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Navegando por Autor "Marco Antonio Pinheiro da Silveira"

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    A CONTRIBUIÇÃO DOS RELACIONAMENTOS INTERORGANIZACIONAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GESTÃO EMPRESARIAL: UM ESTUDO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO POLO DESIGN CENTER
    (2013-08-27) Robson Ribeiro de Azevedo; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Laércio Baptista da Silva; Charles Kirschbaum
    O presente estudo propôs-se a estudar os relacionamentos interorganizacionais de empresas que atuam em Rede e foi realizado junto às empresas participantes do Polo Design Center, Rede Organizacional do segmento de arquitetura e decoração. O objetivo do trabalho foi verificar a contribuição dos relacionamentos interorganizacionais no processo de aprendizagem em Gestão Empresarial das micro e pequenas empresas que atuam em Rede. A pesquisa desenvolvida foi de natureza descritiva e dividida em 2 (duas) etapas. Na primeira teve como fontes de evidência entrevistas semiestruturadas com a direção e empresas participantes do Polo. Na segunda etapa foram encaminhados questionários por meio digital aos 68 gestores das empresas associadas ao Polo. O questionário foi respondido por 32 empresas. Assim, concluiu-se que as trocas de informações entre as empresas e demais membros da Rede, oferecem uma pequena contribuição para o processo de aprendizagem dos gestores. Verificou-se, também, que nas áreas de Marketing, Logística e Recursos Humanos as práticas de Gestão são desenvolvidas de forma precária em sua maioria. A área de finanças, no entanto, é a única área em que os gestores afirmaram adotar a maior parte das práticas de forma satisfatória. Notou-se que, os gestores que realizavam a gestão da empresa de forma precária, em sua maioria, aprenderam a realizá-la sozinhos sem apoio de fontes de aprendizado. No sentido oposto, aqueles que adotavam satisfatoriamente as práticas de gestão aprenderam a desenvolver o trabalho em cursos e consultorias. Verificou-se também que as trocas de informações entre as empresas ocorreram em sua maioria em encontros informais e no curso de empreendedorismo realizado pela diretoria do Polo. Esse processo de trocas, no entanto, não era prioridade para a direção da Rede e mesmo para as próprias empresas, o que fez com que a maior parte das informações trocadas fosse superficial e de baixa contribuição para o processo de aprendizagem das empresas. Para trabalhos futuros, sugere-se verificar se a realidade observada neste estudo, onde a troca de informações não é objetivo principal da Rede, ocorre também em outros agrupamentos. Além disso, verificar qual a dinâmica das trocas de informações em uma Rede Organizacional que trabalhe essas trocas de forma prioritária e estruturada.
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    A INFLUÊNCIA DA ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA INDÚSTRIA BANCÁRIA BRASILEIRA
    Oscar Bombonatti Filho; Prof. Dr. Marcos Antonio Gaspar; Marcos Antonio Gaspar; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Edmilson Alves de Moraes
    A presente dissertação trata das possíveis influências que investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) podem trazer para a indústria bancária brasileira e, ao mesmo tempo, para as empresasfornecedoras dessa tecnologia. Quanto à metodologia, o estudo classifica-se como exploratório, de natureza qualitativa. Por terem maiorrepresentatividade no setor analisado, os bancos privados Bradesco, Itaú e Santander foram escolhidos para esse estudo. Para tanto, a coleta de dados foi dividida em três partes: a) surgimento da estratégia de investimentos a partir do levantamento do histórico da automação bancária brasileira, desenvolvido com base em pesquisa documental (envolvendo o período da década de 1960 até 2011); b) demonstração dos principais indicadores da indústria bancária brasileira como um todo, bem como dos indicadores específicos dos bancos selecionados, com análise detalhada do período de 2000 a 2011, relacionando-os aos resultados esperados definidos, conforme o modelo conceitual-empírico da pesquisa; e, por fim, c) análise das entrevistas feitas aos gestores de bancos e empresas fornecedoras de TIC relacionadas aos argumentos estabelecidos para o desenvolvimento da estratégia. Como resultados, verificou-se primeiramente que os investimentos em TIC influenciaram o crescimento e fortalecimento da indústria bancária brasileira. Em todos os indicadores usados para essa pesquisa, tanto para a indústria bancária como um todo quanto para os bancos escolhidos, foi verificado um aumento significativo no período analisado, assim como sua relação como os resultados esperados definidos no modelo. A partir dos resultados auferidos, também foi possível atestar que não existia uma estratégia previamente estabelecida para os investimentos em TIC, sendo que a estratégia emergiu naturalmente ao longo de um período de quase 50 anos de história da automação bancária brasileira. Ou seja, conforme as novas tecnologias foram aparecendo, além de outros fatores, tais como a inflação e a reserva de mercado, é que a estratégia voltada a investimentos em TIC foi sendo desenvolvida e consolidada.
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    A OPINIÃO DE USUÁRIOS GESTORES DA PRODUÇÃO DE EMPRESAS INDUSTRIAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO COM RELAÇÃO AO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DO SETOR DE PRODUÇÃO PELAS FUNCIONALIDADES OFERECIDAS PELOS SISTEMAS ERP (ENTREPRISE RESOURCE PLANNING)
    André Luiz Pestana de Oliveira; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Diógenes Souza Bido; Ana Cristina de Faria
    O objetivo deste estudo foi verificar a opinião dos usuários-chave do setor de produção quanto ao atendimento das necessidades por parte do ERP em pesquisa realizada com 46 empresas industriais do Estado de São Paulo. O instrumento de pesquisa foi elaborado com base em uma extensa revisão da literatura sobre administração da produção e sobre ERP, que serviu como base para elaboração de um questionário com 28 atividades ligadas à área da produção. As atividades de produção foram divididas em quatro dimensões funcionais: Políticas de Manutenção de Estoques, Previsões, MRP e MRP II. As atividades de produção foram analisadas segundo cinco itens de avaliação: (i) atendimento das necessidades pelas funcionalidades do ERP, (ii) facilidade de uso da funcionalidade, (iii) parametrização realizada na funcionalidade, (iv) necessidade de customização da funcionalidade e (v) treinamento recebido. O questionário foi respondido por gestores de produção de 46 indústrias do Estado de São Paulo, constituindo-se uma amostra não probabilística, pelos critérios de acessibilidade e conveniência. A pesquisa teve caráter exploratório, uma vez que buscou conhecer mais sobre o tema. A análise dos dados obtidos mostrou que em linhas gerais os ERP estão em conformidade com as necessidades dos gestores da produção. Porém, o aspecto que mais chamou atenção foi a alto número de atividades de produção que não são realizadas por funcionalidades do ERP nas empresas pesquisadas. Observou-se que quanto maior o número de atividade usadas, maior a percepção de atendimento das necessidades, e também que a dimensão funcional que mais atende às necessidades é MRP enquanto o MRP II é a que menos atende. O tipo de atividade de produção com melhores médias foi para estoque.
