Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 21
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DO CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA CURRICULAR: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL (ETI) EM RIBEIRÃO PIRES/SP
    (2020-06-03) William Santos Nascimento; Profª. Drª. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Profa. Dra. Branca Jurema Ponce
    Este trabalho de pesquisa apresenta o processo de construção do currículo das oficinas pedagógicas de uma Escola de Tempo Integral – ETI, localizada no Município de Ribeirão Pires/SP. Frente à inexistência de uma proposta oficial para a parte diversificada do currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o objetivo central do estudo consistiu na busca de estratégias para a construção coletiva de um currículo na perspectiva da justiça curricular. A metodologia utilizada alinha-se com os princípios e processos da pesquisa-ação colaborativa, uma vez que essa abordagem qualitativa de pesquisa proporciona o desenvolvimento de discussões, reflexões e tomadas de decisão da gestão escolar, respeitando os sujeitos do currículo. O trabalho apoiou-se nas contribuições das teorias críticas do currículo de autores como Michael Whitman Apple, José Gimeno Sacristán, Michael Young, Antônio Flávio Barbosa Moreira e no conceito de justiça curricular explorado por Raewyn Connell, Juliana Fonseca de Oliveira Neri, Branca Jurema Ponce. Os resultados obtidos nesse processo revelam que a ação de refletir coletivamente sobre os conceitos que fundamentam as práticas pedagógicas, a partir dos problemas concretos da escola promove mudanças importantes na direção de um projeto comprometido com a qualidade social da educação e com a gestão democrática da escola. O produto final deste trabalho se apresenta sob o formato de caminhos percorridos para a construção coletiva do currículo e de projetos que contemplam objetivos para as três dimensões da justiça curricular: conhecimento, cuidado e convivência.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES COM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
    (2018-02-27) Géssica Natália Campos; Profª. Drª. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dra. Branca Jurema Ponce
    Este trabalho busca refletir sobre a Educação em Direitos Humanos (EDH) e as possibilidades de incorporação da EDH em uma escola da rede municipal de São Caetano do Sul. O objetivo geral da pesquisa é contribuir com o trabalho da equipe gestora e docente para o desenvolvimento de ações concretas, envolvendo professores, para a promoção da EDH na perspectiva de uma qualidade social da educação. Por sua relevância, o trabalho tem como referencial teórico as contribuições de alguns autores como Comparato (2015), Haddad e Graciano (2006), Candau (2013), Carvalho (2004), Lúcio (2013), Santos (2013), Silva (2012). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, dividida em três etapas: a de caracterização dos sujeitos integrantes da equipe gestora e equipe docente da escola; a identificação das concepções de direitos humanos e de Educação em Direitos Humanos dos participantes; e, finalmente, a etapa de ação, que resultou na elaboração de um plano de formação que vise a incorporação da EDH nas práticas cotidianas da escola. Os resultados da pesquisa indicam que antes de realizarmos um trabalho de EDH na escola com os alunos é preciso realizar com a equipe gestora e docente da escola. Uma formação reflexiva pode fazer com que o professor se reconheça como um sujeito de direitos para só depois pensarmos em formar alunos que se reconheçam sujeitos de direitos. Uma educação que busca qualidade social precisa refletir sobre respeito às diferenças, democracia, autonomia e direitos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A EVASÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ETEC DO ABC PAULISTA
    (2021-11-08) Cláudia Aparecida Siola Fiorotti; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista
    Esta dissertação teve por finalidade estudar a evasão escolar. A temática foi analisada por meio de um estudo de caso realizado em uma das unidades escolares de nível médio e técnico da instituição Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. O objetivo geral foi identificar as principais causas intra e extraescolares que levam os alunos a evadirem-se do Curso Técnico em Administração em uma ETEC do município do ABC Paulista. A questão-problema que conduziu a pesquisa foi: Quais os fatores influenciadores e determinantes da evasão escolar no Curso Técnico em Administração nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza? O referencial teórico pautou-se nas contribuições de Cunha, Koritiake, Manfredi, Mota e Frigotto, Motoyama, e Schwartzman sobre a história do ensino técnico. Vale salientar que as legislações e os documentos oficiais da instituição também contribuíram nesse percurso, assim como os estudos correlatos, considerando ainda os trabalhos de Ball, Dore e Lücher, Lück, Patto e Paro, referentes aos conceitos e causas da evasão escolar, bem como à importância da gestão escolar nesse contexto. Trata- se de um estudo qualitativo que se valeu dos seguintes procedimentos metodológicos para a coleta de dados: análise documental; aplicação de questionários e a realização de um grupo de discussão. Os resultados evidenciaram que as principais causas da evasão declaradas pelos alunos são as extraescolares, tais como: dificuldade de conciliar o trabalho com os estudos; problemas de saúde e pessoais. Já na visão da equipe gestora, as causas intraescolares elencadas foram: descompasso educacional; aulas não motivadoras. Com relação aos fatores extraescolares, destacam-se: problemas financeiros; localização da unidade escolar; ingresso no nível superior; dificuldade de conciliar o horário do curso com o trabalho. Constatou-se que a unidade escolar desenvolve ações orientando o corpo docente sobre as consequências da evasão e sobre o planejamento das aulas, assim como esclarecendo aos alunos a importância do curso para o mercado de trabalho. Por fim, a partir dos achados desta pesquisa, como produto final, serão organizados materiais de conscientização destinados à equipe gestora, em especial à coordenação de curso e professores, por meio da plataforma PADLET. O propósito é subsidiar novas estratégias e ações que a unidade escolar continuará a desenvolver para controlar e amenizar o índice da evasão.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A JUDICIALIZAÇÃO DO ACESSO À CRECHE NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ/SP: DESAFIOS DOS GESTORES PARA UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE
    (2020-06-08) Juliana Andrade Vieira; Profª. Drª. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Rodnei Pereira; Prof. Dr. Salomão Barros Ximenes
