O MARKETING DIGITAL E A DISSEMINAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO: UM FRAMEWORK PARA IMPLEMENTAÇÃO NAS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar como o Marketing Digital pode colaborar com a disseminação da Comunicação de Interesse Público, no âmbito das Administrações Públicas Municipais. A proposta teórica incorpora estudos acerca da internet, comunicação de massa, mídias sociais, Marketing Digital, Marketing Público, Marketing de Serviços Públicos, Comunicação de Interesse Público e Comunicação Pública. O lócus da pesquisa serão as Prefeituras de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, na da Região do ABC Paulista. A pesquisa está dividida em três etapas: uma análise documental para identificar as ações de Marketing Digital das prefeituras pesquisadas, nas mídias sociais, e um levantamento por meio de entrevistas semiestruturadas junto a técnicos da Administração Pública responsáveis pela comunicação, para a construção de um framework para conhecer as práticas de Marketing Digital no âmbito das Administrações Públicas Municipais. A problematização da pesquisa foi sintetizada em uma pergunta-problema: Como o Marketing Digital pode colaborar com a disseminação da Comunicação de Interesse Público? Dessa forma, partiu-se da constatação de que as mídias sociais estão sendo utilizadas com frequência pela Administração Pública Municipal, porém, ainda de forma incipiente, uma vez que ainda poderiam ir além, utilizando todas as mídias sociais, usando ainda outras linguagens, adaptando-as para cada mídia. Os recursos para a Administração Pública no âmbito da internet são ilimitados e de extrema relevância na disseminação da Comunicação de Interesse Público, pois, em pouco tempo, o cidadão deixa de ser um receptor para ser um emissor de uma mensagem no espaço público, principalmente nas mídias sociais, as quais possibilitam comentários, oferencendo para os cidadãos a oportunidade de dar feedbacks instantâneos. A presente pesquisa reproduziu solução e aplicabilidade de conceitos técnicos a fim de influenciar positivamente na gestão da Comunicação de Interesse Público, tornando sua disseminação por parte da Administração Pública mais eficiente com novos e melhores métodos para tornar as ações, programas ou serviços públicos mais compreensíveis aos olhos dos cidadãos. O framework como produto final fornece uma estrutura sólida para orientar estratégias, processos e interações, promovendo eficiência e consistência na implementação de práticas de Marketing Digital na Administração Pública.


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