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    A UTILIZAÇÃO DAS PRATICAS DE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UMA ORGANIZAÇÃO PRESTADORA DE SERVIÇOS EM SAÚDE. UMA ABORDAGEM DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS EM UM CENTRO CLINICO DESAÚDE INTEGRAL DE UMA UNIVERSIDADE MUNICIPAL
    José Carlos Ferrante; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Dílson Gabriel dos Santos
    A economia mundial em geral e a brasileira em particular vem sofrendo mudanças importantes. Fusões, incorporações, aquisições e alianças estratégicas tem-semultiplicado. Parte considerável dessas mudançasrelaciona-se com profundasalterações nos sistemas de valores de todos os segmentos da economia. Acompetitividade relaciona-se cada vez mais com a busca do ótimo sistêmico além das fronteiras da empresa, o que da nova dimensão a logística mediante aintegração de todos os processos na gestão da cadeia de suprimentos dasempresas. Entretanto, poucos estudos sobre a gestão da cadeia de suprimentos são realizados em empresas de serviços, notadamente no segmento da saúde. A gestão profissional dos processos logísticos nas organizações que prestam serviços emsaúde assumefundamental importância e constitui-se em uma necessidade tanto doponto de vista da produtividade dos fatores de produção como do grau decompetitividade no mercado. O objetivo principal deste projeto de pesquisa eidentificar a estrutura e viabilizar a utilização dos processos logísticos nacadeia desuprimentos de uma organização prestadora de serviços em saúde de um centroclinico de saúde integral de uma universidade municipal. A metodologia do projetocontempla uma pesquisa de tipo exploratório, de abordagem qualitativa, e delinear-sepor um estudo de caso numa organização prestadora de serviços em saúde nosórgãos que compõem um centro clinico de saúde integral de uma universidademunicipal. O estudo permitiu concluir que a gestão da cadeia de suprimentos emserviços pode em vários aspectos assemelhar-se a gestão da cadeia de suprimentos em manufatura e que e possível aumentar a produtividade dos fatores de produção utilizando os conhecimentos de ambas as cadeias de suprimentos. Característicaspróprias do setor de serviços como a intangibilidade e a impossibilidade de separar aprodução do consumo em determinados serviços geram algumas consequências importantes, como maior dificuldade de controlar e maior dificuldade de gerir acapacidade de produção, e impedem o aprofundamento das questões sobre aspraticas de gestão e dedesempenho na cadeia de suprimentos em serviços,notadamente no segmento de serviços em saúde. O trabalho realizado em campoidentificou as estruturas dos processos logísticos e permitiu construir a cadeia desuprimentos e a rede organizacional dos órgãos que compõem o centro clinico desaúde integral da universidade municipal. Foi possível ainda identificar que aampliação das praticas de gestão e a implantação de indicadores de desempenhona cadeia de suprimentos em manufaturacontribuem positivamente para viabilizar autilização dos processos logísticos na cadeia de suprimentos em organizações prestadoras de serviços em saúde. O cenário em que se desenvolve a gestão dacadeia de suprimentos dos órgãos que compõem o centro clinico de saúde integralda universidade municipal e desafiante para todos os atores envolvidos. O trabalhode campo demonstrou que os elos que formam a cadeia de suprimentos trabalhamde forma individual e que a transferência dos conhecimentos sobre cadeias desuprimentos presentes no referencial teórico pode propiciar uma visão sistêmica dacadeia de suprimentos dos órgãos que compõem o centro clinico de saúde integralda universidade municipal, contribuindo positivamente para ampliar a integração além das fronteiras organizacionais. Por outro lado, o trabalho de campodemonstrou que a característica de simultaneidade dos serviços, ou seja, aimpossibilidade de separar a produção do consumo existente no processo deatendimento ao cliente na cadeia de suprimentos em serviços pode contribuir muitopositivamente para melhorar o nível de atendimento ao cliente na gestão da cadeiade suprimentos em manufatura, uma vez que permite uma construção conjunta epositiva da relação fornecedor/cliente simultaneamente. Este projeto de pesquisaapresentou resultados positivos de como a gestão dos processos logísticos nacadeia de suprimentos de um centro clinico de saúde integral de uma universidademunicipal pode contribuir para combinar de modo atraente a redução dos custos deprodução de serviços em saúde com um aumento no nível de atendimento aosclientes-pacientes em um município, com possívelaplicação para outros municípios brasileiros. Entretanto, como a produção de pesquisas na área ainda e incipiente,seria conveniente estudar a estrutura dos processos logísticos em outrasorganizações municipais prestadoras de serviços em saúde e aprofundar o aspectoda contribuição positiva dos conhecimentos existentes na gestão da cadeia desuprimentos no aumento da produtividade dos fatores de produção em organizações prestadoras de serviços em saúde.
