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    A LEITURA DE TEXTOS MULTIMODAIS E MULTISSEMIÓTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS
    (2023-02-13) Paula Gabriele Brasil de Lucca; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Profa. Dra Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Profa. Rosália Maria Netto Prados
    Desde 2020 vivemos um momento de muita reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem devido à pandemia do Covid-19. Com as escolas fechadas por mais de um ano, os professores tiveram de buscar novas alternativas, recursos e estratégias para planejarem suas aulas e se aproximarem da aprendizagem dos seus alunos. Um dos desafios encontrados, no processo de ensino e aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, foi a utilização de recursos digitais distanciando- se do uso dos livros didáticos e alternando conteúdos abordados não somente com textos escritos impressos, mas também com textos multissemióticos e multimidiáticos, veiculados por outros recursos, como áudios, fotos, vídeos, disponibilizados nas redes sociais e outros ambientes da Web. Refletindo sobre esse novo contexto e considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desde sua publicação em 2017, já defendia a perspectiva dos multiletramentos com o uso de múltiplas linguagens no processo de ensino e aprendizagem, reconhecemos a importância de (re)discutir as práticas de leitura na escola, uma vez que a leitura está presente em todo o processo de construção de novos saberes e, além disso, é um conteúdo de ensino que desencadeia a aprendizagem dos demais conteúdos, nas diferentes áreas de conhecimento, seja matemática, história, geografia, arte, etc. Tendo isso em vista, nesta pesquisa buscamos identificar contribuições da pedagogia dos multiletramentos para o ensino e aprendizagem da leitura de textos multimodais e multissemióticos nos anos iniciais do ensino fundamental. A fundamentação teórica da pesquisa está pautada em estudos, desenvolvidos principalmente por Roxane Rojo e seus colaboradores, sobre a leitura e os multiletramentos; como também nas contribuições dos pesquisadores do Grupo de Didática das Línguas de Genebra, principalmente Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly, sobre o dispositivo sequência didática de gênero textual. Trata-se de uma pesquisa colaborativa intervencionista, em que construímos uma parceria com uma colega professora e, colaborativamente, desenvolvemos uma sequência didática em sala de aula com o gênero “meme”, em uma turma de 4o. ano de uma escola pública municipal da região do Grande ABC paulista. Os resultados da pesquisa mostraram que o trabalho colaborativo realizado por meio da sequência didática, tendo por referência a perspectiva da pedagogia dos multiletramentos, com foco na leitura e produção de um texto multimodal (meme), proporcionou aos alunos, e também às professoras (esta pesquisadora e a professora colaboradora), uma aprendizagem envolvendo diferentes linguagens. O trabalho com o gênero meme envolveu as crianças, despertou a criatividade, a motivação e o interesse delas, em um contexto de ensino e aprendizagem que consideramos inovador. Após este trabalho, entendemos que não é mais possível, na escola, lidar somente com a linguagem escrita. Como produto final da pesquisa elaboramos um protótipo de ensino tendo por referência a sequência didática desenvolvida com o gênero meme. Com esse protótipo pretendemos contribuir com o trabalho do professor no ensino da leitura de gêneros multimodais e multissemióticos na perspectiva dos multiletramentos.
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    COMUNICAÇÃO E MEMÓRIA DE INTERESSE PÚBLICO:UMA ANÁLISE DO ACERVO HIPERMEMO
    (2023-02-13) LUCIANA DE ALMEIDA CUNHA; Prof.ª Dra. Priscila Ferreira Perazzo; Profa. Dra. Priscila Ferreira Perazzo; Prof. Dr. Liráucio Girardi Júnior; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci
    Este trabalho tem como tema a comunicação e a memória de interesse público. O objeto de estudo é o acervo HiperMemo, formado a partir de dados de mais de 20 pesquisas desenvolvidas no grupo de pesquisa Memórias do ABC, que se posicionam no campo teórico e metodológico das Narrativas Orais de História de Vida. Assim, a pergunta-problema é: como dar visibilidade à memória de interesse público construída pelo acervo HiperMemo? Os objetivos são: 1) construir o conceito de memória de interesse público; 2) identificar o acervo HiperMemo como acervo de memória de interesse público; 3) desenvolver produto de comunicação que dê visibilidade ao HiperMemo como acervo de memória de interesse público. Para responder a essa questão e desenvolver os objetivos, esta pesquisa discutiu e refletiu sobre a memória a partir de teóricos como Maurice Halbwachs, Pierre Nora, Michael Pollak, Beatriz Sarlo; discutiu a memória de interesse público a partir de suas relações com a história pública e com a história oral; apresentou as características da esfera e do interesse públicos por meio de Hanna Arendt; e relacionou as características de formação de acervos de memória com os pressupostos da Ciência da Informação e dos Estudos Culturais. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de nível exploratório, de caráter qualitativo e desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Este estudo apresenta uma inovação ao propor um produto de comunicação que possibilita o desenvolvimento de uma nova relação entre a sociedade e o acervo, oportunizando que os cidadãos da região compreendam a si mesmos enquanto sujeitos da história. Entre seus resultados, este trabalho caracterizou as diferentes concepções acerca de história e memória e demonstrou que a história local sendo construída a partir das perspectivas da história pública e da história oral possibilita estabelecer diferentes perspectivas em relação à história. O acervo HiperMemo é composto por dados hipermidiáticos diversos a respeito da memória da região do ABC paulista e, desse modo, foi demonstrado que ele é um organismo sócio-histórico-cultural vivo, coletivizador de experiências subjetivas e instrumento para a formação de memória coletiva que transcende a existência humana e adquire caráter histórico e de interesse público, pois promove benefícios para que os cidadãos vivam e entendam melhor o mundo. Sendo assim, esta pesquisa buscou, a partir da abordagem Design Science Research, desenvolver um produto de comunicação que promova a aproximação e interação entre a sociedade civil e o acervo HiperMemo. Após a realização das etapas da abordagem, foi criado um site que apresenta uma breve contextualização teórica acerca do produto e promove a utilização de um mapa digital colaborativo para que os usuários possam inserir informações que vinculem a sua memória aos lugares das cidades do ABC. Portanto, este trabalho confirma a importância de criar projetos e produtos comunicacionais de interesse público e inovadores, que fortaleçam a inclusão de diferentes públicos nos registros da história para, com isso, desenvolver uma consciência histórica mais plural que amplie os acessos aos espaços de cidadania e aos interesses públicos.
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    GAMIFICAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PRÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
    (2023-02-13) Fabio Roberto Pierre; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof. Dr. Claudio Fernando André
    A educação financeira é um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas, psicológicas e econômicas sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a utilização da gamificação como estratégia pedagógica para engajar os alunos no processo de ensino e de aprendizagem sobre educação financeira. Foi utilizado o método Design Science Research, que tem como principal premissa a criação de um artefato para solução do problema, em nosso caso, o desenvolvimento de um protótipo de um jogo de tabuleiro, denominado SaveTheMoney. Os participantes da pesquisa (n = 13) foram alunos do ensino fundamental de uma escola da cidade de São Bernardo do Campo, localizada no ABC Paulista. O instrumento utilizado foi o questionário de avaliação de jogos educacionais baseado nas estratégias motivacionais do modelo ARCS, de John Keller, na área de experiência do usuário de jogos (game user experience), bem como taxonomia de objetivos educacionais de Bloom. Os principais achados foram: no que diz respeito ao domínio da motivação, a maioria dos indicadores se mostraram com um alto valor de concordância entre os usuários, uma vez que a atenção (11%), a relevância (9,9%) e a satisfação (10,5%) não tiveram um valor superior a 30% no coeficiente de variação. Ou seja, isto indica que os alunos reagiram ao jogo de forma favorável na situação de aprendizagem sobre o conteúdo proposto. Entretanto, no indicador confiança houve um alto valor de discordância – foi possível observar um coeficiente de variabilidade de 63,2%. Em relação à experiência do usuário, pode-se observar que todos os indicadores se mostraram com alto valor de concordância, pois a imersão (7,7%), o desafio (11,4%), a competência (12,5%), a interação social (11,9%) e o divertimento (14,5%) tiveram baixo coeficiente de variação. Como considerações finais, o estudo permitiu observar a possibilidade de algumas melhorias (redesign) diante de algumas dificuldades observadas ao longo da aplicação do jogo. A escolha de cartas em um jogo de tabuleiro como o componente principal de interação com o sistema de jogo, apesar de tornar a experiência mais prática e fácil, permitiu a vivência dos participantes. Como produto idealizado, construído e testado na presente pesquisa, o jogo educacional SaveTheMoney pode ser aplicado em outros contextos educacionais na educação básica, especificamente no ensino fundamental.
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    ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA
    (2023-02-13) SARA PESSOA DE OLIVEIRA; Prof. Dr. Daniel Leite Portella; Prof. Dr. Daniel Leite Portella; Profa. Dra. Rosamaria Rodrigues Garcia; Profa. Dra. Marcia Bitar Portella
    Introdução: A elaboração do currículo acadêmico da graduação em medicina deve seguir as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Dentre as competências específicas a serem desenvolvidas, é esperado que o graduado em medicina domine a técnica do exame físico, o que inclui a propedêutica neurológica. Objetivo: Avaliar a percepção dos alunos frente à estratégia colaborativa para o ensino de habilidade médicas em neurologia. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, quantitativa e descritiva, tipo aplicada, de campo, que avaliou percepção dos alunos frente à estratégia colaborativa para o ensino de habilidade médicas em neurologia. Utilizamos uma amostra não probabilística, composta por um grupo de 25 alunos do curso Medicina. O presente estudo seguiu todos os preceitos éticos. Resultados: Quanto à análise quantitativa, a etapa de envio de material para estudo prévio foi considerada importante pelos alunos e o conteúdo foi visto totalmente pela maioria deles. A etapa de aplicação da avaliação dos pares cranianos em duplas com o objetivo de aplicar na prática os conteúdos vistos nos materiais foi considerada importante ou muito importante pela maioria dos alunos. A etapa de discussão com a sala também foi considerada importante. Quanto à análise qualitativa, as respostas obtidas resultaram em três categorias temáticas, sendo elas: a metodologia ativa e a melhoria do processo ensino-aprendizagem; a exigência de maior dedicação e os desafios para o emprego da metodologia. Conclusão: As metodologias ativas são ferramentas úteis no ensino de semiologia neurológica. Produto: Foi a elaboração de um guia didático baseado na estratégia utilizada durante o desenvolvimento da pesquisa.
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    FORMAÇÃO DE PROFESSORAS COORDENADORAS DA SEDUC/SP: ANÁLISE DE UM AGRUPAMENTO
    (2023-02-13) MARIA CECILIA JARDIM; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva; Prof. Dr. Paulo Henrique Arcas
    Este estudo foi realizado com o intuito de analisar a formação de professoras coordenadoras de um agrupamento escolar, através do Projeto de Acompanhamento Pedagógico Formativo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram adquiridos por meio de análise documental da Resolução 46/2021 e dos Roteiros e relatórios das sessões de Acompanhamento Pedagógico Formativo. O eixo de análise considerou o alinhamento entre os roteiros e a resolução que instituiu o projeto de APF, levando em conta o planejamento, organização e desempenho dos estudantes. Os resultados mostraram que a implementação do Acompanhamento Pedagógico Formativo foi realizada com êxito, no sentido de alinhar as escolas selecionadas às diretrizes da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Apesar de aspectos positivos frente à organização da rotina pedagógica das professoras coordenadoras, o projeto mostrou-se insuficiente para fortalecer a autonomia das Unidades Escolares em relação às suas especificidades. Por esse motivo, como produto final, foi apresentado um instrumento de autoavaliação com foco na atribuição do Coordenador de Gestão Pedagógica, possibilitando que esse profissional se autoajuste às especificidades das Unidades Escolares que coordena.
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    CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR INICIANTE
    (2023-02-13) Viviane da Rocha Elias; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos Andrade; Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti Mizukami
    A pesquisa investigou as contribuições da parceria entre o professor coordenador e os professores iniciantes, na construção de sequências didáticas, para o desenvolvimento profissional do professor iniciante. A fundamentação teórica está apoiada, principalmente, nos estudos de Lee Shulman sobre a aprendizagem da docência e de Carlos Marcelo Garcia, sobre a indução docente e o professor iniciante; como também nas contribuições dos pesquisadores do Grupo de Didática das Línguas de Genebra, especialmente, Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly, sobre o dispositivo sequência didática de gênero textual. Trata-se de pesquisa colaborativa intervencionista, em que construímos uma parceria com um professor e uma professora, dos anos iniciais, do ensino fundamental e, colaborativamente, desenvolvemos sequências didáticas de gêneros textuais em sala de aula, trabalhando com o gênero “biografia” na turma de 3.o ano, da professora, e com o gênero “carta de reclamação”, na turma de 5.o ano, do professor, ambas as turmas de uma escola pública municipal da região do Grande ABC paulista. A parceria com os dois docentes foi constituída por meio de encontros formativos realizados em duas etapas: na primeira, foram realizados encontros para conhecer o percurso de formação dos docentes, suas experiências, expectativas e desafios no início da docência, como também para leitura e discussão de textos sobre a concepção de sequência didática adotada e o planejamento da situação inicial a ser realizada em sala de aula; os encontros da segunda etapa ocorreram de forma mais personalizada ao longo do desenvolvimento das duas sequências didáticas. O conjunto de dados gerados é composto de videogravações sem áudio dos encontros com os professores; de gravações dos áudios e imagens das aulas; de registros em diário de campo da pesquisadora; e das produções escritas realizadas pelos alunos ao longo das sequências didáticas. Os resultados da pesquisa indicam que a parceria do professor coordenador com os professores iniciantes, na construção da sequência didática, possibilitou a constituição de um espaço de reflexão na/da/sobre a prática, no contexto escolar, contribuindo para a aprendizagem da docência do professor em início de carreira. O trabalho colaborativo, por um lado, estimulou o pensamento crítico sobre o próprio fazer pedagógico, bem como a autoria docente, por meio da reflexão e do desenvolvimento da prática compartilhada, para a superação de desafios em sala de aula, contribuindo, consequentemente, para o desenvolvimento profissional docente dos participantes. Por outro lado, proporcionou a melhora das capacidades de linguagem dos alunos, evidenciadas na produção final das sequências didáticas. Como produto, elaborou-se um protótipo de ensino a partir das referências das sequências didáticas realizadas, por meio do qual pretende-se contribuir para a formação de professores, sobretudo, iniciantes.
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