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    A INFLUÊNCIA DOS PROGRAMAS DERELACIONAMENTO EMPRESA-COMUNIDADE NAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS PRÓ-AMBIENTAIS:UM ESTUDO EM COMUNIDADE DO ENTORNO DE EMPRESA PETROQUÍMICA
    Altino Barros De Mattos Junior; Profª. Drª. Maria do Carmo Romeiro; Maria do Carmo Romeiro; Raquel da Silva Pereira; Ana Akemi Ikeda
    Essa dissertação tratou de um problema de pesquisa que emergiu do interesse de seidentificar as possíveis influências de programas empresariais de relacionamento com acomunidade sobre o comportamento dos moradores residentes no entorno de organizaçãodo setor petroquímico localizada na Região do Grande ABC Paulista, ambos sob a óticaambiental. Sendo considerado um setor da atividade produtiva que desperta especial atençãoem relação à questão ambiental, buscou-se aqui compreender melhor a eficácia do processoque envolve a irradiação de práticas ambientais sustentáveis promovidas pela açãoempresarial, que contribuam para a construção de valores, a incorporação de conhecimento,a formação deatitudes e a adoção de comportamentos mais favoráveis ao meio ambientedos moradores de seu entorno. Para isso, foi realizado estudo de âmbitoexploratório,utilizando pesquisa empírica em duas áreas – uma coberta por programa de relacionamentoempresa comunidade dentro do Sistema de Gestão Ambiental e outra não coberta, tomadacomo área de controle. Nesse contexto, os resultados da análise comparativa quantitativa daárea de estudo com a área de controle, evidenciam a presença de diferença em termosatitudinais e comportamentais em favor da área de estudo, em umadimensão de crença, emduas dimensões atitudinais e uma dimensão comportamental relacionada a prática deseparação e descarte de materiais para reciclagem. Embora possam ser consideradas tênues,as diferenças sugerem a possibilidade de terem ocorrido devido a presença de programaambiental de relacionamento empresa-comunidade.
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    A INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS NA REGIÃO DO GRANDE ABC: OPORTUNIDADES E OBSTÁCULOS
    Clóvis José Ramos Ferraro; Prof. Dr. Luís Paulo Bresciani; Luís Paulo Bresciani; Raquel da Silva Pereira; Marco Antônio Carvalho Teixeira
    A pesquisa que deu origem à presente dissertação teve como objetivo identificar fatores que podem favorecer ou atuar como barreiras contra a integração do sistema de transportes público de passageiros do Grande ABC. O processo de coesão dos diversos tipos de modais surgiu como parte da solução para a crise de mobilidade enfrentada pelas regiões metropolitanas em todo o mundo, e contribui para a redução das externalidades decorrentes. A pesquisa foi desenvolvida a partir do referencial bibliográfico sobre o tema, que permitiu identificar os principais conceitos, teorias e estado da arte; a metodologia conduziu ao estudo de experiências de integração regional existentes no Brasil e no exterior. Foram realizadas também uma pesquisa baseada no método Delphi, com especialistas do setor de transportes públicos, e uma entrevista semiestruturada com a coordenadora do Grupo de Trabalho Mobilidade do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Além de identificar os fatores e barreiras mencionados, os resultados encontrados nesta pesquisa permitem concluir que, para o processo de integração obter significativos avanços no modelo de gestão de transportes público de passageiros e na qualidade dos serviços prestados, a solução regional deve contemplar os modais de transportes não motorizados, individuais e coletivos. É necessário que seja construído um modelo sistêmico que se oriente pelas inter-relações existentes entre gestão da demanda e oferta de transportes, políticas de uso do solo e planejamento regional integrado.
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    ANÁLISE DOS INDICADORES MUNICIPAIS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL UTILIZADOS NO GRANDE ABC
    Fernanda Longhini Ferreira; Profª. Drª. Raquel da Silva Pereira; Raquel da Silva Pereira; Antonio Carlos Gil; José Carlos Barbieri
    O ser humano tem causado, ao longo de sua existência, uma série de mudanças no ambiente natural e no uso de recursos naturais, afetando positivamente e de modo negativo na qualidade de vida da população. Porém, nos últimos anos vem se observando uma mudança de postura quanto às questões ambientais e a finitude dos recursos, melhorias no desenvolvimento de tecnologias limpas, e instrumentos de regulação tais como políticas públicas, legislações, de modo a estabelecer um melhor controle sobre as ações humanas no ambiente. Neste sentido, o desenvolvimento sustentável vem contribuindo com bases técnicas e científicas aliando as dimensões social, econômica, cultural, educacional e ambiental, buscando atender às demandas da sociedade, com as potencialidades do meio ambiente, necessitando de instrumentos de aferição e mensuração, denominados de indicadores de sustentabilidade. Esta pesquisa tem por objetivo principal avaliar os indicadores de sustentabilidade ambiental existentes nas prefeituras do Grande ABC Paulista, como ferramenta de gestão pública, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva, cuja metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com chefes das pastas ambientais das prefeituras da Região do Grande ABC Paulista, com roteiros semi-estruturados. Os resultados apontam para uma evolução no quadro ambiental das sete cidades que compõem a região, principalmente depois do programa instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, Protocolo Município VerdeAzul, que visa a sustentabilidade e qualidade ambiental das cidades do Estado de São Paulo, a partir de requisitos pré-estabelecidos, e pela descentralização e autonomia dos municípios para gerirem seus próprios recursos.
