PROTÓTIPO DIDÁTICO: ENSINANDO ENERGIA COM PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data de Defesa/Publicação

Membros da banca

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O e-book Protótipo Didático: Ensinando Energia com Produção de Documentários apresenta um método inovador voltado para professores do Ensino Médio, especialmente da área de Física. Desenvolvido a partir de uma pesquisa de mestrado em Educação, o material propõe o uso da produção audiovisual como estratégia pedagógica para o ensino do conceito de energia, articulando os princípios dos multiletramentos, da aprendizagem significativa e das sequências didáticas. Ao incentivar a criação de documentários científicos pelos próprios estudantes, o material promove o protagonismo juvenil, a integração de diferentes linguagens (verbal, visual, sonora e digital) e o diálogo com os saberes culturais e cotidianos. Além de oferecer fundamentos teóricos, o e-book apresenta orientações práticas, sugestões de ferramentas tecnológicas e possibilidades de abordagem interdisciplinar, sendo aplicável tanto na formação inicial quanto continuada de docentes. Trata-se de uma proposta que convida educadores a repensar o ensino de Energia na Física de maneira mais crítica, criativa e conectada às vivências dos estudantes.


Descrição

Palavras-chave

Citação