Navegando por Autor "Prof. Dr. Denis Donaire"
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Item A ATRATIVIDADE NO VAREJO EM CLUSTERS COMERCIAIS, ESPONTÂNEOS E PLANEJADOS, SOB O PONTO DE VISTA DO CONSUMIDOR E DO VAREJISTA(2016-02-25) Marco Aurélio Sanches Fittipaldi; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. João Paulo Lara Siqueira; Prof. Dr. Marcio Shoiti KuniyoshiO agrupamento de lojas, planejado ou espontâneo, também conhecido como cluster comercial, tem se apresentado como uma tendência em grandes centros comerciais ou em ruas de grande movimento, por trazer vantagens, tanto para os consumidores, que dispõem da maior oferta de produtos, preços e opções de pagamento, como para os varejistas, que passam a dispor de uma maior quantidade de clientes. Entender como ocorre a atratividade que leva os consumidores a buscarem clusters comerciais planejados ou espontâneos na aquisição de um mesmo produto, na visão de consumidores e varejistas, é fundamental para a sobrevivência dos negócios. Nesse sentido, o presente estudo buscou analisar a atratividade dos clusters comerciais de automóveis da cidade de São Paulo, sendo pesquisados três espontâneos e sete planejados, por meio de uma pesquisa quantitativa descritiva junto a duzentos e quatro consumidores, e duzentos e dois varejistas, por meio de uma amostra não probabilística. Considerou-se a atratividade como a convergência da intenção de compra por parte do consumidor e a intenção de venda por parte do varejista, sendo que a operacionalização destes construtos foi realizada por meio dos 6P’s (mix de produtos, preço, pessoal e serviços, ponto e localização, promoção e apresentação), propostos por Parente. Os resultados demonstraram que há convergência, na visão de consumidores e varejistas, dos fatores apresentação, pessoal e serviços, mix de produtos e promoção em clusters comerciais espontâneos e dos fatores apresentação, pessoal e serviços e ponto e localização em clusters comerciais planejados. Com relação à atratividade foi constatado que, nos clusters comerciais espontâneos, a correlação entre a intenção de compra e a intenção de venda, que formam a atratividade, se apresentou como muito forte, diferentemente do encontrado nos clusters comerciais planejados em que a correlação se apresentou de forma moderada, segundo a opinião de consumidores e varejistas, A observância desses resultados pode trazer importantes contribuições para a competição entre clusters comerciais planejados e espontâneos, que se apresentam como formas de organização cada vez mais comuns no dia-a-dia dos negócios.Item A ATUAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA NA GOVERNANÇA PÚBLICA: UM ESTUDO BASEADO NA VISÃO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS BRASILEIRAS(2017-09-21) Douglas Renato Pinheiro; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Jeroen Johanes Klink; Prof. Dr. Wilson Toshiro NakamuraEsta pesquisa objetivou analisar a atuação da auditoria interna na governança das universidades públicas federais brasileiras, do ponto de vista da Alta administração, composta por Reitores, Vice-Reitores, Pró-Reitores de Administração e Pró-Reitores de Planejamento. Quanto à metodologia, realizou-se uma pesquisa mista que consistiu de duas fases. Na primeira fase foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva com uma amostra de 33 universidades e, na segunda fase, uma pesquisa qualitativa, através da técnica de coleta de dados Focus Group, com a participação de doze Pró-Reitores de Administração, abrangendo as cinco regiões do país, no qual contribuiu para a interpretação e o fornecimento de informações complementares em relação aos resultados obtidos na pesquisa quantitativa. Os resultados apontam que há um potencial ainda pouco explorado de atuação das auditorias internas para além das funções tradicionais de controle interno, dado que 81,8% dos respondentes informaram que a avaliação dos controles internos da gestão é a atividade desenvolvida com maior frequência pela auditoria interna. Já para 15,2% dos respondentes, é a avaliação dos processos de governança e somente 3% consideram que é a avaliação da gestão de riscos da universidade. Esse resultado pode ser explicado pelo fato de que apenas 33,3% das universidades pesquisadas possuem uma estrutura de gestão de riscos, estabelecida pela Alta administração, que fomente a avaliação e o monitoramento contínuo do ambiente de risco da universidade. Apesar de ser desenvolvida com pouca frequência, a avaliação da gestão de riscos é considerada a atividade da auditoria interna com o maior potencial de agregar valor para a governança. No entanto, de acordo com 48,5% dos respondentes, quando as ações de controle da auditoria interna, integrantes do Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT, são desenvolvidas com base em uma matriz de risco elaborada pelos auditores internos, a Alta administração concorda, de forma contundente, que a auditoria interna tem uma atuação estratégica na organização, de tal modo que o Conselho Universitário, órgão central da governança, utiliza-se dos seus relatórios e pareceres para a tomada de decisões estratégicas na universidade. Portanto, uma auditoria interna estratégica é vista como parceira dos gestores públicos na criação de valor organizacional e fortalecimento da governança pública.Item A COCRIAÇÃO DE VALOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): UM ESTUDO DA SUA INFLUÊNCIA SOBRE A QUALIDADE PERCEBIDA E SATISFAÇÃO SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DO ENSINO SUPERIOR(2020-07-13) Antonio Aparecido de Carvalho; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Luiz Paulo Fávero; Prof. Dr. Diógenes de Souza BidoA presente pesquisa versa sobre a cocriação de valor na educação a distância e a influência que esta exerce sobre a qualidade percebida e a satisfação segundo a percepção dos egressos de curso superior. A revisão da literatura traz os conceitos e modelos de cocriação de valor, aborda o crescimento da educação a distância no Brasil, traz a relação entre a educação a distância e a qualidade percebida, além de mostrar a satisfação dos discentes de cursos na modalidade EaD. O problema central que a pesquisa busca responder é: Qual a influência da cocriação de valor na Educação a Distância sobre a qualidade percebida e satisfação segundo a percepção dos egressos de cursos de graduação? O objetivo principal da pesquisa foi identificar a influência da cocriação de valor na Educação a Distância sobre a qualidade percebida e a satisfação segundo a percepção dos egressos de cursos de graduação. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, que fez uso de um questionário dividido em quatro blocos, no bloco 1 busca-se as características sociodemográficas dos egressos, no bloco 2 são apresentadas questões relacionadas a cocriação de valor, no bloco 3 são aplicadas questões sobre a qualidade percebida e no bloco 4 estão dispostas as questões sobre a satisfação. São perguntas abertas e fechadas com escala de 11 pontos, os sujeitos da pesquisa foram egressos de cursos de graduação na modalidade EaD. As hipóteses levantadas foram: existe uma relação positiva entre a cocriação de valor e a qualidade percebida dos egressos; existe uma relação positiva entre a cocriação de valor e a satisfação dos egressos e existe uma relação positiva entre a qualidade percebida e a satisfação dos egressos. A análise dos dados fez uso da modelagem de equações estruturais. Foram coletados 334 questionários válidos, cuja análise dos dados identificou que 72,2% dos respondentes são do gênero feminino, o curso com maior participação foi o de Pedagogia, a faixa etária é de 26 a 30 anos, egressos de instituições de ensino superior privada, 52% dos egressos atuam, profissionalmente na área de formação. A análise estatística revelou que as três hipóteses foram confirmadas, que os egressos entendem que são ativos no processo cocriativo e que a cocriação exerce influência positiva sobre a qualidade percebida e a satisfação. Foi possível identificar que os cursos na modalidade EaD apresentam crescimento no número de polos e de matriculados e que estão concentrados nas Instituições Privadas.Item A COCRIAÇÃO DE VALOR NO AMBIENTE DAS INCUBADORAS SOB A ÓTICA DAS EMPRESAS INCUBADAS(2020-02-20) Álvaro Francisco Fernandes Neto; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Luiz Paulo Lopes Fávero; Prof. Dr. Diógenes de Souza BidoA cocriação de valor é um conceito que surgiu por volta do ano de 2004, com a publicação do artigo dos autores Prahalad e Ramaswamy e desperta interesse em muitos pesquisadores, tais como: Ranjan e Read; Payne, Storbacka, Frow e Knox e Grönroos, devido a sua aplicação em diversos segmentos, assim como em empresas de distintos portes. A cocriação de valor é um processo que estimula as empresas, clientes, fornecedores, dentre outros, a interagir entre si, por exemplo, sejam eles clientes das empresas no mercado business to consumer (B2C) e/ou também de empresas com outras empresas no mercado business to business (B2B) no desenvolvimento de novos produtos, resultando numa troca de experiências dentre os atores envolvidos e uma permuta de conhecimentos tácitos e explícitos que proporcionam, dentre outras coisas, redução no tempo gasto para desenvolver um produto e na satisfação dos envolvidos. O trabalho em questão tem, como objetivo, avaliar a influência do processo de cocriação de valor nas incubadoras, na satisfação com a incubadora das empresas ali instaladas. A pesquisa é descritiva do tipo survey. Seu universo é constituído por empresas incubadas, sendo que a amostra é de conveniência. Consta de uma fase de validação do instrumento de pesquisa, sendo submetida a diversos especialistas; a coleta de dados foi realizada por questionário estruturado, sendo o mesmo aplicado no formulário eletrônico do Google Forms, e apresentou o uso de vignettes para facilitar ao respondente. Durante a elaboração do modelo teórico proposto neste trabalho, fez-se contato, via e-mail, com o senhor Ranjan, o qual forneceu maiores informações e esclarecimentos para o desenvolvimento de um novo modelo. Realizou-se um pré-teste para verificar a clareza, objetividade e compreensão do questionário para o entrevistado, assim como os cenários construídos por meio das vignettes, as instruções, o layout e o conteúdo. O modelo proposto é uma adaptação do modelo de Ranjan e Read (2014), para o segmento de empresas incubadas e incubadoras. Ambas devem estar atentas para o conceito cocriação de valor, pois este contribui para a satisfação das empresas incubadas e pode, dessa forma, incrementar a competitividade e lucratividade delas. O construto apoio da incubadora apresentou uma influência menor do que a cocriação de valor sobre a satisfação das empresas incubadas. Dessa forma, as incubadoras devem investir mais na cocriação de valor, bem como na satisfação das incubadas. Outra vantagem para as atividades gerenciais é que a implementação e desenvolvimento do conhecimento, interação, transparência, personalização, experiência e relacionamento contribuirão para a satisfação das empresas incubadas. Para a academia, este trabalho contribui para ampliar o conhecimento sobre cocriação de valor, em especial num ambiente de incubadoras.Item A INFLUÊNCIA DOS ATIVOS DE ALTA LIQUIDEZ NO VALOR DAS EMPRESAS, CONSIDERANDO A GOVERNANÇA CORPORATIVA E AS RESTRIÇÕES FINANCEIRAS(2019-03-21) Mário Cordeiro Filho; Prof. Dr. João Batista Pamplona; Prof. Dr. João Batista Pamplona; Prof. Dr. Edimilson Costa Lucas; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. José Carlos Tiomatsu Oyadomari; Prof. Dr. Vinicius Augusto Brunassi SilvaEste estudo objetiva avaliar empiricamente o impacto que a manutenção de ativos de alta liquidez (cash holdings) tem no valor de mercado das companhias abertas brasileiras não financeiras com ações listadas na B3. O estudo abrangeu o período de 2010 a 2017, considerou uma amostra de 176 empresas e utilizou as técnicas estatísticas de análise discriminante e regressão de dados em painel. Os resultados foram obtidos por meio do emprego combinado dos modelos econométricos Fama e French (1998) Pinkowitz et al (2006), Cleary (1999) e Dittmar Mahrt-Smith (2007). O impacto dos cash holdings no valor das empresas é avaliado considerando conjuntamente todas as empresas da amostra e segregando-as em grupos de acordo com os diferentes níveis de governança corporativa e os diferentes graus de restrições financeiras. Os segmentos de listagem de ações da B3 são considerados como proxies de governança corporativa. Como proxy de restrições financeiras são considerados os resultados obtidos por meio do Modelo Cleary (1999) com base nas políticas de distribuição de lucros e de recompra de ações das empresas durante o período deste estudo. Os resultados obtidos, diferentemente das predições da teoria da agência, sugerem que os cash holdings impactam positivamente o valor de mercado das empresas, entretanto, os cash holdings excedentes impactam negativamente o valor de mercado das empresas, indo ao encontro da teoria de agência. Os resultados obtidos também indicam que o impacto dos cash holdings no valor de mercado das empresas é sensível aos diferentes níveis de governança corporativa e aos diferentes graus de restrições financeiras. Controlando os diferentes níveis de governança corporativa e os diferentes graus de restrições financeiras, os cash holdings impactam positivamente e negativamente, em diferentes magnitudes, os diferentes grupos e subgrupos da amostra.Item AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE EM ECOVILAS PAULISTASSebastião Ferreira Morais; Prof. Dr. Denis Donaire; Denis Donaire; Raquel da Silva Pereira; Roberto BazaniniEsta dissertação tem como assunto principal a Sustentabilidade, tema cada dia mais relevante quando observada a dificuldade socioambiental enfrentada pela sociedade contemporânea. Verificar o grau de evolução dos processos voltados para as dimensões da Sustentabilidade (ambiental/ecológica, econômica, social/comunitária, cultural/espiritual e política) existentes nas Ecovilas é o objetivo principal. No tocante à metodologia, esta é uma pesquisa qualitativa com cunho descritivo, sendo que, no início, foi utilizada uma pré-pesquisa exploratória devido à necessidade de verificação bibliográfica (estado da arte) a respeito do assunto a ser estudado. Posteriormente, foram realizados estudos de três casos, que propiciaram o entendimento global do fato e da forma como ele se manifesta. Buscou-se a verificação da maneira como os residentes das Ecovilas se associam entre si, sua relação com o meio ambiente e as tecnologias usadas por eles. Entre os resultados vistos, destaca-se o desenho das práticas utilizadas pelas Comunidades, tendo como base a percepção dos entrevistados e a observação "in loco" verificada no campo. Por fim, percebe-se que as Comunidades pesquisadas, apesar de boas intenções dos seus moradores, encontram-se em um nível inferior quando comparadas, na literatura, com outras Comunidades mundiais.Item BOLSA DE RESÍDUOS: UMA ANÁLISE DE SEUS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS NA PERCEPÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS(2019-11-29) Rubens Topal de Carvalho Bastos; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Marco Antonio P. da Silveira; Prof. Dr. Wagner Cezar Lucato; Prof. Dr. Renato TellesDentro do conceito de sustentabilidade empresarial, a busca por ações que preservem o meio ambiente e não impossibilitem o desenvolvimento empresarial e, por consequência o desenvolvimento social, vem se tornando uma realidade, seja no meio empresarial ou no meio acadêmico. Assim, este estudo se propôs a avaliar, na visão das MPEs participantes, os benefícios e as características da utilização das Bolsas de Resíduos. Para tanto buscou: (1) avaliar os benefícios proporcionados; (2) dimensionar a contribuição no âmbito empresarial; (3) caracterizar a contribuição para a sociedade no âmbito ambiental; (4) avaliar o grau de satisfação e confiança em relação aos serviços prestados; (5) identificar a correspondência existente entre ramos de empresas, produtos negociados e benefícios percebidos; (6) descrever as características das Bolsas de Resíduos. Desta forma, foi realizada uma pesquisa descritiva, com enfoque quantitativo, por meio de um levantamento (survey) junto a 389 MPEs participantes das Bolsas de Resíduos, localizadas no estado de São Paulo, pertencentes a diferentes ramos de atuação. Os resultados obtidos pela Análise Fatorial Exploratória (AFE) indicaram três fatores de benefícios ambientais e seis fatores de benefícios para as empresas. Além disso, a Análise de Correspondência Múltipla permitiu descrever os tipos de resíduos mais negociados, a região e o ramo de atividade das MPEs participantes e identificar o grau de associação entre as variáveis e os fatores oriundos da AFE. A partir da análise, foi possível concluir a importância das Bolsas de Resíduos para a sociedade, por meio dos benefícios oferecidos tanto aos MPEs quanto ao meio ambiente.Item COOPETIÇÃO EM AGLOMERAÇÕES COMERCIAIS PLANEJADAS E NÃO PLANEJADASRosangela Sarmento Silva; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Marcos Antonio Gaspar; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. João Paulo Lara de Siqueira; Prof. Dr. Celso Augusto RimoliEsta pesquisa teve como objetivo principal identificar como ocorre a cooperação/colaboração e a competição na formação da coopetição existente em aglomerações varejistas planejadas e não planejadas, especificamente em dois segmentos do varejo - automóveis e móveis, atuantes na Região Metropolitana de São Paulo (SP). Buscou-se ainda propor um modelo de influência da cooperação e da competição na coopetição existente em aglomerados varejistas planejados e não planejados, bem como identificar a influência da Cooperação/colaboração e da competição na coopetição e se existem diferenças significativas entre aglomerados varejistas planejados e não planejados em relação à competição, cooperação e coopetição. Para tanto, como método de pesquisa foi realizado um estudo descritivo de natureza quantitativa com 535 empresas dos segmentos de automóveis e móveis: 298 empresas pertencentes aos aglomerados não planejados e 237 pertencentes a aglomerados planejados. Os dados coletados foram tratados por meio de análises de estatística descritiva, Análise Fatorial Exploratória-AFE e Modelagem de Equações Estruturais baseada nos mínimos quadrados parciais-PLS. Os resultados encontrados permitem concluir que: a competição tem menor influência na coopetição; diferente da cooperação/colaboração, que apresenta maior influência na coopetição; a competição ocorre com mais intensidade nos aglomerados planejados. Verificou-se que nas aglomerações não planejadas de automóveis e móveis os relacionamentos dominantes na coopetição dizem respeito à cooperação/colaboração, enquanto que os relacionamentos dominantes na coopetição estão ligados à competição nas aglomerações planejadas. Em relação à cooperação/colaboração e coopetição, os resultados mostraram que ambas ocorrem tanto nos aglomerados planejados, quanto nos aglomerados não planejados, embora com valores um pouco maior nos não planejados. Não há diferença estatisticamente significante entre a cooperação/colaboração em relação à coopetição nos aglomerados planejados e não planejados.Item DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, EM BAIRROS QUE MARGEIAM A REPRESA BILLINGS(2021-04-28) Flavio Galio Araujo Dutra; Profa. Dra. Raquel da Silva Pereira; Profa. Dra. Raquel da Silva Pereira; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Profa. Dra. Maria Tereza Saraiva de Souza; Prof. Dr. Geraldo Cardoso de Oliveira NetoA atual abordagem sobre Desenvolvimento Local evidencia uma tarefa complexa porque exige uma capacidade para enxergar as diferentes disciplinas que compõe o tema, diferente do que já foi no passado, quando eram considerados apenas os avanços na área econômica. Deve-se perceber que as variáveis sociais e ambientais foram incorporadas à antiga abordagem e em qualquer tentativa de entender ou propor o desenvolvimento em perspectiva local é imperativo considerá-las. No estudo presente, o tema foi analisado dentro de um contexto igualmente complexo, seja porque teve como recorte territorial apenas alguns bairros do município de São Bernardo do Campo, seja pelo fato de que esse território tem a peculiar condição de estar inserido dentro de uma área de mananciais, com legislação específica impactando no modo de vida das pessoas e seus hábitos, ou, ainda, por esse mesmo território permitir sua subdivisão em dois grupos de bairros: um com contexto mais urbano, pelos moradores denominado pré-balsa e outro com contexto rural, denominado pós-balsa. A partir do levantamento de dados e de uma compreensão mais avançada sobre a região, objetivou-se a identificação dos elementos que atuam como limitadores do desenvolvimento socioambiental e, em seguida, a proposição de uma estrutura para futura criação de um índice de medição social e ambiental. Para tanto, a pesquisa teve seu delineamento exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e faz uso de entrevistas e rodadas de conversa, além da pesquisa secundária como fonte de dados coletados. Foi identificada forte evidência de que os moradores da região investigada estão sendo privados de direitos fundamentais e elementares para que possam se desenvolver e contribuir para o desenvolvimento socioambiental da região. A privação identificada se deu principalmente nas áreas de saúde, educação, moradia, saneamento, meio ambiente e segurança pública. Concluiu-se que, como entrave para os avanços desejados, alguns dos impeditivos identificados parecem ser de fácil solução, como aqueles provenientes da legislação que atua na região, enquanto outros são complexos e demandarão tempo e boa vontade política para sua superação, como o conflito casa própria vs preservação ambiental. Outra conclusão foi a de que os dois territórios nos quais foi feita a análise, apesar da proximidade física, são dois locais com especificidades distintas que ocasionam situações particulares, suscitando um olhar igualmente distinto do poder público, em especial aos bairros do pós-balsa, no sentido de oferecer os serviços públicos de acordo com as carências existentes. Desse modo, a estrutura apresentada no Capítulo 6 reúne um conjunto de indicadores sociais e ambientais que são capazes de fazer parte de uma medição sistemática, no sentido de ajudar a promover ações de impacto positivo e coletivo na região e, de tempos em tempos, medir o resultado efetivo dessas intervenções.Item FAB LABS ACADÊMICOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE SUA TIPIFICAÇÃO EM CINCO DIMENSÕES SOB A ÓTICA DOS FABMANAGERS(2019-06-25) Regiane Balestra Vieira; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Almir Martins Vieira; Prof. Dr. Celso Machado Junior; Prof. Dr. João Batista PamplonaA emergente proliferação de laboratórios de inovação por todo o mundo evidencia o uso e o compartilhamento criativo de recursos em prol do empreendedorismo e da inovação tecnológica em uma nova realidade econômica. Caracterizam-se, neste cenário, as interações que determinam a dinâmica do transbordamento do conhecimento como meio indispensável para a sustentação da economia baseada em criatividade. Dentre as tipologias de empreendimentos criativos, os laboratórios de fabricação digital, qualificados pela denominação Fab Labs, proliferam em rede mundial. No Brasil, são 68 Fab Labs espalhados pelo território nacional credenciados à rede mundial da Fab Foundation do MIT (Massachusetts Institute of Technology). As vantagens dessa nova dinâmica parecem óbvias, porém, diante de contextos organizacionais ainda caracterizados por propriedades intelectuais patenteadas e espaços mercadológicos verticalizados, as premissas defendidas pela Fab Foundation naturalmente promovem adversidades para a atuação dos Fab Labs. Contudo, a replicação de modelos dos países desenvolvidos para a realidade dos países em desenvolvimento é sempre um esforço de adaptação, diante dos diferentes estágios de desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico. Sob tais perspectivas, o presente estudo apresenta-se com o propósito de caracterizar a forma de atuação dos Fab Labs brasileiros, em particular do tipo Acadêmico, e tipificá-la em cinco dimensões, teoricamente identificadas em literatura internacional, sob a ótica dos gestores. Com esse fim, foram selecionados 20 fabmanagers dos 35 Fab Labs Acadêmicos existentes no Brasil até 2018, dado que a institucionalização de uma matriz de atuação situa-se como um elemento decorrente da dimensão das normas e regras estabelecidas nas concepções que os fabmanagers têm acerca dos Fab Labs. No que envolve a pesquisa, trata-se de estudo descritivo, com abordagem quantitativa. Utiliza-se, quanto aos meios de investigação, o questionário eletrônico (on-line) como instrumento de coleta de dados primários em um survey e o software IBM SPSS para tratamento de dados e análise dos resultados. Ao final, realizada a análise estatística dos dados, constata-se que as convicções dos fabmanagers afetam substancialmente a construção da forma de atuação e evidencia-se que o modelo proposto pode ser utilizado como referência para o entendimento da atuação dos Fab Labs Acadêmicos no Brasil e caracterizá-los segundo a tipificação dos construtos Espaço Criativo, Sistema de Aprendizagem, Ambiente de Inovação e Promotor de Desenvolvimento Tecnológico. No entanto, não atuam como Redes Colaborativas. A atuação em rede é um dos quatro critérios para o credenciamento à rede mundial da Fab Foundation do MIT. Não participar ativamente da rede de Fab Labs, condiciona ao isolamento e impossibilita a formação de uma comunidade para o compartilhamento de conhecimento. Em consequência, o empreendedorismo tecnológico e o acesso à inovação social são desfavoravelmente impactados.Item GOVERNANÇA E SATISFAÇÃO: UM ESTUDO NOS APLS TÊXTIL E DE CONFECÇÕES E MOVELEIRO DO GRANDE ABC(2016-08-24) Alessandra Preto Bitante; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Profa. Dra. Ana Cristina de Faria; Prof. Dr. João Maurício Gama BoaventuraO objetivo principal foi verificar se a Governança exercida nos APLs, por meio dos fatores - Estrutura, Objetivos, Funções, Mecanismos, Agentes e Requisitos - influencia a Satisfação com a Governança e como esta última influencia na indicação de Filiação para participar do arranjo. Para tanto, realizou-se como metodologia de pesquisa, um estudo descritivo de natureza quantitativa junto aos APLs Têxtil e de Confecções e Moveleiro situados no Grande ABC, tendo sido pesquisadas as empresas ativas desses APLs, num total de 86 entrevistas, 40 das quais no APL Têxtil e de Confecções e 46 no APL Moveleiro. De início, o modelo teórico proposto recorreu à Análise Fatorial Exploratória - AFE, a que se seguiu a Modelagem de Equações Estruturais, baseada nos mínimos quadrados parciais - PLS. Resultou dessas operações que os fatores propostos são componentes essenciais da Governança, que a Governança exercida afeta a Satisfação e que a Satisfação com a Governança influencia a Indicação de Filiação ao arranjo. O Net Promoter Score - NPS revelou que as empresas participantes dos APLs pesquisados não estão satisfeitas com a Governança exercida, o que levou os participantes a posicionarem-se muito mais como detratores do que como promotores, apontarem os principais problemas que enfrentam e sugerirem melhorias para que a Governança se desenvolva de forma satisfatória na condução dos objetivos coletivos desses APLs.Item IDENTIDADE REGIONAL EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS NO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS(2017-05-22) Edilson Helio Santana; Prof. Dr. Antonio Carlos Gil; Prof. Dr. Antônio Carlos Gil; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Marco Antônio Pinheiro da Silveira; Prof. Dr. Celso Machado Júnior; Prof. Dr. Uajará Pessoa AraújoComo os Arranjos Produtivos Locais (APLs) distribuem-se espacialmente no âmbito de uma região bem definida, a identidade regional assume importância nos estudos voltados à compreensão dos fatores que determinam sua consolidação e desenvolvimento. Com efeito, a identidade regional dos atores constitui importante elemento a ser considerado na sua disposição para cooperar e de se associar a outros atores, bem como engajar-se em ações voltadas à promoção do desenvolvimento dos APLs. Assim, realizou-se a presente pesquisa com o objetivo de verificar como se manifesta a identidade regional em APLs. Para tanto foram considerados seis APLs localizados na microrregião de Divinópolis, situada na região Centro-Oeste do estado de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de casos múltiplos de caráter instrumental. As evidências do estudo foram obtidas mediante entrevistas com atores, observações nos locais e análise de documentos. Concluiu-se que o conceito de identidade regional aplica-se a estudos que tenham como propósito identificar fatores que contribuem para a compreensão dos processos de manutenção e desenvolvimento de arranjos produtivos locais. Destaca-se entre os achados da pesquisa que a governança - que é reconhecida como um dos principais elementos na determinação da vitalidade dos APLs - não ocorre de maneira formalizada na maioria dos APLs, embora os atores tenham consciência de sua importância. Constata-se, também, que os atores reconhecem a existência dos APLs, embora os denominem com maior frequência como polos. O sentimento de pertença aos APLs, por sua vez, embora presente em todos, é mais acentuado naqueles em que se verifica mais elevado nível de estruturação.Item IDENTIDADE REGIONAL NA CONFIGURAÇÃO DO CLUSTER TERÍSTICO DO CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA(2014-01-14) Dércia Antunes de Souza; Prof. Dr. Antonio Carlos Gil; Prof. Dr. Antonio Carlos Gil; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Profª. Dra. Elizabeth Kyoko Wada; Prof. Dr. Jeroen Johannes KlinkContextualização: clusters turísticos diferenciam-se significativamente de outros clusters de negócios, pois seus produtos só podem ser consumidos na região que abriga seus estabelecimentos. A identidade regional tende, pois, a assumir notável importância na configuração desses clusters. Objetivo: construir uma teoria substantiva sobre identidade regional do cluster constituído pelos municípios que integram o Circuito das Águas Paulista. Método: a pesquisa foi delineada como um estudo de caso único, holístico e intrínseco. Para a coleta de dados, foram utilizados procedimentos de observação, entrevistas e análise de documentos. Para a análise e interpretação dos dados, foi adotado o modelo temático indutivo. Resultados: o Circuito das Águas é constituído por um núcleo básico de municípios com características de estâncias hidrominerais e os municípios periféricos a ele se integram funcionalmente. Embora a qualidade das águas constitua sua principal marca, o Circuito vem diversificando seus produtos e atraindo novos segmentos turísticos. Evidencia-se a existência de identidade regional dos atores, tanto em relação à percepção da existência do Circuito quanto à sua identificação com ele e à disposição para atuar em prol de seu desenvolvimento. Os atores demonstram forte enraizamento no Circuito, embora o desempenho de ações em prol de seu desenvolvimento não se mostrem muito presentes nas falas daqueles que não estão vinculados a entidades coletivas. A representação de um cluster não se mostra muito clara para os atores, embora não apresentem dificuldade para identificar o Circuito como uma unidade e para reconhecer a importância de ações conjuntas para sua consolidação. Uma das maiores dificuldades para a consolidação do cluster estaria, principalmente, na atuação de proprietários de grandes hotéis, que, por virem ampliando a oferta de serviços, desestimulam os turistas a buscar atrativos fora dos hotéis, comprometendo o desempenho de outros empreendimentos. A criação do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista foi significativa para o desenvolvimento de ações em prol do seu fortalecimento e, consequentemente, para a constituição do cluster turístico. A atuação do SEBRAE e dos Conselhos Municipais de Turismo também é reconhecida como importante para o aprimoramento das ações do Circuito. O baixo nível de qualificação da mão de obra empregada no setor turístico e o baixo nível de informação dos moradores acerca dos atrativos turísticos da região são considerados fatores que dificultam o desenvolvimento do cluster. Conclusão: embora os atores regionais ainda não consigam identificar claramente a existência de um cluster, o reconhecimento da unidade do Circuito, o forte sentimento de pertença à região e a disposição para atuar em prol de seu desenvolvimento indicam a existência de uma identidade regional capaz de promover a consolidação desse cluster.Item INSTITUCIONALIZAÇÃO E MUDANÇAS NAS PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO DOS MECANISMOS DE GOVERNANÇA NO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO SOLIDÁRIO(2017-12-06) Marcelino Pedrinho Pies; Profª. Drª. Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Benny Kramer Costa; Prof. Dr. Jorge Oneide Sausen Faculdade MeridionalEsta tese desenvolveu um estudo a respeito das práticas de governança no cooperativismo de crédito solidário, usando como referência a teoria institucional sociológica. A pesquisa analisou a dinâmica de interação entre o processo de institucionalização e a mudança, cotejando a relação entre o ambiente institucional e a capacidade de ação dos atores. O objetivo foi analisar o processo de institucionalização dos mecanismos de governança no cooperativismo de crédito solidário, evidenciando os fatores que contribuíram para a mudança de práticas organizacionais. A pesquisa está delineada como um estudo exploratório, com uma abordagem qualitativa, utilizando o método de investigação estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados consistiram em entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação não participante. Os resultados do estudo sugerem que um dos elementos para a consolidação do Sistema Cresol Central foi a adoção da estratégia de atender, prioritariamente, as demandas de crédito dos agricultores familiares. Aliado a isso, evidencia-se que um dos pilares da sustentação do sistema é a construção de laços sociais respaldados nas relações de proximidade e confiança entre os diferentes elos do sistema. Os resultados evidenciaram que o Sistema Cresol Central passou por mudanças de práticas de governança, ao mesmo tempo em que práticas também foram mantidas. Em relação às mudanças registra-se: a representação por delegados nas assembleias gerais para as cooperativas com grande dispersão geográfica, a necessidade da adoção, do modelo dual de governança, com segmentação de funções entre conselheiros e diretores em cooperativas com ativos superiores a R$ 50 milhões; a ampliação do mandato dos membros do conselho fiscal de um para três anos; e a contratação de empresa independente para a realização de auditorias externas nas cooperativas associadas. O estudo evidenciou inovações nos arranjos organizacionais, como a constituição das bases regionais de serviços, que reforçam a horizontalidade do sistema bem como a estruturação de espaços de governança adicionais aos oficiais, ampliando-se a participação e a representação dos associados, a partir da organização dos cooperados em seus espaços de moradia, de trabalho com os agentes comunitários de desenvolvimento cooperativo, de realização de reuniões comunitárias e das pré-assembleias. Por fim, constatou-se que as diretrizes para boas práticas de governança são definidas, em grande medida, pelo Estado, expressas por intermédio da publicação de leis e resoluções. Sugere-se que esse movimento compõe o processo de institucionalização das práticas de governança do cooperativismo de crédito solidário. Embora seja imperioso reconhecer as forças do ambiente que atuam para assegurar conformidade das cooperativas aos valores ambientais, isso não tirou a capacidade e a singularidade da Cresol Central em desenvolver ações para fortalecer o sistema cooperativo, denotando sua capacidade de agência. Elucida-se que o Estado, ao mesmo tempo que mobilizaria recursos a favor da conformação, também contribuiria no desenvolvimento do cooperativismo de crédito solidário, o que evidencia que as regras e as normas também podem ser compreendidas enquanto habilitadores da ação, possibilitando as cooperativas a alterar seus comportamentos, tornando possível os processos de mudança. Nesse sentido, a institucionalização e as mudanças de práticas de governança poderiam ser compreendidas enquanto um resultado da interação entre as instituições e as organizações.Item MODELAGEM DO DESEMPENHO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS: UM ESTUDO PARA O SEGMENTO DE PEQUENO E MÉDIO PORTE(2016-02-17) Diogo Martins Gonçalves de Morais; Profª. Drª. Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Profa. Dra. Amélia Silveira; Prof. Dr. Marcos Antônio GasparNos últimos vinte anos, houve um crescimento significativo de instituições de ensino superior privadas no Brasil, promovendo maiores desafios aos mantenedores e gestores dessas instituições para a manutenção e desenvolvimento de seus negócios. Por outro lado, os estudos sobre gestão organizacional têm constatado a contribuição de alguns componentes desse processo para a construção dos resultados da organização, tais como orientação para o mercado, orientação para a aprendizagem, orientação empreendedora, liderança empreendedora, capital social e capital humano. Diante disso, o presente estudo se propôs a investigar o desempenho das Instituições de Ensino Superior privadas de pequeno e médio porte, sob a ótica da discussão de modelos organizacionais, por meio da construção e teste de um modelo robusto, com múltiplos fatores de influência sobre o desempenho organizacional. O estudo em nível exploratório contou com revisão bibliográfica para a identificação dos fatores de influência sobre o desempenho, assim como a identificação dos construtos, dimensões e indicadores que operacionalizam tais fatores, tradução e retradução de escalas, análise de conteúdo por meio de avaliação de especialistas e pré-teste com amostra piloto. O estudo, em nível descritivo, contou com pesquisa quantitativa, utilizando uma amostra de 161 diretores e coordenadores de instituições de ensino superior privadas de pequeno e médio porte do Estado de São Paulo, cujos dados foram tratados e analisados por meio de técnicas de análise multivariada, como Análise Fatorial Exploratória e Modelagem de Equações Estruturais. Além da validação das escalas de mensuração dos fatores de influência propostos, o presente estudo concluiu que o desempenho das instituições de ensino superior privadas pode ser influenciado diretamente pela orientação empreendedora da instituição e indiretamente pela liderança empreendedora dos dirigentes. Neste mesmo ambiente, constatou-se também a influência positiva e significante do capital humano sobre o capital social, da orientação empreendedora sobre a orientação para a aprendizagem, e da orientação para a aprendizagem sobre a orientação para o mercado. Como contribuição teórica, essa Tese expandiu a discussão sobre a os fatores de influência sobre o desempenho das Instituições de Ensino Superior privadas de pequeno e médio porte, sob uma ótica de sua modelagem, o que implicou o delineamento de um modelo mais robusto, com múltiplos fatores. Além disso, aprofundou-se na conceituação e caracterização do desempenho das Instituições de Ensino Superior privadas sob a ótica da discussão de modelos organizacionais. Como contribuição social, essa Tese evidenciou como os gestores das Instituições de Ensino Superior podem promover influenciar na melhoria da formação técnica e científica dos estudantes, nos resultados administrativos da organização e, assim, obter melhor desempenho.Item OS ASPECTOS RELACIONAIS DA COCRIAÇÃO DE VALOR COMO UMA PLATAFORMA DE ENGAJAMENTO EM REDEHellen Claudia Donato; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Denis Donaire; Profa. Dra. Isabel Cristina dos Santos; Prof. Dr. Marcos Antônio Gaspar; Prof. Dr. João Paulo Lara de SiqueiraO objetivo desta pesquisa foi identificar quais são os mecanismos da cocriação de valor resultantes da influência de relações em uma rede de cooperação denominada Business Network International que teve como principal foco, primeiro ajudar os membros desta rede com indicações de clientes e consequentemente ser retribuído com a concretização dos negócios. Buscou-se ainda, identificar e descrever a interação dos aspectos relacionais e o processo de cocriação de valor. Para tanto, como método de pesquisa foi realizado um estudo de caso descritivo com 34 empresas de diferentes segmentos tais como: comércio, varejo, serviços e indústria. Os dados foram coletados por meio da análise dos documentos, pela técnica de observação participativa e entrevistas. Foi realizada análise de conteúdo da rede de cooperação, os aspectos relacionais dos relacionamentos interorganizacionais, análise das relações sociais, análise e descrição dos componentes do processo de cocriação de valor baseado em Prahalad; Ramaswamy (2004ab) no modelo DART (Diálogo, Acesso, Risco/Benefício e Transparência) e plataforma de engajamento, que é uma maneira de planejar e executar um método para organizar os indivíduos para criar valor em conjunto como um processo de cocriação de valor. Os resultados obtidos permitiram concluir que a rede BNI foi considerada como uma plataforma de engajamento pessoal, com um ambiente de negócios que se diferenciou pela oportunidade de os clientes/associados