    Esta dissertação tem como tema a judicialização de acesso às vagas em creches municipais de Santo André, município localizado na região do ABC Paulista, SP. O objetivo geral da pesquisa foi conhecer os desafios relacionados à qualidade do atendimento em creches apontados pelas gestoras frente às dificuldades geradas pela insuficiência de vagas. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se caracterizou como um estudo de caso, de abordagem qualitativa, que combinou diferentes técnicas de coleta de dados para atingir os objetivos específicos: i) pesquisa documental, visando o mapeamento da distribuição das matrículas por liminares entre 43 creches municipais nos anos de 2018 e 2019; ii) questionário aplicado à totalidade das gestoras de creche com o objetivo de identificar os pontos críticos relacionados à qualidade do atendimento com base nos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (IQEI) do Ministério da Educação (2009); iii) realização de Grupo de Discussão com as diretoras das cinco creches com maior número de matrículas por liminares nos anos de 2018 e 2019, para conhecer os desafios da gestão escolar relacionados à qualidade do atendimento. Os resultados evidenciaram que, das sete dimensões de qualidade avaliadas, as principais dificuldades relacionam-se à insuficiência e/ou inadequação dos espaços, materiais e mobiliário e à formação e condições de trabalho dos profissionais que atuam nas creches municipais de Santo André. Os principais desafios apontados referem-se às estratégias necessárias para lidar com berçários superlotados, com a elevada proporção criança/adulto e com a adaptação de ambientes, fatores que acabam afetando a qualidade das experiências de aprendizagem e as interações das crianças com o meio natural e social que as creches deveriam prover. O estudo permite afirmar que as dimensões de qualidade que dependem do trabalho e comprometimento dos profissionais que atuam nas creches, em geral, estão em um “bom caminho”; contudo, aquelas que dependem diretamente do investimento e dos cuidados do poder público merecem ainda muita “atenção”, especialmente nas unidades que atendem a população mais vulnerável do município de Santo André. Conclui-se, assim, que o fenômeno da judicialização da educação em creches agrava as carências existentes pela incapacidade do Estado de arcar plenamente com seu dever no que tange à educação infantil. Como produto desta pesquisa, propõe-se a produção de um documentário visando ampliar o alcance dos conhecimentos sobre a problemática estudada e impulsionar as mudanças necessárias para fazer valer os direitos das crianças à proteção e a uma educação infantil com qualidade social.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR NA CONSTITUIÇÃO DE UMA CULTURA INCLUSIVA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ/SP
    (2021-06-14) Maraligia da Silva; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa Prof. Dr. Nonato Assis deMiranda; Profa. Dra. Enicéia Gonçalves Mendes
    Esta dissertação teve como objetivo geral analisar as ações desenvolvidas pelos diretores escolares com vistas à construção de uma cultura escolar inclusiva dos alunos com deficiência em escolas da rede municipal de Santo André. O tema da pesquisa emergiu das experiências profissionais da pesquisadora em meio à implementação das políticas de Educação Inclusiva na rede municipal e partiu da seguinte questão: que ações têm sido implementadas pelos diretores escolares no sentido de construir uma cultura inclusiva dos alunos com deficiência em escolas da rede municipal de Santo André? Após breve histórico dos marcos legais internacionais e da evolução das políticas de Educação Inclusiva na legislação brasileira, o trabalho traz uma análise das políticas de inclusão do município, em específico das que se referem aos alunos com deficiência. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de Grupo de Discussão com quatro diretoras da rede municipal. Os achados foram analisados a partir da abordagem qualitativa da Análise de Prosa, concluindo se que a construção de uma cultura inclusiva depende das ações do gestor em torno de três papéis fundamentais: o de gestor-formador; o de gestor mediador de conflitos; e o de gestor articulador do trabalho coletivo na escola. Os dados apontam que a postura do diretor deve ser propositiva e deve estimular a construção coletiva e responsável da prática pedagógica. A gestão democrática é prática imprescindível nessa construção, na qual o diretor deve buscar o equilíbrio entre autoridade e cooperação. Uma postura de acolhimento frente às fragilidades e inseguranças de membros da equipe pedagógica e mesmo dos familiares dos alunos com deficiência aparece como princípio de uma relação de respeito e parceria, fundamental para o sucesso desse processo. O produto da pesquisa consiste na criação de uma página eletrônica na qual serão compartilhados, além do protocolo de ações do diretor escolar para uma cultura inclusiva, documentos, legislação sobre educação inclusiva, educação especial e inclusão escolar, bem como outras informações de utilidade para o diretor escolar, a fim de propiciar o aprofundamento das discussões sobre inclusão escolar, qualidade social da educação, entre outras.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    ASSEMBLEIAS DE CLASSE COMO ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
    (2024-06-21) Tiago Luiz de Araujo; Prof.ª Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Ulisses Ferreira de Araújo
    Após o período pandêmico, as relações intraescolares se tornaram ainda mais desafiadoras. A violência física, verbal e virtual tem permeado o ambiente escolar, gerando grandes embates entre todos membros da comunidade escolar. Em um cenário cada vez mais carente de espaços democráticos de diálogo, este trabalho de pesquisa tem como objetivo principal investigar as contribuições da implementação de assembleias de classe nos anos iniciais de uma escola municipal de São Caetano do Sul, pela ótica da gestão democrática, embasado na concepção de Ulisses Ferreira de Araujo e Josep Maria Puig. Compreende o percurso histórico da educação brasileira e da democracia para o exercício da cidadania, em uma linha temporal que abrange as influências ancestrais sobre a contemporaneidade. Reflete sobre os elementos constituintes dos conflitos, seus benefícios para o desenvolvimento global do indivíduo e formas pacíficas de resolução. Metodologicamente classifica-se como uma pesquisa-ação colaborativa, referenciada por Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina e Michel Thiollent. Cumpre todas as etapas estruturais desse modelo de pesquisa por meio do planejamento coletivo, realização de seis seminários, propostas contínuas de ação-reflexão, de modo integrado ao grupo de pesquisa; analisando as influências ocorridas na gestão escolar. Pretende em seus objetivos específicos: realizar o registro documental de proposta de implementação de estratégias de gestão democrática em escolas da rede municipal de São Caetano do Sul; desenvolver, de forma colaborativa, um projeto piloto de implantação de assembleias de classe com professores dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de São Caetano do Sul; formular uma proposta de institucionalização de assembleia de classe como política pública curricular no município de São Caetano do Sul, tendo como produto final diretrizes para implementação de assembleias de classe em formato de e-book. Após análise de resultados, é possível afirmar que as assembleias de classe contribuem para a melhoria das relações intraescolares, diminuição da violência, ampliação dos espaços democráticos de fala no ambiente escolar, interação entre pares, desenvolvimento da empatia, respeito, protagonismo docente e estudantil, formação de cidadãos conscientes que zelam pela preservação e ampliação da democracia
