Navegando por Autor "Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia"
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Item A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E COORDENADORES PEDAGÓGICOS: CONHECIMENTOS, ATUAÇÃO E NECESSIDADES FORMATIVASLuciana Vieira da Silva; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Marco Wandercil, da Silva; Prof. Dr. Ocimar Munhoz AlavarseA avaliação educacional recebe pouca atenção nos cursos de formação de professores no Brasil, contexto em que também se formam os coordenadores pedagógicos. Partindo dessa premissa, o objetivo geral da presente pesquisa foi compreender os conhecimentos, a atuação e as necessidades formativas de coordenadoras pedagógicas experientes do ensino fundamental, anos iniciais, em relação à avaliação. Para tal, utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com base em entrevistas com um grupo de participantes. Os resultados mostraram que as coordenadoras pedagógicas, em geral, conheciam pouco sobre a avaliação da aprendizagem e as externas em larga escala. Seus saberes eram mais intuitivos e associados ao senso comum do que atrelados às teorias e práticas sobre o tema. A atuação das participantes secundarizava as avaliações, seja no planejamento, seja nas formações ou em reuniões e encontros. Em geral, pouco tempo era dedicado ao estudo sobre o tema e para a formação de professores. As profissionais apresentaram várias necessidades formativas e estavam desejosas de realizá-las, uma situação favorável à realização de formação continuada. Destaca-se, portanto, que a avaliação ainda não está presente de forma sistemática no trabalho dessas participantes, ou seja, o tema não é considerado prioridade no cotidiano escolar. O quadro descrito, muito possivelmente, traz desdobramentos e consequências para a aprendizagem dos alunos: as orientações dadas pelas coordenadoras às professoras, sobre práticas avaliativas, instrumentos, critérios, entre outros, podem não ser significativas para a melhoria da aprendizagem; os processos avaliativos podem ocorrer de forma aligeirada e sem a devida reflexão, entre outras questões. Os dados serão utilizados para a elaboração de uma formação continuada, produto desta investigação, e podem ser alvo de debates nas secretarias de educação das cidades do Grande ABC e outras.Item A DESCENTRALIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.(2022-02-05) Rejane Marques Da Silva Lins; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Henrique ArcasEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como questionamento: como o diretor de escola gerencia os recursos financeiros face às demandas da escola, quais são esses recursos e como definir prioridades dentro de um espectro democrático? O objetivo geral foi o de analisar as políticas públicas de repasse financeiro diretamente à escola na perspectiva da gestão democrática. A pesquisa partiu do pressuposto que o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), recurso financeiro alocado diretamente na escola, é um possível potencializador da gestão democrática, em relação à partilha de poder nos processos decisórios da unidade escolar. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa que teve como procedimentos metodológicos a análise documental e a aplicação de um questionário qualitativo respondido por 11 (onze) diretoras de escola da Rede Municipal de Santo André. A coleta de dados deu-se por meio de formulário on-line (Google Forms). Os depoimentos das diretoras foram transcritos e analisados na perspectiva da Análise de Conteúdo e do referencial teórico que trata do assunto. Os resultados evidenciam que os diretores de escola possuem algumas fragilidades para o planejamento, execução e prestação de contas do PDDE em duas vertentes: i) sob os aspectos operacionais – falta de tempo para a execução da verba, dificuldades no manejo das verbas divididas em capital e custeio; dificuldades na guarda de documentação, bem como no preenchimento e recolhimento destes documentos; ii) sob os aspectos interacionais relacionados à participação dos professores, funcionários e pais e/ou responsáveis – falta de tempo destes para participar das reuniões que decidem o gasto da verba; apatia de alguns professores que se recusam a participar; falta de conhecimento de alguns professores e pais e/ou responsáveis. Conclui-se que há a necessidade de o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) rever alguns procedimentos e processos para facilitar o uso do dinheiro sem, contudo, descaracterizar a importância da prestação de contas; no que tange ao município de Santo André, em especifico, verifica-se a necessidade de formar os futuros diretores em relação ao passo a passo exigido pelo FNDE que tangencia alguns conhecimentos da área contábil e arregimentar formações voltadas à reflexão da gestão democrática enquanto instrumento para fomentar a participação de todos os atores da unidade escolar. Ao analisar as problemáticas arguidas no decorrer da pesquisa e na coleta de dados, decidiu-se propor um produto de intervenção com base em pressupostos formativos, destacando a seguinte tríade: aquisição de conhecimento (dados operacionais), reflexão e ação para minimizar problemas já existentes e antecipar possíveis fragilidades como a falta de tempo e participação ativa dos sujeitos da comunidade escolar.Item A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES COM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL(2018-02-27) Géssica Natália Campos; Profª. Drª. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dra. Branca Jurema PonceEste trabalho busca refletir sobre a Educação em Direitos Humanos (EDH) e as possibilidades de incorporação da EDH em uma escola da rede municipal de São Caetano do Sul. O objetivo geral da pesquisa é contribuir com o trabalho da equipe gestora e docente para o desenvolvimento de ações concretas, envolvendo professores, para a promoção da EDH na perspectiva de uma qualidade social da educação. Por sua relevância, o trabalho tem como referencial teórico as contribuições de alguns autores como Comparato (2015), Haddad e Graciano (2006), Candau (2013), Carvalho (2004), Lúcio (2013), Santos (2013), Silva (2012). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, dividida em três etapas: a de caracterização dos sujeitos integrantes da equipe gestora e equipe docente da escola; a identificação das concepções de direitos humanos e de Educação em Direitos Humanos dos participantes; e, finalmente, a etapa de ação, que resultou na elaboração de um plano de formação que vise a incorporação da EDH nas práticas cotidianas da escola. Os resultados da pesquisa indicam que antes de realizarmos um trabalho de EDH na escola com os alunos é preciso realizar com a equipe gestora e docente da escola. Uma formação reflexiva pode fazer com que o professor se reconheça como um sujeito de direitos para só depois pensarmos em formar alunos que se reconheçam sujeitos de direitos. Uma educação que busca qualidade social precisa refletir sobre respeito às diferenças, democracia, autonomia e direitos.Item A EVASÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ETEC DO ABC PAULISTA(2021-11-08) Cláudia Aparecida Siola Fiorotti; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos BatistaEsta dissertação teve por finalidade estudar a evasão escolar. A temática foi analisada por meio de um estudo de caso realizado em uma das unidades escolares de nível médio e técnico da instituição Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. O objetivo geral foi identificar as principais causas intra e extraescolares que levam os alunos a evadirem-se do Curso Técnico em Administração em uma ETEC do município do ABC Paulista. A questão-problema que conduziu a pesquisa foi: Quais os fatores influenciadores e determinantes da evasão escolar no Curso Técnico em Administração nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza? O referencial teórico pautou-se nas contribuições de Cunha, Koritiake, Manfredi, Mota e Frigotto, Motoyama, e Schwartzman sobre a história do ensino técnico. Vale salientar que as legislações e os documentos oficiais da instituição também contribuíram nesse percurso, assim como os estudos correlatos, considerando ainda os trabalhos de Ball, Dore e Lücher, Lück, Patto e Paro, referentes aos conceitos e causas da evasão escolar, bem como à importância da gestão escolar nesse contexto. Trata- se de um estudo qualitativo que se valeu dos seguintes procedimentos metodológicos para a coleta de dados: análise documental; aplicação de questionários e a realização de um grupo de discussão. Os resultados evidenciaram que as principais causas da evasão declaradas pelos alunos são as extraescolares, tais como: dificuldade de conciliar o trabalho com os estudos; problemas de saúde e pessoais. Já na visão da equipe gestora, as causas intraescolares elencadas foram: descompasso educacional; aulas não motivadoras. Com relação aos fatores extraescolares, destacam-se: problemas financeiros; localização da unidade escolar; ingresso no nível superior; dificuldade de conciliar o horário do curso com o trabalho. Constatou-se que a unidade escolar desenvolve ações orientando o corpo docente sobre as consequências da evasão e sobre o planejamento das aulas, assim como esclarecendo aos alunos a importância do curso para o mercado de trabalho. Por fim, a partir dos achados desta pesquisa, como produto final, serão organizados materiais de conscientização destinados à equipe gestora, em especial à coordenação de curso e professores, por meio da plataforma PADLET. O propósito é subsidiar novas estratégias e ações que a unidade escolar continuará a desenvolver para controlar e amenizar o índice da evasão.Item A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM OLHAR ALÉM DA IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR(2021-09-12) Dalva Elisabete Depizol Castilho; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof.ª. Dra. Elvira Maria Godinho AranhaO presente estudo trata de uma pesquisa fundamentada metodologicamente de caráter qualitativo, de natureza aplicada, intitulado “A gestão democrática: um olhar além da implantação do conselho escolar”. Teve como objetivo geral analisar a atuação do Conselho Escolar de uma Unidade Escolar na Rede de Educação de Santo André, identificando a articulação dos Conselheiros com os seus segmentos. Algumas inquietações foram propulsoras para os desdobramentos iniciais da pesquisa: como o gestor pode intervir, estimular e conduzir processos democráticos para além do funcionamento burocrático dos Conselhos Escolares? A investigação foi do tipo pesquisa-ação, considerando o fato de a pesquisadora também ser e fazer parte do cotidiano da escola campo, por atuar como diretora da unidade há oito anos. Para a coleta nos inspiramos na técnica de grupo focal, contudo com uma particularidade significativa, pois a pesquisa e o trabalho cotidiano da escola caminharam juntos, ou seja, as reuniões previstas no calendário escolar aconteceram, as pautas foram ajustadas para o desenvolvimento da pesquisa e isso agregou qualitativamente para os estudos, bem como promoveu envolvimento de todos os membros do Conselho Escolar. O reconhecimento dos bons frutos fora reconhecido por alguns professores-conselheiros que ainda vislumbraram mudanças na rotina escolar no que diz respeito à interação entre os conselheiros, como meio de garantir a veiculação das tomadas de decisões e reflexões acerca das necessidades