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    ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE SEMIJOIAS: DA COOPERAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO ATÉ A COMERCIALIZAÇÃO.
    (2022-04-27) Mauricio Luiz Gonçalves Martiniano; Celso Machado Junior; Celso Machado Júnior; Raquel da Silva Pereira; Elza Fátima Rosa Veloso
    Apesar da existência de competitividade entre as empresas de um mesmo setor, é possível observar que em determinadas localidades, empresas que manufaturam produtos comuns se associam com a finalidade de estabelecer um polo de atividade econômica, formando, assim, os Arranjos Produtivos Locais (APL). Referidos Arranjos são caracterizados como aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais, os quais desenvolvem atividades econômicas específicas e que apresentam vínculos entre si. Essa atuação proporciona ganhos de eficiência coletivos, que individualmente tais agentes não teriam possibilidade de obter. Neste sentido, este estudo busca contribuir com essa área de pesquisa estudando o APL de Semijoias de Limeira/SP, objetivando compreender a interação do respectivo arranjo, analisando sua estrutura e como ocorre dependência entre os atores, bem como identificar como a governança instituída suporta a coordenação dos envolvidos. O presente estudo adquire maior importância em virtude de o segmento de semijoias estar ganhando espaço no cenário mundial. A cidade de Limeira/SP tem se destacado nesse segmento por abrigar todas as etapas da cadeia produtiva, sendo responsável por quase 70% da produção nacional de joias folheadas. Em relação aos aspectos metodológicos, o estudo é caracterizado como qualitativo e quantitativo. Os resultados da pesquisa indicaram que o APL estudado não abarca uma articulação conjunta de interação e cooperação entre seus atores, fato que o descaracteriza como um arranjo de sucesso. Paralelamente, os resultados possibilitam deduzir que a interação e cooperação ente empresas, com objetivos comuns, proporciona ganhos competitivos para os atores, ratificando a premissa que as empresas quando unidas em arranjos produtivos possuem largas fontes de vantagens competitivas, as quais dificilmente conseguem alcançar se atuarem individualmente.
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    AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE EM ECOVILAS PAULISTAS
    Sebastião Ferreira Morais; Prof. Dr. Denis Donaire; Denis Donaire; Raquel da Silva Pereira; Roberto Bazanini
    Esta dissertação tem como assunto principal a Sustentabilidade, tema cada dia mais relevante quando observada a dificuldade socioambiental enfrentada pela sociedade contemporânea. Verificar o grau de evolução dos processos voltados para as dimensões da Sustentabilidade (ambiental/ecológica, econômica, social/comunitária, cultural/espiritual e política) existentes nas Ecovilas é o objetivo principal. No tocante à metodologia, esta é uma pesquisa qualitativa com cunho descritivo, sendo que, no início, foi utilizada uma pré-pesquisa exploratória devido à necessidade de verificação bibliográfica (estado da arte) a respeito do assunto a ser estudado. Posteriormente, foram realizados estudos de três casos, que propiciaram o entendimento global do fato e da forma como ele se manifesta. Buscou-se a verificação da maneira como os residentes das Ecovilas se associam entre si, sua relação com o meio ambiente e as tecnologias usadas por eles. Entre os resultados vistos, destaca-se o desenho das práticas utilizadas pelas Comunidades, tendo como base a percepção dos entrevistados e a observação "in loco" verificada no campo. Por fim, percebe-se que as Comunidades pesquisadas, apesar de boas intenções dos seus moradores, encontram-se em um nível inferior quando comparadas, na literatura, com outras Comunidades mundiais.
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    AVALIAÇÃO DO ENSINO SOBRE GESTÃO DE CADEIAS DE SUPRIMENTOS NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA NA REGIÃO DA GRANDE SÃO PAULO
    (2011-10-26) José de Assis Pereira; Profª. Drª. Ana Cristina de Faria; Ana Cristina de Faria; Raquel da Silva Pereira; Ivam Ricardo Peleias
    Este trabalho tem como objetivo avaliar se os conteúdos sobre Gestão de Cadeias de Suprimentos ministrados nos cursos de Tecnologia em Logística nas IES da Grande São Paulo atendem as demandas do mercado de trabalho. Inicia-se, apresentando os conceitos e definições da Logísticas, bem como sobre a Gestão de Cadeias de Suprimentos, em que é estudada a evolução do pensamento na área. Em seguida uma breve retrospectiva histórica da Evolução Profissional e dos Cursos de Formação de Tecnólogos no Brasil, a fim de viabilizar a compreensão da formação de Tecnólogos, em um Curso Superior de Tecnologia em Logística. Por meio de uma pesquisa documental, buscou-se conhecer as IES localizadas na região metropolitana da Grande São Paulo e das ofertas de empregos oferecidas em site de recolocação, que procuravam profissionais com conhecimentos em logísticas, nesta região, em que foram identificados os conhecimentos técnicos exigidos nessas vagas. Na investigação, procurou-se identificar o perfil dos sujeitos (coordenadores, professores e alunos), e analisar as percepções destes, sobre a intensidade dos conteúdos oferecidos, que são os conhecimentos técnicos exigidos, pelo mercado de trabalho, no curso pesquisado. Por meio de tratamento estatístico, a análise das percepções constatou-se que existe uma convergência entre 22 conhecimentos técnicos exigidos, e apenas 2 são divergentes, na opinião dos respondentes. No desenho de um ranking, dasexigências do mercado, constatou-se neste estudo um descompasso entre as percepções dos sujeitos quanto a hierarquia dos conteúdos exigidos pelo mercado. Pode-se afirmar que o curso investigado nas IES, alinha-se com as necessidades do mercado de trabalho, e finalmente, recomenda-se que as IES que ofereçam cursos de Tecnologia, procurem identificar junto ao mercado, os conhecimentos, habilidades e competências mais valorizadas, no momento do planejamento desses cursos.
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    CENÁRIO FUTURO NO PROCESSO DE DIFUSÃO DA TECNOLOGIA 5G NO BRASIL: UMA PROSPECÇÃO PARA O MERCADO DE TELECOMUNICAÇÕES EM 2030
    (2023-06-06) Raphael Reynier Roale Martins; Prof. Dr. Celso Machado Júnior; Celso Machado Júnior; Raquel da Silva Pereira; Marcus Vinicius Moreira Zittei
    A introdução do padrão 5G de tecnologia de rede móvel no Brasil indica mudanças significativas para as empresas de telecomunicações e para a sociedade. Espera-se que essa tecnologia proporcione benefícios para atividades comerciais, como cirurgias remotas, sensores agrícolas avançados e aplicações de mobilidade, além de permitir serviços de alta velocidade, resposta rápida e confiável para aplicativos comerciais e industriais. No entanto, a implementação bem-sucedida do 5G exigirá esforços de planejamento, investimento e treinamento, juntamente com a disponibilidade de informações adequadas e alinhamento organizacional. A adoção do 5G oferecerá uma ampla gama de oportunidades, desde que os investimentos sejam realizados de maneira estratégica, considerando o retorno sobre o investimento. No Brasil, esses investimentos estratégicos são parte integrante das obrigações contratuais definidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Este estudo apresenta como objetivo geral prospectar o cenário previsto para o mercado de telecomunicações no Brasil, a partir do processo de difusão da tecnologia 5G, até 2030, considerando apenas as empresas de telecomunicações que venceram o Leilão 5G ANATEL em 2021. Realizou-se uma pesquisa exploratória com a aplicação do método Delphi com profissionais atuantes nessas empresas. Como conclusão, indicamos que o cenário brasileiro para adoção da tecnologia 5G em 2030 exigirá, das empresas de telecomunicações vencedoras do Leilão ANATEL, investimento constante em infraestrutura e capacitação de pessoal para o cumprimento de todos os compromissos assumidos, e que o atingimento das metas propostas pela Associação GSM (GSMA) e a definição dos modelos de negócio são importantes para promover e sustentar a adoção dessa tecnologia.
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    COMPETÊNCIAS EM INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR: A VISÃO DOS GESTORES DA REGIÃO DO GRANDE ABC
    (2014-09-24) Celso Maia; Profª. Drª. Isabel Cristina dos Santos; Isabel Cristina dos Santos; Almir Martins Vieira; Raquel da Silva Pereira
    Com uma abordagem idealizada para permitir um estudo aprofundado sobre parte da realidade das oportunidades de mercado que envolve os egressos dos cursos de administração, considerando a graduação e as pós-graduações lato sensu e stricto sensu, o objetivo da presente pesquisa, que faz parte do elenco trabalhos do projeto CAPES-ProAdm, ou, Pro - Administração "Os desafios do nsino de inovação e sustentabilidade no Brasil, consiste em explorar com abrangência as associações entre as características profissionais que esses egressos devem apresentar, considerando a visão de gestores da Região do Grande ABC, e o comportamento inovador. Trata se de uma pesquisa exploratório-descritiva, cujos dados tem sua prospecção com a aplicação de um questionário e com a realização de entrevistas junto a gestores locais e assim, para identificar quais são, na expressão desses gestores, as competências necessárias para que o profissional de administração participe efetivamente e com alto desempenho, no processo de inovação de forma direta ou transversal, colocando em prática os atributos que compõem cada eixo das competências, ou Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, apontados como necessários para ambientes inovadores. Esse trabalho evidencia que os gestores, representantes das empresas, entendem a inovação e o processo de inovação como fundamental para a competitividade. No entanto, também evidencia a necessidade de que seja colocada em prática a renovação de outros processos críticos nas empresas, processos que instiguem alterações no modelo de gestão, destacadamente, a mudança comportamental na forma de gestão da inovação, com a adoção de ferramentas de controle, que direcionem o desenho de um modelo adequado para gerenciar uma nova realidade para as empresas, que pede priorização e foco no atendimento dos requerimentos para implementação efetiva dos processos de inovação. Avaliando este contexto, a amostra analisada nessa pesquisa, 8 empresas, de uma população de 73 empresas contatadas, revela que as gestões estão num estágio inicial de práticas e desenvolvimento. As abordagens contidas no referencial teórico evidenciam que para criar vantagens competitivas é necessário rever, senão, adaptar os atuais sistemas das empresas, possibilitando assim, obter benefícios da inovação constante. A análise dos depoimentos e dos questionários ajudam a inferir que há um distanciamento entre conhecimento e prática. Esta inferência resulta da comparação entre o ambiente e as condições oferecidas pelas empresas, para o exercício e desempenho eficiente das competências para a inovação, revelados pelos dados dos questionários aplicados, e o perfil esperado dos profissionais, revelado pelos depoimentos e abordagens durante as entrevistas. As condições e ambiente, resultam de influências de internas, na forma de gestão do processo de inovação exercido pelas empresas pesquisadas, e de influências externas, dos fatores associados à conjuntura econômica e sócio cultural, e da própria base de formação dos profissionais de administração. Os resultados da pesquisa indicam que apesar da clareza dos gestores sobre os elementos e circunstâncias que envolvem os processos e sistemas de inovação, que norteiam as competências para inovar, e de sua relação com a qualificação dos profissionais que atuam nesta área, o perfil que é apresentado pelos gestores respondentes, se distancia significativamente da realidade atual das empresas pesquisadas na região do Grande ABC.