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E DE QUALIDADE DA PRÉ-ESCOLA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA: ORIENTAÇÕES CURRICULARES E A PERSPECTIVA DOS GESTORES
    (2020-04-13) Xirlaine dos Anjos Sousa; Profª. Drª. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Sandra Lúcia Ferreira
    Este trabalho de pesquisa analisa as orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de Diadema, localizada na Região do Grande ABC Paulista, com foco em três categorias conceituais: infância, qualidade da educação infantil e função social da pré-escola. Para tanto, examina dois documentos: a Proposta Curricular de Diadema para a Educação Infantil-publicada em 2007 e o Referencial Curricular do Sistema SESI-SP, composto por materiais apostilados adotados a partir do ano de 2014. O objetivo geral da pesquisa foi conhecer as concepções que orientaram as práticas curriculares e pedagógicas da pré-escola do município de Diadema entre 2014 e 2018. Para tanto, foram definidos três objetivos específicos: a) analisar os avanços e retrocessos das políticas de Educação Infantil no Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988; b) identificar as concepções de infância e de qualidade presentes nos documentos curriculares; c) conhecer as concepções dos gestores pedagógicos a respeito da infância, da qualidade e da função social da pré-escola. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que combina análise documental e de dados obtidos em um grupo de discussão realizado com professores/gestores de educação infantil desse município. O estudo se fundamenta nas contribuições teóricas de autores da Sociologia da Infância e do campo das políticas públicas de Educação Infantil. Os resultados apontam diferenças significativas de concepção e de abordagem pedagógicas entre os dois documentos, refletindo-se nos discursos contraditórios e ambivalentes das profissionais sobre a função social da pré-escola. Um acervo virtual de memórias curriculares da educação infantil de Diadema tende a contribuir para reflexão e futuros estudos sobre a concepção de infância do município. Conclui-se que é preciso continuar lutando por políticas públicas que reconheçam o direito das crianças a usufruírem plenamente o tempo da infância e que tenham o brincar como princípio educativo da educação infantil.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    DESAFIOS DO PROFESSOR ASSESSOR DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ
    (2021-12-08) Alissandra Marques de Freitas; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Angela Maria Martins
    Este estudo teve o objetivo de analisar os desafios enfrentados pelo Professor Assessor de Educação Inclusiva (PAEI) no serviço de itinerância realizado junto às escolas da rede municipal de Santo André. O trabalho analisa as atividades e as interações deste profissional com os alunos com deficiência, familiares, professores, equipes gestoras das unidades escolares e as interfaces com os serviços de saúde, tendo como referência o histórico das políticas públicas de educação especial na perspectiva inclusiva do município desde o início dos anos 1990. Utilizou como referencial teórico as contribuições do campo da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, que cruza informações documentais e bibliográficas com dados coletados em campo por meio de roda de conversa realizada com três PAEI que atuam em regiões da cidade que concentram o maior número de alunos com deficiências matriculados em salas de aula regulares. Os dados foram analisados com base nos procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados apontam que, apesar do protagonismo das políticas públicas de Educação Inclusiva do município, os principais desafios que ainda persistem se referem à formação de professores para lidar com crianças com deficiências na sala de aula regular; à formação, apoio e acolhimento das famílias; e às relações da área da educação com os serviços de saúde de Santo André. Como conclusão, defende a necessidade de incluir o conteúdo das políticas públicas de educação inclusiva nas pautas formativas dos profissionais diretamente envolvidos no trabalho de inclusão com vistas à preservação da memória e dos avanços obtidos na conquista de direitos de todos a uma educação de qualidade e à dignidade humana. Como produto da pesquisa, propõe a construção de um espaço de diálogo e troca de experiências dos integrantes das equipes formativas da Gerência de Educação Inclusiva de Santo André.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA: PERCEPÇÕES DOS GESTORES DA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ
    (2022-06-24) Juliana de Moura Borges; Prof.ª Dr. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas
    Este estudo insere-se no contexto mais amplo dos debates e reflexões sobre os limites e possibilidades da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, instituída no Brasil no ano de 2008. Como objeto específico, a pesquisa focalizou no processo de escolarização das crianças com hipótese de autismo ou diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na perspectiva das equipes gestoras da rede municipal de educação de Santo André. O objetivo geral foi compreender os desafios e possibilidades de escolarização das crianças com TEA no contexto das políticas de educação inclusiva desse município, localizado na região do Grande ABC Paulista. Os objetivos específicos foram: descrever o fluxo de atendimento e as ações realizadas pelos equipamentos públicos do município de Santo André com vistas à escolarização de crianças com hipótese de autismo ou já diagnosticadas com TEA; conhecer os desafios para a inclusão de crianças com hipótese de autismo ou diagnosticadas com TEA, na percepção de integrantes de equipes gestoras da rede pública municipal de Santo André; identificar as lacunas formativas dos atores envolvidos nos processos de inclusão de crianças com TEA em escolas da rede municipal de Santo André na percepção das equipes gestoras. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, combinando as seguintes técnicas de coleta de dados: a) pesquisa documental; b) roda de conversa realizada com duas Assistentes Pedagógicas (AP) e duas Professoras Assessoras de Educação Inclusiva (PAEI), representantes das unidades escolares; c) entrevista semiestruturada com uma representante da Gerência de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação. A análise dos dados foi realizada com base nos procedimentos metodológicos da análise de prosa em diálogo, com as contribuições teóricas de autores alinhados com o paradigma da inclusão, que entende o acesso à educação e a permanência na escola como um direito humano fundamental de todos os alunos. Os dados apontam que apesar de o município possuir uma longa trajetória de políticas de educação inclusiva, com investimentos sistemáticos em infraestrutura e processos formativos dos profissionais, ainda existem barreiras atitudinais que dificultam a inclusão e a escolarização de crianças com TEA nas salas de aula comuns; ademais, nesse processo, os saberes da área da saúde ainda prevalecem sobre os saberes pedagógicos construídos e sistematizados nas práticas cotidianas das escolas. Como produto técnico-tecnológico desta pesquisa, propõe-se a elaboração de um protocolo de ações que oriente os gestores a conduzirem o atendimento e as orientações necessárias à inclusão e escolarização da criança com TEA, que só se efetiva por meio da garantia do direito de aprender e conviver com seus pares nas escolas comuns.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO: UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ
    (2023-03-08) Sônia Maria Marchiori De Oliveira; Prof.a Dr.a Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Marco Wandercil; Profa. Dra. Cristiane Machado
    As desigualdades da população brasileira foram expostas de forma inequívoca e se aprofundaram durante a pandemia de Covid-19. O afastamento das crianças das escolas, em decorrência do prolongado período de isolamento social, ampliou ainda mais as desigualdades educacionais, sobretudo, nos sistemas públicos de ensino, acarretando grandes e novos desafios aos profissionais de educação durante e após o período pandêmico. Esta pesquisa teve o propósito de problematizar essas questões na rede municipal do município de Santo André, localizado na região do ABC Paulista na perspectiva dos atores que atuam na gestão pedagógica das escolas. Como aportes teóricos, o estudo fundamentou-se em contribuições do campo das políticas públicas e da gestão educacional, explorando, particularmente, os conceitos de direito à educação, gestão democrática e as atribuições do coordenador pedagógico. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, que articulou dados obtidos em fontes documentais e empíricas, com o objetivo de analisar as estratégias propostas pela Secretaria de Educação do município de Santo André e as ações efetivamente implementadas nas escolas com vistas ao enfrentamento das desigualdades educacionais no contexto pós-pandêmico. Para tanto, realizou-se uma roda de conversa com quatro assistentes pedagógicas que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas localizadas em regiões de grandes contrastes socioeconômicos. Os dados obtidos permitiram identificar a existência de tensões e contradições entre as iniciativas e orientações dos órgãos centrais do sistema de ensino e as condições objetivas dos atores escolares e das famílias de atenderem as reais necessidades dos alunos no que diz respeito ao acolhimento, ao direito de aprender e de ter acesso a uma educação de qualidade. Ademais, os resultados indicam que os efeitos do período pandêmico tendem a perdurar por muito tempo ainda, o que exigirá dos gestores pedagógicos uma grande capacidade de administrar as demandas externas à escola e as prioridades identificadas pelas equipes escolares no retorno às atividades presenciais. Como produto desta pesquisa, e por demanda dos próprios atores participantes do estudo, propõe-se a construção de um acervo documental, registrado em formato de podcast, com depoimentos e análises sobre os efeitos e desafios do período pandêmico e pós- pandêmico na educação brasileira e, particularmente, na rede municipal estudada.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NO RETORNO À ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS CONSELHOS DE CICLO NA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ (SP)
    (2023-07-08) Renata Cristina dos Santos; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Profª. Dra. Sandra Maria Zákia Lian Sousa
    O fechamento das escolas, em 2020 e 2021, em decorrência da pandemia de covid- 19, desorganizou os sistemas de ensino, incidiu sobre o planejamento curricular e sobre o aproveitamento escolar dos estudantes, aprofundando as desigualdades educacionais do país. As consequências desse período foram sentidas, de forma mais concreta, no retorno às atividades presenciais no ano de 2022. Como objetivo geral, esta pesquisa se propôs a examinar a percepção das equipes gestoras das escolas da rede municipal de Santo André (SP) sobre a organização e o funcionamento dos conselhos de ciclo no cenário pós-pandêmico. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem mista, que combinou dados documentais, obtidos em levantamento das normativas da Secretaria de Educação de Santo André entre 2020 e 2022, e dados empíricos, coletados por meio de um questionário estruturado aplicado a diretores, vice-diretores, assistentes pedagógicos e professores assessores de educação inclusiva, que integram as equipes gestoras das Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental (EMEIEF) dessa rede de ensino. O estudo fundamentou-se em contribuições teóricas de autores que analisam a finalidade, a organização e o funcionamento dos conselhos de classe/ciclo na perspectiva da gestão democrática do ensino público. Os resultados obtidos apontam a existência de tensões e contradições entre as iniciativas da Secretaria de Educação e o posicionamento dos gestores, no que diz respeito às avaliações diagnósticas realizadas durante a pandemia e ao retorno às atividades presenciais, que incidiram sobre as decisões e os encaminhamentos dos conselhos de ciclo. Os dados da pesquisa também permitem inferir que parcela significativa das equipes escolares compreende a importância desse espaço colegiado para repensar a finalidade das avaliações e a reorganização das estratégias pedagógicas, a fim de reduzir as desigualdades educacionais no contexto pós-pandêmico. Como produto desta pesquisa, propõe-se a elaboração de um conjunto de diretrizes que auxilie as escolas da rede a fortalecer esse órgão colegiado como espaço de reflexão e tomadas de decisão, com vistas a garantir o direito de aprendizagem de todos, tendo, como horizonte, uma sociedade mais justa e democrática.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ÍNDICE DE OPORTUNIDADES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (IOEB).
