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    OS LIVROS DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS: AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA PRÉ-ESCOLA
    (2021-02-26) Meiriane Viana Melo; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Lígia Carvalho Abões Vercelli
    O estudo apresenta os resultados de uma investigação realizada em uma instituição de educação infantil no município de Santo André/SP, que teve como objetivo geral: compreender as percepções das professoras da pré-escola acerca dos livros de imagens na educação das crianças pequenas. E como objetivos específicos: i) realizar o levantamento dos livros de imagens de que a pré-escola dispõe em seu acervo ii) Identificar e analisar o trabalho realizado com os livros de imagens na pré-escola. Parte-se do pressuposto de que os livros de imagem são importantes colaboradores na tarefa de favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, auxiliando na sensibilização do olhar e estimulando o potencial criativo, além de contribuir na construção e organização do pensamento e formação de um cidadão crítico e participativo na cultura e na sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como procedimento metodológico entrevistas com as professoras de pré-escola que atuam com turmas de crianças de 4 e 5 anos. Como referencial teórico, dialogou com os estudos e pesquisas da área da literatura e da educação infantil. Entre os autores e autoras estudados, destacam-se Marisa Lajolo, Nelly Novaes Coelho, Regina Zilberman, Alberto Manguel, Graça Ramos, Luís Camargo, Lúcia Santaella, Ana Lúcia Goulart de Faria, Marta Regina Paulo da Silva, Maria Carmen Silveira Barbosa, Vicent Jouve, Lígia Cademartori e Sophie Van Der Linden. A análise dos dados revela que há pouca familiaridade das docentes com os livros de imagem e, embora demonstrem compreensão sobre a sua relevância no trabalho com as crianças, não os utilizam com frequência. Fato justificado pelo desconhecimento das características e potencialidades de um livro de imagens, bem como sobre as estratégias para trabalhar com eles. A necessidade de ampliação do acervo desses livros foi evidenciada uma vez que, a proporção do número de livros de imagem com relação às demais categorias da educação infantil é ínfima, dificultando a diversidade na leitura. A ausência de formação no que tange às narrativas visuais foi mencionada durante a pesquisa, partindo das professoras a demanda por processos formativos que tematizem o trabalho com livros de imagem com as crianças. A partir dessa constatação, elaborou-se uma proposta de formação que integra este trabalho como produto educacional, visando a proporcionar conhecimento teórico e prático acerca da leitura de imagens, em especial dos livros de imagem, demonstrando seu potencial e relevância na educação das crianças pequenas. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a valorização das múltiplas linguagens das crianças, em especial, no trabalho com os livros de imagem.
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    A AVALIAÇÃO DOCUMENTADA E PARTICIPATIVA NA CRECHE NO CONTEXTO DE PANDEMIA: NARRATIVAS DA TRAJETÓRIA DE APRENDIZAGEM
    (2021-02-26) Natalia Francisquetti Silva Vieira; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Prof. Dr. Rodnei Pereira; Profa. Dra. Amanda Cristina Teagno Lopes Marques
    Esta pesquisa foi realizada em uma creche pública da Rede Municipal de Educação de Santo André/SP, com um grupo de crianças de 2-3 anos, durante o período pandêmico decorrente do COVID-19, o qual acarretou na necessidade de construção de um projeto educativo emergencial de atendimento remoto. Neste cenário, este estudo teve como pergunta orientadora: Como construir um processo de avaliação participativa que narre a trajetória de aprendizagem das crianças pequenas em contexto de pandemia? Com base nesta problemática, o objetivo geral foi o de construir um processo de avaliação documentada e participativa que tornasse visível a trajetória de aprendizagem de crianças de 2-3 anos em contexto de pandemia. Parte da compreensão de que a avaliação na Educação Infantil é um fazer processual que contempla a participação efetiva da tríade: crianças, educadoras e famílias, o qual tem como finalidade o acompanhamento da ação educativa e do percurso de aprendizagem de meninos e meninas. O referencial teórico está embasado nos estudos e pesquisas da sociologia da infância, pedagogia da infância, pedagogias participativas, bem como na legislação referente à Educação Infantil. Como procedimento metodológico, optou-se pela abordagem da pesquisa interventiva. Assim, o projeto de intervenção deu-se através da construção de uma sistemática de avaliação documentada e participativa. Para tanto, o processo documental coletivo denominado “Como nós e nós” – o qual foi construído no decorrer da trajetória educativa remota a partir dos registros envidados pelas famílias e crianças – subsidiou a construção das narrativas individuais de cada criança, que se consolidou como o instrumento avaliativo para atender à especificidade da avaliação de acompanhamento. Os registros da professora pesquisadora e entrevistas com as famílias também foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Como resultados, este estudo indica que a perspectiva de educação não presencial não comunga com a especificidade do projeto educativo da creche. Entretanto, a continuidade do atendimento às crianças através das ações em parceria entre creche e famílias evidenciou a potência da atuação colaborativa entre as instituições. Em contrapartida, a comunicação com os meninos e meninas foi um desafio, o que exigiu escutar suas vozes para além da linguagem verbal, através da interpretação de fotos e vídeos que eram compartilhados no grupo virtual. Com relação ao fazer avaliativo, demonstrou que a documentação pedagógica viabiliza a participação da tríade, em congruência com um projeto de educação de infância dialógico em que todos(as) envolvidos(as) tenham garantido o seu direito de fala e escuta. Por fim, conclui que a experiência remota reverbera em reflexões para (re)pensar as práticas a serem desempenhadas no retorno ao atendimento presencial, no que se refere às ações em parceria entre creche e famílias e a consolidação de uma prática avaliativa contextualizada ao cotidiano pedagógico, de acompanhamento e testemunhal, coconstruída por adultos(as) e crianças. Como desdobramento desta investigação, será produzido como produto educacional um E-Book, o qual terá como premissa contribuir com o processo reflexivo na busca pela realização de “novos possíveis” ao fazer avaliativo na creche.
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    INOVAÇÃO NA COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS EM CUIDADOS PALIATIVOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19
    (2021-02-26) Maria Cecília Fernandes; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni; Profa. Dra. Eliana Marcolino; Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira
    Esta pesquisa tem como objetivo identificar o desenvolvimento educacional de conhecimento e competência para a comunicação de más notícias em Cuidados Paliativos, no contexto da pandemia, em alunos da graduação médica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Trata-se de estudo exploratório, documental, de natureza qualitativa e tem a compreensão baseada nas Oficinas de Trabalho Crítico Emancipatório (OTCE) aplicadas aos alunos em diferentes etapas da graduação. A coleta de dados foi realizada através das OTCE, com exposição de caso clínico. A análise dos dados foi realizada segundo a proposta de Bardin. A partir da análise dos dados obtidos e a avaliação da Matriz Curricular da Medicina da USCS, assim como do Projeto Pedagógico do curso, observa-se a necessidade de treinamento das competências e habilidades em comunicação na graduação. Como proposta de intervenção, foi elaborada ação comunicacional que prevê a realização de OTCE e role play aos alunos da graduação e palestras de educação continuada e permanente aos profissionais de saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul.
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    OS DOCUMENTOS OFICIAIS E OS PROCESSOS AVALIATIVOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
    (2021-02-26) Alexandra Cristina Madeira França; Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Douglas da Silva Tinti
    O processo avaliativo nos modelos utilizados pelas instituições de ensino tornou-se uma etapa para cumprir uma norma de excelência. Os professores preparam as avaliações sem compreender como os documentos oficiais podem auxiliá-los. Por esta condição, há uma necessidade do conhecimento dos documentos oficiais em seus itens que tratam dos processos avaliativos. A Base Nacional Comum Curricular e a Deliberação CEE 155/2017 foram referências para a confecção do estudo no que se refere ao processo de avaliação. Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar os processos avaliativos utilizados pelos professores, no ensino da Matemática, considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e da Deliberação CEE 155/2017. Para a realização da pesquisa, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: identificar como os documentos oficiais tratam a avaliação e quais são os instrumentos utilizados pelos professores, além de identificar, sob a ótica do professor, quais concepções de avaliação são utilizadas. A dissertação foi caracterizada por uma abordagem qualitativa, descritivo-analítica, tendo como procedimento a análise documental, fazendo o uso de entrevistas semiestruturadas, realizadas com perguntas abertas e fechadas. A dissertação foi divida em sete seções. Inicialmente, por meio das correlatas, verificamos em dois importantes bancos de armazenamento de trabalhos científicos, o que há de produções disponíveis relacionados ao estudo. Na sequência foi realizado uma releitura dos documentos oficiais: Leis de Diretrizes e Bases, Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e a Deliberação CEE 155/2017. Como referencial teórico utilizamos os ensinamentos de Mizukami e Telma Weisz autoras que tratam das concepções de aprendizagem e aos ensinamentos de Hoffmann, Luckesi e Perrenoud que abordam o conceito de avaliação. Como parte do processo do estudo foram realizadas entrevistas com quatro professores licenciados em matemática de uma instituição privada. Após as entrevistas, os dados coletados foram submetidos à análise e divididos em dois eixos: “fundamentos da ação docente e aprendizagem da docência” e “concepções de aprendizagem e os processos avaliativos”. As análises demonstraram que os professores não definem qual a concepção de aprendizagem que sustenta suas práticas pedagógicas. Além disso, eles afirmaram que conhecem os documentos oficiais – Deliberação CEE 155/2017 e a BNCC –, mas não os utilizam, preferindo seguir as normas avaliativas institucionais. Diante do estudo realizado, o produto proposto teve o objetivo de auxiliar a formação de professores a ser realizada nos espaços formativos oferecidos pela instituição, em que abordará assuntos relacionados: à leitura, à construção de instrumentos avaliativos, à análise dos documentos e processos avaliativos, aos momentos de boas práticas e à elaboração que envolvam: documentos oficiais que tratem de processos avaliativos. Torna-se importante reforçar que esta dissertação necessita de mais estudos acerca desse tema e que seja uma ferramenta útil na prática diária do professor, com o objetivo maior de oferecer ao aluno uma qualidade de aprendizagem de excelência.
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