Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTT)
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Item COOPERAÇÃO EM AÇÃO: UM GUIA DIDÁTICO PARA EXPLORAR CONTEÚDOS ATITUDINAIS NO ENSINO MÉDIO(2023) SOUZA, MARIA DE FÁTIMA DE; Brito, Prof. Dr. Carlos Alexandre FelícioO Produto de Trabalho Técnico (PTT) em questão é um e-book desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, abordando a formação docente e profissionalidade. Demandado externamente, o PTT atende a interesse e necessidade percebidos fora da instituição, sendo classificado como de alto teor inovativo. Fundamentado em fundamentos teóricos e didático-metodológicos, o produto destaca a importância dos conteúdos atitudinais no processo educacional, propondo uma sequência didática com enfoque na cooperação. Voltado para o ensino médio técnico, busca responder à pergunta essencial de "como se deve ser", incentivando a reflexão pós-evento para promover o aprimoramento contínuo e uma cultura de aprendizado coletivo.Item Brincando em Movimento: A motriciadade na Educação Infantil—suas contribuições à prática Pedagógica(2023-09-13) Almeida, Jéssica Camila da Silva; Sá, Ivo Ribeiro deOs princípios teóricos de Piaget e Wallon emergem como pilares fundamentais que iluminam nossa compreensão da motricidade infantil e do desenvolvimento motor durante a primeira infância. Ao explorar essas teorias ganhamos uma visão clara sobre como as interações da criança com seu ambiente não apenas contribuem no desenvolvimento de suas habilidades motoras, mas também desempenham um papel crucial na construção da sua identidade e cognição. Piaget, com sua teoria do desenvolvimento cognitivo, nos conduz a perceber a motricidade como uma expressão intrínseca do desenvolvimento cognitivo da criança.Item DUA como suporte ao ensino acessível na escola(2023-12-13) Oliveira, Andréa Moraes de; Renders, Elizabete Cristina CostaO produto educacional confeccionado, para esta pesquisa, é um objeto de aprendizagem para o ensino acessível com base no desenho universal para aprendizagem, por proporcionar a interação e a reflexão acerca da temática inclusiva. Este produto é resultado da pesquisa de mestrado, intitulada " Práticas de ensino acessíveis a partir do desenho universal para aprendizagem", de Andréa Moraes de Oliveira, defendida em 2023, sob orientação da Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). A questão norteadora da pesquisa foi: Como o Desenho Universal para Aprendizagem apoia o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, favorecendo processos de ensino e aprendizagem acessíveis? O objetivo geral desta investigação foi identificar, descrever e compreender como o DUA pode apoiar a prática pedagógica inclusiva nos anos finais do Ensino Fundamental. O referencial teórico que fundamentou a pesquisa ancorou-se no paradigma da educação inclusiva, no desenho universal para aprendizagem e nas práticas para o ensino acessível. O caderno digital, portanto, tem em sua estrutura hipertextos; link e fotografias. O objetivo deste produto educacional é apoiar professores e os profissionais da educação no planejamento da prática de ensino acessível, baseada nos princípios do DUA, respeitando as diferentes formas de aprender entre os estudantes. A intenção foi construir uma proposta de ação formativa a ser aplicada durante o horário de formação coletiva na escola.Item Identificando Escolas Eficazes: Manual Técnico para Gestores e Pesquisadores(2023-12-14) Pereira, Alessandra Cristina Matheus de Paiva; Wandercil, Marco“Identificando Escolas Eficazes: Manual Técnico para Gestores e Pesquisadores” é um produto voltado para pesquisadores e gestores da educação que trabalham em escolas públicas e privadas, com ênfase especial na Região do ABC. Este material é um guia prático para profissionais e pesquisadores da área, propõe uma metodologia descritiva para as etapas seguidas pela pesquisadora na identificação de características e informações de escolas públicas de educação básica através de uma análise mista de dados públicos.Item O APOIO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA(2023-12-14) Angelo, Fernanda de Menezes; RENDERS, ELIZABETE CRISTINA COSTAO produto educacional é um objeto de aprendizagem (OA) que visa proporcionar a interação e a reflexão acerca da temática inclusiva. Este produto é resultado da pesquisa de mestrado, intitulada, A Tecnologia Assistiva no âmbito da educação inclusiva: aproximação com as diretrizes do desenho universal para aprendizagem. O objetivo do Produto é promover, por meio de elementos interativos, uma rede de discussões com vista à troca de experiências e de saberes pertinentes ao uso da Tecnologia Assistiva segundo os princípios do DUA.Item COOPERAÇÃO EM AÇÃO: UM GUIA DIDÁTICO PARA EXPLORAR CONTEÚDOS ATITUDINAIS NO ENSINO MÉDIO(2024-02-02) de Souza, Maria de Fátima; Brito, Carlos Alexandre FelícioO Produto de Trabalho Técnico (PTT) em questão é um e-book desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, abordando a formação docente e profissionalidade. Demandado externamente, o PTT atende a interesse e necessidade percebidos fora da instituição, sendo classificado como de alto teor inovativo. Fundamentado em fundamentos teóricos e didático-metodológicos, o produto destaca a importância dos conteúdos atitudinais no processo educacional, propondo uma sequência didática com enfoque na cooperação. Voltado para o ensino médio técnico, busca responder à pergunta essencial de "como se deve ser", incentivando a reflexão pós-evento para promover o aprimoramento contínuo e uma cultura de aprendizado coletivo.Item Plano de curso de formação continuada para professores de Enfermagem(2024-02-05) Pinheiro, Shirlei Aparecida; Brito, Carlos Alexandre FelicioEste Produto Educacional é resultado da pesquisa de mestrado: Percepções dos professores de um curso Técnico de Enfermagem sobre o uso das Metodologias Ativas, defendida no dia 05 de fevereiro de 2024. A proposta de formação continuada para professores, com ênfase nas metodologias ativas, representa uma abordagem valiosa para aprimorar as práticas pedagógicas no curso de enfermagem. Mediante os resultados desse estudo apresentaram as fragilidades dos professores com relação ao entendimento dos documentos “Metodologias Ativas de Aprendizagem” e o “Modelo Pedagógico Senac”. Dessa forma, o produto educacional consiste em uma formação continuada com foco nas competências e habilidades que possam contribuir, de forma significativa, para o conhecimento dos alunos, tendo como estratégia didática as metodologias ativas, focalizando-se a formação nas atitudes reflexivas dos professores sobre a temática. O objetivo do produto aqui apresentado será possibilitar uma formação continuada aos professores a partir dos dados qualitativos depreendidos da pesquisa. A formação terá, como norteador, os documentos oficiais denominados “Manual de Diretrizes do Modelo Pedagógico Senac” e “Manual da Metodologias Ativas de Aprendizagem”, de forma que possam auxiliar os docentes no desenvolvimento das unidades curriculares, bem como do conteúdo a ser explorado na matriz curricular do curso técnico de Enfermagem.Item Educação Infantil e a construção de uma postura investigativa(2024-02-08) Pereira, Livia Cristina de Jesus; Andrade, Maria de Fátima Ramos deEsse material foi estruturado com o objetivo de contribuir para uma prática docente comprometida, com o desenvolvimento de atividades investigativas na Educação Infantil. É relevante compartilhar o resultado dessa pesquisa no produto, considerando-se que a temática é pouco explorada. Aprender a investigar e argumentar é importante não somente para a vida acadêmica, como já dissemos, mas principalmente para a formação de um sujeito criativo e dinâmico. Ademais, vale ressaltar que a busca de trabalhos anteriores e pesquisas correlatas nos trouxe resultados positivos sobre como o segmento em foco pode ser um espaço propício para a postura investigativa. Ao final do produto, buscamos indicar espaços científicos culturais nos quais o corpo docente pode programar aulas-passeio que realmente serão disparadores de assuntos ou temáticas que despertem a curiosidade da criança.Item “Não tem cor de pele aqui”. Narrativas infantis sobre raça na Educação Infantil(2024-02-09) Enumo, Eliane Cristina Uzeloto; Silva, Marta Regina Paulo daA Educação Infantil, como a compreendemos, desempenha um papel fundamental junto às crianças. Isso implica reconhecer as crianças como sujeitos de direitos, e seu papel como criadoras de culturas. Reconhecendo essa potência das crianças, a pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, intitulada: "Eu só peto escuro igual o meu pai": relações raciais na Educação Infantil e a leitura de mundo das crianças, de Eliane Cristina Uzeloto Enumo, sob orientação da Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva, teve como objetivo compreender a leitura de mundo das crianças em relação às questões raciais e evidenciar de que maneira essas vozes contribuem para uma educação antirracista no contexto da Educação Infantil, dialogando com os estudos da sociologia da infância, da pedagogia e das relações étnico-raciais. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: a observação participante, registros escritos em diário de bordo, gravações audiovisuais e fotografias; além de entrevista semiestruturada com as docentes e investigação documental. A pesquisa considerou que a leitura de mundo das crianças sobre as questões raciais pode ser um ponto de partida para a construção de práticas pedagógicas antirracistas, destacando a escuta das crianças como prioridade no processo. Em razão disso, a partir da análise dos dados coletados no decorrer da pesquisa, elaboramos o material de apoio pedagógico no formato de um e-book, cujo público-alvo são os(as) professores(as) da Educação Infantil. Nele apresentamos, as vozes das crianças e as compreensões que elas compreendem sobre as questões raciais. Almejamos, com a apresentação desse material de apoio pedagógico, impulsionar discussões sobre a temática das relações raciais sob uma perspectiva crítica permitindo aos(as) professores(as) refletirem sobre as suas práticas pedagógicas e contribuírem para a equidade, o pertencimento e a discriminação no espaço escolar, por meio de práticas pedagógicas antirracistas.Item Guiando a Educação: Avaliação de Jogos Educacionais para o ensino fundamental 1(2024-03-07) CARVALHO, DANIEL MENDES DE; BRITO, CARLOS ALEXANDRE FELÍCIOEste Guia Didático representa uma valiosa ferramenta desenvolvida como resultado do Produto Educacional originado na dissertação de mestrado profissional de Daniel Mendes de Carvalho, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito, no Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) concluído no ano de 2024. O projeto, intitulado "Validação de Instrumento de Avaliação de Jogos Educacionais para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental", tem como público-alvo professores interessados em integrar jogos educacionais em suas práticas pedagógicas. Este guia destina-se a auxiliar professores no entendimento das percepções, compreensões e motivações dos alunos após a aplicação dos jogos educacionais escolhidos. Seu foco principal é fornecer orientações práticas para a análise desses aspectos, possibilitando uma compreensão individualizada das motivações das crianças. Para isso, disponibiliza uma planilha dedicada que permite acompanhar e compreender o envolvimento de cada aluno durante as atividades lúdicas.Item A municipalização das escolas em Santo André: desafios enfrentados pelas gestoras escolares(2024-06-07) Ribeiro, Roberta Formigari; Rosa, Sanny da SilvaO produto educacional se refere a uma mídia de suporte tanto digital quanto impressa organizada de forma a evidenciar e auxiliar os processos de municipalização advindos, visto que é parte integrante da dissertação que examina, particularmente, os desafios da gestão escolar no contexto de municipalização das escolas de ensino fundamental (anos iniciais) no município de Santo André (SP) nos anos de 2010 e 2021. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) Levantar informações sobre o processo de municipalização das escolas em Santo André em fontes documentais; b) Identificar os desafios enfrentados pelas gestoras escolares durante a municipalização das escolas nesses dois períodos; c) elaborar um protocolo de medidas para o planejamento dos processos de municipalização com a finalidade de orientar as ações das escolas nos períodos de transição. O referencial teórico utilizado fundamentou-se em pesquisas do campo das políticas educacionais, especificamente, relacionadas à descentralização da administração da educação no Brasil a partir da década de 1990. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, que cruzou dados documentais e empíricos. A técnica utilizada no estudo de campo foi a de uma roda de conversa, realizada com profissionais que, nos dois períodos analisados atuavam na gestão escolar de escolas municipalizadas. Os dados indicam que se, de um lado, a transferência de responsabilidades do estado para o município, aproxima as escolas das comunidades locais, por outro, a falta de planejamento e participação dos profissionais das redes envolvidas tumultua a organização administrativa e pedagógica das escolas municipalizadas. Este produto apresenta um protocolo de ações que auxilie os gestores escolares a enfrentar os desafios que se colocam no processo transição entre a esfera estadual e municipal.Item PRODUTO ENSINO TÉCNICO: O Segredo para Salários Mais Altos e Futuro do Promissor(2024-06-18) SILVA, AILTON TENÓRIO DA; Prearo, Leandro Campi; Miranda, Nonato Assis de(Colocar descrição)Item Desbravando possibilidades infinitas, em diferentes tempos e espaços da escola: cenário de aprendizagem e encontro de crianças pequenas(2024-06-19) Fortes, Valéria Ferreira; Sá, Ivo Ribeiro deO objetivo do produto final foi a elaboração de um plano de desenvolvimento, organizado em três módulos, com base nas interações das crianças, com crianças de idades diferentes, em diversos tempos e espaços de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de São Paulo. Dessa maneira, oportunizamos uma ferramenta que integra a teoria das pesquisas científicas e a prática pedagógica incentivando, assim, discussões e reflexões que possam contribuir para atenuar