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    CONTRIBUIÇÕES DA CONSTRUÇÃO CIVIL BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
    José Carlos Garé; Profª. Drª. Raquel da Silva Pereira; Sérgio Luiz do Amaral Moretti; Leonel Mazzali; Raquel da Silva Pereira
    O crescente interesse e conscientização da questão da sustentabilidade despertaram a motivação para o estudo em um setor que tem sido apontado como de grande relevância para a transformação do meio ambiente: a construção civil. A potencialização desse interesse ensejou uma nova situação, caracterizada por diversas qualificações denominadas "construção verde" ou "construção sustentável". O conjunto de práticas e procedimentos preconizados na construção sustentável, certificada ou não, introduziu uma nova realidade no setor da construção civil para fins comerciais. Assim, esta dissertação tem por objetivo identificar os requisitos que levam à certificação; identificar produtos e processos necessários à gestão e ao gestor de construções sustentáveis e alterações nos processos de gestão de obras, identificando igualmente os impactos na concepção de projetos e nos custos dos empreendimentos. O referencial teórico evidenciou que o setor da construção civil é grande consumidor de recursos naturais e energéticos, além de gerador de muitos resíduos, e sua importância na transformação do meio ambiente cresce e preocupa sempre mais. A adoção de novas práticas construtivas para construções consideradas sustentáveis e denominadas "verdes" poderá minimizar os impactos gerados. Neste trabalho, optou-se por usar a pesquisa exploratória quanto aos fins, por tratar-se de área de pouco conhecimento acumulado; quanto ao meio, é bibliográfica, uma vez que constitui um estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado, acrescido de entrevistas na pesquisa de campo. Os objetivos específicos foram atingidos de maneira satisfatória. A inovação de tais práticas ainda não permite uma avaliação mais acurada dos novos procedimentos adotados, tendo em vista o pouco tempo de implantação. Este trabalho, estudo introdutório fundamental à compreensão do tema, convida a estudos complementares mais abrangentes dada a importância do tema, seja no aspecto ambiental, social ou econômico.
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    CONTRIBUIÇÕES DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA CONSTRUÇÃO DE UM PERFIL EMPREENDEDOR E ENGAJADO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
    (2024-09-11) Simona Adriana Banacu dos Santos; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro, Profa. Dra. Luísa Veras de Sandes-Guimarães (coorientadora); Maria do Carmo Romeiro; Luísa Veras de Sandes-Guimarães; Raquel da Silva Pereira; Celso Machado Júnior; Eliane Maria Pires Giavina Bianchi; Marcus Vinicius Moreira Zittei
    A universidade do século XXI tem sido compelida a reconsiderar seus modelos de atuação em busca de conexão profunda e duradoura com os diferentes setores da sociedade. As discussões mais recentes sobre as relações universidade-sociedade têm sido direcionadas às contribuições que a universidade pode proporcionar ao desenvolvimento econômico e social, chamadas de terceira missão. Embora distintos, os modelos de universidade empreendedora e engajada apoiam a concretização da terceira missão a partir do engajamento com o setor produtivo, a geração de inovações e o vínculo com a realidade local, esta última especialmente presente nas universidades municipais. No contexto brasileiro, o processo de curricularização da extensão em andamento nas universidades permite institucionalizar a extensão, integrando-a às missões de ensino e pesquisa. Deste modo, entende-se que nesse contexto a curricularização contribui para a construção de um perfil empreendedor engajado das Instituições de Ensino Superior. Neste sentido, a pergunta que esta tese responde é: “Qual estrutura de curricularização da extensão influencia o comportamento do perfil empreendedor engajado das IES?” Avaliar como a curricularização da extensão contribui para a formação de um perfil empreendedor engajado das Instituições de Ensino Superior é o objetivo geral desta tese. O estudo é delineado por métodos mistos, sequenciais, sendo, na primeira fase, utilizada uma abordagem qualitativa, que foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pela área de extensão e pelos processos de implementação da curricularização da extensão universitária das Instituições de Ensino Superior abordadas neste estudo. A segunda fase, quantitativa, foi realizada por meio de um questionário aplicado a professores de Instituições de Ensino Superior. Utilizou-se a análise de conteúdo na fase qualitativa e, na fase quantitativa, foram aplicadas estatística básica e análise fatorial exploratória, por meio do softwareSPSS, seguida por modelagem de equações estruturais, por meio do software Smart PLS. A partir da literatura e das entrevistas realizadas, foram propostas duas escalas, para representar os principais construtos desta pesquisa, curricularização da extensão e universidade empreendedora engajada, adicionalmente estipulando um modelo de associação entre os construtos. Os resultados validaram os indicadores e dimensões dos construtos, bem como indicaram a existência de associação entre os construtos. A fase quantitativa da pesquisa confirmou a existência de uma forte relação positiva entre a curricularização da extensão e a formação de um perfil empreendedor engajado nas Instituições de Ensino Superior (IES). Essa relação, evidenciada pelo coeficiente estrutural de 0,892 (significante a 1%), indica que a curricularização da extensão não se limita apenas ao cumprimento de uma exigência legal, mas atua como um catalisador para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora e engajada nas IES. O alto poder explicativo do modelo de curricularização da extensão (cerca de 80%) reforça a importância da extensão para o desenvolvimento da terceira missão, corroborando a literatura existente e evidenciando o papel fundamental da curricularização na construção de universidades empreendedoras engajadas com a sociedade.
