IMPORTÂNCIA CRESCENTE DAS ALIANÇAS ESTRATÉGIAS NO AMBIENTE COMPETITIVO ATUAL - CASO: JOINT VENTURE LG. PHILIPS DISPLAYS

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Autores

Cynthia Hisako Sakaguchi Ito

Membros da banca

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Os objetivos desta dissertação são: identificar os fatores que levaram as empresas LG e Philips a constituírem uma joint venture; descrever a estratégia e o processo de formação da joint venture e verificar os resultados obtidos pela joint venture desde sua formação, assim como revisar conceitos e analisar o mercado competitivo atual. No atual ambiente competitivo globalizado, as empresas são levadas, cada vez mais, a estabelecer redes de relacionamentos estratégicos para complementar seus recursos de forma a atender às renovadas exigências dos consumidores e manterem-se competitivas no mercado. Uma das mais importantes respostas a essas condições competitivas de mercado tem surgido de colaboração e parceria com outras empresas, como um elemento do processo de direcionamento ao mercado. Na última década, houve uma considerável ampliação, no cenário internacional, dos processos de fusões e aquisições, assim como alianças estratégicas e parcerias. Entre eles o de associação entre empresas, conhecido também como joint venture. Apesar da crescente popularidade, as joint ventures tornaram-se uma forma de organização muito complexa e problemática. Em um estudo sobre joint venture formadas entre 1924 e 1985, Harrigan constatou que apenas 46% tiveram êxito. Nesse contexto, a LG.Philips Displays mostra-se um estudo de caso interessante, mesmo porque é uma empresa que se originou de outras duas de culturas diferentes. A LG é uma empresa de origem coreana e cultura oriental enquanto a Philips é de origem holandesa e cultura ocidental. A estrutura da dissertação que se segue está organizada na fundamentação conceitual do contexto atual do mercado e suas exigências, da cultura organizacional e também dos modelos de fusões, aquisições e alianças estratégicas, no estudo do contexto histórico das duas organizações antes e depois da formação da joint venture, motivações para a associação, aspectos culturais da LG.Philips Displays, e conclusões finais.


Descrição

Palavras-chave

Citação

Coleções