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Item A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.(2022-09-02) Rebecca Ferraz Moreira Kumagae; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Laurizete Ferragut PassosEsta dissertação buscou investigar como os professores de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Santo André cidade localizada no ABC Paulista compreendem a BNCC e como pensam a sua prática a partir dela. Esta pesquisa de abordagem qualitativa combinou a interpretação de documentos com as concepções e percepções sobre currículo, normativas curriculares e a Educação Física Escolar dos profissionais da área, explícita ou implicitamente, reveladas em entrevistas semiestruturadas. A relevância educacional da BNCC, como documento normativo da Educação brasileira, justifica a pertinência da investigação. Como referencial teórico, o estudo respalda-se nas contribuições de Silva (2005), Moreira e Silva (1994), Sacristán (2013), Macedo (2014, 2015, 2018, 2019), Perrenoud (1999), Darido (2001, 2003), Sá (2000), Daolio (1997) e Neira (2016, 2018). Os resultados obtidos se configuram a partir do cotejamento entre a interpretação dos documentos e as categorias de análise extraídas das entrevistas com auxílio do software Iramuteq. O documento curricular da rede indica consonância com o que é estabelecido pelos documentos oficiais, e a existência de certo hibridismo teórico das concepções. As enunciações dos sujeitos apesar das diferentes concepções e percepções acerca do currículo, normativas curriculares e a Educação Física Escolar revelam a intenção de romper com os padrões técnicos e biologicistas e assumem a preocupação com a formação integral das crianças. Como conclusão, o estudo sustenta a complexidade da implementação da BNCC no documento curricular do Município de Santo André e a necessidade de fortalecer as políticas de formação desta rede de ensino como forma de contribuir para novas discussões, avaliações e reformulações a respeito das políticas e orientações curriculares do município. Nesse sentido, emerge como produto desta pesquisa a organização de uma diretriz formativa partindo que expressará as indicações sugeridas pelos professores e as carências percebidas, com a intenção de subsidiar a prática pedagógica com vistas as questões curriculares.Item O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTO ANDRÉ E AS INFLUÊNCIAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.(2022-09-02) Everton Dias de Abreu Lopes; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felicio Britto; Profª. Dra. Vera Maria Nigro de Souza PlaccoEsta dissertação explora as relações estabelecidas entre professores de Educação Física e coordenação pedagógica e teve como objetivo verificar como os professores de Educação Física das escolas municipais de Santo André percebem a influência da formação continuada em sua prática pedagógica. Parte-se do pressuposto de que a proposição de formação continuada está entre as mais importantes funções desempenhadas por professoras pedagogas no cargo da coordenação pedagógica. Ademais, essa formação deve atender às necessidades de todos os educadores que atuam na escola, sejam especialistas ou polivalentes. A opção metodológica consiste em uma abordagem qualitativa exploratória, por meio de entrevistas com professores de Educação Física e coordenadores pedagógicos, categorizados e analisados na perspectiva da análise de conteúdo, com base na análise de conteúdo automatizada, utilizando o software Iramuteq. O referencial teórico dialoga com os estudos e pesquisas na área da Educação Física escolar, da coordenação pedagógica, bem como da formação inicial e continuada de professores. A análise dos dados revelou que o trabalho docente na ainda não tem recebido acompanhamento e orientação didática que contribuam para o fazer pedagógico. As formações continuadas desenvolvidas não influenciam a prática das atividades em Educação Física, pois não estabelecem relação com esse componente curricular. Isso se observa quando as coordenadoras pedagógicas relatam não ter conhecimentos que possibilitem a organização de formações e o acompanhamento das atividades da área, além do excesso de demandas atribuídas à coordenação pedagógica. Tal como se verificou na literatura, a Educação Física é valorizada, e os professores são bem avaliados pela coordenação pedagógica. Desse modo, com vistas a atenuar as dificuldades conceituais e aproximar a coordenação pedagógica da área de Educação Física, este estudo propõe, como produto educacional, diretrizes para a elaboração de uma atividade formativa destinada às coordenadoras pedagógicas, no sentido de qualificar os processos educacionais e a formação continuada de professores de Educação Física.