Dissertações
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/46
Navegar
Navegando Dissertações por Assunto "ADMINISTRAÇÃO"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Logística Reversa como Negócio em Cleantechs que Atuam com Resíduos Sólidos(USCS, 2025-02-26) Oliveira , Rogério de; Pereira, Raquel da Silva; Avelar, Aline Bento AmbrósioA crescente importância da sustentabilidade no cenário econômico global tem impulsionado o interesse por modelos de negócio que integram práticas ambientais, como a logística reversa, especialmente no setor de cleantechs. Este estudo tem como objetivo compreender como cleantechs que atuam com resíduos sólidos estruturam a logística reversa como um negócio. Adotou-se uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, utilizando entrevistas realizadas a partir de um roteiro de perguntas semiestruturadas. Foram entrevistados oito profissionais, responsáveis pelas empresas selecionadas por critérios de aderência ao tema. A análise de conteúdo dos dados coletados permitiu identificar as principais práticas, desafios e oportunidades relacionadas à implementação da logística reversa como fonte de geração de receita. Os resultados indicam que a logística reversa é amplamente reconhecida pelas empresas como uma atividade estratégica, viabilizando não apenas o cumprimento de exigências legais e ambientais, mas também a criação de novos fluxos de renda por meio da reutilização, reciclagem e otimização de materiais. Além disso, a inovação tecnológica e o treinamento de mão de obra emergem como fatores essenciais para o sucesso desses modelos de negócio. Apesar disso, desafios relacionados à conscientização de stakeholders, adequação às regulamentações e altos custos iniciais de implementação foram destacados como barreiras à expansão das práticas de logística reversa.Item Trade Marketing para a Conquista de Audiências: um estudo na indústria cinematográfica(USCS, 2025-06-13) Virgilio, Thiago Madruga; Minciotti, Silvio AugustoO presente estudo investiga as práticas de Trade Marketing na indústria cinematográfica, com o objetivo de explorar como as distribuidoras de filmes e as redes de cinema podem aplicar essas estratégias para engajar audiências. Embora amplamente utilizado na prática empresarial, o Trade Marketing ainda carece de um arcabouço teórico consolidado, especialmente quanto à sua definição conceitual, escopo de atuação e aplicabilidade em setores de serviços. Tal ausência configura uma lacuna teórica relevante das discussões acadêmicas sobre o tema. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza entrevistas semiestruturadas com profissionais do setor cinematográfico, complementadas por análise documental em plataformas digitais e observação direta de materiais promocionais e estratégias de Merchandising nos cinemas. Os resultados obtidos incluem a identificação das práticas de Trade Marketing mais eficazes e das tendências emergentes que podem influenciar o futuro dessas abordagens na indústria cinematográfica, fornecendo contribuições tanto para o avanço acadêmico quanto para a aplicação prática dessas estratégias. Os achados confirmam a evolução do Trade Marketing rumo a um modelo mais estratégico, digital e colaborativo, e apontam caminhos promissores para seu desenvolvimento futuro.