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    DESCARTE DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA (REEE) NAS PREFEITURAS DO ABC PAULISTA SOB A PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL
    (2010-05-27) Pedro Pereira de Carvalho; Profª. Drª. Raquel da Silva Pereira; Raquel da Silva Pereira; Mauro Neves Garcia; Arnoldo José de Hoyos Guevara
    Este trabalho propõe uma reflexão sobre a participação dos gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que atuam nas sete prefeituras do Grande ABC Paulista no sentido de identificar em suas ações, quais são pertinentes a aquisição, utilização, reutilização e descarte dos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE), especificamente dos computadores e seus periféricos, após pesquisa bibliográfica acerca das características da região quanto a sua população, renda, geografia e o uso intenso de TIC para a gestão de suas estruturas administrativas municipais (Prefeituras) levando-se em conta ainda que estes equipamentos, conforme a gestão que lhe for dedicada, irá causar impactos ambientais e sociais em maior ou menor escala, suscitando a necessidade de entender, através de pesquisa de campo, junto a estes gestores, quais ações são efetivamente destinadas ao uso sustentável da TIC e qual o entendimento dos pesquisados, do que seriam as ações ideais conforme suas próprias expectativas. A metodologia, dado o escasso volume de produção acadêmica acerca de REEE, será exploratória, a fim de familiarizar o autor com a realidade e terá caráter qualitativo e descritivo, a partir da observação em campo e dos dados dos respondentes.
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    DESENVOLVIMENTO DA REGIONALIDADE NA ÀREA DA RUA 25 DE MARÇO
    Lineu Francisco de Oliveira; Prof. Dr. Antonio Carlos Gil; Antonio Carlos Gil; Raquel da Silva Pereira; Márcia de Paula Leite
    Um estudo tem como objetivos analisar o processo histórico de constituição da Região da Rua 25 de Março e identificar manifestações de atores locais e de agentes públicos em prol da consolidação da região. Trata-se de um estudo exploratório fundamentado na revisão da literatura , análise de material documental, entrevistas e depoimentos de atores regionais, observação direta e análise de casos. O referencial teórico fundamental para orientação da pesquisa foi proporcionado pelo modelo de construção da regionalidade definido por ANSI Paasi. Os resultados obtidos indicam a existência dos primeiros elementos caracterizadores de uma região já no final do século XIX. Deixam clara a existência de uma imagem conceitual e simbólica da região determinada pelos produtos ai comercializados. Foi identificada a constituição de instituições regionais de cunho religioso, recreativo e cívico. Constata-se, no entanto, que as instituições mais ativas são as que dão suporte às atividades comerciais e que apoio dos poderes públicos visa principalmente proporcionar melhorias aos comerciantes locais e aos clientes. Conclui-se que o principal elemento de constituição da regionalidade na área da rua 25 de Março relaciona-se intimamente como no processo de construção do Cluster comercial e que o desenvolvimento da região incorpora elementos definidos pelos teóricos da Ecologia Urbana.
