“TÁ CHAMANDO UMA MENINA DE MARROM?”: DIÁLOGO E PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS COM CRIANÇAS DESDE UMA PERSPECTIVA FREIRIANA
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Resumo
A presente pesquisa tematiza sobre projetos pedagógicos desde uma perspectiva freiriana. Assim, partiu-se da seguinte pergunta: Como construir com as crianças da pré-escola um projeto pedagógico a partir de uma metodologia freiriana. Como objetivo geral, pretendeu-se construir, com as crianças da pré-escola, um projeto pedagógico desde uma perspectiva metodológica freiriana. Quanto aos objetivos específicos, estabeleceram-se: elaborar estratégias de escuta que contemplem as vozes das crianças na elaboração e desenvolvimento do projeto pedagógico; identificar quais são os temas geradores que emergem das crianças no contexto pré- escolar; desenvolver, investigar e analisar um projeto pedagógico com as crianças, dentro de metodologia freiriana, avaliando sua aplicabilidade; elaborar um material didático — e-book — que aborde o processo de construção, os caminhos percorridos e as experiências vivenciadas durante o projeto pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, do tipo intervenção pedagógica. Para a análise dos dados, elegeu-se, como base, a análise de conteúdo. A fim de embasar a investigação, o referencial teórico utilizado fundamentou-se no diálogo entre a epistemologia freiriana e autores(as) da sociologia da infância e da pedagogia de projetos, bem como em legislações e documentos que orientam o trabalho na Educação Infantil. Os resultados revelam que é possível construir um projeto pedagógico em uma perspectiva metodológica freiriana na Educação Infantil pré- escolar tendo a escuta, o diálogo e a participação infantil como eixos estruturantes do trabalho. Demonstram como essa prática dialógica possibilitou às crianças aprenderam sobre empatia, a argumentar e expressar suas opiniões de maneira respeitosa e, sobretudo, a respeitar e valorizar às diferenças étnicas e culturais. Como produto educacional, será elaborado um e-book, a ser compartilhado com profissionais da Educação Infantil, com a narrativa do projeto pedagógico construído ao longo desta pesquisa.