como relevante para o consumidor, impactando diretamente na sua ação. Ainda, as variáveis Renda, Escolaridade e Idade apresentaram os melhores resultados como preditoras na disposição dos respondentes a pagar mais. Dessa forma, esses resultados servem de parâmetro para melhorar o desempenho das empresas no estabelecimento das políticas de preço, distribuição e estoque, particularmente, para produtos comprados em situações de alto envolvimento.Item A INFLUÊNCIA DOS ATIVOS DE ALTA LIQUIDEZ NO VALOR DAS EMPRESAS, CONSIDERANDO A GOVERNANÇA CORPORATIVA E AS RESTRIÇÕES FINANCEIRAS(2019-03-21) Mário Cordeiro Filho; Prof. Dr. João Batista Pamplona; Prof. Dr. João Batista Pamplona; Prof. Dr. Edimilson Costa Lucas; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. José Carlos Tiomatsu Oyadomari; Prof. Dr. Vinicius Augusto Brunassi SilvaEste estudo objetiva avaliar empiricamente o impacto que a manutenção de ativos de alta liquidez (cash holdings) tem no valor de mercado das companhias abertas brasileiras não financeiras com ações listadas na B3. O estudo abrangeu o período de 2010 a 2017, considerou uma amostra de 176 empresas e utilizou as técnicas estatísticas de análise discriminante e regressão de dados em painel. Os resultados foram obtidos por meio do emprego combinado dos modelos econométricos Fama e French (1998) Pinkowitz et al (2006), Cleary (1999) e Dittmar Mahrt-Smith (2007). O impacto dos cash holdings no valor das empresas é avaliado considerando conjuntamente todas as empresas da amostra e segregando-as em grupos de acordo com os diferentes níveis de governança corporativa e os diferentes graus de restrições financeiras. Os segmentos de listagem de ações da B3 são considerados como proxies de governança corporativa. Como proxy de restrições financeiras são considerados os resultados obtidos por meio do Modelo Cleary (1999) com base nas políticas de distribuição de lucros e de recompra de ações das empresas durante o período deste estudo. Os resultados obtidos, diferentemente das predições da teoria da agência, sugerem que os cash holdings impactam positivamente o valor de mercado das empresas, entretanto, os cash holdings excedentes impactam negativamente o valor de mercado das empresas, indo ao encontro da teoria de agência. Os resultados obtidos também indicam que o impacto dos cash holdings no valor de mercado das empresas é sensível aos diferentes níveis de governança corporativa e aos diferentes graus de restrições financeiras. Controlando os diferentes níveis de governança corporativa e os diferentes graus de restrições financeiras, os cash holdings impactam positivamente e negativamente, em diferentes magnitudes, os diferentes grupos e subgrupos da amostra.Item A LIDERANÇA MULTIMODAL: COMPETÊNCIAS REQUERIDAS NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA(2024-05-20) Ivam Holanda de Souza; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Profa. Dra. Luísa Veras de Sandes Guimarães; Profa. Dra. Maria Julia Pantoja de Britto; Profa. Dra. Patrícia Martins Fagundes CabralA pandemia da Covid-19 catalisou o movimento de flexibilização do trabalho nas organizações, impulsionando a adoção do trabalho híbrido como uma tendência global. Neste contexto, surge a liderança multimodal, uma abordagem inovadora na qual o líder orienta membros de equipes em ambientes virtuais e presenciais, simultaneamente, representando um construto novo e ainda pouco explorado, o qual se requer embasamento teórico e empírico no campo da gestão comportamental. No Brasil, observa-se uma lacuna na literatura acadêmica sobre essa modalidade de liderança. Diante desse cenário, foi concebido um projeto de pesquisa focado na liderança multimodal, com o objetivo de identificar e analisar as competências exigidas dos líderes de equipes nas Instituições Federais de Educação Profissional. A questão central que norteou o estudo foi: quais são as competências necessárias para a liderança multimodal na condução de equipes em um contexto de trabalho híbrido? A pesquisa adotou uma abordagem empírica e propôs-se a responder à questão formulada por meio do método misto, exploratório e descritivo, considerando a relevância e atualidade do tema. No setor público, os estudos sobre trabalho híbrido são escassos e, quando associados à liderança, a literatura disponível é ainda mais limitada, justificando a escolha deste campo de investigação. A população-alvo abrange mais de 77 mil servidores distribuídos em 38 autarquias, conhecidas como Institutos Federais, presentes em todas as regiões do país. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários autoadministrados a 650 participantes, complementados por 15 entrevistas realizadas com ocupantes de cargos de direção, líderes de equipes e não líderes, com o intuito de aprofundar a compreensão da temática em estudo. Na análise dos dados quantitativos, foi utilizada a análise fatorial exploratória, enquanto a etapa qualitativa foi conduzida por intermédio da análise de conteúdo. Outrossim, os resultados destacaram quatro macrocompetências: socioemocional, gestão estratégica de equipes, contexto e inovação e fluência digital. A triangulação dos dados permitiu a integração e a confirmação dos resultados. Entre os achados significativos, destacam-se as seguintes categorias: capacidade de autodesenvolvimento contínuo, autoengajamento, negociação e concepção, além da gestão de equipes colaborativas. Enquanto as duas primeiras categorias referem-se ao líder, as demais representam competências relacionadas aos liderados. Acrescente-se que a escala de diagnóstico da liderança multimodal foi validada, com destaque para as habilidades sociais e emocionais. A pesquisa contribui, assim, para o avanço do conhecimento científico no campo das competências de liderança multimodal, identificando 16 competências essenciais para os líderes atuarem em ambientes de trabalho híbridos, especialmente nas organizações públicas. Como limitação, destaca-se a escassez de referências bibliográficas sobre o tema, e estudos futuros devem abranger outros setores da economia.Item A PRÁTICA DE MARKETING: UMA ANÁLISE DA OPINIÃO DE DIFERENTES ATORES SOBRE O CONSUMO E A PERSPECTIVA ÉTICA(2018-05-31) Claudemir Bertuolo Furnielis; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Sergio Feliciano Crispim; Prof. Dr. Alexandre Luzzi Las Casas; Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari; Suplente Prof. Dr. Geraldo Luciano ToledoA partir do objetivo de analisar e comparar as opiniões dos professores de disciplinas de marketing, gestores de marketing, gestores de entidades de defesa do consumidor e consumidores sobre o consumo, a ética e a prática do marketing, adotou-se para os procedimentos metodológicos uma abordagem qualitativa-quantitativa, de forma exploratória e descritiva. Na fase qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com a técnica de análise de conteúdo e na fase quantitativa realizou-se um survey, utilizando um questionário gerado a partir da etapa qualitativa e análise de correlação. Concluiu-se em relação ao marketing, que as definições são diferentes da teoria para gestores de marketing, gestores de defesa do consumidor e consumidores e, assim, não refletem os verdadeiros conceitos teóricos. Ainda, em relação ao marketing verifica-se que a prática por parte dos gestores de marketing não é compatível com os conceitos teóricos e a própria filosofia de marketing. Quanto ao consumo, gestores de marketing e gestores de entidade de defesa do consumidor se afastam da literatura e os consumidores entendem que são livres diante do consumo e que há um equilíbrio de forças entre empresa-cliente, conceitos coerentes com a definição operacional adotada na tese. Para o constructo ética, as definições dos entrevistados contemplam parcialmente os conceitos teóricos quanto a definição e prática. Os gestores de marketing têm uma visão mais antropocêntrica do entendimento de ética ao passo que os demais entrevistados têm opinião mais orientada para a sociedade. Em relação ao que é ética no marketing, os gestores de marketing mantêm a mesma perspectiva da definição e entendem a ética na prática como a observância ao que determina a lei, os gestores de entidades de defesa do consumidor, mantém a coerência com o que entendem de marketing e dizem que é uma comunicação transparente. Docentes e consumidores têm o mesmo entendimento ao manifestarem que ética no marketing é a empresa entregar o que promete. Sobre os dados da pesquisa com consumidores, vê-se que as questões dos professores são as que apresentam maior número de correlações, especialmente quanto à definição de marketing. A maioria das associações quanto às assertivas dos professores utilizadas no questionário, indica alto nível de significância.Item A PREVALÊNCIA DO NEGOCIADO SOBRE O LEGISLADO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS: AS PERSPECTIVAS DOS SINDICATOS E GESTORES DE RECURSOS HUMANOS(2024-08-23) Giseli Angela Tartaro HO; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Edson Keyso de Miranda Kubo; Eduardo de Camargo Oliva; Aline Bento; Wilson Aparecido Costa de Amorim; Eliane Maria Pires Giavina BianchiO Brasil implementou a reforma trabalhista em 2017 com o objetivo de ajustar as regras trabalhistas da década de 1940. Considerando o contexto de mudanças, merece destaque a negociação coletiva, visto que sofreu significativas alterações, provenientes da reforma trabalhista visando impor regras mais flexíveis na legislação. A nova regra dispõe sobre a prevalência do negociado sobre o legislado, como novidade trazida pelo disposto no art. 611-A da CLT, que permite aos atores envolvidos no processo negocial estabelecerem dispositivos que sobrepõem a disposição legal. Dessa forma, a presente pesquisa analisou como os gestores de Recursos Humanos (RH) das empresas e