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    DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL E GOVERNANÇA PARTICIPATIVA: DINÂMICAS DE INTERAÇÃO NO CONSELHO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DE RONDÔNIA
    (2024-10-09) ANGELINA MARIA DE OLIVEIRA LICÓRIO; Prof.ª Dra. Raquel da Silva Pereira; Raquel da Silva Pereira; Aline Bento Ambrosio Avelar; Celso Machado Júnior; Marcleide Maria Macêdo Pederneiras; Osmar Siena
    A representatividade social nos Conselhos Gestores é um fenômeno em amadurecimento no Brasil. Este estudo, fundamentado na Teoria da Democracia Participativa e na Teoria das Redes Complexas, focado na dimensão social da sustentabilidade, busca identificar de que forma as dinâmicas de interação que emergem da participação cidadã no Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) de Rondônia impactam o Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). Os Conselhos Gestores, respaldados pela Constituição Federal de 1988, atuam como mecanismos institucionalizados de diálogo entre sociedade e governo, promovendo a democratização da gestão pública. A pesquisa objetivou compreender a dinâmica da participação cidadã no Conselho Gestor de Desenvolvimento Rural Sustentável de Rondônia (CEDRS), em termos de geração de impacto para a região. Objetivos específicos incluem: identificar mecanismos de influência e negociação entre conselheiros; analisar dinâmicas de representação no CEDRS; e demonstrar sua atuação no contexto do DRS em Rondônia. De natureza aplicada, descritiva e qualitativa, o estudo adota o método de estudo de caso, com dados coletados por entrevistas semiestruturadas, observação assistemática e pesquisa documental. A análise de conteúdo foi realizada com o apoio do software ATLAS.ti, versão 22. Os resultados indicam que os mecanismos de negociação dependem majoritariamente dos recursos individuais dos conselheiros e de suas instituições de origem, carecendo de uma sistematização institucional pelo CEDRS. As dinâmicas de representação são mais evidentes durante consultas de pauta e entrega de atas, apresentando potencial para fortalecimento. A análise dos dados econômicos e programas implementados sugere que a participação cidadã no CEDRS gera impactos positivos no desenvolvimento sustentável da região.
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    DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL NOGRANDE ABCPAULISTA:ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA BRASILEIRA
    (2011-07-02) Nelson Corrêa de Oliveira Júnior; Profª. Drª. Raquel da Silva Pereira; Raquel da Silva Pereira; Dagmar Silva Pinto de Castro; Luis Paulo Bresciani
    Este trabalho proporcionou uma reflexão acerca das contribuições dos planos de desenvolvimento regional sustentável (DRS) do Banco do Brasil (BB) à região do Grande ABC por meio da análise dos planos disponibilizados pela instituição em documentos e website, bem como pelas entrevistas realizadas junto aos stakeholders dos planos. Procedeu-se à pesquisa bibliográfica onde os conceitos de desenvolvimento, desenvolvimento regional, desenvolvimento sustentável e desenvolvimento regional sustentável são discutidos e detalhados. Em seguida, procedeu-se à pesquisa documental, a qual permitiu uma verificação acerca dos dados dos planos no país e na região do Grande ABC, bem como forneceu subsídios à definição dos stakeholders entrevistados na pesquisa. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória cujo objetivo concentra-se na melhor compreensão e familiarização do pesquisador com o assunto tratado. Verificou-se que os planos DRS na região do Grande ABC ainda carecem de novas parcerias e ações que possam alavancar seu desenvolvimento; a necessidade de um maior acompanhamento, controle e disseminação dos conceitos de DRS por parte do Banco do Brasil; percebeu-se a preocupação em se estabelecer parcerias estratégicas, porém ainda sem a participação da academia de forma mais constante; por fim, entende-se que o Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasilna região do Grande ABC, quanto às suas contribuições sociais, ambientais culturais e econômicas ainda não pode ser considerada uma iniciativa que possua impactos expressivos, mas trata-se de uma forma de se buscar meios e parcerias para a formulação de iniciativas locais e regionais de desenvolvimento.
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    DOUTORADO ACADÊMICO INDUSTRIAL COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
    (2024-12-04) FELIPE VENANCIO SILVA; Prof. Dr. Celso Machado Júnior; Celso Machado Júnior; Luisa Veras de Sandes-Guimarães; Raquel da Silva Pereira; Leonardo Fabris Lugoboni; Marcela Barbosa Moraes
    O modelo de doutorado realizado em colaboração entre universidade, indústria e discente é conhecido internacionalmente como doutorado industrial. Este modelo tem o intuito de aproximar a universidade do setor industrial, proporcionando aos doutorandos cursos mais interdisciplinares capazes de amplificar os desafios e os conhecimentos dos estudantes. Os doutorados industriais são baseados no modelo Hélice Tríplice e são capazes de trazer inúmeros benefícios aos atores participantes, como: a transferência tecnológica entre universidade e indústria, qualificação de mão de obra e o fomento ao empreendedorismo e à inovação. No Brasil, o modelo de doutorado industrial operante é o Doutorado Acadêmico Industrial (DAI) que, posteriormente, alterou sua nomenclatura para Doutorado Acadêmico para a Inovação (DAI). O referido modelo tem por objetivo o fortalecimento do desenvolvimento científico e tecnológico, do empreendedorismo e da inovação no país. O DAI é financiado mediante bolsas de estudos fornecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em que alunos de mais de 80 instituições já foram beneficiados. O presente trabalho tem como objetivo analisar como o Doutorado Acadêmico Industrial contribui com o desenvolvimento científico e tecnológico das organizações. A pesquisa tem como lócus a Universidade Federal do ABC, instituição de ensino cujo projeto piloto do DAI no Brasil foi implementado no ano de 2013. A pesquisa possui abordagem qualitativa, caracterizada como descritiva e exploratória. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os atores participantes do processo. Para os procedimentos de análise dos dados obtidos, foi utilizada a metodologia da análise de conteúdo. Como resultados, constatou-se que o DAI possui particularidades relacionadas à participação das empresas como parceiras no desenvolvimento do projeto de pesquisa. Sobre o papel desempenhado pelos atores do modelo Hélice Tríplice, a universidade é a organização responsável pela gestão do DAI, as empresas são responsáveis por disponibilizar recursos e estrutura para que o aluno possa desenvolver seu projeto de pesquisa e o governo é o responsável pelo financiamento do programa. Os principais benefícios que os alunos obtêm com o DAI é a experiência industrial e um aumento na possibilidade de ingresso no mercado de trabalho. As principais dificuldades e desafios do programa constatados foram a interação da empresa com o aluno e a participação financeira da empresa para o complemento da bolsa recebida pelo doutorando. Também foi constatado que, dos oito projetos desenvolvidos pelos alunos selecionados para o estudo, quatro deles foram implementados pela empresa parceira. A pesquisa apresenta contribuições à literatura em temas ainda escassos, como um exemplo de implantação de um modelo de doutorado industrial em um país em desenvolvimento e a visão das empresas com relação ao referido modelo. A pesquisa também apresenta um exemplo de operacionalização do modelo Hélice Tríplice sem a necessidade do estabelecimento de organizações secundárias que intermediariam as relações entre seus atores, como incubadoras de empresas ou parques tecnológicos.
