Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Data

Navegando por Data de Publicação, começando com "2025-02-13"

Filtrar resultados por ano ou mês
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Entre Sonhos e Metas
    (2025-02-13) Silva, Amanda Barbosa da; Renders, Elizabete Cristina Costa
    Jogo de Tabuleiro "Entre Sonhos e Metas": Recurso Didático para a Composição do Projeto de Vida de Jovens Aprendizes do Programa Nacional de Aprendizagem do Senac São Paulo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    PRÁTICA DOCENTE EM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PARA JOVENS APRENDIZES: EM PERSPECTIVA A DIMENSÃO INCLUSIVA DO PROJETO DE VIDA
    (USCS, 2025-02-13) Silva, Amanda Barbosa da; Elizabete Cristina Costa Renders, Elizabete Cristina Costa Renders
    Esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções e práticas pedagógicas dos professores do Programa de Aprendizagem do Senac SP sobre o tema Projeto de Vida, com foco em identificar desafios, necessidades e possibilidades de intervenção. Considerando a literatura vigente e a formação de professores, nossa pergunta de pesquisa foi: como se evidencia a especificidade da docência no projeto de vida e escolha profissional dentro do Programa de Aprendizagem? Por meio de encontros formativos e discussão de experiências educativas, foram consideradas as concepções dos docentes, suas dificuldades em abordar o tema e suas sugestões para melhorias. Os referenciais teóricos da pesquisa foram delineados com base nas temáticas relacionadas às juventudes, à educação profissional, ao Programa Nacional de Aprendizagem, ao projeto de vida, à aprendizagem e à educação inclusiva voltada para jovens em situação de vulnerabilidade social. Os resultados apontaram para a ausência de referência teórica e prática na abordagem do Projeto de Vida, além de uma carência de materiais didáticos específicos que proporcionem maior segurança aos professores. Entre as principais necessidades levantadas, destacam-se a contínua formação docente e o desenvolvimento de recursos pedagógicos estruturados. A pesquisa conclui que o Projeto de Vida é um tema essencial para o desenvolvimento dos jovens aprendizes e destaca a importância de iniciativas que promovam o alinhamento entre teoria e prática, além de incentivar a colaboração entre educadores. Este estudo também contribui para a criação de novos caminhos para o ensino e a aprendizagem, propondo ferramentas que atendam às demandas pedagógicas e contribuam para uma formação mais significativa e transformadora. Como produto educacional foi desenvolvido um jogo de tabuleiro que dá suporte para o trabalho dos professores com o tema projeto de vida. O formato proposto foi validado pelos professores como uma ferramenta interativa e relevante para potencializar o engajamento dos alunos no processo de planejamento de suas trajetórias pessoais e profissionais.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais