Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTT)

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/57

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    ASPECTOS DA FLL NA FORMAÇÃO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
    (2024-10-14) NASCIMENTO, FILIPE DE OLIVEIRA; Aparício, Ana Silvia Moço
    Este produto é resultado da pesquisa e das entrevistas realizadas com professores técnicos de equipe de robótica educacional, onde foi possível apontar alguns aspectos que caracterizam o torneio FLL, assim podendo associar ao desenvolvimento de competências e habilidades na formação docente e continuada. Dessa forma este trabalho apresentam essas características com objetivo de incentivar novos professores a conhecer, participar e se tornarem técnicos de uma equipe de robótica FLL, assim evoluindo no processo de desenvolvimento profissional docente.
  • Item
    Diretrizes para implementação de assembleias de classe
    (2024-06-21) de Araujo, Tiago Luiz; da Rosa, Sanny Silva
    apresentado em formato de e-book (com ISBN) e contempla um conjunto de Diretrizes para a implementação das Assembléias de Classe por gestores e docentes de escolas públicas. Apresenta a fundamentação teórica, bem como os procedimentos metodológicos para o planejamento, desenvolvimento e avaliação das assembleias, cujo objetivo é promover o diálogo com e entre os estudantes para a resolução de conflitos e desenvolver habilidades socioemocionais para uma convivência mais solidária, respeitosa e democrática no ambiente escolar. O público-alvo do produto são os gestores públicos, gestores escolares e profissionais do magistério.
  • Item
    COOPERAÇÃO EM AÇÃO: UM GUIA DIDÁTICO PARA EXPLORAR CONTEÚDOS ATITUDINAIS NO ENSINO MÉDIO
    (2024-02-02) de Souza, Maria de Fátima; Brito, Carlos Alexandre Felício
    O Produto de Trabalho Técnico (PTT) em questão é um e-book desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, abordando a formação docente e profissionalidade. Demandado externamente, o PTT atende a interesse e necessidade percebidos fora da instituição, sendo classificado como de alto teor inovativo. Fundamentado em fundamentos teóricos e didático-metodológicos, o produto destaca a importância dos conteúdos atitudinais no processo educacional, propondo uma sequência didática com enfoque na cooperação. Voltado para o ensino médio técnico, busca responder à pergunta essencial de "como se deve ser", incentivando a reflexão pós-evento para promover o aprimoramento contínuo e uma cultura de aprendizado coletivo.
  • Item
    A municipalização das escolas em Santo André: desafios enfrentados pelas gestoras escolares
    (2024-06-07) Ribeiro, Roberta Formigari; Rosa, Sanny da Silva
    O produto educacional se refere a uma mídia de suporte tanto digital quanto impressa organizada de forma a evidenciar e auxiliar os processos de municipalização advindos, visto que é parte integrante da dissertação que examina, particularmente, os desafios da gestão escolar no contexto de municipalização das escolas de ensino fundamental (anos iniciais) no município de Santo André (SP) nos anos de 2010 e 2021. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) Levantar informações sobre o processo de municipalização das escolas em Santo André em fontes documentais; b) Identificar os desafios enfrentados pelas gestoras escolares durante a municipalização das escolas nesses dois períodos; c) elaborar um protocolo de medidas para o planejamento dos processos de municipalização com a finalidade de orientar as ações das escolas nos períodos de transição. O referencial teórico utilizado fundamentou-se em pesquisas do campo das políticas educacionais, especificamente, relacionadas à descentralização da administração da educação no Brasil a partir da década de 1990. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, que cruzou dados documentais e empíricos. A técnica utilizada no estudo de campo foi a de uma roda de conversa, realizada com profissionais que, nos dois períodos analisados atuavam na gestão escolar de escolas municipalizadas. Os dados indicam que se, de um lado, a transferência de responsabilidades do estado para o município, aproxima as escolas das comunidades locais, por outro, a falta de planejamento e participação dos profissionais das redes envolvidas tumultua a organização administrativa e pedagógica das escolas municipalizadas. Este produto apresenta um protocolo de ações que auxilie os gestores escolares a enfrentar os desafios que se colocam no processo transição entre a esfera estadual e municipal.
  • Item
    COOPERAÇÃO EM AÇÃO: UM GUIA DIDÁTICO PARA EXPLORAR CONTEÚDOS ATITUDINAIS NO ENSINO MÉDIO
    (2023) SOUZA, MARIA DE FÁTIMA DE; Brito, Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício
    O Produto de Trabalho Técnico (PTT) em questão é um e-book desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, abordando a formação docente e profissionalidade. Demandado externamente, o PTT atende a interesse e necessidade percebidos fora da instituição, sendo classificado como de alto teor inovativo. Fundamentado em fundamentos teóricos e didático-metodológicos, o produto destaca a importância dos conteúdos atitudinais no processo educacional, propondo uma sequência didática com enfoque na cooperação. Voltado para o ensino médio técnico, busca responder à pergunta essencial de "como se deve ser", incentivando a reflexão pós-evento para promover o aprimoramento contínuo e uma cultura de aprendizado coletivo.