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    CONTRIBUIÇÕES OBTIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DE UM WEB SITE DE COMÉRCIO ELETRÔNICO: UM ESTUDO NO SETOR DE TRANSPORTE DE ENCOMENDAS
    (2005-02-14) Fulvio Cristofoli; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Silvio Augusto Minciotti; Eduardo H. Diniz
    Esta pesquisa consiste num estudo sobre as contribuições obtidas com a implantação de um web site de comércio eletrônico, realizado em empresas de entrega de encomendas. O método de pesquisa utilizado foi o de estudo de múltiplos casos. O instrumento de pesquisa adotado subdividiu-se em: simulação e análise dos web sites, entrevistas com gerentes das empresas e entrevistas com clientes usuários dos web sites, e sua elaboração teve como base modelos apresentados na literatura, que identificam recursos que podem ser disponibilizados num web site de comércio eletrônico, especialmente os modelos de Angehrn (1997) e Diniz (2000). O estudo foi realizado em oito empresas, e conclui que: Ainda é baixa a disponibilização de transação e relacionamento com clientes em seus web sites, segundo o que é apresentado nos modelos teóricos; Apesar disso, os gerentes das empresas e clientes têm um nível de satisfação alto com os web sites. Mas os primeiros apontam para a necessidade de serem melhorados. Observou-se que tanto gerentes quanto os clientes usuários desconhecem o que um web site realmente pode oferecer em questões de transação, relacionamento e usabilidade. O estudo concluiu que empresas e clientes identificam as contribuições do web site, e que clientes consideram este um elemento determinante na escolha da empresa fornecedora do serviço. Porém observou-se que esta ferramenta pode ter papel mais relevante. O indicador é que a empresa líder de mercado no setor de transportes não possui o web site mais bem elaborado. Os web sites melhor avaliados na análise foram o de duas empresas multinacionais.
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    EVOLUÇÃO DA INOVAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE COM BASE EM PATENTES E PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DOS CASOS DA ENERGIA EÓLICA E SOLAR
    Sandra Collado Gonsales; Prof. Dr. João Batista Pamplona; João Batista Pamplona; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Roberto Carlos Bernardes
    As energias eólica e solar constituem a solução para superar os desafios causados pela mudança climática. A transição de energias não renováveis para renováveis depende, visceralmente, do desenvolvimento de novas tecnologias. As inovações tecnológicas possibilitam reduzir o custo das energias renováveis, flexibilizam a produção, transmissão e consumo de energia. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar o desempenho relativo em inovações em energia eólica e solar do Brasil, de 2000 a 2017. Para tanto, foram utilizados procedimentos de análise de patentes e de bibliometria, o que permitiu descrever e analisar os dados coletados de patentes e de publicações. Por meio da análise das patentes, foram identificados os países e os depositantes mais atuantes e a área tecnológica para os dois tipos de energia; por meio da bibliometria, foram identificados os países com mais artigos publicados e os autores que mais publicaram em energia eólica e solar. Os resultados permitiram constatar que os depósitos de patentes em energia solar e eólica no Brasil não são relevantes quando comparados aos de outros países. Na eólica, a maior participação é da empresa alemã que tem interesse no mercado brasileiro; na solar, a participação de empresas é inexpressiva. Nas publicações científicas, os autores brasileiros têm participação irrelevante no total geral. A China desponta como país inovador.
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    FATORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA QUE AS IES PRIVADAS BRASILEIRAS SE DISTANCIASSEM DE SEU PONTO DE EQUILÍBRIO FINANCEIRO: UM ESTUDO BASEADO EM DADOS DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE 2018 A 2020
    (2023-03-04) Marcio Alexandre Freire; Professor Doutor Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Luisa Veras de Sandes Guimarães; Emerson Antonio Maccari
    No ensino superior privado brasileiro, manter o equilíbrio entre a receita adquirida pelas mensalidades e o custo de prestação do serviço educacional é necessário para alcance da sustentabilidade financeira. Este estudo avaliou, na população de mantenedoras de ensino superior privado brasileiro e em seus cursos de graduação, fatores que influenciaram o distanciamento, positivo ou negativo, do ponto de equilíbrio financeiro utilizando os valores informados de receitas, despesas e indicadores operacionais das mantenedoras. Também avaliou um comparativo dos impactos destes fatores identificados entre grandes grupos consolidadores e as instituições de menor porte tanto nas modalidades de ensino presencial, quanto a distância. Por meio de revisão bibliográfica, foi mostrado o desenvolvimento da rede privada de ensino superior, a concentração do mercado educacional, a definição dos custos de operação e os indicadores que compõem o ponto de equilíbrio financeiro, além dos métodos estatísticos utilizados. Como metodologia de análise, após extração, transformação e consolidação das informações utilizando dados secundários do Censo da Educação Superior de 2018 a 2020, foram utilizadas técnicas de estatística descritiva, regressão linear múltipla, análise de componentes principais e florestas aleatórias, nas variáveis transformadas e definidas como base de dados. Este trabalho avaliou, como pergunta-problema: Quais fatores contribuíram para que as IES se distanciassem do ponto de equilíbrio financeiro, no período dos censos 2018 a 2020? Foram identificados como fatores importantes para o distanciamento do ponto de equilíbrio o valor médio da mensalidade, o custo de folha docente e os custos de operação e, em menor grau, as razões entre alunos e docentes ou funcionários. Adicionalmente, foi verificada a relação em que o porte das instituições ou o pertencimento aos grandes grupos consolidadores contribuiu como fator no distanciamento do ponto de equilíbrio financeiro.