os sindicatos estão lidando com a alteração legislativa que dispõe sobre a prevalência do negociado sobre o legislado, sendo realizada na Região do Grande ABC, tendo como participantes gestores de RH de duas empresas do setor metalúrgico e membros dos Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e de São Caetano do Sul, bem como representantes do Poder Judiciário. O estudo teve uma abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, os dados foram coletados por meio de documentos, realização de entrevistas e pesquisa de campo. Como achado relevante pode-se citar o modelo de negociação adotado na região do ABC, pautado no diálogo permanente, fruto da interação positiva entre as partes envolvidas no processo. Apresenta-se como conclusão a ausência de mudanças significativas em relação à maneira como a negociação vem ocorrendo após a reforma trabalhista de 2017, envolvendo os sindicatos e gestores de RH na região. No entanto, quando há mudanças, elas são justificadas pelas pressões institucionais, no sentido de garantir a sobrevivência da empresa e a preservação dos empregos, diante do contexto de flexibilização, de mudança de tecnologia, de modo que as partes acatem os termos negociados, em prol da permanência das organizações na região, visto que há muita concorrência atualmente no mercado automobilístico, por conta dos carros chineses e do estabelecimento de empresas em outras regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, onde conseguem bons incentivos fiscais. A pesquisa contribui para o avanço dos estudos na área da Administração de Empresas, visto se constituir como um estudo inédito, também serve para orientar demais gestores de RH a lidarem com o processo de negociação coletiva, visando reduzir impactos econômicos e sociais nas organizações.Item A RELAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS, DA PRONTIDÃO TECNOLÓGICA INDIVIDUAL E DO COMPORTAMENTO DE INOVAÇÃO INDIVIDUAL DO FUTURO PROFISSIONAL NO CENÁRIO DA INDÚSTRIA 4.0(2024-05-08) LILIAN WATARAI; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Profª Drª Luísa Veras de SanchesGuimarães; Profª Drª Anne Cristine Chinellato; Prof. Dr. Marcos Antônio GasparA indústria da Quarta Revolução Industrial pode ser reconhecida pela sua elevada habilidade de interagir entre as áreas compreendidas no espaço manufatureiro, acompanhado pelo elevado nível que a Tecnologia da Informação e Comunicação é utilizada. As habilidades e competências do trabalhador devem se tornar a base para o êxito de uma indústria de inovação. Com isso, o objetivo geral deste trabalho consiste em identificar e avaliar o desenvolvimento de competências 4.0, da prontidão tecnológica individual e do comportamento de inovação individual requeridas pelo futuro profissional no cenário da Indústria 4.0, segundo a visão de professores, instrutores e educadores atuantes nas escolas profissionalizantes, com cursos orientados para a Indústria 4.0. O lócus da pesquisa foi o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e os respondentes totalizaram 447 docentes. A pesquisa está dividida em duas fases. A primeira fase do estudo é quantitativa, em virtude de a pesquisa ser descritiva. Esta fase da pesquisa teve como objetivo testar as relações entre os constructos competências 4.0, prontidão tecnológica individual e comportamento de inovação individual com a utilização de equações estruturais estimadas por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). A segunda fase é qualitativa e teve como objetivo explorar o tema para compreendê-lo em sua totalidade, por meio de entrevistas com especialistas em Indústria 4.0 que avaliaram os resultados da pesquisa quantitativa. Os resultados mostraram que os indicadores mais significativos foram Pensamento Analítico/Crítico, Controle de Qualidade, Adaptabilidade e Flexibilidade, e Análise/Visão Sistêmica para o construto Competências 4.0; E-Learning, Valor da Tecnologia da Informação e Comunicação, Aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação, e Novas Habilidades em Tecnologia da Comunicação e Informação para o construto Prontidão Tecnológica Individual; Explorando Novas Oportunidades, Capacidade de Adotar um Novo Produto/Serviço, e Defesa de uma Nova Ideia para o construto Comportamento de Inovação Individual. Para preparar os futuros profissionais, as instituições devem fornecer recursos e apresentar as tecnologias e as competências da Indústria 4.0, incentivando e desenvolvendo um comportamento de inovação. Os formuladores de políticas de ensino profissional e tecnológico, assim como a alta direção das instituições devem focar no desenvolvimento técnico de futuros profissionais para as competências, conhecimento, habilidades e atitudes da Indústria 4.0, bem como o comportamento de inovação, uma vez que esses fatores possuem impacto positivo na prontidão tecnológica dos futuros profissionais no cenário da Indústria 4.0.