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    FORMAÇÃO INTRAEMPREENDEDORA NO SETOR PÚBLICO: O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO TÁCITO COMO PARTE DO PROCESSO.
    (2022-02-05) Bárbara Alessandra Vieira de Brito; Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Márcio Shoiti Kuniyoshi; Prof. Dr. Paulo Augusto Ramalho de Souza
    Cada vez mais se torna evidente que o intraempreendedor tem sido visto como um agente de inovação, independentemente se a organização é pública ou privada. Essa inovação pode ser apresentada por meio do desenvolvimento de novas tecnologias, reformulação de serviços, melhores estratégias, técnicas administrativas mais atualizadas e melhoria dos processos, o que demanda um servidor capaz de reconhecer e explorar oportunidades, sendo proativo e assumindo riscos. Diante disso, é oportuno pensar que o intraempreendedorismo possa ser visto como uma alternativa para que um melhor serviço seja ofertado à população, o que implica a necessidade de multiplicação do comportamento empreendedor no setor público por meio de um processo de formação. A formação intraempreendedora se dá por meio de exemplos, trocas de experiencias e da prática, o que remonta a ideia do conhecimento tácito como parte importante desse processo. Baseado nisso, com esta pesquisa objetiva-se analisar a formação intraempreendedora no setor público ao utilizar o compartilhamento do conhecimento tácito como um mecanismo desse processo. O estudo é delineado por métodos mistos, sendo a primeira etapa uma abordagem qualitativa, que foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com servidores vencedores do prêmio “Inovação no Setor Público” e da Rede Informal de Inovação, e a segunda fase foi realizada por meio de um questionário aplicado a servidores públicos de diferentes estados brasileiros. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada na fase qualitativa, e na fase quantitativa foram aplicadas estatística básica e análise fatorial exploratória, por meio do software SPSS, e análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais, por meio do software Smart PLS. A investigação revelou e confirmou novas dimensões da atitude e do comportamento intraempreendedor, que são, respectivamente, o inconformismo e o comportamento questionador. Os resultados também apontaram que os antecedentes que mais influenciaram a formação intraempreendedora dos servidores públicos pesquisados foram o apoio da gestão e o capital social, sendo mediados pelo compartilhamento de conhecimento tácito, e o reconhecimento e reforço, mediados pela atitude intraempreendedora.
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    A DESCENTRALIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
    (2022-02-05) Rejane Marques Da Silva Lins; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Henrique Arcas
    Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como questionamento: como o diretor de escola gerencia os recursos financeiros face às demandas da escola, quais são esses recursos e como definir prioridades dentro de um espectro democrático? O objetivo geral foi o de analisar as políticas públicas de repasse financeiro diretamente à escola na perspectiva da gestão democrática. A pesquisa partiu do pressuposto que o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), recurso financeiro alocado diretamente na escola, é um possível potencializador da gestão democrática, em relação à partilha de poder nos processos decisórios da unidade escolar. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa que teve como procedimentos metodológicos a análise documental e a aplicação de um questionário qualitativo respondido por 11 (onze) diretoras de escola da Rede Municipal de Santo André. A coleta de dados deu-se por meio de formulário on-line (Google Forms). Os depoimentos das diretoras foram transcritos e analisados na perspectiva da Análise de Conteúdo e do referencial teórico que trata do assunto. Os resultados evidenciam que os diretores de escola possuem algumas fragilidades para o planejamento, execução e prestação de contas do PDDE em duas vertentes: i) sob os aspectos operacionais – falta de tempo para a execução da verba, dificuldades no manejo das verbas divididas em capital e custeio; dificuldades na guarda de documentação, bem como no preenchimento e recolhimento destes documentos; ii) sob os aspectos interacionais relacionados à participação dos professores, funcionários e pais e/ou responsáveis – falta de tempo destes para participar das reuniões que decidem o gasto da verba; apatia de alguns professores que se recusam a participar; falta de conhecimento de alguns professores e pais e/ou responsáveis. Conclui-se que há a necessidade de o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) rever alguns procedimentos e processos para facilitar o uso do dinheiro sem, contudo, descaracterizar a importância da prestação de contas; no que tange ao município de Santo André, em especifico, verifica-se a necessidade de formar os futuros diretores em relação ao passo a passo exigido pelo FNDE que tangencia alguns conhecimentos da área contábil e arregimentar formações voltadas à reflexão da gestão democrática enquanto instrumento para fomentar a participação de todos os atores da unidade escolar. Ao analisar as problemáticas arguidas no decorrer da pesquisa e na coleta de dados, decidiu-se propor um produto de intervenção com base em pressupostos formativos, destacando a seguinte tríade: aquisição de conhecimento (dados operacionais), reflexão e ação para minimizar problemas já existentes e antecipar possíveis fragilidades como a falta de tempo e participação ativa dos sujeitos da comunidade escolar.
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