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    GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA COMERCIAL DE UMA EMPRESA MULTINACIONAL DO SETOR TÊXTIL, SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE GESTORES E FUNCIONÁRIOS
    Elisabete Camilo Rigolon; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Luis Paulo Bresciani; Eduardo Henrique Diniz
    Este estudo teve como objetivo identificar a existência da Gestão do Conhecimento em um grupo de profissionalismo da área comercial de um empresa multinacional brasileira. Com base na Teoria do Conhecimento proposta pelos Autores Nonaka e Takeuchi (1997) que identificaram quatro ciclos pelos quais o conhecimento pode fluir e ser convertido de tácito para explícito, buscou-se conhecer por meio de entrevistas em profundidade e pesquisa de campo a percepção da população conforme definição acima. De natureza exploratória o escopo das entrevistas abrange coleta de dados com 7 profissionais da alta administração da área comercial e pesquisa com 150 profissionais de campo, para os quais recebemos respostas de 110. O protocolo das entrevistas foi preparado com base na teoria de Nonaka e Takeuchi e serviu como base para o instrumento de pesquisa. Os resultados das entrevistas foram analisados em paralelo aos resultados da pesquisa de campo para identificar similaridades ou diferenças de percepção entre os grupos. O estudo identificou que o ciclo Socialização existe, de alguma forma, na percepção de todos os participantes, quer sejam gerentes ou profissionais de campo. O grupo como um todo percebe a troca de conhecimento tácito em explícito, apesar de distância geográfica. O ciclo Externalização provou ser pouco ativo uma vez que o exercício de registro do conhecimento tácito é feito de forma não eletrônica em apenas duas áreas: Marketing e Técnica. Não existem repositório eletrônicos e formais na empresa. Os registros, em sua maioria e-mails, são guardados em equipamentos individualizados, com acesso restrito. O terceiro ciclo proposto por Nonaka e Takeuchi (1997), o ciclo Combinação, recebe divisão de opiniões dos entrevistados e respondentes da pesquisa. Parte do grupo percebe alguma ação que permite a integração do novo conhecimento ao conhecimento existente e outro grupo, contrariamente, entende que esses movimentos não existem. O quarto e último ciclo, o ciclo Internalização, é percebido pela maioria do grupo sendo o mecanismo do aprender - fazendo o mais favorável ao ciclo. O trabalho em campo é apontado como a mais clara nascente do saber para a alta administração e para o próprio grupo. Identificou-se neste estudo que os profissionais de campo são percebidos como aqueles que melhor contribuem com informações relevantes para a organização, conhecimento significativos que podem, inclusive, alterar a estratégia da empresa dependendo da sua natureza. Outra descoberta resultante desse trabalho em campo é que, para esse grupo de profissionais compostos por alta administração da área comercial e profissionais de campo, os conhecimentos mais valiosos oferecido à empresa são aqueles relacionados aos clientes. Todas as demais informações tornam-se acessórias àquelas vinculadas ao cliente. Por fim, concluiu-se que, apesar de uma estrutura de peso em termos tecnológicos e de uma recém implementada solução tecnológica para a área comercial, com significativo investimento financeiro, é mínimo o beneficio da tecnologia da informação para a gestão do conhecimento para aquele grupo. A TI, neste caso, é percebida como um inimigo, aquele que vem dificultar a rotina diária do grupo em campo e não é vista como suporte facilitador para o fluxo das informações trazendo agilidade e assertividade aos dados.
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    GESTÃO E GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOSW SOCIAIS DE INCLUSÃO DIGITAL
    (2006-02-20) Luiz Carlos Rampazzo Filho; Prof. Dr. Gino Giacomini Filho; Gino Giacomini Filho; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Jacques Marie Joseph Vigneron
    Este estudo de caso instrumental tem como objetivo identificar como estão sendo gerenciados empreendimentos sociais de Inclusão Digital no estado de São Paulo. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas iniciais para compreender os mecanismos que geram a chamada Exclusão Social, quais são os seus tipos, efeitos e origens. Tornou-se relevante verificar e entender como empresas através de medidas de Responsabilidade Social Empresarial podem combater a Exclusão Social isoladamente ou em parceria com os governos e a sociedade. Uma vez identificada a Exclusão Digital como um processo de Exclusão Social, graças às exigências da Sociedade da Informação e a importância da inserção do Brasil nesta nova realidade, procurou-se um modelo de gestão e um plano de negócios sociais que pudessem servir como ferramentas de análise de três empreendimentos sociais de Inclusão Digital, parcerias entre empresas e a sociedade. Pode-se concluir com esta pesquisa que os empreendimentos deveriam ser constituídos a partir de uma parceria entre as empresas e a sociedade, cada qual com sua especialização, para seu êxito, levando-se em consideração a necessidade de recursos físicos, humanos, financeiros, a definição detalhada das metas e missões e das necessidades do público-alvo, além dos aspectos legais. Verifica-se que o setor necessita de profissionalização e o reconhecimento de sua importância para o Brasil.
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    GOVERNANÇA NA REDE QUE ORGANIZA OS DESFILES DE CARNAVAL DO GRUPO ESPECIAL NO SAMBÓDROMO DE SÃO PAULO
    Marcia Cristina Nogueira Santos; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Raquel da Silva Pereira; José Osvaldo de Sordi
    O objetivo deste trabalho é contribuir para a descrição da Governança na rede de organizações públicas e privadas que fazem acontecer os desfiles das escolas de samba do grupo especial do sambódromo do Anhembi em São Paulo. Foram analisadas diferentes abordagens sobre Governança em Redes sendo que o método da pesquisa adotado se baseou em uma abordagem que considera que a governança só pode ser identificada ex post. Para atingir o objetivo proposto, utilizou-se a técnica de identificação das trocas de ativos (tangíveis, intangíveis e de conhecimento) entre os atores. Com base na análise da relevância dos atores/ativos trocados, buscou-se contribuir para descrição da governança na rede. A seleção e análise dos dados permitiu a criação de diagrama para cada um dos treze atores entrevistados. Os diagramas mostram conexões da rede e o compartilhamento de bens, serviços (tangíveis), conhecimento e ativos intangíveis. Os atores de mais relevância para a organização do carnaval são a Liga das Escolas de Samba de São Paulo, a Polícia Militar, o Centro De Controle Operacional Integrado, a São Paulo Turismo S.A, Companhia de Engenharia de Tráfego, São Paulo Transportes S.A e as escolas de samba. Os fluxos tangíveis mais importantes são os pagamentos de cachês para as escolas que viabilizam a construção do espetáculo, a cessão do sambódromo, o pagamento da infraestrutura para o evento e a integração dos órgãos que garantem a segurança e a coordenação logística do evento. Quanto aos ativos intangíveis foi identificado que cooperação e colaboração são mais explícitas nas ações integradas dos órgãos públicos. As empresas privadas trabalham com foco no que compete as suas funções e a colaboração não é explícita. A comunicação entre as empresas privadas é restrita e ocorre quando necessária. Diferente das relações entre os órgãos públicos que se mantêm mutuamente informados e conectados de forma colaborativa. A pesquisa confirmou que a governança não é estabelecida de maneira explícita ou formalizada. A governança é construída por meio de mecanismos formais como Leis, contratos e Regulamentos, assim como por mecanismos informais construídos por relações sociais. Considerando que redes sociais são heterogêneas, formada por atores humanos e não humanos, para análise da rede do carnaval os instrumentos formais de orientação técnica e operacional foram considerados como atores não humanos que contribuem para a formação e dinâmica da rede, sendo dessa forma importantes para compreensão da governança. A função dos atores se baseia em mecanismos estabelecidos de conduta, mas esses mecanismos não são suficientes para orientar os atores nas situações que surgem nas relações entre os atores que vão interagindo à medida que as ações para organização do evento vão acontecendo. Os atores percebem que estão atrelados a um contexto social com princípios estabelecidos implicitamente. Esses princípios existentes na rede guiam as ações dos atores, para que pratiquem ações colaborativas e se mostrem comprometidos com o objetivo da rede.
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    IDENTIFICAÇÃO DAS DIMENSÕES MAIS IMPORTANTES UTILIZADAS PARA AVALIAÇÃO DOS MEMBROS DE REDES COLABORATIVAS: UM ESTUDO DAS REDES NO SETOR DE EVENTOS DO GRANDE ABC
    Alexandre Rocha de Azevedo; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Dimária Silva e Meirelles; Isabel Cristina dos Santos
    Redes colaborativas de organizações (CNO) são grupos de pessoas ou entidades, diferentes ou não, distribuídas geograficamente, com interesse em trabalharem colaborativamente a fim de atender a um objetivo comum de maneira mais vantajosa às partes envolvidas. Quando uma oportunidade de trabalho é mapeada por um membro de uma CNO atuando como corretor de negócios (broker), alguns membros são selecionados, formando uma configuração de empresas, para melhor atender a oportunidade. Cada entidade de uma CNO tem um conjunto de prioridades, características que julgam mais importantes e pensamentos diferentes, seus valores. Os valores guiam a seleção e avaliação de ações, objetivos, pessoas e situações. Ter consciência explícita dos próprios valores aumenta a capacidade de tomada de decisões. Um Sistema de Valores é a coleção de coisas valiosas para as organizações e um conjunto de funções usadas para avaliá-las. Na seleção de empresas parceiras, é importante se avaliar, além das competências necessárias, o alinhamento entre seus Sistemas de Valores, como forma de aumentar as chances de sucesso. Este trabalho teve como cenário pesquisado assessores de festas de casamentos e bailes debutantes da região do Grande ABC, que buscam oportunidades de realização de eventos, utilizando parceiros para fornecerem os serviços e produtos necessários à realização. O assessor seleciona os parceiros de modo a configurar, segundo seus próprios valores, um conjunto de organizações específicas para melhor atender às especificidades da demanda. Tal modo de trabalho remete às descrições e pesquisas de Camarinha-Matos e coautores (principal base teórica deste trabalho) para CNO e brokers, trabalhando colaborativamente. O objetivo desta pesquisa foi identificar, descrever e analisar quais são as dimensões e respectivos pesos, são considerados importantes pelos assessores de eventos da região do Grande ABC pesquisados, quando escolhem seus parceiros para formar uma nova configuração de empresas para atender a uma demanda. Obter as dimensões é relevante, pois é base para obtenção do sistema de valores adotado na rede, sob ponto de vista do assessor, e este conhecimento pode contribuir para compreensão do modo de operação das redes colaborativas. Trata-se de uma pesquisa exploratória que se utilizou de entrevista com os assessores. Como principais resultados foram obtidos as dimensões mais relevantes: Qualidade dos serviços (Na perspectiva de Negócios); Compromisso, Pontualidade e Honestidade (Na perspectiva Social/Pessoal); e Facilidade/sinergia de parceria e Confiabilidade (na perspectiva Colaboração). A dimensão Qualidade de serviços foi citada por todas as assessorias pesquisadas e detentora do maior peso.
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    IMPACTOS DA INFORMATIZAÇÃO NA GESTÃO DE SUPERMERCADOS
    (2004-09-24) Nilson Gessoni Sapata Aguilar Ferreira; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Luiz Paulo Bresciani; Cecília Carmem Pontes
    Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em 27 supermercados de diferentes portes, na qual se buscou avaliar os impactos da informatização na gestão destes estabelecimentos. O setor de comércio, e particularmente os supermercados, realizam investimentos em tecnologia da informação (TI) inferiores aos dos setores da indústria e de serviços. O método de pesquisa utilizado foi o de levantamento, e os principais aspectos investigados foram: estrutura de TI predominante, projetos de TI mais importantes, fatores críticos de sucesso (FCS) para projetos de TI e impactos da informatização nas operações dos supermercados. A análise se baseou na percepção dos gerentes com relação a estes aspectos. Observou-se que os supermercados de porte médio em geral possuem rede cliente/ servidor como estrutura de TI, enquanto nos de grande porte predomina mainframe. O projeto de TI considerado mais importante entre os estabelecimentos pesquisados foi o PDV (Ponto de Venda), seguido pelo TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e depois EDI (Electronic Data Interchange). Os FCS de maior importância, segundo os entrevistados, são o ?apoio da alta gerência?, e ?integração entre as áreas da empresa?. Finalmente, constatou-se que no estágio atual de informatização destes supermercados o principal impacto percebido pelos gerentes é a maior agilidade no atendimento ao cliente.
