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    POLÍTICAS CURRICULARES EM CENA NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ: DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
    (2021-10-08) Maria Gabriela Mills Cammarano; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Rodnei Pereira; Prof. Dr. Jefferson Mainardes
    Esta pesquisa teve como objetivo compreender como se deu a interlocução entre a Secretaria Municipal de Educação e as unidades escolares no processo de execução do novo currículo de ensino fundamental do município de Santo André, nos anos de 2019 e 2020. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, que conciliou análise documental com dados extraídos de relatos de coordenadoras pedagógicas em um Grupo de Discussão e de entrevista com uma representante da SME. O trabalho aborda a construção histórica e a concepção de currículo adotada pela rede a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as percepções das coordenadoras sobre esse processo, inclusive em meio à pandemia. Quanto ao tratamento teórico e metodológico da pesquisa, as referências se agrupam em torno de conceitos de três campos de estudo: o de currículo; o das políticas de educação; e o de gestão educacional. No que diz respeito ao currículo, este estudo se baseia nas contribuições de autores como Apple e Beane (1997), Arroyo (2013), Giroux e Mc Laren (1999), Moreira e Candau (2008), Sacristán (2010a, 2013b, 2017c), Santomé (2003), Silva (2005), Young (2007, 2014, 2016). Para análise da interlocução entre os órgãos centrais da rede e as escolas, foi adotado o conceito de “atuação” ou “encenação” de políticas, utilizado nos estudos de Ball (2005) e Ball, Maguiree Braun (2016), em que privilegiam a compreensão dos processos de interpretação e tradução dos textos e orientações oficiais em detrimento da noção de implementação. Finalmente, no campo da Gestão Educacional, foram buscados aportes teóricos nos estudos de Placco, Souza e Almeida (2012), Ball (2005), Miziara, Ribeiro e Bezerra (2014), entre outros. Os resultados apontam a existência de contradições teóricas do documento curricular e de incoerências entre o discurso oficial da SME e as orientações e estratégias indicadas para a execução do novo currículo. Outro achado relevante se refere à fragilidade de identidade profissional do CP, que impacta diretamente o exercício das funções desse gestor escolar. Como conclusão,o estudo aponta a necessidade de fortalecer o protagonismo dos sujeitos curriculares como forma de resistência à padronização das práticas escolares pretendida pelos currículos orientados pela BNCC. Como contribuição deste trabalho, surge como produto a organização de uma proposta formativa para os gestores, denominada Fóruns Setoriais de Formação e Gestão Permanente, cujo objetivo é sugerir pontos de partida a partir dos dados obtidos nesta pesquisa que amparem os envolvidos na formulação e encenação das políticas públicas e auxiliem a ressignificar o lugar do CP enquanto formador de professores.
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