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    ESTRATÉGIAS DE INDUÇÃO DO PROFESSOR NA MODALIDADE DE EJA
    (2020-12-14) Renata Cristina Polydoro; Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Margaréte May Berkenbrock Rosito
    O presente estudo tem como problema de pesquisa investigar estratégias formativas necessárias no processo de indução do professor iniciante, sob a ótica do professor atuante na Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objetivo geral foi investigar quais estratégias formativas são imprescindíveis e como contribuem para a inserção deste profissional no contexto escolar. Com relação aos objetivos específicos, procurou-se identificar as dificuldades que o professor iniciante enfrenta no processo de indução na EJA e analisar as estratégias que o docente utiliza nos primeiros anos de sua carreira. Quanto ao método e procedimentos pedagógicos, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa descritivo-analítico, em duas etapas: pesquisa bibliográfica sobre a temática proposta e levantamento de dificuldades que os professores iniciantes enfrentam no processo de indução na modalidade EJA, por meio de questionários e entrevistas. Para a análise dos dados nos amparamos nos estudos de Marcelo Garcia, Cochran-Smith, Paulo Freire e Moacir Gadotti, dentre outros. Como resultado, constatou-se que há necessidade de um projeto de indução e acompanhamento docente, pautado na historicidade da modalidade e em seus sujeitos. Como produto da pesquisa, no formato de ebook, apresentamos algumas diretrizes para o processo de indução do professor iniciante. Além de ser um material formativo, o produto proposto intenciona sensibilizar os professores iniciantes com a premissa de que é por meio do trabalho colaborativo nas comunidades de aprendizagem que o desenvolvimento profissional docente avançará.
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    DETERMINANTES DO NÍVEL DE COMPETITIVIDADE FINANCEIRA E ESPORTIVA EM CLUBES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL DO BRASIL
    (2020-12-14) Edimilson Eduardo da Silva; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira, Prof. Dr. Paulo Jorge Reis Mourão (coorientador(a)); Prof. Dr. Marco Antônio Pinheiro da Silveira; Prof. Dr. Paulo Jorge Reis Mourão; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Luiz Paulo Lopes Fávero; Prof. Dr. Diógenes de Souza Bido
    Resumo A luta pela competitividade das organizações faz parte da sua dinâmica social. O mesmo se aplica à competitividade das Organizações Desportivas que lutam para sobreviver entre recursos e grande concorrência. Garcia-del-Barrios e Szymanski (2009) declararam que salários de jogadores geram eficiência esportiva e eficiência esportiva gera eficiência financeira. Partindo dessa premissa, o objetivo da tese foi investigar o nível de competitividade financeira e esportiva, em clubes de futebol profissional, que participaram, ao menos uma vez, do Campeonato Brasileiro da Série A, de 2015 a 2018 e a relação entre os determinantes selecionados desses modelos. A pesquisa é categorizada como explicativa, porque busca, por meio da formulação e testes de hipóteses, investigar os fatores que estão entre as causas da competitividade financeira e esportiva. Na etapa exploratória, analisaram-se os diferentes modelos empíricos. Após essa etapa, extraíram-se dados das demonstrações contábeis e da plataforma transfermarkt, que disponibiliza informações sobre transferências de jogadores. As contribuições técnicas específicas foram aplicação conjunta de quatro técnicas: a Análise Envoltória de Dados (DEA), a Fronteira Estocástica, a Regressão Quantílica e a Análise de Redes Sociais (ARS). O estudo é relevante porque apresenta um conjunto de determinantes não financeiros e demonstra sua influência no desempenho, por meio de técnicas multivariadas, constituindo uma abordagem inovadora (ainda não utilizada). Os resultados obtidos foram: a centralidade média do clube como cessionário está positivamente associada às melhores eficiências técnicas financeiras e desportivas dos clubes de futebol. A centralidade média do clube como cedente está negativamente associada às melhores eficiências técnicas financeiras e desportivas dos clubes de futebol. A participação do clube no campeonato da Série A está negativamente associada às melhores eficiências técnicas financeiras, estimadas pelo giro de ativos. A idade do clube está associada negativamente as melhores eficiências técnicas financeiras, calculado pelo giro de ativos e positivamente associada aos melhores níveis de eficiência técnica esportiva, medido pelo conquista de pontos. Foi possível concluir que os clubes com dinâmicas de entradas e saídas de jogadores próximos à média geral, foram os que se revelaram mais eficientes de acordo com os indicadores de „lucro operacional‟, „giro de ativos‟, embora os indicadores de „aproveitamento de pontos (% campeão)‟ e „aproveitamento de pontos‟ não tenham convergido com essa realidade. Os resultados demonstram que gestores de clubes devem estar atentos à questão da circulação de jogadores, sugerindo que implementem uma política de empréstimos focada em diminuir o ritmo de circulação de jogadores (especialmente as saídas), para potencializar o desempenho financeiro. A gestão da participação do clube no campeonato da Série A necessita de um planejamento para melhorar o desempenho financeiro. A expertise advinda da idade do clube diminui o desempenho financeiro e aumenta o esportivo. Os resultados apontaram para um caminho de inferência que, embora os recursos utilizados pelos clubes sejam os mesmos, a estratégia de aplicação desses recursos de forma imperfeita por cada clube concorrente demonstraram eficiências técnicas financeiras e esportivas diferentes, no período de 2015 a 2018. Essas evidências confirmaram que as eficiências técnicas organizacionais estão associadas às estratégias, especificidades e objetivos de cada clube concorrente. Esses indícios apontam para sugestões significativas de uma política a ser implementada pela gestão dos clubes de futebol no equilíbrio financeiro e esportivo.
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    O USO DA ROBÓTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
    (2020-12-14) André Bueno Antonachi; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo
    A presente pesquisa aborda a utilização da Robótica como estratégia didática para o ensino da Física no Ensino Médio. O problema investigado foi o de compreender como a Robótica pode potencializar o processo de ensino da Física para os alunos do Ensino Médio, sendo utilizada como ferramenta didática ao docente. O campo de pesquisa deste trabalho foi o Colégio Universitário da USCS, tendo como participantes alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Os objetivos específicos elencados nesta pesquisa foram: verificar e analisar o conhecimento prévio dos alunos sobre os conceitos de Física básica; investigar as opiniões dos alunos sobre as experiências vivenciadas e elaborar um aplicativo que contenha simuladores dos conceitos de Física básica para facilitar o processo de ensino-aprendizagem para os professores do ensino médio, sendo que este último objetivo apresentou-se como produto educacional, item obrigatório nos programas de mestrado profissional. Para que estes objetivos fossem alcançados, utilizou-se do KIT LEGO MINDSTORMS EV3, um kit comercial de robótica que permitiu sua utilização como ferramenta didática nas atividades propostas em forma de oficinas com problematizações planejadas e pressupostos das práticas investigativas. Esta pesquisa é intervencionista e qualitativa e teve como levantamento de dados os diários de bordos utilizados em cada oficina, entrevistas com os alunos, questionário prévio, fotos e filmagens com dispositivo móvel. A pesquisa, por meio dos dados analisados, sugeriu que: os alunos apresentam dificuldades na apropriação dos conceitos da Física básica quando chegam ao Ensino Médio, sendo capazes de conhecerem fórmulas de cálculo, mas sem correlacioná-las ao seu uso no cotidiano; os alunos demonstraram grande interesse nas oficinas, sugerindo que o uso da robótica como ferramenta didática pode potencializar o ensino da Física, além de proporcionar um ambiente que desenvolve o trabalho em equipe, a tomada de decisões e iniciativa e, por fim, a robótica apresenta a característica multidisciplinar de aprendizado, favorecendo nas demais áreas do conhecimento. Como produto desta pesquisa, elaborou-se um aplicativo para smartphones com simuladores dos conceitos da Física básica, que facilita o processo de ensino-aprendizagem e o envolvimento dos alunos nas aulas.
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    CAPACITAÇÃO DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE AVALIAÇÃO FUNCIONAL NO IDOSO
    (2020-12-14) Camila Gomes Braga; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni; Prof. Dr. Robson José Domingues
    A população brasileira está envelhecendo rapidamente e juntamente com o crescimento da longevidade entre os idosos, levam ao surgimento de novas demandas e ao uso mais frequente dos serviços de saúde A capacitação dos profissionais da estratégia saúde da família, para a avaliação da fragilidade e da capacidade funcional no idoso, é indispensável, para que tenham a compreensão factual (saúde do idoso), conceitual (protocolos de avaliação na saúde do idoso) e procedimental (utilização das ferramentas de avaliação do idoso). O objetivo foi capacitar os profissionais das equipes de saúde da família da Asa Oeste, para avaliação da fragilidade e capacidade funcional do idoso. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa de natureza intervencionista. A população desta amostra foi integrante das equipes da Estratégia Saúde da Família, região Oeste em Campo Mourão-PR. A amostra foi de conveniência não probabilística. A capacitação foi aplicada utilizando a Metodologia Ativa de Aprendizagem (MA), tendo como ferramenta o método Team Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE). Foram realizadas as etapas de preparação pré-atividade com material impresso sobre o tema, aplicação do teste individual impresso como garantia de preparo, para verificação dos conhecimentos prévios do participante sobre o assunto, teste em grupo com utilização de teste impresso, feedback imediato, apelação, discussão e aplicação do conhecimento por meio do teste de conhecimento, para averiguação da percepção do participante sobre o tema após o a capacitação. No teste prévio, esperava-se encontrar algum conhecimento sobre o envelhecimento e a avaliação de fragilidade e capacidade funcional do idoso, conforme o grau de instrução (nível técnico ou superior) dos participantes. Os resultados esperados no teste após a capacitação, são a correta aplicação das ferramentas e a interpretação adequada, dos resultados obtidos pela utilização das mesmas, demonstrando a capacidade do profissional, para realizar o diagnóstico da fragilidade e da incapacidade funcional do idoso. Os dados foram analisados através de análise estatística por frequência absoluta e relativa. Os resultados obtidos após a intervenção, significam a mudança na percepção do profissional, em relação aos seus conhecimentos previamente avaliados. Os resultados também demonstraram o deslocamento positivo do nível de conhecimento dos participantes e ressalta a relevância da adoção de estratégias ativas, que mobilizam o participante e produzem bons resultados, no contexto da educação permanente em saúde. A educação permanente em saúde, agregada à utilização das metodologias ativas de ensino aprendizagem, se mostrou como uma ferramenta eficaz na qualificação dos profissionais da saúde da família.
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    ESPAÇO E VALORIZAÇÃO DA LITERATURA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    (2020-12-14) Nádia Patrícia Ribeiro; Profª. Drª. Ana Sílvia Moço Aparício; Profª. Dr.ª Ana Sílvia Moço Aparício; Profª. Dr.ª Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profª. Dr.ª Rosália Maria Netto Prados
    Esta pesquisa surgiu diante da percepção do esvaziamento da cultura literária na formação de alunos e professores em face do paradoxo da presença da literatura na escola com ações bem-vindas e aceitas por toda comunidade escolar. O objetivo geral do presente trabalho foi investigar de que forma a literatura pode ocupar maior espaço e valorização na escola e na formação em serviço do professor dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo em vista o trabalho mais adequado com a literatura em sala de aula. Como referenciais teóricos, baseamo-nos em autores que abordam a presença da literatura na sociedade, o problema da escolarização inadequada da literatura, a literatura infantil e a formação de professores. A pesquisa é exploratória, de caráter qualitativo e de inspiração etnográfica, desenvolvida em uma escola da rede municipal, da região do ABC paulista. Os dados foram gerados a partir de observações do espaço escolar e das ações de formação em serviço, bem como por meio de entrevistas semiestruturadas com três profissionais da escola: uma professora e duas assistentes pedagógicas. Os resultados das análises apontaram que, na escola, a literatura está presente nas práticas escolares e nos tempos e espaços. Contudo, ela é tratada e vista de forma inadequada, e ainda não existem ações efetivas que a valorizem nesse espaço, uma vez que há muitos equívocos em relação ao trabalho efetivo com a literatura. Em contrapartida, notamos que há vontade e disposição por parte dos profissionais que atuam na escola, a fim de que haja um resgate da literatura e que ela ocupe cada vez mais espaço no ambiente escolar e na formação de professores. A partir disso, foi elaborado um produto de compartilhamento de experiências utilizando a ferramenta digital Telegram, que pode servir como contribuição para ajudar a resolver os problemas encontrados nos resultados da pesquisa.
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    UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ
    (2020-12-14) Marina Aparecida Garrido; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Elisabete Ferreira Esteves Campos; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa
    Este estudo analisa as diretrizes relacionadas à Educação em Direitos Humanos (EDH), voltadas para o Ensino Fundamental, anos iniciais, presentes nos documentos curriculares do município de Santo André. Para dar conta do objetivo foi utilizada a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, a partir da análise dos documentos curriculares do município de Santo André. Os resultados mostram que os documentos, possuem uma organização clara, com objetivos declarados, fundamentação teórica atual e de acordo com as concepções de educação, de criança, entre outras. Os materiais possuem qualidade textual, trazendo as diretrizes para a educação, em geral, e para o Ensino Fundamental, em particular. Destaca-se que nos documentos o tema Educação em Direitos Humanos não aparece de forma explicita, ele é abordado em alguns componentes, mas sobretudo no de História, onde estão alocados os objetos de conhecimento, indicando o estudo das culturas afro-brasileira e indígena, da pluralidade das culturas, do Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros, questões, de fato, relevantes para a compreensão de elementos de dominação e de discriminação sofridas por africanos e índios. Essa concentração de uma parte da EDH somente em um componente curricular torna-se, sem dúvida, uma questão desfavorável, no sentido que impinge um peso muito grande a esta disciplina, indicando, pelo menos no texto do currículo, que as outras disciplinas não devem trabalhar as questões da EDH. Trata-se de uma situação inadequada, pois a EDH tem de ser tratada de forma transversal, interdisciplinar, participativa e coletiva. Por fim, os dados mostraram também que os documentos não trazem referências para as escolas em relação à criação de uma cultura de paz, e nem em relação às questões de combate ao bullying escolar. A partir dos resultados tem-se como produto a elaboração de um E-book. Espera-se que as análises aqui realizadas contribuam com aqueles municípios que desejam elaborar ou reelaborar suas propostas curriculares. Neste sentido, a presente pesquisa pode contribuir com a discussão sobre a Educação em Direitos Humanos.
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