desafios e incertezas no contexto educacional, além de melhorias na capacitação dos professores de Educação Infantil de uma EMEI de São Paulo. Diante das lacunas em conhecimentos específicos referentes a esses temas e que os educadores poderiam aprimorar mais suas práticas e conhecimentos, propomos um plano de formação destinado aos professores de Educação Infantil, intitulado “Desbravando possibilidades infinitas, em diferentes tempos e espaços da escola: cenário de aprendizagem e encontro de crianças pequenas”. Destacamos, mais uma vez, que a intenção é enriquecer a formação continuada dos educadores por meio de reuniões, oficinas e grupos de estudo. Além disso, é fundamental que o plano de formação seja regularmente avaliado, possibilitando uma reflexão contínua por parte dos professores.Item Diretrizes para implementação de assembleias de classe(2024-06-21) de Araujo, Tiago Luiz; da Rosa, Sanny Silvaapresentado em formato de e-book (com ISBN) e contempla um conjunto de Diretrizes para a implementação das Assembléias de Classe por gestores e docentes de escolas públicas. Apresenta a fundamentação teórica, bem como os procedimentos metodológicos para o planejamento, desenvolvimento e avaliação das assembleias, cujo objetivo é promover o diálogo com e entre os estudantes para a resolução de conflitos e desenvolver habilidades socioemocionais para uma convivência mais solidária, respeitosa e democrática no ambiente escolar. O público-alvo do produto são os gestores públicos, gestores escolares e profissionais do magistério.Item RUBRICA DE AVALIAÇÃO PARA GESTORES ESCOLARES(2024-08-08) Monteiro, Carolina Rehder Lacerda; Wandercil, MarcoEste produto educacional consiste em uma rubrica de avaliação que permitirá aos gestores monitorarem e avaliarem suas práticas de maneira estruturada e sistemática. A proposta dessa rubrica contempla as dimensões: Práticas Pedagógicas; Gestão Escolar e Formação Docente; Recursos Escolares; Clima Escolar.Item Avaliação de Professores no Ensino Fundamental: Uma abordagem baseada na teoria das dez novas competências para o Ensino de Phillipe Perrenoud.(2024-08-10) Ceretti, Fernanda Lopes; Wandercil, MarcoEste produto consiste em um guia prático, desenvolvido em formato digital, destinado a apoiar gestores escolares e a Secretaria de Educação na avaliação de professores em estágio probatório no município de Santo André. Vinculado à pesquisa "O Papel do Gestor na Avaliação de Professores em Estágio Probatório no Município de Santo André", o trabalho justifica-se pela necessidade de oferecer ferramentas claras e acessíveis que facilitem a avaliação, promovendo um processo justo, que apoie o desenvolvimento profissional dos docentes e contribua para a qualidade do ensino. O guia tem como principais objetivos orientar gestores escolares e órgãos de educação sobre a realização de uma avaliação criteriosa, com diretrizes coerentes com as práticas educacionais e que fortaleça a comunicação entre o gestor e o professor em avaliação. Na fundamentação teórica, além de temas de gestão escolar, desenvolvimento profissional docente e processos avaliativos, é incorporada a teoria das dez competências de Philippe Perrenoud, que reforça a importância de habilidades essenciais para a atuação do educador e para um processo avaliativo que valorize a prática reflexiva e a formação contínua. A metodologia que sustenta o desenvolvimento do guia é baseada na pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevistas e análise documental, permitindo a identificação das melhores práticas de avaliação. O produto poderá ser aplicado em diferentes contextos, como em reuniões de formação de gestores e encontros de planejamento nas escolas, promovendo o alinhamento de expectativas e a formação contínua dos envolvidos. Destina-se especialmente à Secretaria de Educação, aos gestores escolares e aos professores em fase de estágio probatório, visando a construção de um ambiente educacional mais colaborativo e reflexivo sobre a prática avaliativa.Item ASPECTOS DA FLL NA FORMAÇÃO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL(2024-10-14) NASCIMENTO, FILIPE DE OLIVEIRA; Aparício, Ana Silvia MoçoEste produto é resultado da pesquisa e das entrevistas realizadas com professores técnicos de equipe de robótica educacional, onde foi possível apontar alguns aspectos que caracterizam o torneio FLL, assim podendo associar ao desenvolvimento de competências e habilidades na formação docente e continuada. Dessa forma este trabalho apresentam essas características com objetivo de incentivar novos professores a conhecer, participar e se tornarem técnicos de uma equipe de robótica FLL, assim evoluindo no processo de desenvolvimento profissional docente.Item DUA nas Aulas de Matemática(2024-10-29) Basilio, Cássia Alves; Renders, Elizabete Cristina CostaO presente produto educacional está atrelado a pesquisa desenvolvimento intitulada: O Ensino de Matemática na Perspectiva Inclusiva: Contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem, trabalho este que é voltado para o processo de alcançar a inclusão nas aulas de matemática. Deste modo, partimos da primícia de que as aulas de matemática devem alcançar a todos os estudantes nas classes. Todavia, cada vez mais há estudantes com dificuldade na compreensão matemática, seja por defasagem na aprendizagem em anos anteriores ou por possuírem deficiências. Estas questões remetem à variabilidade dos discentes em sala de aula, algo que a abordagem curricular do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) em conjunto com a pedagogia da Estações, busca valorizar pedagogicamente, propondo ações diversificadas para atender às necessidades individuais. Diante da problemática de como tornar as aulas de matemáticas inclusivas, este produto educacional apresenta suportes teóricos e ferramentas, com especial destaque para os resultados de uma pesquisa de mestrado profissional voltada à utilização do DUA. No caderno digital apresentamos alguns entraves e pontos favoráveis para obtermos aulas inclusivas, de modo que possamos alcançar um ambiente acolhedor que proporcione uma aprendizagem efetiva. Assim, este instrumento tem como objetivo apoiar o professor (a) de matemática que tem o olhar voltado para a inclusiva, reconhecendo que todos são capazes de aprender.Item Vamos para fora? Caderno de atividades experimentais(2024-11-13) Correia, Kelly Fernandes; Aparício, Ana Sílvia MoçoO material "Vamos para fora? Caderno de aulas experimentais consiste em um produto educacional desenvolvido como parte de uma dissertação de mestrado voltada ao ensino de Física. Trata-se de um caderno de atividades experimentais voltado para docentes, mas que pode ser facilmente oferecido para docentes do Ensino Médio. Ele propõe a realização de aulas experimentais fora dos laboratórios tradicionais, utilizando espaços escolares alternativos como pátios, salas de aula e corredores. Esse material foi construído a partir da dissertação de mestrado profissional em educação intitulada o laboratório fora do laboratório: estratégias didáticas para aulas experimentais no ensino de física no ensino médio. A ideia é superar a falta de infraestrutura em muitas escolas e tornar a experimentação mais acessível e prática, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e a autonomia dos alunos. Baseado na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau (1997), o caderno apresenta estratégias didáticas planejadas com foco no desenvolvimento profissional docente e na participação ativa dos discentes. Inclui exemplos de atividades práticas que abrangem temas como densidade, pressão e óptica, e que estão alinhadas às competências e habilidades estabelecidas pela BNCC. O objetivo do material é fortalecer a relação teoria-prática no ensino de Física, incentivando tanto a reflexão docente quanto o protagonismo estudantil, além de fomentar práticas inclusivas que sejam replicáveis em diferentes contextos escolares.Item Círculo de Cultura: Diálogos pedagógicos, reflexão crítica e motivação no ensino fundamental(2024-11-21) Carraro, Alexandre Costa; Sá, Ivo Ribeiro deO produto educacional "Círculo de Cultura: diálogos pedagógicos, reflexão crítica e motivação no ensino fundamental" consiste em uma proposta prática de formação docente estruturada em dois módulos presenciais. O suporte do produto é composto por um roteiro didático detalhado, incluindo etapas, dinâmicas e materiais de apoio para aplicação nas formações. Vinculado à pesquisa "Educação Motivadora: Teorias e Práticas para Engajar Professores no Ensino Fundamental", o produto tem como objetivo fomentar a reflexão crítica e o diálogo entre professores, promovendo a ressignificação de suas práticas pedagógicas de forma colaborativa e motivadora. Justifica-se pela necessidade de fortalecer o engajamento e a motivação docente em um contexto de desafios pedagógicos, oferecendo uma abordagem dialógica baseada nos princípios freireanos. Embasado nos referenciais teóricos de Paulo Freire e outros autores sobre formação docente e práticas pedagógicas, o produto está alinhado à linha de pesquisa "Formação Docente e Profissionalidade", promovendo a valorização e o desenvolvimento contínuo da prática profissional docente. A metodologia aplicada inclui leitura crítica, discussões orientadas e reflexões coletivas, contribuindo para o fortalecimento do engajamento e desenvolvimento profissional. Destina-se a professores do ensino fundamental e pode ser aplicado em formações continuadas em escolas ou redes de ensino interessadas em práticas educacionais reflexivas e transformadoras.
