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Item A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CURRÍCULO PAULISTA DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS – NA AULA DE LÍNGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM DOS GÊNEROS DIGITAIS MULTIMODAIS(2023-02-15) Bruna Fernandes Corrêa; Prof.a Dr.a Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Rodrigo Avella RamirezOs gêneros digitais multimodais fazem parte do universo dos alunos da educação básica e podem ser uma forma de vivenciar situações reais de uso da língua inglesa. Tais gêneros, quando abordados em sala de aula, podem contribuir com a aprendizagem da língua inglesa e com o desenvolvimento dos multiletramentos, pois requerem práticas de leitura e escrita adequadas às suas características. Esta pesquisa objetivou investigar como esses gêneros podem ser mobilizados pelo professor no processo de transposição didática na prática de sala de aula. O embasamento teórico pauta-se, especialmente, na pedagogia dos multiletramentos, tendo como referência o manifesto do Grupo Nova Londres e estudos de Roxane Rojo; no conceito de inglês como língua franca, com base em estudos de Jennifer Jenkins e Telma Gimenez; na noção de transposição didática de Yves Chevallard; bem como nos documentos curriculares em vigência, como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de método intervencionista na própria prática, em que a professora-pesquisadora desenvolveu uma sequência de atividades focadas nos gêneros vídeo e comentário de YouTube, com duas turmas de 6o ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. A partir de uma lesson presente nos materiais de apoio ao Currículo Paulista — os Cadernos do Aluno e do Professor —, a professora-pesquisadora fez adaptações, utilizou recursos diversos e elaborou novas atividades, a fim de que os gêneros fossem trabalhados de maneira a simular seus contextos reais de leitura e produção. No processo de intervenção, foram utilizadas estratégias diversas, como exibição de vídeo, seleção, leitura e escrita de comentários, produção de vídeos e utilização da plataforma Padlet, para compartilhamento. As atividades realizadas contribuíram para que os alunos desenvolvessem habilidades de compreensão e produção oral e escrita em língua inglesa, na perspectiva dos multiletramentos. A intervenção gerou reflexões sobre o papel do professor na transposição didática interna dos gêneros em foco. O produto desta pesquisa consiste em um protótipo didático, que apresenta sugestões ao professor a respeito de como trabalhar os gêneros digitais multimodais em sala de aula.Item INFLUÊNCIA DO PERFIL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO DESEMPENHO ESTUDANTIL(2023-02-15) Ariana Silva Pessoa; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Estéfano Vizconde VerasztoA discussão acadêmica acerca da gestão educacional no país transita entre o ambiente escolar e os órgãos de maior instância dos Poderes Públicos, ambos os espaços são implementadores e monitoradores das Políticas Públicas de Educação, sendo seus gestores os principais responsáveis pelas ações organizadoras do sistema de ensino. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar quais variáveis influenciam no desempenho dos estudantes do ensino fundamental do Brasil a partir da relação com o perfil de Secretarias Municipais de Educação e do perfil dos secretários municipais de educação. Trata-se de um estudo quantitativo de finalidade descritiva. Os dados utilizados para análise são advindos do SAEB, sendo microdados que não passaram por qualquer tratamento analítico. Como parâmetro para análise no que tange ao desempenho do estudante foram considerados os microdados da Prova Brasil de 2017 e 2019, e para o perfil da Secretaria Municipal de Educação, o questionário do secretário referente ao ano de 2019. A partir dos dados foi possível buscar subsídios para sustentar o estudo, que visa caracterizar os perfis da secretaria e do secretário, analisar os resultados das avaliações de português e matemática dos alunos de 5o e 9o ano e mensurar a correlação existente entre esse órgão central e o desempenho dos estudantes. Para dar conta de tal empreitada foi utilizada na análise a técnica estatística de Regressão Logística Binária. De forma geral, os resultados apontaram correlação positiva entre as caracterizações inicialmente propostas nos objetivos do estudo. Constatou-se que quando o secretário tem experiência prévia no cargo ou experiência como profissional da equipe técnica da secretaria, bem como ter na estruturação da secretaria o Fórum Permanente de Educação, o Conselho Municipal de Educação e utilizar os resultados do IDEB para determinados subsídios, dentre outras variáveis de maior impacto, influencia positivamente no desempenho dos estudantes. A presente pesquisa contribui para futuros trabalhos que pretendam analisar com especificidade a relação entre a figura do secretário municipal de educação, enquanto gestor educacional, e o desempenho estudantil. Como produto final deste estudo, foi proposta uma Carta de Recomendação Educacional que poderá servir para possíveis reflexões que possam otimizar ações gestoras que resultem no melhoramento do desempenho escolar dos estudantes.