Formação: autoavaliação das aprendizagens para o Ensino Médio

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data de Defesa/Publicação

Membros da banca

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O Produto de Trabalho Técnico em questão é uma formação apresentada na forma de e-book desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. A pesquisa que deu origem a essa formação é denominada “Autoavaliação das aprendizagens no Ensino Médio: documentos instrumentos e processos”, na qual analisamos um processo de autoavaliação implementado em uma escola de Ensino Médio. Os dados levantados na dissertação sugerem que, apesar dos educadores compreenderem a importância prática e o potencial formativo da autoavaliação das aprendizagens, ela tem sido conduzida de maneira predominantemente intuitiva, pautada em experiências pessoais e concepções espontâneas. Observamos uma carência de fundamentação teórica e instrumentos que orientem sua implementação de forma teórica e coerente com os princípios da avaliação formativa. Além disso, verificamos a ausência de documentos referenciais escolares que orientem a implementação dessa prática avaliativa. Portanto, a formação foi desenvolvida para profissionais da educação (professores e gestores) que desejam implementar um processo de autoavaliação das aprendizagens no Ensino Médio. Fundamentada em fundamentos teóricos do campo da autoavaliação das aprendizagens, o produto propõe uma formação dividida em quatro módulos: conversa inicial com gestores, o que é autoavaliação das aprendizagens e como podemos realizála, oficina de produção de instrumentos de avaliação e apresentação dos resultados da oficina.


Descrição

Palavras-chave

Citação