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    IMPLANTAÇÃO DE EDI NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA DO GRANDE ABC, SOB O PONTO DE VISTA DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO SETOR DE AUTOPEÇAS
    Marcelo Tsuguio Okano; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Silvio Augusto Minciotti; Ronaldo Zwicker
    Atualmente, a Troca de Informações Eletrônicas - Electronic Data Interchange (EDI) é considerada uma ferramenta indispensável para realização das transações entre fabricantes de autopeças e montadoras. Desde a década de 80, o EDI foi adotado no setor automobilístico, e este processo foi liderado pelas montadoras, que determinaram a adoção deste sistema pelos seus fornecedores. O trabalho de pesquisa realizou um estudo exploratório, para analisar como ocorreu a implantação de EDI na indústria automobilística, sob o ponto de vista das pequenas e médias empresas do setor de autopeças. Foi analisado o processo de implantação e utilização do EDI em cinco pequenas e médias empresas de autopeças, com base na opinião de gerentes. O estudo concentrou-se na verificação dos aspectos apresentados em cinco modelos teóricos considerados relevantes, identificados na literatura sobre sistemas interorganizacionais. Com relação ao estágio de implementação do EDI (modelo de Lummus & Duclos) observou-se que as empresas se encontram predominantemente no estágio de transação, com baixo nível de integração com sistemas internos A amplitude de parceiros (modelo de Tuunainem) com que as empresas realizam EDI é pequena, e o tipo de apropriação (modelo de Subramani) que elas fazem deste sistema é o chamado aproveitamento - que consite em melhorar as eficiências operacionais. A análise das relações interorganizacionais (modelo Bensaou e Venkatraman) revelou que muito poucas áreas se utilizam desta tecnologia, e que as montadoras utilizam poder coercitivo no processo de implantação. Apesar disso, os entrevistados consideram que existe confiança na relação entre suas empresas e montadoras. Pode-se dizer, com base no estudo, que as características e benefícios obtidos com a utilização dos sistemas EDI pelas empresas de autopeças estudadas são muito pequenos, comparados com o que apresentam os modelos teóricos.
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    MARKETING DE RELACIONAMENTO EM REDES INTERORGANIZACIONAIS: ESTUDO DE UMA REDE DE PRODUTORES DE PISCO DA REGIÃO DE ICA – PERU
    (2014-08-29) Clayton Alves Cunha; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Silvio Augusto Minciotti; João Paulo Lara de Siqueira
    O presente trabalho visou a identificação da utilização de Marketing de Relacionamento como forma de estabelecer, desenvolver e reter o relacionamento entre os participantes do grupamento de negócios Asociación de Productores de Pisco de Ica. Seus objetivos foram: identificar quais são as Ações de Marketing de Relacionamento utilizadas pela Asociación de Productores de Pisco de Ica; identificar, com base nos conceitos teóricos do Marketing de Relacionamento e de Ciclo de Vida do Cliente, quais são as ações utilizadas em cada uma das etapas do ciclo; identificar quais são os resultados alcançados pela Asociación de Productores de Pisco de Ica a partir das ações de Marketing de Relacionamento utilizadas, segundo a visão de seus participantes; identificar possíveis novas ações de relacionamento que podem ser desenvolvidas pela Asociación de Productores de Pisco de Ica, a partir da avaliação dos membros. A metodologia adotada foi exploratória com delineamento estudo de caso, cujo protocolo se baseou na identificação da ocorrência dos 10 atributos que a teoria de Marketing de Relacionamento apresenta de maneira concomitante à teoria de Grupamentos de Negócios que foram identificados na revisão teórica (comprometimento, reciprocidade, confiança, comunicação, coordenação, aprendizado, resolução conjunta de problemas, longevidade e informalidade). Os resultados obtidos mostram que o Marketing de Relacionamento é utilizado pelo grupamento de negócios como ferramenta de coordenação, embora não exista plena consciência por parte dos dirigentes e membros de que as ações são de Marketing de Relacionamento. Nas ações de todas as fases do ciclo de vida do cliente foi possível a identificação de que os atributos mais importantes nas ações realizadas pela Asociación de Productores de Pisco de Ica são: confiança e informalidade, observados em todos os aspectos e etapas das relações entre os membros do grupamento e que tiveram maior peso atribuído na somatória de todas as fases do ciclo de vida do cliente .Também foram identificados como importantes os atributos: comunicação, aprendizado, comprometimento e coordenação, identificados em algumas etapas ,e os demais atributos possuem baixa ou nenhuma importância para o Grupamento de Negócios estudado. Como resultado, o Marketing de Relacionamento como ferramenta de estabelecimento, desenvolvimento e retenção dos membros associados ao grupamento são detectados de acordo com o ciclo de vida do cliente, com resultados satisfatórios na visão dos próprios membros, porém sem a existência de evidências documentais de que essas ações resultam em ganhos financeiros, principalmente devido à falta de formalização dos processos do grupamento o que resulta na existência de pontos que devem ser tratados por seus dirigentes, os quais podem ser foco de problemas futuros.
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    MOTIVADORES, FACILITADORES E BARREIRAS PARA O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DECIDIR PLEITEAR INDICAÇÃO GEOGRÁFICA
    (2024-12-17) MANUEL FERNANDES SILVA SOUZA; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira, Prof. Dr. Adalton Masalu Ozaki (coorientador); Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Adalton Masalu Ozaki; João Batista Pamplona; Renato Telles; Ilan Avrichir; Roberto Giro Moori
    Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são entidades que reúnem produtores de uma região, constituindo-se numa governança que busca promover a cooperação e a aprendizagem conjunta. A Indicação Geográfica (IG) agrega valor e dá proteção legal e credibilidade ao produto de uma região. No Brasil, em 2021, existiam 839 APLs e 116 IGs e no Estado de São Paulo, em 2022, existiam 84 APLs e 7 IGs, sendo 6 da cafeicultura, importante setor produtivo para o Brasil e para o Estado de São Paulo. A IG valoriza o patrimônio e as tradições local e regional, oferece benefícios e proteção legal aos produtos dos APLs, o que suscitou a questão problema: se existem 839 APLs, porque apenas 116 IGs? O que leva um APL a tomar a decisão de solicitar IG? Este estudo exploratório teve seus dados obtidos de entrevistas semiestruturadas com gestores dos 6 APLs da cafeicultura (3 gestores dos APLs, 3 Substitutos Processuais das IGs) e especialistas ou pesquisadores dos órgãos INPI, MAPA, SDE-SP, SAA- SP, SEBRAE, IFSP, com o objetivo de identificar os elementos que podem ser utilizados na análise para a tomada de decisão nos APLs sobre obtenção de IG. As entrevistas permitiram identificar os Facilitadores, Motivadores e Barreiras para obtenção de IG, segundo a visão dos diferentes atores. Utilizando a teoria da decisão, que considera haver racionalidade limitada na tomada de decisão. O identificado nas entrevistas foi elaborado em um Mapa Estratégico para a Tomada de Decisões composto pelos elementos presentes no caminho para os gestores dos APLs decidirem pela busca de IG. Os principais facilitadores identificados foram a presença de apoiadores externos e a organização dos produtores. Os motivadores incluíram os benefícios e o desenvolvimento, enquanto as barreiras foram a formação da governança e o mercado comprador, levando à decisão favorável ou desfavorável pelo reconhecimento de IG.
