Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Data

Navegando por Data de Publicação, começando com "2025-02-03"

Filtrar resultados por ano ou mês
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A COMUNICAÇÃO RELATIVA AOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO: UM ESTUDO REALIZADO COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
    (USCS, 2025-02-03) Guilherme, Viviane da Silva; Garcia, Paulo Sérgio
    A presente pesquisa tem, como tema, a avaliação, centralizando-se, mais especificamente, na comunicação dos processos avaliativos. Como objetivo geral, pretendeu-se analisar a comunicação relativa aos processos de avaliação realizada por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para os alunos, gestão escolar e famílias, bem como identificar as contribuições desses profissionais para melhorar tais fluxos. Para tanto, utilizaram-se, como metodologia, elementos da pesquisa qualitativa e colaborativa, com base em sessões reflexivas, das quais advieram dados coletados pelo Observatório de Educação do Grande ABC. Participaram do estudo nove professoras de ensino fundamental, anos iniciais. Quanto ao referencial teórico, ele se fundamentou em aspectos da “literacia em avaliação”, proposta por pesquisadores como Stiggins (1991), Abell e Siegel (2011), Xu e Brown, (2016) e Garcia (2025ª). Os resultados mostraram que as práticas comunicativas investigadas tinham um foco predominante “nos” processos de avaliação, centrada, por sua vez, em feedbacks durante as interações entre professoras e alunos, ainda que de forma não estruturada. Já a comunicação “dos” processos avaliativos, que envolve a explicitação de objetivos, critérios e expectativas, não esteve presente, o que pode comprometer a clareza e a transparência no processo avaliativo. Tal lacuna pode afetar não apenas o entendimento e a confiança de alunos e das famílias, mas também a qualidade das aprendizagens. Ademais, os achados revelaram que, em geral, as professoras tinham conhecimento sobre o tema muito mais intuitivo do que pautado nos saberes sólidos das teorias. Isso, por um lado, pode ser visto como inadequado, embora, por outro lado, seja uma grande oportunidade de formação docente no assunto. Vale ressaltar que a comunicação realizada para a gestão escolar estava atrelada à utilização de instrumentos, como relatórios descritivos e planilhas, e espaços, como reuniões pedagógicas. O foco recaía sobre os recursos, com uma carência de estratégias de organização e sistematização para realizar esse tipo de atividade. Nesse sentido, todas as entrevistadas relataram que o assunto não tinha ainda sido alvo de formação específica, tampouco fora alvo de reflexão aprofundada anteriormente. A comunicação com a família, em geral, apresentou o mesmo padrão daquela relacionada com a gestão, isto é, com ênfase nos recursos e na falta de estratégias. Das sugestões dadas para melhoria da comunicação, destacam-se a diminuição da burocracia e a formação de professores na temática, ambas bastante presentes nos depoimentos das profissionais. Espera-se que os dados do presente estudo, que serão utilizados no produto da pesquisa — a saber, uma formação continuada sobre o assunto para auxiliar no entendimento de práticas avaliativa — possam subsidiar e aprimorar a formação docente inicial e continuada, tanto no âmbito das universidades públicas quanto das ações desenvolvidas pelas Secretarias de educação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    FORMAÇÃO EM AVALIAÇÃO E COMUNICAÇÃO DOS E NOS PROCESSOS AVALIATIVOS: COMO, PARA QUE, O QUE E QUANDO AVALIAR?
    (2025-02-03) GUILHERME, VIVIANE DA SILVA; GARCIA, PAULO SERGIO
    O produto educacional considerado como protótipo do Curso de Formação para professores para os professores e gestores da Ensino Fundamental dos anos iniciais: Formação em avaliação e comunicação dos e nos processos avaliativos: como, para que, o que e quando avaliar, consiste em proporcionar uma formação sólida para professores do Ensino Fundamental dos anos iniciais e gestores escolares, com foco na comunicação relacionada aos processos avaliativos de modo que compreendam e aprimorem a avaliação educacional para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Está estruturado na modalidade presencial em três temas específicos- Fundamentos da Avaliação; Elementos da comunicação “dos” e “nos” processos de avaliação e Técnicas de observação e estratégias de feedbacks. O suporte do produto está organizado em três módulos, sendo o primeiro, princípios e fundamentos da avaliação; o segundo em identificar e analisar os processos de comunicação relativos à avaliação e o terceiro Introdução ao feedback. Cada módulo tem um roteiro detalhado com os contéudos a serem trabalhados e explorados durante os encontros da formação. Em anexo se encontra como sugestão, os slides dos encontros da formação com os temas e módulos detalhados que serão abordados durante a formação.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais