Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTT)
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Item A municipalização das escolas em Santo André: desafios enfrentados pelas gestoras escolares(2024-06-07) Ribeiro, Roberta Formigari; Rosa, Sanny da SilvaO produto educacional se refere a uma mídia de suporte tanto digital quanto impressa organizada de forma a evidenciar e auxiliar os processos de municipalização advindos, visto que é parte integrante da dissertação que examina, particularmente, os desafios da gestão escolar no contexto de municipalização das escolas de ensino fundamental (anos iniciais) no município de Santo André (SP) nos anos de 2010 e 2021. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) Levantar informações sobre o processo de municipalização das escolas em Santo André em fontes documentais; b) Identificar os desafios enfrentados pelas gestoras escolares durante a municipalização das escolas nesses dois períodos; c) elaborar um protocolo de medidas para o planejamento dos processos de municipalização com a finalidade de orientar as ações das escolas nos períodos de transição. O referencial teórico utilizado fundamentou-se em pesquisas do campo das políticas educacionais, especificamente, relacionadas à descentralização da administração da educação no Brasil a partir da década de 1990. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, que cruzou dados documentais e empíricos. A técnica utilizada no estudo de campo foi a de uma roda de conversa, realizada com profissionais que, nos dois períodos analisados atuavam na gestão escolar de escolas municipalizadas. Os dados indicam que se, de um lado, a transferência de responsabilidades do estado para o município, aproxima as escolas das comunidades locais, por outro, a falta de planejamento e participação dos profissionais das redes envolvidas tumultua a organização administrativa e pedagógica das escolas municipalizadas. Este produto apresenta um protocolo de ações que auxilie os gestores escolares a enfrentar os desafios que se colocam no processo transição entre a esfera estadual e municipal.Item ASPECTOS DA FLL NA FORMAÇÃO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL(2024-10-14) NASCIMENTO, FILIPE DE OLIVEIRA; Aparício, Ana Silvia MoçoEste produto é resultado da pesquisa e das entrevistas realizadas com professores técnicos de equipe de robótica educacional, onde foi possível apontar alguns aspectos que caracterizam o torneio FLL, assim podendo associar ao desenvolvimento de competências e habilidades na formação docente e continuada. Dessa forma este trabalho apresentam essas características com objetivo de incentivar novos professores a conhecer, participar e se tornarem técnicos de uma equipe de robótica FLL, assim evoluindo no processo de desenvolvimento profissional docente.Item Avaliação de Professores no Ensino Fundamental: Uma abordagem baseada na teoria das dez novas competências para o Ensino de Phillipe Perrenoud.(2024-08-10) Ceretti, Fernanda Lopes; Wandercil, MarcoEste produto consiste em um guia prático, desenvolvido em formato digital, destinado a apoiar gestores escolares e a Secretaria de Educação na avaliação de professores em estágio probatório no município de Santo André. Vinculado à pesquisa "O Papel do Gestor na Avaliação de Professores em Estágio Probatório no Município de Santo André", o trabalho justifica-se pela necessidade de oferecer ferramentas claras e acessíveis que facilitem a avaliação, promovendo um processo justo, que apoie o desenvolvimento profissional dos docentes e contribua para a qualidade do ensino. O guia tem como principais objetivos orientar gestores escolares e órgãos de educação sobre a realização de uma avaliação criteriosa, com diretrizes coerentes com as práticas educacionais e que fortaleça a comunicação entre o gestor e o professor em avaliação. Na fundamentação teórica, além de temas de gestão escolar, desenvolvimento profissional docente e processos avaliativos, é incorporada a teoria das dez competências de Philippe Perrenoud, que reforça a importância de habilidades essenciais para a atuação do educador e para um processo avaliativo que valorize a prática reflexiva e a formação contínua. A metodologia que sustenta o desenvolvimento do guia é baseada na pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevistas e análise documental, permitindo a identificação das melhores práticas de avaliação. O produto poderá ser aplicado em diferentes contextos, como em reuniões de formação de gestores e encontros de planejamento nas escolas, promovendo o alinhamento de expectativas e a formação contínua dos envolvidos. Destina-se especialmente à Secretaria de Educação, aos gestores escolares e aos professores em fase de estágio probatório, visando a construção de um ambiente educacional mais colaborativo e reflexivo sobre a prática avaliativa.Item Brincando em Movimento: A