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    MUDANÇAS NAS RELAÇÕES ENTRE PARTICIPANTES DA CADEIA PRODUTIVA DE ESQUADRIAS DE ALUMINIO
    Marcos da Silva Travassos; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; José Osvaldo De Sordi; Belmiro do Nascimento João
    A configuração da cadeia produtiva de esquadrias de alumínio passou por importantes mudanças em meados da década de 1990 com entrada dos pequenos extrusores, numa indústria dominada anteriormente pelos grandes extrusores, aumentando a competitividade e concorrência dessa indústria. Os serralheiros e distribuidores, principais clientes dos extrusores passaram a participar e sofrer influência dessas reconfigurações da indústria de extrusão, além dos primeiros passarem por mudanças estruturais internas ocorridas também proximadamente no mesmo período. Talvez a mais significativa tenha sido em relação às técnicas de desenvolvimento de novos produtos, componentes de esquadrias e sistemas de esquadrias que migraram gradativamente dos serralheiros para os grandes extrusores. O presente trabalho teve como objetivo principal identificar as mudanças ocorridas no relacionamento entre os extrusores e os serralheiros e distribuidores em função da entrada dos novos extrusores e, além disso, verificar se essa mudança propiciou inovações nesses últimos. Utilizaram-se alguns indicadores para se identificar intensidade de relacionamento (dependência, cooperação, ajuda mútua, acordos de longo prazo e participação para redução de custos), comparados entre os períodos anteriores e posteriores a 2005. Para identificação dos processos inovativos, da mesma forma, utilizaram-se alguns indicadores como novos produtos ou serviços, novos processos industriais ou organizacionais, qualidade, JIT, kaizen e mentalidade enxuta. Concluiu-se que houve um aumento na intensidade de relacionamento, quando comparados os dois períodos, sendo maior para o segmento de DISTRIBUIÇÃO - que na amostra coletada só se relacionou com grandes extrusores. Em seguida vê-se as relações do segmento de SERRALHEIRO que se associou tanto com os grandes, quanto com os pequenos ou médios extrusores e também com distribuidores. Nesse caso, a maior intensidade foi notada no relacionamento com os grandes extrusores. Porém, apesar das intensidades de relacionamento entre serralheiros e extrusores ter sido maiores em valores absolutos na relação com o grande extrusor, o aumento da intensidade foi mais significativo em relação aos pequenos e médios extrusor, fazendo supor que esses estejam gradativamente tomando espaço dos grandes extrusores. Com relação à participação dos extrusores nos processos inovativos, tanto no segmento de DISTRIBUIÇÃO como no de SERRALHEIRO a pesquisa identificou intensidade baixa, sendo maior no primeiro segmento. Entretanto, no segmento de SERRALHEIRO, apesar intensidade ser baixa, foi mais significativas - até 3 vezes maior - na relação destes com o grande extrusor.
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    O SERTÃO É DENTRO DA GENTE: EM BUSCA DO SERTANEJO EMPREENDEDOR DA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE À LUZ DA TEORIA FUNDAMENTADA
    (2024-01-29) WALESKA JAMES SOUSA FÉLIX; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; João Batista Pamplona; Edson Keyso de Miranda Kubo; Anielson Barbosa da Silva; Marcelo de Rezende Pinto
    O presente trabalho construiu-se a partir de reflexões sobre a importância de discussões no meio acadêmico que enfatizaram a região, o regionalismo e a regionalidade. Como foco no empreendedorismo, elegeu-se como lócus de pesquisa a Região do Cariri, localizada no sertão cearense. O fenômeno do empreendedorismo, que ganhou destaque na produção acadêmica contemporânea, tem sido tratado predominantemente pelo paradigma objetivista-funcionalista. Porém, a adoção de abordagem alternativas pode trazer contribuições relevantes para a área de administração. Neste sentido, esta pesquisa buscou privilegiar um olhar qualitativo acerca deste fenômeno tendo como objetivo desenvolver uma teoria substantiva que explique do processo de empreendedorismo do Sertanejo Empreendedor, com o suporte metodológico da Teoria Fundamentada ou Grounded Theory. Para a coleta de dados realizamos entrevistas não estruturadas com 10 empreendedores locais, em forma de narrativas autobiográficas. Para a análise dos dados, foram seguidas as diretrizes de codificação da metodologia eleita em sua vertente Charmaziana. A análise dos dados foi assistida pelo software Atlas Ti, versão 9.0, para facilitar o processo. Dentre os resultados obtidos, apresentamos uma teoria substantiva construída a partir das 10 categorias que emergiam do campo: Sertão e sua influência, Família e sua influência, Formação Educacional, Trajetórias de Trabalho, Relações Significativas, Condições Externas, Aprendizagem Empreendedora, Vivência Empreendedora, O Ser(tão) Sertanejo, e O Ser(tão) Empreendedor. Foi construído um esquema que descreve o processo de empreendedorismo do Sertanejo Empreendedor. A partir deste estudo percebemos que a história de vida dos sujeitos e sua vinculação com o sertão têm influência relevante nos antecedentes do comportamento empreendedor, agindo de forma condicionante e transversal em todo o processo.