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    EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DE UNIVERSITÁRIOS NA GRANDE SÃO PAULO
    Renato Emmanuel Gomes da Silva; Prof. Dr. Sergio Feliciano Crispim; Sérgio Feliciano Crispim; Raquel da Silva Pereira; Flávia Luciane Consoni
    A forte concorrencia entre as Instituicoes de Ensino Superior (IES) tem feito com que muitas delas tomem iniciativas para atrair o maior numero possivel de discentes, para que com isso se destaquem e permanecam fortes no mercado em que atuam. Uma estrategia que vem sendo tomada por algumas IES e fazer uso de novos elementos para potencializar as estrategias de ensino existentes, dentre elas a educacao a distancia (EAD). E nesse cenario que o presente estudo teve como objetivo principal avaliar a opiniao de discentes de cursos de Administracao e de Gestao na modalidade EAD. Para que isso se tornasse possivel foi feito um levantamento da literatura sobre os servicos educacionais, a historia, a evolucao da educacao a distancia e o comportamento do consumidor discente. Alem disso, foram aplicados e analisados questionarios com 40 perguntas para avaliar a opiniao dos discentes no ambiente de EAD. O instrumento de coleta de dados da pesquisa foi aplicado a 650 universitarios de uma IES na Grande Sao Paulo, porem foram considerados validos 450 questionarios. A analise de dados foi realizada atraves de analise fatorial exploratoria. O que se pode concluir, de modo geral, foi que os discentes avaliam a adocao da EAD pelas IES como opiniao favoravel ao ensino-aprendizagem.
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    ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE A QUESTÃO AMBIENTAL
    (2009-06-24) Luciane Ribeiro Dias Pinheiro; Prof. Dr. Mauro Neves Garcia; Mauro Neves Garcia; Raquel da Silva Pereira; Maria Tereza Saraiva de Souza
    A presente dissertação teve como objetivo identificar as atitudes que influenciam o comportamento do consumidor frente à questão ambiental, a partir desse processo, evidenciar as decisões favoráveis ou desfavoráveis na compra de produtos ambientalmente corretos. Para atender a esse objetivo, buscou-se organizar o referencial teórico inicialmente com u entendimento sobre o comportamento do consumidor verde, o consumidor verde, passando para a relação entre a responsabilidade ambiental e o consumidor. Na sequência, esse referencial incorporou aspectos teóricos que descreve o envolvimento do consumidor no processo decisório e suas atitudes. A análise exploratória realizada a partir desse referencial teórico-empírico evidenciou a presença de distintas dimensões comportamentais dentro do constructo comportamento do consumidor com atitudes favoráveis ou desfavoráveis, envolvendo alguns fatores de influência sobre essa dimensões, o que deu encaminhamento para a realização de uma pesquisa de campo que contribuísse para a identificação de fatores com influência comum nessas dimensões comportamentais. O modelo de pesquisa de campo foi de caráter descritivo, utilizando método quantitativo junto a 451 consumidores, alunos dos cursos de tecnologia e graduação de universidades da grande São Paulo, sendo 3 na região leste da cidade, 2 na região oeste e 3 na região sul. Os resultados gerados, a partir da técnica de análise fatorial confirmatória utilizando critérios de estimação Mínimos Quadrados Não-Ponderados (Unweighted Least Squares ULS), Mínimos Quadrados Generalizados (Generalized Least Squares - GLS) e de Máxima Verossimilhança (Maximum Likelihood Estimation - MLE), e por razão de um melhor resultado foi escolhido o ULS, que mostrou influência comum estatisticamente significante entre as variáveis comportamentais ambientalmente mais favoráveis (Responsabilidade ambiental, consciência ambiental e passividade). Esse resultado, acrescido de orientações provenientes da análise exploratória, sugeriu o desenho de um modelo de comportamento de consumo ambientalmente favorável, cuja aplicação poderá ser implementada em novos estudos, bem como um conjunto de subsídios para o incentivo a adoção do comportamento ambientalmente mais favorável.