da escola, as quais são discutidas nos fóruns do colegiado. O início desta pesquisa se deu nas pesquisas correlatas, na busca por teses e dissertações na BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), limitando ao período a cinco anos. Ter acesso às pesquisas atuais sobre a temática nos deu elementos para este estudo, por ter possibilitado analisar as diferentes metodologias, resultados, intervenções e reflexões dos pesquisadores. Na pesquisa bibliográfica nos calcamos nas literaturas de Libâneo (2013), Lück (2009), Paro (2001, 2010 e 2016), dentre outros que versam sobre a gestão escolar democrática, a efetivação dos conselhos escolares, os desafios, possibilidades e limites da gestão escolar. Neste sentido, a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases Nacionais da Educação (LDBEN 9394/96) foram o bojo para a redimensionar olhares para a função, as responsabilidades e as demandas do diretor escolar, portanto, foram elementares para a consolidação da pesquisa. Ressaltamos também que a experiência de estudar e trabalhar no campo de trabalho foi uma experiência ímpar, porque no caminhar dos estudos a pesquisadora e a diretora puderam desbravar os desafios. Acerca do nosso objetivo geral, foi possível constatar que os membros do Conselho Escolar ainda não têm interlocuções com os seus pares, salvo o segmento docentes, por terem momentos coletivos nas Reuniões Pedagógicas Semanais, entretanto, ainda é necessário investir em intercâmbios, de modo que seja possível, além de compartilhar as decisões, coletar as contribuições dos professores. A partir das análises, foi elaborado um produto, no formato e-book com contribuições para que equipes gestoras possam se inspirar, vislumbrando um Conselho Escolar mais efetivo e que tenha ressonância em toda a comunidade escolar.Item A INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA PARA ALÉM DAS DEFICIÊNCIAS(2019-12-02) André Luiz Carvalho; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Érica Aparecida Garrutti de LourençoEsta pesquisa responderá o seguinte problema: "Como os professores, nas aulas de Educação Física do Sistema Educacional de São Caetano do Sul, estão lidando com a proposta de inclusão?" Considerando uma inclusão para além das deficiências, a pesquisa examina como os professores, durante as aulas de educação física, abordam a proposta de inclusão, partindo da compreensão de que a exclusão não ocorre apenas pela segregação das pessoas com deficiência ou do público alvo da educação especial, mas também considerando excluídos os alunos que por quaisquer motivos são impedidos de participar das aulas de Educação Física. O objetivo deste estudo é verificar o entendimento do professor de educação física sobre o processo de inclusão e como o mesmo pensa a estruturação, isto é, o planejamento e as práticas de suas aulas, a partir deste conceito. Para tanto, buscou-se investigar a compreensão destes professores sobre o impacto das políticas públicas de inclusão no Sistema Educacional do município, tendo como base as Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental de São Caetano do Sul (OCSCS) além de investigar e analisar os diversos fatores que influenciam e interferem na prática destes professores. A metodologia foi desenvolvida em cinco etapas: 1) Formulação do referencial teórico e levantamento de indicativos conceituais sobre o processo de inclusão; 2) Leitura e verificação dos conceitos de inclusão nas OCSCS; 3) Elaboração de temas a priori de discussão; 4) Formulação de um roteiro de entrevistas e pré-testagem; 5) Entrevista, análise e discussão dos resultados. Nessa última fase foram elaboradas sete categorias de análise a posteriori, que subdivididas, resultaram em vinte e dois fatores, constatados nas falas dos professores, que influenciam no desenvolvimento de suas aulas. O produto deste estudo é um e-book focado em propostas e perspectivas de práticas pedagógicas inclusivas para as aulas de educação física.Item A INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS COM A NATUREZA: ENTRE AS PERCEPÇÕES DOS DIRETORES E AS INDICAÇÕES DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ(2020-02-13) Maria Isabel Bezerra de Lima; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dr. Nonato Assis de Miranda; Profa. Dra. Ana Maria Santos GouwPromover a Educação Ambiental é papel das instituições de ensino, inclusive a creche. Para além de uma Educação Ambiental que tenha como foco a sustentabilidade e a garantia de condições de vida para as gerações futuras, essa pesquisa se propôs discutir a Educação Ambiental como condição para a vida presente a partir da interação da criança com a natureza. No intuito de cumprir esse objetivo, buscou-se em documentos de creches municipais de Santo André, nas políticas públicas do município e na percepção de gestores de creches entender em que medida se propicia condições para que as crianças de creche vivenciem essas interações com e na natureza. Embora o município apresente políticas públicas de Educação Ambiental e os diretores manifestem que o trabalho com Educação Ambiental está presente nas creches, observou-se que as ações de Educação Ambiental estão mais voltadas a ideia de preservação dos recursos naturais. Assim, como parte integrante desse estudo será elaborado um E-book cujo conteúdo inspire ações de Educação Ambiental atreladas a interação da criança com a natureza.Item ATUAÇÃO DO DIRETOR DE ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ: REFLEXÕES SOBRE A EFICÁCIA ESCOLAR(2021-11-06) Adriana Moda Scutari; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Eric Ferdinando Kanai PassoneHá uma grande discussão, recorrente há décadas, sobre a gestão escolar no Brasil. Essa temática envolve um conceito subjetivo, polissêmico, multidimensional, determinado pelo momento histórico e social que se inter-relaciona com a educação e seus fatores intra e extraescolares. Este estudo visa entender, na percepção dos gestores e professores, o papel do diretor escolar frente ao trabalho pedagógico do professor e quais são suas contribuições para a eficácia escolar. Quanto à sua natureza, esta pesquisa se caracteriza como um estudo de cunho qualitativo, com o objetivo exploratório. Para a concretização dos objetivos propostos, utilizou-se do questionário eletrônico para a coleta de dados com diretores (25) e professores (85) do município de Santo André - SP. De posse das informações, os dados foram descritos e analisados com base no referencial teórico que discute o assunto, notadamente, a eficácia escolar. Os resultados mostram uma ligeira concordância (56%) por parte dos diretores acerca de sua responsabilidade quanto ao fracasso escolar. Esse ponto de vista foi ratificado pelos professores, pois 52% desses profissionais atribuem essa responsabilidade aos diretores, mas 48% discordam ou discordam totalmente sobre esse assunto. Ainda sobre o fracasso escolar, a pesquisa mostra que a responsabilidade maior é das famílias, conforme sinalizado pelos diretores (76%) e pelos professores (82%). Outro achado importante é que tanto os professores quanto os diretores consideram que o trabalho do gestor é fundamental para o sucesso escolar mediante um ambiente de trabalho tranquilo e respeitoso (100%), pois um bom clima escolar depende, principalmente, da atuação do diretor de escola. Com base nos resultados, como produto final, foi proposto o desenvolvimento de um plano de formação para os professores e diretores com foco no melhor entendimento sobre a eficácia escolar.Item AV ALIAÇÃO INST IT UCIONAL N A CRECHE: PERCEPÇÕES DAS ASS IST ENT ES PEDAGÓGIC AS NO MUNICÍPIO DE SANT O ANDRÉRITA DE CASSIA OLIVEIRA SIMAS; PROF.DR.PAULO SERGIO GARCIA; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Nonato Miranda; Prof. Dr. Nelson GimenesA avaliação tem opupado lugar central na educação, em geral, e na Educação Infantil, em especial. Neste contexto, a avaliação institucional tem sido considerada uma estrategia para melhorar os processos na creche. Este estudo teve como objetivo geral compreender as relações existentes entre a atuação das Assistentes Pedagógicas, profissionais que atuam no trabalho pedagógico nas creches, e a avaliação institucional dessa instituição, no município de Santo André. Foi utilizada a metodologia qualitativa, com base em um questionário qualitativo, que foi respondido por 14 (quatorze) profissionais que atuavam em creche e estavam em pleno exercício profissional no momento da pesquisa. Os resultados apresentaram um quadro de ambiguidades. Por um lado, as profissionais destacaram a importância da avaliação institucional no contexto das creches, mostraram alguma experiência na participação em avaliação institucional e demostraram certo preparo na condução desse processo. Em contrapartida, por outro lado, observamos a ausência de vínculos entre as atividades realizadas, as atribuições das assistentes pedagógicas, e a avaliação institucional. Ademais, ressalta-se a falta de conhecimentos sobre elementos básicos da avaliação, em geral, e da avaliação institucional, em particular, sobretudo o entendimento sobre o tema, sobre os processos e as funções, sobre objetos da avaliação, seus critérios, entre outras questões, o que muito possivelmente traz desdobramentos para o trabalho avaliativo das profissionais. Elaboramos uma formação para gestores que é o produto da presente pesquisa, com ênfase nas relações existentes entre a atuação das assistentes pedagógicas e a avaliação institucional. Os dados desta pesquisa podem ser utilizados para a formação de gestores nas universidades e nas secretarias de educação.Item AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM JORNADA AMPLIADA DOS MUNICÍPIOS DO GRANDE ABC PAULISTA(2021-03-18) Daniela Assensio Galdi; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Ramos de Andrade; Prof.ª Dr.ª Maria da Graça Nicoletti MizukamiEste estudo analisou as propostas de Educação Integral em Jornada Ampliada em alguns municípios do Grande ABC Paulista, no tocante ao Ensino Fundamental, anos iniciais. Para tal, foi utilizada metodologia qualitativa, a partir da análise documental e de entrevistas. Os resultados mostraram que as redes de ensino buscam melhorar a qualidade da Educação Integral em Jornada Ampliada, com base em seus documentos orientadores, como por exemplo, o Plano Municipal de Educação. Todavia, é importante salientar que nenhuma das cidades incluiu em seus planos prazos para a realização de tais estratégias, situação esta que enfraquece as indicações contidas nesses planos. Em geral, as redes de ensino possuem propostas muito similares de Educação Integral em Jornada Ampliada, sejam em termos de objetivos, currículo, uso de materiais didáticos e monitoramento dos alunos. Porém, elas apresentam algumas diferenças quanto ao regime de trabalho e seus desafios, muito possivelmente em razão de suas particularidades locais. Neste sentido, resta em aberto compreender se, de fato, essas propostas funcionam para formar o aluno de modo integral ou se são “mais do mesmo”, ou seja, cópias ampliadas da educação regular tradicional. A partir dos dados obtidos nesta pesquisa pretende-se elaborar um e-book a ser disponibilizado, em geral, para as Secretarias de Educação da região, e em particular, para as de outras cidades. Ao final deste estudo, espera-se ter contribuído com o debate sobre as propostas de Educação Integral em Jornada Ampliada em alguns municípios da Região do Grande ABC Paulista.Item AVALIAÇÃO DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR: EM DESTAQUE AS CRECHES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO(2023-03-08) Paulo Roberto Rego dos Santos; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti MizukamiO Município de São Paulo, devido sua extensa área territorial e população, enfrentou a questão da falta de vagas para as crianças nas creches. O aumento da demanda por matrículas na primeira infância, e a legislação que abrange a educação infantil, levaram a Secretaria Municipal de Educação (SME) a tomar a decisão de estabelecer convênios com ONGs e criar parceiras para a instalação e manutenção de creches, ao invés de investir na criação desses espaços, de forma que hoje no município de São Paulo existem creches diretas, indiretas e conveniadas. Este estudo teve como objetivo avaliar a infraestrutura física das creches da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo a partir de critérios próprios elaborados. Para tal, utilizou-se a abordagem qualitativa exploratória a partir da análise de quadros de tabelas, incluindo algumas técnicas estatísticas. Os resultados revelaram que a maior quantidade de convênios com ONGs, parcerias realizadas pela secretaria de educação, 88% das creches do município, abrangendo 82% dos bebês matriculados, está localizada na iniciativa privada. Nesse contexto, a rede direta possuía uma maior proporção de creches que foram classificadas nas categorias adequada e avançada, enquanto a rede conveniada esteve mais centralizada nas categorias adequada e básica. Isso pode ser justificado, uma vez que a infraestrutura da rede direta foi projetada mas não é aceitável, pois as crianças são atendidas de maneiras diferentes, configurando um processo de discriminação. Esse modelo de gerenciamento das crianças, adotado pela SME com base na privatização, não garante a equidade nas condições de atendimento entre as redes. Além disso, essa privatização da educação municipal pode gerar maior competição entre as instituições que ofertam vagas para a educação infantil, maior desigualdade no acesso, variação na qualidade de atendimento às crianças, foco nos resultados financeiros. Esse modelo pode também fragilizar o sistema público e reduzir seu controle. Esperamos que com este estudo a avaliação da infraestrutura escolar ganhe maior corpo entre os temas nas pesquisas brasileiras, possibilitando mais robustez e discussão dentro das universidades, tanto na formação inicial como continuada. Para contribuir neste debate, elaboramos o produto desta pesquisa, qual seja: “Orientações para a Montagem de Creches: Infraestrutura Física das creches”.Item AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA PROVA SÃO CAETANO DIGITAL(2021-03-17) Iranete Gabriela Almeida Silva Fernandes de Freitas; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto; Prof. Dr. Alan César Belo AngeluciEste estudo analisou a compreensão de professores e de gestores sobre o Programa Prova São Caetano Digital na avaliação do desempenho dos alunos, em escolas de Ensino Fundamental no município de São Caetano do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir de um questionário qualitativo para estudar a diversidade das opiniões. Os resultados mostraram que professores e gestores apresentaram concordância sobre alguns pontos e algumas diferenças em outros. Para os primeiros, a prova trouxe maior agilidade na entrega dos resultados, o que favoreceu a tomada de decisão mais rápida, induziu alguns professores a usar as tecnologias nas aulas, motivou os jovens para a realização da avaliação e trouxe, nesse processo, grande economia de papel. Para os segundos, a agilidade também favoreceu a tomada de decisão mais ágil, houve maior qualidade gráfica na prova, uma maior amplitude nas possibilidades de interação e economia de papel. Para esses gestores, o processo permitiu acompanhar de forma mais contínua os jovens e o trabalho dos professores, situação que pode permitir processos de acompanhamento e de formação para os docentes. Todavia, os grupos sinalizaram vários desafios, entre eles a conexão com a internet e a necessidade de mais horas de formação para os profissionais. Os dados indicaram que o Programa trouxe alguns benefícios relacionados ao sistema, à escola, aos professores, aos alunos e aos pais. São resultados relevantes, sobretudo no contexto atual, de pandemia, pois permitem que sejam realizadas avaliações a partir do uso das tecnologias (Google Forms). Com os dados deste estudo pretende-se elaborar um e-book para colaborar com as pesquisas da área. Ademais, espera-se, com a análise do Programa Prova São Caetano Digital, ter trazido evidências da possiblidade de realização das avaliações em larga-escala com o uso das novas tecnologias, principalmente o Google Forms.Item AVALIAÇÕES EXTERNAS NO CONTEXTO ESCOLAR: O DESAFIO NA ROTINA DE TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICOJuliana Rodrigues Marconi Moraes; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Leandro Prearo; Prof.(a) Dr.(a) Norinês Panicacci BahiaPolíticas neoliberais, sobretudo aquelas relacionadas às políticas de avaliação em larga escala e de responsabilização, já estão bem consolidadas no Brasil. Elas estão influenciando as questões do financiamento da educação, o currículo das escolas, a formação e a autonomia dos professores, as incumbências das escolas e dos docentes e o trabalho dos Coordenadores Pedagógicos (CPs). Este estudo tem por objetivo identificar e analisar influências das políticas de avaliação e de responsabilização sobre a rotina de trabalho do Coordenador Pedagógico dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade de São Caetano do Sul. Por meio de um estudo de caso, foi detectado o perfil deste coordenador, foram investigados os documentos da Secretaria de Educação do Centro de Formação de Profissionais da Educação e foram entrevistados os Coordenadores Pedagógicos (N = 7) das escolas da cidade. Os resultados mostraram que os CPs eram profissionais formados em pedagogia, com algum tipo de pós-graduação, com pouca experiência e muitas demandas para serem realizadas no cotidiano escolar. Trata-se de um profissional que estava aculturado às políticas de avaliação e de responsabilização e que já possuíam um discurso e algumas práticas consolidadas. Essa aculturação ocorreu, principalmente, a partir de um processo de formação, mas também pela criação da Escola de Pais, da Prova São Caetano e do Tarefário. Os coordenadores reconheceram alguns benefícios dessas políticas, mas sinalizaram também algumas preocupações, especialmente em relação às pressões e às cobranças sobre os resultados, um processo que não havia sido apontado pela literatura da área. Esses resultados são importantes e contribuem para ampliar a compreensão sobre a atuação deste profissional na escola. Paralelamente, eles podem ser levados para as discussões no contexto da formação inicial e continuada dos coordenadores.Item COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO BASEADO NA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVAVanessa Maria Vicente Umemura; Profª. Drª. Sanny Silva da Rosa; Prof ª. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof ª. Dra. Celia Maria HaasO presente estudo investigou possibilidades alternativas para o trabalho da coordenação pedagógica no que diz respeito à organização do trabalho colaborativo docente em contextos formativos dentro das escolas. Para tanto, propôs inicialmente a discussão de dois conceitos-chave: gestão democrática e qualidade social da educação básica. Em seguida, as questões levantadas da prática foram utilizadas como objeto de uma pesquisa-ação colaborativa realizada com docentes que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de São Caetano do Sul. Após as etapas de caracterização e diagnóstico, apresentou-se a análise dos dados coletados em sessões reflexivas, utilizando a metodologia dos núcleos de significação, cujo pressuposto epistemológico é a existência de uma relação dialética entre os sentidos e significados subjetivamente atribuídos pelos sujeitos e o contexto histórico-cultural em que são produzidos. Esta pesquisa possibilitou o reconhecimento das principais potencialidades e fragilidades do trabalho dos coordenadores pedagógicos de São Caetano do Sul. Como resultado, traz uma proposta para a gestão pedagógica da escola que fortaleça a gestão democrática por meio do trabalho colaborativo, em prol do contínuo desenvolvimento docente e da qualidade social da educação.Item COORDENADOR PEDAGÓGICO: ENTRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS E AS REGULAMENTAÇÕES ESTABELECIDAS NO REGIMENTO ESCOLAR(2018-02-23) Erica Loureiro Garrido; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti MizukamiEste estudo identificou e analisou as relações entre as atribuições dos Coordenadores Pedagógicos (CPs) do Ensino Fundamental I,1 da rede de educação de São Caetano do Sul, descritas no Regimento Escolar do Município, e as ações efetivamente exercidas por estes na rotina de seu trabalho na escola. Com tal objetivo, realizou-se uma revisão da literatura especializada sobre o tema, traçou-se o perfil do CP, e investigou-se o Regimento Escolar, relacionando-o com as ações diárias do CP. Para a realização desta pesquisa, optou-se pela metodologia mista, envolvendo a abordagem quantitativa, na primeira fase, e qualitativa na segunda (entrevistas). Os resultados indicaram que os CPs possuíam um perfil próprio de uma demanda específica, mas que se apresenta de modo muito similar àquele do cenário nacional, isto é, um profissional com formação em pedagogia, pouca experiência e muitas atividades desempenhadas no cotidiano escolar. Esses profissionais realizavam várias atividades cotidianamente que não estão presentes no Regimento Escolar. Algumas práticas (assistir aulas dos professores, oferecer devolutivas, orientar pedagogicamente o aluno, formação continuada do CP, entre outras) constam somente de maneira genérica no Regimento Escolar, mas poderiam ser incluídas, de forma mais específica, e induzir, mais sistematicamente, esses profissionais a realizá-las. Outras ações efetuadas (associadas à rotina dos alunos, à falta do professor e à organização de materiais e eventos) não deveriam estar no rol de atividades, pois desfocam o trabalho e subtraem o tempo para aquilo que é essencial: a formação de professores. Os dados deste estudo oferecem possibilidades para o planejamento de políticas educacionais, combinadas com a formação inicial e continuada dos Coordenadores Pedagógicos, e para a uma revisão das atribuições destes no Regimento Escolar do Município. Tratam-se, de fato, de indicações relevantes para as autoridades políticas e educacionais desta cidade, pois podem auxiliar na melhoria da escola, em geral, e da formação do coordenador, em particular.Item CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: O QUE PODEMOS APRENDER E ENSINAR(2018-03-23) Luiz Antonio Franco da Cruz; Prof. Dr. Elias Estevão Goulart; Prof. Dr. Elias Estevão Goulart; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Claudio Fernando AndréO presente estudo propõe uma investigação sobre as relações entre a estrutura de intelecto, denominada Criatividade, e o nível de desempenho escolar, identificado em alunos da Rede Pública Municipal de Ensino de São Caetano do Sul. Para tanto, a partir da revisão da literatura, busca-se uma conceituação adequada de criatividade que denote a estrutura deste constructo dentro do processo educacional, bem como o estabelecimento do instrumento adequado de métrica da criatividade no ambiente escolar. Como abordagem metodológica utiliza-se a pesquisa quantitativa, com o intuito de identificar as relações entre: o nível de criatividade dos alunos do Ensino Fundamental, medido pelos Teste de criatividade de Torrance; o desempenho escolar obtido na Prova São Caetano, uma avaliação em larga escala; e os valores médios de criatividade nacionais e internacionais, com similaridade de amostra e metodologia. Os resultados indicaram clara relação de inferioridade entre os níveis de criatividade obtidos na amostra e os índices de mesma faixa etária e educacional em outros países. As análises correlacionais entre criatividade e desempenho escolar demonstraram resultados estatisticamente nulos. São apontadas as divergências e convergências entre os índices dos quais se derivam possibilidades interpretativas. Neste contexto, propõem-se um instrumento prático com parâmetros norteadores da prática gestora e docente que fomente o desenvolvimento da criatividade nos processos pedagógicos municipais como uma política de Gestão Pública. Esta pesquisa apresenta dados e subsídios que podem ser utilizados por Secretarias de Educação municipais ou estaduais e, paralelamente, serem levados para o contexto da formação inicial e continuada de professores.Item DECORRÊNCIAS DA MUNICIPALIZAÇÃO DE ENSINO EM SÃO CAETANO DO SUL: EM QUESTÃO O COMPARTILHAMENTO DE ESPAÇOS(2019-02-14) Fernando Barradas Vessio; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof.a Dra. Elisabete Ferreira Esteves CamposO processo de municipalização do ensino público no Brasil, realizado com maior ênfase a partir da década de 1990, contando com algumas leis e decretos, gerou mudanças administrativas e consequências no campo educacional em todo o país. Em São Caetano do Sul, município do Grande ABC Paulista, a partir da municipalização que se iniciou em 2007, duas escolas passaram compartilhar o mesmo espaço (prédio), uma situação inédita e singular no município. Dessas unidades escolares, uma é municipal e atende alunos do ensino fundamental, anos iniciais e a outra estadual e assiste aos alunos do ensino fundamental - anos finais, e ensino médio. Neste contexto, apesar das já existentes diferenças entre os níveis de ensino, essas escolas apresentam realidades bem distintas em termos de infraestrutura escolar, organização pedagógica, formação dos professores, atendimento à comunidade, entre outros. Este estudo analisou a percepção dos atores escolares, gestores, professores, funcionários, alunos e pais sobre o compartilhamento de espaço gerado a partir do processo de municipalização. Para tal, utilizou-se a metodologia qualitativa por meio da abordagem de estudo de caso para coletar dados juntos a alguns atores escolares. Os resultados revelaram a presença de elementos de conflitos causados, sobretudo, pelas equipes gestoras das escolas, entre outras coisas, pela disputa de espaços; de incertezas profissionais, experienciadas por aqueles que viveram o processo de municipalização em relação às garantias de diretos já conquistados, à aposentadoria e às condições de trabalho; de ausência de consenso em relação à municipalização, com posições assumidas, invariavelmente, dependendo de posição do participante no contexto vivenciado, sendo algumas mais positivas e outras mais negativas; de comparações entre os estabelecimentos de ensino, com alguns indícios revelando que a escola municipal apresentava elementos, estruturais e pedagógicos, de maior qualidade educacional; de melhorias, sobretudo na infraestrutura escolar e na manutenção da escola. Todas essas questões foram potencializadas e tiveram maior impacto nos atores escolares devido a um cenário marcado pela ausência de diálogo, de planejamento e de colaboração, principalmente entre as diversas equipes gestoras que atuaram pelas duas esferas desde que o prédio passou a ser compartilhado. Os dados deste estudo podem ser utilizados pelas universidades em cursos de formação de gestores e professores e também por secretarias educação e diretorias de ensino que pretendam realizar o processo de municipalização.Item DESAFIOS ENFRENTADOS POR DIRETORES PARA ASSEGURAR A QUALIDADE NO ATENDIMENTO EM CRECHES CONVENIADAS EM TEMPOS DE PANDEMIA(2022-02-24) Gislaine Pires Gomes; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; pela Banca:Profa. Dra. Maria de Fatima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti MizukamiA Educação Infantil no Brasil obteve muitos avanços nas últimas décadas, não desprovida de muitas controvérsias e discussões, mas ainda há muito o que avançar. Há diversas legislações de regulamentação, porém não foram suficientes para garantir a qualidade da educação deste nível, em especial, das creches, cuja maior parte do atendimento, no município de São Paulo, ocorre por meio de um processo de conveniamento com organizações da sociedade civil (OSCS). Este estudo foi empreendido com o propósito de analisar os desafios enfrentados pelos diretores para assegurar a qualidade no atendimento em creches conveniadas do município de São Paulo, em Tempos de Pandemia. Para dar conta deste objetivo, foi utilizada metodologia qualitativa, a partir de análise de documentos e de sessões colaborativas. Os resultados, a partir dos documentos, mostraram que o período de pandemia foi marcado por muitos desafios para os diretores, que foram provenientes de constantes recomeços originados e direcionados por vários Decretos e Instruções Normativas, publicadas pela Secretaria de Educação. Neste contexto, foram identificados vários elementos de apressamento e de aligeiramento, entre os desafios vividos pelos diretores, que inclusive desestruturaram, entre outras questões, processos da gestão democrática. As sessões reflexivas evidenciaram outros desafios, oito deles, de magnitude ainda maior. Eles estavam associados às percepções dos diretores sobre qualidade, às mudanças na rotina escolar, à ansiedade e saúde das equipes, às condições de trabalho, à burocracia, à infraestrutura escolar, aos protocolos e a uma multiplicidade de tarefas a serem realizadas. Tais desafios potencializaram sentimentos de angústia, medo e insegurança. Com os dados desta pesquisa, propomos a elaboração de um e-book como produto. Esses elementos empíricos podem contribuir com discussões e debates no contexto das secretarias de educação e nas universidades, sejam elas públicas ou privadas.Item DESEMPENHO DE ESTUDANTES NOS CONHECIMENTOS RELACIONADOS À BIODIVERSIDADE NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS.(2022-02-23) Valquiria Vieira; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Vilmar MalacarneAs discussões sobre a perda da biodiversidade, com a extinção de espécies e de habitats, têm sido evidenciadas, mais fortemente, desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92. Recentemente, pesquisadores têm procurado compreender o que os jovens conhecem acerca do tema, ainda que de forma incipiente. Nesse contexto, o presente estudo analisou o desempenho dos alunos concluintes do Ensino Médio, do Estado de São Paulo, nos conhecimentos relacionados à biodiversidade, no Exame Nacional do Ensino Médio, entre os anos de 2009 e 2018, em relação à renda familiar e à formação da mãe. Para a análise de dados, utilizou-se a metodologia quantitativa, por meio dos percentuais médios de acertos, coletados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa. De modo geral, os dados apontaram que os meninos obtiveram resultados ligeiramente maiores do que as meninas, revelando certa desigualdade de gênero nos desempenhos. Ademais, verificou-se que os percentuais de acertos não foram altos, girando em torno de 50%, e que a renda familiar e a formação da mãe influenciaram o desempenho dos jovens, ratificando um processo histórico no Brasil, ou seja, a desigualdade de origem social está no centro das desigualdades escolares. Nesse sentido, é possível inferir que a escola de Ensino Médio do Estado de São Paulo não tem sido capaz de evitar que as desigualdades sociais se transformem em desigualdades escolares. Por fim, constatou-se que as variações percentuais, ao longo do período analisado, foram negativas, sobretudo para os mais pobres, cuja mãe tinha menor formação. Os resultados desta pesquisa subsidiarão a elaboração de um produto, a saber, um e-book, a fim de que os achados possam ser compartilhados com a comunidade científica e escolar. Paralelamente, os achados também contribuirão com o projeto temático “Programa Biota-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular” (Processo número 2016/05843-4), financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo). Os resultados podem ser utilizados para fomentar debates acerca da biodiversidade, bem como da possível criação de políticas educacionais.Item DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PAPEL DAS GESTORAS NO MUNICÍPIO DE DIADEMA(2022-06-09) Tatiane Christine Real Lamarca; Prof.ª Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Angela Maria MartinsConsiderando o período pandêmico que impactou mundialmente a sociedade, esta dissertação teve como problema de pesquisa: quais as estratégias e ações adotadas por gestores escolares na consecução das normativas exaradas pela Seduc no município de Diadema no contexto da crise sanitária provocada pela pandemia de Covvid-19? O objetivo geral se dedicou a analisar as estratégias e ações adotadas pelos gestores escolares da rede municipal de educação de Diadema (SP), com vistas a mitigar as desigualdades educacionais aprofundadas no contexto da pandemia de Covid-19. Trata-se de uma percepção basilar a ser discutida, considerando que o período pandêmico foi completamente atípico na rotina escolar, o que confere à gestão função precípua no desenvolvimento das atividades escolares. A metodologia é de caráter descritivo-exploratório, considerando que os dados que compõem o corpus da investigação foram tratados a partir das diretrizes da Análise de Conteúdo, ou seja, as projeções argumentativas propostas derivam do que foi dito em forma de relato. Ademais, ressalta-se que a abordagem de pesquisa é qualitativa e, para isso, foram ouvidas duas gestoras escolares, por intermédio de uma roda de conversa, como técnica metodológica. A fundamentação teórica deste trabalho concentra-se no campo investigativo da gestão escolar e suas zonas fronteiriças com pesquisas que versam sobre o direito à educação e as políticas públicas de docência e gestão. Os dados revelam que ambas as gestoras seguiram com parcimônia as orientações regimentais do governo federal, estadual e municipal, bem como as orientações da SEDUC de Diadema. Nesse contexto, as participantes se mostraram democráticas, ao aferirem autonomia a sua equipe docente, de maneira a gerar efeitos positivos junto ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A análise de dados da pesquisa foi pautada em dois conceitos chave, de implementação de políticas X atuação de políticas, discutidos nas pesquisas de Stephen Ball e discricionariedade dos burocratas de nível de rua empregados nas pesquisas de Gabriela Lotta. Como produto foi elaborado um guia informativo e de recomendações no intuito de auxiliar os gestores escolares no processo de replanejamento das ações da escola no contexto pós-pandêmico, considerando os resultados da pesquisa e a natureza da linha de pesquisa a que está vinculada – Política e Gestão da Educação.
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