motriciadade na Educação Infantil—suas contribuições à prática Pedagógica(2023-09-13) Almeida, Jéssica Camila da Silva; Sá, Ivo Ribeiro deOs princípios teóricos de Piaget e Wallon emergem como pilares fundamentais que iluminam nossa compreensão da motricidade infantil e do desenvolvimento motor durante a primeira infância. Ao explorar essas teorias ganhamos uma visão clara sobre como as interações da criança com seu ambiente não apenas contribuem no desenvolvimento de suas habilidades motoras, mas também desempenham um papel crucial na construção da sua identidade e cognição. Piaget, com sua teoria do desenvolvimento cognitivo, nos conduz a perceber a motricidade como uma expressão intrínseca do desenvolvimento cognitivo da criança.Item Caderno de narrativas: repensando práticas que levem em consideração vivências na e com a natureza(2024-12-12) Araújo, Miriane de Amorim; Silva , Marta Regina Paulo daO Caderno de Narrativas é resultado da pesquisa de Mestrado intitulada “História de vida e formação docente: vivências na e com a natureza”. O objetivo da pesquisa, é compreender como a formação continuada para essas professoras, por meio das histórias de vida, possibilita repensar práticas que considerem as vivências na e com a natureza. A abordagem metodológica foi qualitativa, tendo como procedimento o método autobiográfico. O referencial teórico fundamentouse nos estudos de Antonio Nóvoa, Marie Christine Josso, Paulo Freire e Léa Tiriba, entre outros(as) autores(as). O Caderno de Narrativas tem um caráter formativo e reflexivo, destinado aos(às) profissionais da educação, em especial àqueles(as) responsáveis pela formação docente. Seus principais objetivos são: valorizar as histórias de vida no processo de desenvolvimento profissional dos(as) educadores(as) e sensibilizá-los(as) para a importância do desemparedamento da infância. Em uma sociedade na qual a expectativa é de que as áreas urbanas cresçam e, consequentemente, as áreas verdes diminuam, esta pesquisa buscou resgatar e valorizar vivências na natureza, a fim de provocar reflexões sobre o impacto do contexto social atual na desconexão das novas gerações com o meio ambiente.Item Círculo de Cultura: Diálogos pedagógicos, reflexão crítica e motivação no ensino fundamental(2024-11-21) Carraro, Alexandre Costa; Sá, Ivo Ribeiro deO produto educacional "Círculo de Cultura: diálogos pedagógicos, reflexão crítica e motivação no ensino fundamental" consiste em uma proposta prática de formação docente estruturada em dois módulos presenciais. O suporte do produto é composto por um roteiro didático detalhado, incluindo etapas, dinâmicas e materiais de apoio para aplicação nas formações. Vinculado à pesquisa "Educação Motivadora: Teorias e Práticas para Engajar Professores no Ensino Fundamental", o produto tem como objetivo fomentar a reflexão crítica e o diálogo entre professores, promovendo a ressignificação de suas práticas pedagógicas de forma colaborativa e motivadora. Justifica-se pela necessidade de fortalecer o engajamento e a motivação docente em um contexto de desafios pedagógicos, oferecendo uma abordagem dialógica baseada nos princípios freireanos. Embasado nos referenciais teóricos de Paulo Freire e outros autores sobre formação docente e práticas pedagógicas, o produto está alinhado à linha de pesquisa "Formação Docente e Profissionalidade", promovendo a valorização e o desenvolvimento contínuo da prática profissional docente. A metodologia aplicada inclui leitura crítica, discussões orientadas e reflexões coletivas, contribuindo para o fortalecimento do engajamento e desenvolvimento profissional. Destina-se a professores do ensino fundamental e pode ser aplicado em formações continuadas em escolas ou redes de ensino interessadas em práticas educacionais reflexivas e transformadoras.Item Contribuição da sequência didática de um gênero multimodal e multissemiótico para a aprendizagem da escrita(2025-03-02) Martins, Karina dos Nascimento; Moço , Ana Silvia AparícioA proposta do protótipo é apresentar um material dinâmico e interativo, permitindo que os professores acessem diferentes recursos multimodais que complementem a compreensão teórica e prática do tema. Por meio de links integrados, o protótipo oferece acesso a artigos acadêmicos, vídeos explicativos, infográficos e outras mídias que enriquecem o conteúdo. Na tentativa de oferecer uma experiência de aprendizagem que envolva os professores, permitindo que, além de consumir informações, interajam ativamente com o material e explorem diversas perspectivas sobre os multiletramentos.Item COOPERAÇÃO EM AÇÃO: UM GUIA DIDÁTICO PARA EXPLORAR CONTEÚDOS ATITUDINAIS NO ENSINO MÉDIO(2023) SOUZA, MARIA DE FÁTIMA DE; Brito, Prof. Dr. Carlos Alexandre FelícioO Produto de Trabalho Técnico (PTT) em questão é um e-book desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, abordando a formação docente e profissionalidade. Demandado