    Renata Grinfeld; Prof.ª Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Paulo Sergio Garcia; Prof. Dr. Reynaldo Fernandes
    Esta pesquisa buscou responder a questionamentos sobre como as escolhas políticas podem repercutir no enfrentamento das desigualdades, considerando as oportunidades educacionais oferecidas no território. Assim, apresentou o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira como fio condutor, articulando-o com os conceitos de território, justiça social e direito à educação de qualidade para todas as crianças, adolescentes e jovens. A pesquisa procurou compreender quais são os fatores relacionados às políticas públicas educacionais que proporcionam mais ou menos oportunidades educacionais. Para isso, constitui uma metodologia mista, composta por uma análise quantitativa que selecionou o Estado brasileiro que mais diminuiu as desigualdades de oportunidades educacionais no período entre a 1a e a 3a edição do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (2015 e 2019 e, em seguida, uma análise de caso, integrada por uma análise documental. A primeira etapa selecionou o Estado do Maranhão e segunda analisou a principal política educacional implementada nesse estado no período – O Programa Escola Digna -, bem como políticas destinadas à educação do campo. Tais análises trouxeram como principais conclusões: a importância da gestão democrática, da formação continuada de professores, da participação comunitária nas decisões escolares, bem como uma avaliação contextualizada, como elementos essenciais para a ampliação das oportunidades educacionais. O produto desta pesquisa traz ações e estratégias práticas que sistematizam esses elementos fundamentais como recomendações aos gestores educacionais, a fim de apoiar a ampliação de oportunidades educacionais em seus territórios.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PAPEL DAS GESTORAS NO MUNICÍPIO DE DIADEMA
    (2022-06-09) Tatiane Christine Real Lamarca; Prof.ª Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Angela Maria Martins
    Considerando o período pandêmico que impactou mundialmente a sociedade, esta dissertação teve como problema de pesquisa: quais as estratégias e ações adotadas por gestores escolares na consecução das normativas exaradas pela Seduc no município de Diadema no contexto da crise sanitária provocada pela pandemia de Covvid-19? O objetivo geral se dedicou a analisar as estratégias e ações adotadas pelos gestores escolares da rede municipal de educação de Diadema (SP), com vistas a mitigar as desigualdades educacionais aprofundadas no contexto da pandemia de Covid-19. Trata-se de uma percepção basilar a ser discutida, considerando que o período pandêmico foi completamente atípico na rotina escolar, o que confere à gestão função precípua no desenvolvimento das atividades escolares. A metodologia é de caráter descritivo-exploratório, considerando que os dados que compõem o corpus da investigação foram tratados a partir das diretrizes da Análise de Conteúdo, ou seja, as projeções argumentativas propostas derivam do que foi dito em forma de relato. Ademais, ressalta-se que a abordagem de pesquisa é qualitativa e, para isso, foram ouvidas duas gestoras escolares, por intermédio de uma roda de conversa, como técnica metodológica. A fundamentação teórica deste trabalho concentra-se no campo investigativo da gestão escolar e suas zonas fronteiriças com pesquisas que versam sobre o direito à educação e as políticas públicas de docência e gestão. Os dados revelam que ambas as gestoras seguiram com parcimônia as orientações regimentais do governo federal, estadual e municipal, bem como as orientações da SEDUC de Diadema. Nesse contexto, as participantes se mostraram democráticas, ao aferirem autonomia a sua equipe docente, de maneira a gerar efeitos positivos junto ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A análise de dados da pesquisa foi pautada em dois conceitos chave, de implementação de políticas X atuação de políticas, discutidos nas pesquisas de Stephen Ball e discricionariedade dos burocratas de nível de rua empregados nas pesquisas de Gabriela Lotta. Como produto foi elaborado um guia informativo e de recomendações no intuito de auxiliar os gestores escolares no processo de replanejamento das ações da escola no contexto pós-pandêmico, considerando os resultados da pesquisa e a natureza da linha de pesquisa a que está vinculada – Política e Gestão da Educação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTO ANDRÉ: CONCEPÇÕES, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS (2005 – 2016)
    (2020-02-17) Maria de Lara Terna Garcia Mancilha; Profª. Drª. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Alípio Márcio Dias Casali
    Esta dissertação buscou resgatar o percurso histórico da construção do currículo do município de Santo André, localizado no ABC Paulista, entre 2005 e 2016 com a finalidade de compreender as concepções curriculares que têm orientado a prática pedagógica dos profissionais dessa rede de ensino. Esta pesquisa de abordagem qualitativa combinou a análise de documentos com as concepções de currículo dos profissionais de educação, explícita ou implicitamente, reveladas em entrevistas semiestruturadas. Resgatar fragmentos de memórias do currículo deste município torna-se relevante para a construção da identidade educacional dessa rede de ensino. Como referencial teórico, o estudo respalda-se nas contribuições de Michael W. Apple, Miguel Arroyo, Stephen J. Ball, Antonio Flavio Moreira, Tomaz Tadeu da Silva, José Gimeno Sacristán, Jurjo Torres Santomé e Vera Candau. Os resultados obtidos se configuram a partir do cotejamento entre as categorias de análise que emergiram dos achados documentais e as extraídas das entrevistas. Os documentos indicam a existência de certo hibridismo teórico das concepções que perpassaram as políticas curriculares das três gestões administrativas analisadas. As enunciações dos sujeitos revelam a riqueza da história curricular deste município, ao mesmo tempo que evidenciam discursos contraditórios que expressam as formas peculiares de subjetivação das experiências curriculares vividas por eles. Como conclusão, o estudo sustenta a necessidade de fortalecer as políticas curriculares desta rede de ensino como forma de resistir à uniformização hegemônica para qual caminhamos. Como produto e contribuição deste trabalho a futuros pesquisadores e aos profissionais de educação emerge a organização de um acervo virtual a partir dos fragmentos curriculares que compõem a história e a concepção de currículo do município de Santo André entre os anos 2005 e 2016.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O POSICIONAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ENSINO FRENTE ÀS PAUTAS CONSERVADORAS NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE UM ESTUDO NA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