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    EXPERIÊNCIA VIVIDA DE EMPREENDEDORAS QUE BUSCAM FINANCIAMENTO NO BANCO DO POVO
    Suely Percinio Moreira Silva; Prof. Dr. Antônio Carlos Gil; Antonio Carlos Gil; Raquel da Silva Pereira; Dagmar Silva Pinto de Castro
    Esta pesquisa tem como objetivo conhecer a experiência vivida de pequenas empreendedoras que buscaram financiamento em agências do Banco do Povo Crédito Solidário da Região do Grande ABC Paulista. Trata-se, portanto, de investigação realizada segundo o enfoque fenomenológico, já que procurou desvelar as características essências do significado de ser empreendedora. O universo da pesquisa foi constituído por dez mulheres empreendedoras que buscaram financiamento nas agências desse banco. Os dados foram analisados seguindo o modelo proposto por Paul Colaizzi. Após transcrição, leitura e releitura das entrevistas obteve-se uma relação de 146 declarações significativas, sendo que para cada uma delas foi definido um significado mediante a utilização de linguagem científica. Esses significados, por sua vez, foram organizados em cinco conjuntos de temas: ser empreendedora; dificuldades transformadas em desafio; Banco do Povo de Crédito Solidário como o caminho para realização; sonhos e esperança de crescimento e, por fim, a realização como empreendedora. Conclui-se que a experiência vivida por essas mulheres pode ser caracterizada pela aceitação da condição empreendedora como instintiva, mas se dá por necessidade. Para elas não há como deixar de passar por necessidades, mas estas deem ser encaradas com ousadia; é preciso, ainda, confiar num desfecho promissor e, finalmente, ter o sentimento de realização.
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    FORTALECIMENTO E FRAGMENTAÇÃO DO CINTURÃO VERDE DO ALTO TIETÊ: PERSPECTIVAS SOBRE A ATIVIDADE AGRÍCOLA DA REGIÃO
    Geison Cantarelli Muniz de Queiroz; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Luis Paulo Bresciani; Raquel da Silva Pereira; Luiz Silvério Silva
    O Cinturão Verde do Alto do Tietê é um fenômeno reconhecido pela sua importância agrícola e como um dos pilares econômicos da região. A pesquisa demonstra que à medida que a urbanização ocorre o setor agrícola é forçado, por sobrevivência, a se tornar mais eficiente e flexível as novas realidades territoriais. Por outro lado aumenta a importância do Cinturão Verde, pois o seu significado passa também a ser sinônimo de preservação do meio ambiente, área de proteção de mananciais e produção de água. A população pesquisa compreendeu os membros titulares do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Mogi das Cruzes, e foram divididos em dois grupos, de um lado os gestores públicos, dos sindicatos e instituições de apoio as atividades agrícolas e de outro lado os produtores rurais através de seus respectivos representantes. Através da análise do projeto Lupa pode-se concluir que houve aumento no número de propriedades rurais (UPA's), entretanto a atividade ainda é identificada como um setor de captação de trabalho não qualificado, o que se comprova através das entrevistas com os representantes dos produtores locais. Os principais resultados obtidos da pesquisa demonstram que os maiores problemas são a falta de união entre os produtores, a dificuldade na adaptação de leis do meio ambiente, a capacidade de gestão dos produtores, e obstáculos na obtenção de financiamentos. Há esforço público, dos candidatos e das instituições de apoio, porém ainda percebe-se um distanciamento destas instituições junto aos produtores rurais. As políticas públicas não reconhecem as diferentes modalidades agrícolas, simplificando-as em agricultura familiar e agricultura de commodities, e entre uma realidade e outra há uma enorme diferença que exclui praticamente a totalidade da condição dos produtores rurais do Alto Tietê.
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    GESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
    (2023-06-21) Simone Maria Mozelli da Silva; Profa. Dra. Raquel da Silva Pereira; Raquel da Silva Pereira; Luis Paulo Bresciani; Antônio Busnardo Filho
    A presente pesquisa de dissertação teve como objetivo verificar de que forma os gestores das escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental da Região do Grande ABC Paulista estão inserindo a Educação Ambiental em seu currículo e como a gestão pública escolar administra esse processo. Trata-se de uma pesquisa que se utiliza de publicações dos últimos dez anos para a realização da revisão da literatura, assim como publicações remanescentes que implicaram as questões enfrentadas atualmente, compiladas por meio de dissertações de mestrado, livros e artigos científicos em periódicos acessados pelos bancos de dados Web of Science, Scielo e Google Acadêmico. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória. O levantamento foi realizado por meio de pesquisa documental e de entrevistas com gestores das escolas. Utilizou-se de análise de conteúdo como forma de análise de dados. Os dados analisados permitem concluir que, apesar de as escolas implantarem projetos e ações de Educação Ambiental, a compreensão sobre políticas públicas relacionadas ao tema, assim como sobre a abrangência e a relevância da implantação dessas ações no Ensino Fundamental, é algo que requer maior aprofundamento das equipes gestoras e do corpo docente, para que se possa atingir os objetivos propostos pela Educação Ambiental.
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