externamente, o PTT atende a interesse e necessidade percebidos fora da instituição, sendo classificado como de alto teor inovativo. Fundamentado em fundamentos teóricos e didático-metodológicos, o produto destaca a importância dos conteúdos atitudinais no processo educacional, propondo uma sequência didática com enfoque na cooperação. Voltado para o ensino médio técnico, busca responder à pergunta essencial de "como se deve ser", incentivando a reflexão pós-evento para promover o aprimoramento contínuo e uma cultura de aprendizado coletivo.Item COOPERAÇÃO EM AÇÃO: UM GUIA DIDÁTICO PARA EXPLORAR CONTEÚDOS ATITUDINAIS NO ENSINO MÉDIO(2024-02-02) de Souza, Maria de Fátima; Brito, Carlos Alexandre FelícioO Produto de Trabalho Técnico (PTT) em questão é um e-book desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, abordando a formação docente e profissionalidade. Demandado externamente, o PTT atende a interesse e necessidade percebidos fora da instituição, sendo classificado como de alto teor inovativo. Fundamentado em fundamentos teóricos e didático-metodológicos, o produto destaca a importância dos conteúdos atitudinais no processo educacional, propondo uma sequência didática com enfoque na cooperação. Voltado para o ensino médio técnico, busca responder à pergunta essencial de "como se deve ser", incentivando a reflexão pós-evento para promover o aprimoramento contínuo e uma cultura de aprendizado coletivo.Item Desbravando possibilidades infinitas, em diferentes tempos e espaços da escola: cenário de aprendizagem e encontro de crianças pequenas(2024-06-19) Fortes, Valéria Ferreira; Sá, Ivo Ribeiro deO objetivo do produto final foi a elaboração de um plano de desenvolvimento, organizado em três módulos, com base nas interações das crianças, com crianças de idades diferentes, em diversos tempos e espaços de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de São Paulo. Dessa maneira, oportunizamos uma ferramenta que integra a teoria das pesquisas científicas e a prática pedagógica incentivando, assim, discussões e reflexões que possam contribuir para atenuar desafios e incertezas no contexto educacional, além de melhorias na capacitação dos professores de Educação Infantil de uma EMEI de São Paulo. Diante das lacunas em conhecimentos específicos referentes a esses temas e que os educadores poderiam aprimorar mais suas práticas e conhecimentos, propomos um plano de formação destinado aos professores de Educação Infantil, intitulado “Desbravando possibilidades infinitas, em diferentes tempos e espaços da escola: cenário de aprendizagem e encontro de crianças pequenas”. Destacamos, mais uma vez, que a intenção é enriquecer a formação continuada dos educadores por meio de reuniões, oficinas e grupos de estudo. Além disso, é fundamental que o plano de formação seja regularmente avaliado, possibilitando uma reflexão contínua por parte dos professores.Item Desenvolvendo competências e habilidades: Integrando as TDIC nas práticas pedagógicas(2024-11-22) Perelli, Rafael; Brito, Carlos Alexandre FelícioA formação continuada Desenvolvendo Competências e Habilidades: Integrando as TDIC nas Práticas Pedagógicas é um produto educacional elaborado como parte de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Intitulado Integração das Tecnologias Digitais nas Práticas Pedagógicas: Análise do TPACK na Formação de Professores da Rede Municipal de Santo André, o trabalho buscou atender às necessidades formativas de professores do ensino fundamental.O material justifica-se pela crescente demanda por práticas pedagógicas que integrem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), promovendo o uso crítico e eficiente dessas ferramentas em contextos escolares. Seu principal objetivo é capacitar docentes para compreender e aplicar o modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo), equilibrando tecnologia, pedagogia e conteúdo de forma intencional.A produção apresenta-se no formato de e-book, utilizando a metodologia Design-Based Research, organizada em quatro módulos teórico-práticos. Esses módulos exploram desde a investigação do contexto docente até a avaliação crítica do processo formativo, proporcionando aos participantes uma formação significativa e colaborativa.Este produto é destinado a professores do ensino fundamental e pode ser aplicado em diferentes contextos educacionais, incluindo formações presenciais e remotas. O e-book se apresenta como um recurso acessível e prático, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos docentes e a melhoria das práticas pedagógicas no uso das TDIC.Item Diretrizes para implementação de assembleias de classe(2024-06-21) de Araujo, Tiago Luiz; da Rosa, Sanny Silvaapresentado em formato de e-book (com ISBN) e contempla um conjunto de Diretrizes para a implementação das Assembléias de Classe por gestores e docentes de escolas públicas. Apresenta a fundamentação