    (2023-04-13) Rodrigo Gomes Abreu; Prof.a Dr.a Sanny Rosa da Silva; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dra. Sandra Lucia Ferreira; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia
    O presente estudo disserta e visa fazer uma análise exploratória sobre o posicionamento dos profissionais da educação na região do ABC Paulista e os impactos das pautas conservadoras na educação, expressas por políticos e grupos conservadores. O problema da pesquisa refere-se em como esses profissionais dessa região percebem essa ascensão dessas pautas e de como eles se posicionam diante delas. Como objetivo geral, a pesquisa foi a análise de que modo as pautas conservadoras de educação se refletem no posicionamento e na compreensão dos profissionais de ensino que atuam nas redes municipais da Região do ABC Paulista, além de uma revisão narrativa de literatura no período entre 2015 a 2022. Os procedimentos metodológicos possibilitaram a realização de uma pesquisa no portal de periódico da CAPES, colocando como parâmetro o período acima supracitado, a utilização das seguintes palavras-chave: “políticas e gestão”; “educação e neoconservadorismo”; “educação e neoliberalismo”; “políticas públicas”; “neoliberalismo”. Além disso, foi feito um questionário do tipo Likert com dez questões sobre homeschooling, militarização, vigilância dos pais sobre o professores e liberdade docente. Para subsidiar a interpretação dos resultados, foi utilizado um escopo teórico de estudiosos brasileiros e estrangeiros acerca das pautas neoconservadoras e neoliberais na educação brasileira. Logo, os resultados mensurados foram que uma maioria dos profissionais da área conhece essas pautas e, de forma geral, possui discordância sobre algumas delas, visto que podem incorrer em um ambiente mais vigiado e restrito à liberdade docente. Nas considerações finais dispõem-se de que os docentes reconhecem que essas pautas neoconservadoras que adentram ao ambiente de ensino e também, de certa maneira, alteram o clima escolar, interferem em sua liberdade docente, na produção de conhecimentos e possibilidades da sua práxis, com possíveis criações de legislações que afastam o aluno do ambiente institucionalizado da escola. Como produto desta pesquisa propõe- se um acervo bibliográfico com os materiais escritos e vídeos acerca da temática, disponibilizado em um site próprio, de livre acesso a estudantes e pesquisadores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    PARA ALÉM DA IMPLEMENTAÇÃO: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO REFORMULADOR DE POLÍTICA EDUCACIONAL
    (2022-01-08) Antonio Jovem de Jesus Filho; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Nonato Assis Miranda; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Laurinda Ramalho de Almeida
    No contexto atual, em que o neoliberalismo avança sobre a educação pública brasileira, em geral, e a performatividade e o gerencialismo têm se caracterizado como marcas essenciais das políticas educacionais formuladas pela SEDUC, em particular, o presente trabalho tomou como objeto de estudo o Programa Gestão em Foco – Método de Melhoria de Resultados (MMR), que se assenta sobre a noção de gestão para resultados. Implantado de forma gradual nas escolas da rede estadual paulista entre os anos 2016 e 2019, o MMR tem promovido alterações significativas no planejamento e rotina das escolas, bem como nas práticas de gestão e docência. Nesse sentido, estabeleceu-se, como objetivo geral desta pesquisa, analisar as repercussões do gerencialismo e da performatividade, materializadas no MMR, sobre a atuação do coordenador pedagógico da rede estadual paulista. As bases teóricas foram construídas a partir dos conceitos de performatividade e gerencialismo de Ball (2005) bem como a teoria de atuação (policy enactment), formulada por Ball, Maguire e Braun (2016). O estudo orientou-se pelos fundamentos da abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e análise documental. Os dados foram coletados mediante a realização de grupo de discussão (GD), tendo, como foco, identificar as concepções do coordenador pedagógico sobre o MMR e a respeito de seu papel como membro da gestão escolar, descrever as formas de atuação do coordenador pedagógico para colocar em prática o MMR, bem como identificar e descrever como o coordenador pedagógico se posiciona diante da cobrança por desempenho e cumprimento de metas estabelecidas pela SEDUC, por meio do MMR. Para a realização da análise do material empírico coletado, optou-se pelo recurso metodológico da análise de prosa (AP). Os achados evidenciaram que os sujeitos da pesquisa, isto é, os coordenadores pedagógicos da rede estadual paulista, ainda que sejam obrigados a atender a demandas por desempenho e cumprimento de metas, não atuam como mera caixa de ressonância da SEDUC, mas adotam um discurso autoral e estratégias de ação que recontextualizam o MMR, adaptando-o à realidade e ao contexto escolar.Com base nos resultados finais desta investigação, foi proposto, como Produto Final, um Plano de Ação Pedagógica (PAP) com foco na adequação do MMR à realidade da escola e na autonomia do coordenador pedagógico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    POLÍTICAS CURRICULARES EM CENA NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ: DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