desempenharem o papel de desenvolvedor e também de consumidor dentro da mesma rede. Sendo assim, a influência dos aspectos relacionais foi explorada por meio da análise de redes sociais com o mapeamento das quatro redes com indicações que resultaram: 1) clientes; 2); negócios 3) parcerias e 4) cocriação de valor. Estes mapeamentos evidenciaram os clientes/associados mais relevantes em cada quesito. Tais mapeamentos apresentaram um funil relevante das indicações que identificou doze cocriações de valores, onde cinco foram concluídas, seis estão em andamento e uma está em estudo. Os relacionamentos interorganizacionais foram fundamentados nos aspectos motivadores e intervenientes. Exceto o aspecto motivador legitimação, identificou-se nesta pesquisa a reciprocidade, assimetria, necessidade, eficiência e estabilidade. Nos aspectos intervenientes, exceto os mecanismos para resolução de conflitos, identificou-se a confiança, comprometimento, reputação e comunicação. Os componentes de cocriação de valor (DART) foram desenvolvidos de maneira vertical, entre a rede BNI e seus associados, e de maneira horizontal que é entre os clientes/associados da própria rede, na identificação e descrição das cinco cocriações de valores já realizadas, como também nos sete 9 processos de cocriação em andamento e estudo. Este resultado foi proeminente, pois tratou de um incremento de oportunidades de negócios, que não faz parte do objetivo principal desta rede, por meio do desenvolvimento das cocriações que contribuíram com a consolidação dos componentes: diálogo, acesso, risco/benefício e transparência com a plataforma de engajamento pessoal. Esta consolidação proporcionou o desenvolvimento do DARTP, que nesta pesquisa obteve maior ênfase no componente "acesso" e na "plataforma de engajamento". A análise do DARTP resultou na validação da própria rede como uma plataforma de engajamento pessoal relevante para o aprendizado, consolidação dos relacionamentos e consequentemente fechamento de negócios, parcerias e cocriação de valor.Item VALOR EM RELACIONAMENTOS: SUA INFLUÊNCIA NA COMPETITIVIDADE E DESENVOLVIMENTO DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE FRUTICULTURA EM ITACOATIARA/AMAZONASMarcilene Feitosa Araujo; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Marcos Antonio Gaspar; Prof. Dr. Leandro Prearo; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. João Lara de Siqueira; Prof. Dr. Celso Augusto RimoliO presente estudo teve como objetivo identificar como os valores provenientes de relacionamentos entre parceiros de negócios: confiança, cooperação, comportamento, comunicação, comprometimento e compensação (6Cs) influenciam, na opinião dos fruticultores, os ganhos de competitividade e o desenvolvimento do APL (Arranjo Produtivo Local) de frutas no município de Itacoatiara no estado do Amazonas. Na visão de Cassiolato e Lastres (2003, p.27), os APLs são "aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais que apresentam foco num conjunto específico de atividades econômicas" que, no caso do presente estudo, é a produção de frutas. O estado do Amazonas conta hoje, conforme dados da SEPLAN/AM (2015), com dez Arranjos Produtivos Locais (APLs) formalizados e em funcionamento, dos quais foi escolhido como foco da pesquisa o APL de frutas, no município de Itacoatiara. As estruturas em arranjos de organizações evidenciam que nenhum negócio é totalmente independente ou autossuficiente, seja pequeno, seja grande (WITTMANN, NEGRINI e VENTUTINI, 2003; BORGES et al., 2010). Observa-se a necessidade de melhor compreender o valor decorrente das interconexões presentes nos relacionamentos entre os fruticultores. Segundo dados do IBGE (2010), o estado do Amazonas ocupa a oitava posição no ranking nacional da produção de abacaxi. O município de Itacoatiara e, mais especificamente, as vilas de Engenho e Novo Remanso (objeto do estudo), são os maiores produtores da fruta no município e também no estado. Para o alcance do objetivo proposto, utilizou-se uma pesquisa de abordagem mista (quantitativa e qualitativa) do tipo explanatório sequencial em que se busca expandir os achados de um método com os de outro método sequencialmente (CRESWELL, 2010). Os métodos de coleta de dados foram uma survey e uma pesquisa qualitativa por meio questões norteadora. No caso da survey, o instrumento de coleta de dados, composto por 54 questões, foi aplicado a 182 fruticultores do APL, cujos dados coletados foram tratados por Análise de Estatística Descritiva, Análise Fatorial Exploratória-AFE e Modelagem de Equações Estruturais baseada em mínimos quadrados parciais-PLS. O instrumento qualitativo (entrevista) foi composto por um roteiro com 8 questões norteadoras aplicadas a 8 fruticultores do APL. A etapa qualitativa teve por objetivo complementar os achados quantitativos. Os resultados permitiram confirmar as hipóteses ao concluir que os 6Cs, que formam o valor relacional entre parceiros de negócio, influenciam positivamente a competitividade e o desenvolvimento do APL de frutas do município estudado. Ainda nesse sentido, observou-se que os relacionamentos entre parceiros de negócios, considerando-se seus elementos promotores influenciam tanto os ganhos de competitividade quanto o desenvolvimento do APL, porque não apenas a etapa quantitativa como também a qualitativa evidenciaram, segundo a opinião dos fruticultores, a importância dos relacionamentos para o bom desempenho do negócio (capital social). Os ganhos de competitividade foram identificados, principalmente por meio da redução de custos e riscos com a promoção de atividades conjuntas e a existência de processos inovativos com a introdução de novos produtos, novos métodos de produção, novas fontes de financiamento e novas formas de organização. O resultado indica que, apesar de ser um APL de pequeno porte, existe desenvolvimento local, pela estrutura das casas, móveis, presença de eletrodomésticos de última geração, carros, motos de alto valor, maquinários e caminhões.