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    PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COM RELAÇÃO AOS IMPACTOS DE POSSÍVEIS CONFLITOS ENTRE FUNCIONÁRIOS CLT E PRESTADORES DE SERVIÇOS NOS RESULTADOS DE PROJETOS
    Guilherme Rigolon; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Antonio Carlos Gil; Roberto Carlos Bernardes
    Este trabalho teve como objetivo identificar a percepção dos profissionais de TI com relação à influência da participação de Prestadores de Serviços em equipes de projetos na área de TI, e dos possíveis conflitos gerados por essa participação, nos resultados destes projetos. Verificou-se também a preferência dos participantes com relação ao tipo de vínculo trabalhista CLT ou Prestador de Serviços, e as possíveis causas de conflitos entre funcionários CLT e Prestadores de Serviços que atuam conjuntamente em equipes de projetos. A pesquisa teve natureza exploratória e como delineamento foi utilizado o levantamento (survey) com 253 profissionais de vários níveis hierárquicos da área de TI da grande São Paulo. O instrumento da pesquisa foi elaborado a partir da literatura levantada, da experiência do pesquisador e dos resultados da pesquisa qualitativa. A etapa inicial de natureza qualitativa contribuiu na identificação de novas causas de conflitos ainda não levantadas na bibliografia, tendo sido gerada tipologia constituída por 10 causas de conflitos. O vínculo trabalhista preferido pela maioria foi o regime CLT, e os benefícios da CLT são decisivos para esta preferência mesmo que na opinião da maioria os Prestadores de Serviços têm melhor remuneração. Esta preferência pela CLT diminui em relação ao participante com mais tempo em TI e como Gerente de Projetos. O estudo mostrou que os principais conflitos que ocorrem dentro das equipes de projetos foram achados pela ordem: 1. Comunicação falha; 2. Integrante da equipe se melhor que os outros; 3. Resistências pessoais; 4. Diferenças na remuneração; 5. Possibilidade do prestador de serviços ocupar o lugar do funcionário no final do projeto. As causas de conflitos que obtiveram menor importância para os participantes foram pela ordem: as diferenças nos níveis de cobrança realizada pelo gestor aos integrantes; e as diferenças no domínio da tecnologia entre os integrantes do grupo. Foi indicado pelos participantes que as empresas em que atuaram utilizaram métricas para avaliar resultados dos projetos e que estes na maioria das vezes foram bem sucedidos. A pesquisa indicou que as equipes Mistas (Funcionários CLT do cliente e Prestadores de Serviços) são as mais produtivas e proporcionam maior aprendizado que as equipes formadas apenas com um destes tipos de profissionais, apesar de admitirem que as equipes mistas possam gerar conflitos de relacionamento entre os integrantes. Tal evidência indica que os conflitos dentro das equipes de projetos contribuem para o atendimento dos objetivos estabelecidos para o projeto.
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    PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS
    FLÁVIO LEMENHE; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda, Prof.ª Dra. Maria do Carmo Romeiro (coorientadora); Nonato Assis de Miranda; Maria do Carmo Romeiro; Eduardo de Camargo Oliva; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Almir Martins Vieira; Estéfano Vizconde Veraszto
    A prática da pesquisa é uma estratégia de ensino-aprendizagem passível de ser adotada por um professor que atua em curso de graduação em Administração. Ensino com pesquisa é uma das denominações para esta estratégia. A presente pesquisa; A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como professores do curso de graduação em Administração utilizam a pesquisa como estratégia de ensino e avaliam a adoção dessa prática para o alcance de objetivos de aprendizagem. Por meio de identificação inicial e de amostragem por bola de neve, 16 professores figuraram no rol de partícipes da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa são professores que ministram (ou ministraram) componentes curriculares em curso de graduação em Administração e adotam (ou adotaram) a prática da pesquisa como estratégia de ensino-aprendizagem. A coleta de dados foi feita por meio entrevistas realizadas via Google Meet. A análise dos dados foi feita com base na análise temática. O relato das experiências de quatro professores (área específica mercado e marketing) resultou em diferentes formas para a adoção da prática da pesquisa como estratégia de ensino-aprendizagem (não necessariamente culminando na elaboração de artigo científico): resultados de pesquisas para fundamentar conteúdos objeto de estudo, pesquisas como fontes/referências para a realização de atividades, elaboração de pesquisas não-científicas (pesquisa de mercado, diagnóstico organizacional) e, elaboração de pesquisas científicas (artigo científico, projeto de pesquisa, trabalho de conclusão de curso).
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    PROFISSIONAIS DESENVOLVEDORES DE SOFTWARES: UMA PESQUISA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS PROFISSIONAIS
    Wilson José de Souza; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Eduardo de Camargo Oliva; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Nildes Raimunda Pitombo Leite
    A tecnologia da informação identifica como uma de suas premissas, possuir processos de mutação e evolução constantes. A velocidade com que novas tecnologias surgem, traz para as organizações o dilema de ter que se adaptar com agilidade às novas tecnologias, ou correr o risco que seus concorrentes se adaptem de forma mais rápida, abrindo um precedente para que sua possível vantagem devido aos fatores tecnológicos deixe de existir. Nesse cenário, esta pesquisa se propôs identificar e analisar em três empresas que atuam no segmento de portais imobiliários, como os desenvolvedores de software que nelas atuam, aprendem as novas tecnologias. Por meio do embasamento teórico sobre aprendizagem, esta pesquisa buscou identificar no espaço organizacional quais formas de aprendizagem estão presentes dentro dos processos de trabalho. O ambiente de trabalho dos portais imobiliários exige dos profissionais desenvolvedores de software um processo de aprendizagem em constante evolução, uma vez que a vantagem competitiva desse setor está fortemente relacionada às alternativas de inovação e evolução tecnológica que esses portais disponibilizam. O estudo de caráter qualitativo foi desenvolvido adotando-se um enfoque interpretativo das respostas obtidas junto aos profissionais desenvolvedores de softwares das empresas de portal imobiliário. Para auxiliar na análise e interpretação dos dados, foi elaborada uma matriz de orientação metodológica com doze categorias, que serviu de guia para o enquadramento dos processos de aprendizagem identificados na análise das falas dos respondentes. Dentro do quadro, constando doze categorias definidas, foi possível identificar algumas que se revelaram mais presentes: aprendizagem informal, grupos de trabalho, comunidades de prática, aprendizagem experiencial. Os meios tecnológicos foram utilizados como meio para busca da aprendizagem sobre as necessidades que se apresentaram. A ferramenta de pesquisa google, sites especializados nas linguagens de programação e fóruns de discussão especializados em desenvolvimento são amplamente consultados a fim de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e solução das demandas apresentadas.
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