teórica, bem como os procedimentos metodológicos para o planejamento, desenvolvimento e avaliação das assembleias, cujo objetivo é promover o diálogo com e entre os estudantes para a resolução de conflitos e desenvolver habilidades socioemocionais para uma convivência mais solidária, respeitosa e democrática no ambiente escolar. O público-alvo do produto são os gestores públicos, gestores escolares e profissionais do magistério.Item DUA como suporte ao ensino acessível na escola(2023-12-13) Oliveira, Andréa Moraes de; Renders, Elizabete Cristina CostaO produto educacional confeccionado, para esta pesquisa, é um objeto de aprendizagem para o ensino acessível com base no desenho universal para aprendizagem, por proporcionar a interação e a reflexão acerca da temática inclusiva. Este produto é resultado da pesquisa de mestrado, intitulada " Práticas de ensino acessíveis a partir do desenho universal para aprendizagem", de Andréa Moraes de Oliveira, defendida em 2023, sob orientação da Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). A questão norteadora da pesquisa foi: Como o Desenho Universal para Aprendizagem apoia o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, favorecendo processos de ensino e aprendizagem acessíveis? O objetivo geral desta investigação foi identificar, descrever e compreender como o DUA pode apoiar a prática pedagógica inclusiva nos anos finais do Ensino Fundamental. O referencial teórico que fundamentou a pesquisa ancorou-se no paradigma da educação inclusiva, no desenho universal para aprendizagem e nas práticas para o ensino acessível. O caderno digital, portanto, tem em sua estrutura hipertextos; link e fotografias. O objetivo deste produto educacional é apoiar professores e os profissionais da educação no planejamento da prática de ensino acessível, baseada nos princípios do DUA, respeitando as diferentes formas de aprender entre os estudantes. A intenção foi construir uma proposta de ação formativa a ser aplicada durante o horário de formação coletiva na escola.Item DUA nas Aulas de Matemática(2024-10-29) Basilio, Cássia Alves; Renders, Elizabete Cristina CostaO presente produto educacional está atrelado a pesquisa desenvolvimento intitulada: O Ensino de Matemática na Perspectiva Inclusiva: Contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem, trabalho este que é voltado para o processo de alcançar a inclusão nas aulas de matemática. Deste modo, partimos da primícia de que as aulas de matemática devem alcançar a todos os estudantes nas classes. Todavia, cada vez mais há estudantes com dificuldade na compreensão matemática, seja por defasagem na aprendizagem em anos anteriores ou por possuírem deficiências. Estas questões remetem à variabilidade dos discentes em sala de aula, algo que a abordagem curricular do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) em conjunto com a pedagogia da Estações, busca valorizar pedagogicamente, propondo ações diversificadas para atender às necessidades individuais. Diante da problemática de como tornar as aulas de matemáticas inclusivas, este produto educacional apresenta suportes teóricos e ferramentas, com especial destaque para os resultados de uma pesquisa de mestrado profissional voltada à utilização do DUA. No caderno digital apresentamos alguns entraves e pontos favoráveis para obtermos aulas inclusivas, de modo que possamos alcançar um ambiente acolhedor que proporcione uma aprendizagem efetiva. Assim, este instrumento tem como objetivo apoiar o professor (a) de matemática que tem o olhar voltado para a inclusiva, reconhecendo que todos são capazes de aprender.Item Educação Infantil e a construção de uma postura investigativa(2024-02-08) Pereira, Livia Cristina de Jesus; Andrade, Maria de Fátima Ramos deEsse material foi estruturado com o objetivo de contribuir para uma prática docente comprometida, com o desenvolvimento de atividades investigativas na Educação Infantil. É relevante compartilhar o resultado dessa pesquisa no produto, considerando-se que a temática é pouco explorada. Aprender a investigar e argumentar é importante não somente para a vida acadêmica, como já dissemos, mas principalmente para a formação de um sujeito criativo e dinâmico. Ademais, vale ressaltar que a busca de trabalhos anteriores e pesquisas correlatas nos trouxe resultados positivos sobre como o segmento em foco pode ser um espaço propício para a postura investigativa. Ao final do produto, buscamos indicar espaços científicos culturais nos quais o corpo docente pode programar aulas-passeio que realmente serão disparadores de assuntos ou temáticas que despertem a curiosidade da criança.Item Entre Sonhos e Metas(2025-02-13) Silva, Amanda Barbosa da; Renders, Elizabete Cristina CostaJogo de Tabuleiro "Entre Sonhos e Metas": Recurso Didático para a Composição do Projeto de Vida de Jovens Aprendizes do Programa Nacional de Aprendizagem do Senac São Paulo.Item Formação docente para a primeira infancia: abordagens práticas e desenvolvimento profissional na creche.(2024-12-09) Silva , Aline Rodrigues da; Andrade, Maria de Fátima Ramos deComo resultado da pesquisa “Das necessidades formativas aos processos de desenvolvimento profissional docente no contexto da creche”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, temos como proposta apresentar um curso de formação profissional vinculado à educação infantil. O foco da proposta recai sobre a apresentação de algumas estratégias formativas que possam contribuir para a constituição de práticas pedagógicas comprometidas com as crianças.Item FORMAÇÃO EM AVALIAÇÃO E COMUNICAÇÃO DOS E NOS PROCESSOS AVALIATIVOS: COMO, PARA QUE, O QUE E QUANDO AVALIAR?(2025-02-03) GUILHERME, VIVIANE DA SILVA; GARCIA, PAULO SERGIOO produto educacional considerado como protótipo do Curso de Formação para professores para os professores e gestores da Ensino Fundamental dos anos iniciais: Formação em avaliação e comunicação dos e nos processos avaliativos: como, para que, o que e quando avaliar, consiste em proporcionar uma formação sólida para professores do Ensino Fundamental dos anos iniciais e gestores escolares, com foco na comunicação relacionada aos processos avaliativos de modo que compreendam e aprimorem a avaliação educacional para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Está estruturado na modalidade presencial em três temas específicos- Fundamentos da Avaliação; Elementos da comunicação “dos” e “nos” processos de avaliação e Técnicas de observação e estratégias de feedbacks. O suporte do produto está organizado em três módulos, sendo o primeiro, princípios e fundamentos da avaliação; o segundo em identificar e analisar os processos de comunicação relativos à avaliação e o terceiro Introdução ao feedback. Cada módulo tem um roteiro detalhado com os contéudos a serem trabalhados e explorados durante os encontros da formação. Em anexo se encontra como sugestão, os slides dos encontros da formação com os temas e módulos detalhados que serão abordados durante a formação.Item Formação: autoavaliação das aprendizagens para o Ensino Médio(2025-07-22) Silva, Patrícia Cecilia da; Garcia, Paulo SérgioO Produto de Trabalho Técnico em questão é uma formação apresentada na forma de e-book desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. A pesquisa que deu origem a essa formação é denominada “Autoavaliação das aprendizagens no Ensino Médio: documentos instrumentos e processos”, na qual analisamos um processo de autoavaliação implementado em uma escola de Ensino Médio. Os dados levantados na dissertação sugerem que, apesar dos educadores compreenderem a importância prática e o potencial formativo da autoavaliação das aprendizagens, ela tem sido conduzida de maneira predominantemente intuitiva, pautada em experiências pessoais e concepções espontâneas. Observamos uma carência de fundamentação teórica e instrumentos que orientem sua implementação de forma teórica e coerente com os princípios da avaliação formativa. Além disso, verificamos a ausência de documentos referenciais escolares que orientem a implementação dessa prática avaliativa. Portanto, a formação foi desenvolvida para profissionais da educação (professores e gestores) que desejam implementar um processo de autoavaliação das aprendizagens no Ensino Médio. Fundamentada em fundamentos teóricos do campo da autoavaliação das aprendizagens, o produto propõe uma formação dividida em quatro módulos: conversa inicial com gestores, o que é autoavaliação das aprendizagens e como podemos realizála, oficina de produção de instrumentos de avaliação e apresentação dos resultados da oficina.Item Guiando a Educação: Avaliação de Jogos Educacionais para o ensino fundamental 1(2024-03-07) CARVALHO, DANIEL MENDES DE; BRITO, CARLOS ALEXANDRE FELÍCIOEste Guia Didático representa uma valiosa ferramenta desenvolvida como resultado do Produto Educacional originado na dissertação de mestrado profissional de Daniel Mendes de Carvalho, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito, no Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) concluído no ano de 2024. O projeto, intitulado "Validação de Instrumento de Avaliação de Jogos Educacionais para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental", tem como público-alvo professores interessados em integrar jogos educacionais em suas práticas pedagógicas. Este guia destina-se a auxiliar professores no entendimento das percepções, compreensões e motivações dos alunos após a aplicação dos jogos educacionais escolhidos. Seu foco principal é fornecer orientações práticas para a análise desses aspectos, possibilitando uma compreensão individualizada das motivações das crianças. Para isso, disponibiliza uma planilha dedicada que permite acompanhar e compreender o envolvimento de cada aluno durante as atividades lúdicas.