    (2021-10-08) Maria Gabriela Mills Cammarano; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Rodnei Pereira; Prof. Dr. Jefferson Mainardes
    Esta pesquisa teve como objetivo compreender como se deu a interlocução entre a Secretaria Municipal de Educação e as unidades escolares no processo de execução do novo currículo de ensino fundamental do município de Santo André, nos anos de 2019 e 2020. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, que conciliou análise documental com dados extraídos de relatos de coordenadoras pedagógicas em um Grupo de Discussão e de entrevista com uma representante da SME. O trabalho aborda a construção histórica e a concepção de currículo adotada pela rede a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as percepções das coordenadoras sobre esse processo, inclusive em meio à pandemia. Quanto ao tratamento teórico e metodológico da pesquisa, as referências se agrupam em torno de conceitos de três campos de estudo: o de currículo; o das políticas de educação; e o de gestão educacional. No que diz respeito ao currículo, este estudo se baseia nas contribuições de autores como Apple e Beane (1997), Arroyo (2013), Giroux e Mc Laren (1999), Moreira e Candau (2008), Sacristán (2010a, 2013b, 2017c), Santomé (2003), Silva (2005), Young (2007, 2014, 2016). Para análise da interlocução entre os órgãos centrais da rede e as escolas, foi adotado o conceito de “atuação” ou “encenação” de políticas, utilizado nos estudos de Ball (2005) e Ball, Maguiree Braun (2016), em que privilegiam a compreensão dos processos de interpretação e tradução dos textos e orientações oficiais em detrimento da noção de implementação. Finalmente, no campo da Gestão Educacional, foram buscados aportes teóricos nos estudos de Placco, Souza e Almeida (2012), Ball (2005), Miziara, Ribeiro e Bezerra (2014), entre outros. Os resultados apontam a existência de contradições teóricas do documento curricular e de incoerências entre o discurso oficial da SME e as orientações e estratégias indicadas para a execução do novo currículo. Outro achado relevante se refere à fragilidade de identidade profissional do CP, que impacta diretamente o exercício das funções desse gestor escolar. Como conclusão,o estudo aponta a necessidade de fortalecer o protagonismo dos sujeitos curriculares como forma de resistência à padronização das práticas escolares pretendida pelos currículos orientados pela BNCC. Como contribuição deste trabalho, surge como produto a organização de uma proposta formativa para os gestores, denominada Fóruns Setoriais de Formação e Gestão Permanente, cujo objetivo é sugerir pontos de partida a partir dos dados obtidos nesta pesquisa que amparem os envolvidos na formulação e encenação das políticas públicas e auxiliem a ressignificar o lugar do CP enquanto formador de professores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    "QUEREMOS UM LUGAR PARA BRINCAR EM DIA DE CHUVA": A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DAS CRIANÇAS NA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA CRECHE
    (2021-02-25) Agleide de Jesus Vicente; Profª. Drª. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Daniela Finco; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa
    O presente estudo teve como objetivo identificar e compreender o papel da escuta das vozes infantis no processo de participação das crianças bem pequenas na autoavaliação institucional em uma creche do munícipio de São Paulo. Para tanto, buscou identificar as compreensões das professoras e gestora frente à escuta e participação das crianças em processos decisórios da creche e qual o impacto que essas vozes têm diante de suas práticas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, um estudo de caso, cujos procedimentos metodológicos foram: a descrição da experiência de autoavaliação institucional da creche a partir dos registros reflexivos da coordenadora-pesquisadora e registros fotográficos, a análise do Projeto Político Pedagógico da creche e o uso de cartas como forma de estabelecer um diálogo com as professoras e com a gestora, tecendo a memória da experiência com suas percepções, aprendizagens, reflexões e interpretações do contexto da pesquisa. O referencial teórico pautou-se nos estudos e pesquisas de William A. Corsaro, Manoel Jacinto Sarmento, Paulo Freire, Alfredo Houyelos, Marta Regina Paulo da Silva, Julia Oliveira-Formosinho, David Altimir, Ana Bondioli, Francesco Tonucci, Miguel A. Zabalza, Maria Malta Campos e Ana Bondioli, assim como nas legislações que regulamentam e orientam o trabalho na Educação Infantil. Os resultados da pesquisa revelam que a escuta das vozes infantis no processo de participação política das crianças de 3 anos na autoavaliação institucional possibilitou a creche assumir seu papel social, político e democrático, resultando na transformação dos espaços da instituição, rompendo com o distanciamento entre o discurso de uma criança potente, sujeito de direitos, dentre eles o direito de dizer sua palavra, e as práticas antidialógicas e adultocêntricas que ainda eram presentes no cotidiano da creche. Demonstram ainda impactos nos saberes e fazeres das professoras e gestoras, que reconheceram a potência das vozes infantis e assumiram a escuta como uma postura de vida, estabelecendo uma relação de confiança, aberta, disponível, de aprendizagem e legitimação das vozes das crianças, através do planejamento que considera o que emerge delas atrelado às intenções das professoras. Como produto educacional, será elaborado um e-book que compartilhará a experiência da creche à luz dos resultados desta investigação. O intuito é que ele possa contribuir ou mesmo inspirar outras Unidades de Educação Infantil na construção e garantia da creche como um espaço democrático e dialógico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    ‘SE FOSSE UM PASSARINHO, TAMBÉM IRIA VOAR’: A ESCOLA E A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
    (2021-09-12) Mariana de Almeida de Moura; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Jason Ferreira Mafra
    Em defesa de uma escola pública pertencente ao povo e destinada a todos e todas, a luta por uma educação equitativa é dever dos(as) que dela fazem parte. Nessa perspectiva inclusiva, a presente pesquisa objetivou compreender como vem sendo construído o fazer pedagógico no cotidiano da escola com crianças sob tutela do Estado, segundo a percepção de seus professores e professoras. Para tanto, elaborou-se uma caracterização, fundamentada em documentos legais, de quem são os meninos e as meninas em situação de institucionalização pelo viés interseccional, a fim de, posteriormente, verificar e analisar as percepções das(os) docentes sobre essas crianças e sobre a educação a elas oferecida. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, baseada nos seguintes procedimentos metodológicos: análise dos relatórios e dos levantamentos acerca dos dados nacionais e municipais que caracterizam a institucionalização infantil e sua estruturação, bem como entrevistas semiestruturadas com seis docentes que atuam ou atuaram com crianças em situação de acolhimento institucional na Região do Grande ABC Paulista, identificados(as) e selecionados(as) por meio da técnica “bola de neve” (snowball). O referencial teórico dialoga com a epistemologia freiriana, a sociologia da infância e com os estudos sobre interseccionalidade e interculturalidade. Os resultados revelam as escolas ainda como mantenedoras de processos excludentes, balizados por um currículo escolar, muitas vezes, reducionista e engessado, dada a existência de preconceitos e preconcepções estereotipadas, bem como de uma visão da criança sob tutela pública como sujeito da falta, carente, violento, agressivo e triste. Ademais, observa-se uma precária organização escolar, o que culmina em uma prática pedagógica marcada por angústias relacionadas ao fato de não saber como atender às crianças acolhidas, sem que lhes sejam assegurados protagonismo, diálogo e escuta nas decisões que envolvem suas vidas no chão da escola. Os(as) docentes evidenciam não somente a carência de formações acerca do trato com essas crianças, mas também outros dificultadores nesse processo, tais como: a falha comunicação com os serviços de acolhimento; o caráter homogeneizador da própria escola no que tange ao acolhimento desses(as) meninos e meninas; a ausência de clareza quanto aos históricos de vida que os(as) acompanham e a tensão entre as necessidades de aprendizagem, disciplina e afetividade. Em contrapartida, relataram-se possibilidades e estruturaram-se vivências com vistas a uma pedagogia amorosa, emancipadora e humanizada. Como desdobramento dessa investigação, partindo das necessidades e sugestões dos(as) participantes, elaborou-se uma proposta de formação para estudantes, docentes e gestores(as). O objetivo é permitir-lhes conhecer as especificidades das crianças em situação de acolhimento institucional, dialogando sobre a urgente necessidade de rever os currículos escolares, bem como de escutar e olhar a criança acolhida, uma vez que a escola deve ser um ambiente de possibilidades emancipadoras e de combate a toda tentativa de reducionismo e segregação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    TERCEIRO SETOR E POLÍTICAS DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: A QUALIDADE DO ATENDIMENTO NO MUNICÍPIO DE MAUÁ/SP
    (2021-05-04) Patricia Bernardo de Souza; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva Rosa; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Profa. Dra. Eniceia Gonçalves Mendes
    Esta dissertação versou sobre as possíveis contribuições das organizações sociais do terceiro setor para as políticas de Educação Inclusiva. A temática foi analisada com base em um estudo de caso no município de Mauá (SP), localizado na Região do Grande ABC Paulista. O objeto de estudo foram as ações desenvolvidas pelo Instituto Multinclusão no atendimento educacional especializado a crianças/adolescentes com deficiências, em interface com as áreas da Saúde e da Educação do município. O objetivo geral foi analisar as contribuições dessa instituição na promoção de um atendimento de qualidade sob a ótica dos atores envolvidos: profissionais da Saúde, da Educação e representantes das famílias atendidas no setor de Apoio Pedagógico do Instituto. Configurando-se como um estudo qualitativo, os seguintes procedimentos metodológicos foram utilizados na coleta de dados: análise de documentos; aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. O corpus textual das entrevistas foi processado no software IRAMUTEQ, que realiza uma análise estatística das unidades de texto a partir da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e permite uma análise de similitudes temáticas a partir das classes de palavras encontradas. Os resultados evidenciaram que as barreiras para um atendimento de qualidade e para a efetiva inclusão social e educacional das pessoas com deficiência passam, principalmente, pelas dificuldades de interlocução e pela falta de articulação entre as áreas da Saúde e da Educação do serviço público e que, portanto, é nessa lacuna que o Instituto Multinclusão realiza parte do trabalho que tem sido negligenciado pelas políticas públicas. Com base no referencial teórico da Sociologia das Ausências, de Boaventura de Souza Santos, foi possível visibilizar e credibilizar o trabalho realizado por essa instituição que, diferentemente de outras do terceiro setor, tem como finalidade contribuir e fortalecer as ações do estado no cumprimento de suas responsabilidades para a garantia de direitos dos cidadãos. Por fim, a partir das dimensões extraídas dos dados, foram definidas algumas dimensões de qualidade para um Atendimento Educacional Especializado, o que possibilitou a criação de uma ferramenta de gestão, como produto da pesquisa. Esta ferramenta permite fazer uma avaliação da satisfação dos usuários quanto ao atendimento e, a partir disso, melhorar a qualidade do serviço ofertado.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • »
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais