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Item DECORRÊNCIAS DA MUNICIPALIZAÇÃO DE ENSINO EM SÃO CAETANO DO SUL: EM QUESTÃO O COMPARTILHAMENTO DE ESPAÇOS(2019-02-14) Fernando Barradas Vessio; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof.a Dra. Elisabete Ferreira Esteves CamposO processo de municipalização do ensino público no Brasil, realizado com maior ênfase a partir da década de 1990, contando com algumas leis e decretos, gerou mudanças administrativas e consequências no campo educacional em todo o país. Em São Caetano do Sul, município do Grande ABC Paulista, a partir da municipalização que se iniciou em 2007, duas escolas passaram compartilhar o mesmo espaço (prédio), uma situação inédita e singular no município. Dessas unidades escolares, uma é municipal e atende alunos do ensino fundamental, anos iniciais e a outra estadual e assiste aos alunos do ensino fundamental - anos finais, e ensino médio. Neste contexto, apesar das já existentes diferenças entre os níveis de ensino, essas escolas apresentam realidades bem distintas em termos de infraestrutura escolar, organização pedagógica, formação dos professores, atendimento à comunidade, entre outros. Este estudo analisou a percepção dos atores escolares, gestores, professores, funcionários, alunos e pais sobre o compartilhamento de espaço gerado a partir do processo de municipalização. Para tal, utilizou-se a metodologia qualitativa por meio da abordagem de estudo de caso para coletar dados juntos a alguns atores escolares. Os resultados revelaram a presença de elementos de conflitos causados, sobretudo, pelas equipes gestoras das escolas, entre outras coisas, pela disputa de espaços; de incertezas profissionais, experienciadas por aqueles que viveram o processo de municipalização em relação às garantias de diretos já conquistados, à aposentadoria e às condições de trabalho; de ausência de consenso em relação à municipalização, com posições assumidas, invariavelmente, dependendo de posição do participante no contexto vivenciado, sendo algumas mais positivas e outras mais negativas; de comparações entre os estabelecimentos de ensino, com alguns indícios revelando que a escola municipal apresentava elementos, estruturais e pedagógicos, de maior qualidade educacional; de melhorias, sobretudo na infraestrutura escolar e na manutenção da escola. Todas essas questões foram potencializadas e tiveram maior impacto nos atores escolares devido a um cenário marcado pela ausência de diálogo, de planejamento e de colaboração, principalmente entre as diversas equipes gestoras que atuaram pelas duas esferas desde que o prédio passou a ser compartilhado. Os dados deste estudo podem ser utilizados pelas universidades em cursos de formação de gestores e professores e também por secretarias educação e diretorias de ensino que pretendam realizar o processo de municipalização.Item IDENTIDADE INTERORGANIZACIONAL NO CLUSTER COMERCIAL DE PRODUTOS EVANGÉLICOS DA CIDADE DE SÃO PAULO(2019-02-14) Aline Crespo; Prof. Dr. Antônio Carlos Gil; Prof. Dr. Antônio Carlos Gil; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Profa. Dra. Dagmar Silva Pinto de Castro; Prof. Dr. Dario Paulo Barrera RiveraEstudos sobre as ruas de comércio especializado vêm se tornando relevantes para a academia, o que justifica a realização de pesquisas cientificas com vistas a ampliar o conhecimento de seu significado econômico, social, político e cultural. Este estudo teve como objetivo investigar o cluster comercial de produtos evangélicos da Rua Conde de Sarzedas, localizada no município de São Paulo, com base em um sistema conceitual que leva em consideração os conceitos de organização social e sistema social, a fim de compreender a identidade dos clusters. Em face do exposto, a pesquisa realizada teve como objeto a identidade interorganizacional em um cluster constituído por lojas situadas em rua de comércio especializado no município de São Paulo, com a questão problema assim definida: Como se caracteriza a identidade interorganizacional no cluster comercial de produtos evangélicos da Rua Conde de Sarzedas e como é explicada segundo a perspectiva de seus atores? Justifica-se a escolha desse cluster para estudo por se referir à rua de comércio especializado, caracterizada pela oferta de múltiplos "produtos evangélicos", e dirigido a uma população bastante específica, constituída por fiéis das diferentes igrejas evangélicas. Embora seja um cluster comercial, sua constituição foi animada também pela disposição dos empreendedores de desenvolver atividades compatíveis com suas crenças. Os resutados demonstraram que os atores indicam elevados níveis de envolvimento e de satisfação por atuar no cluster, ressaltando a existência de uma atmosfera amigável que é permeada por princípios religiosos adotados em comum. Assim, o reconhecimento de que estão cumprindo uma "missão religiosa" passa a representar importante elemento afetivo da identidade interorganizacional.Item A ÁLGEBRA E O DESENVOLVIMENTO DE UMA ATITUDE INVESTIGATIVA: A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO(2019-02-14) Ricardo da Silva Sampaio; Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof. Dr. Douglas da Silva TintiAs avaliações em larga escala e a observação do cotidiano escolar têm mostrado que os alunos possuem dificuldades no aprendizado da álgebra. Muitas vezes, estas defasagens se iniciam desde o processo de alfabetização e se ampliam ao longo do percurso escolar. Apostamos na ideia de que o desenvolvimento do pensamento algébrico ao longo dos primeiros anos de escolaridade poderia favorecer o aprendizado da álgebra. Além disso, para amenizar tal situação, seria necessário propiciar aos alunos a oportunidade de aprenderem de diferentes formas, resolvendo problemas associados ao dia a dia e desenvolvendo um olhar mais investigativo. O presente trabalho se propôs a investigar, nos anos finais do Ensino Fundamental, estratégias de ensino que colaborem para o aprendizado da álgebra, numa perspectiva que promova no aluno uma atitude investigativa. Para a realização do estudo, inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a fim de identificar produções já existentes que tratassem da temática proposta, procurando analisar dificuldades e avanços no ensino da álgebra. Na sequência, apoiado na análise dos documentos oficiais – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - e nos estudos de Dario Fiorentini, Maria Ângela Miorim, Antônio Miguel, José Luiz Magalhães de Freitas e Lesley R. Booth, elaboramos uma avaliação diagnóstica, com o objetivo de identificar o conhecimento que os alunos tinham a respeito da pré-álgebra. Em posse dos resultados, estruturamos uma sequência didática que propiciasse tanto o aprendizado da álgebra quanto o desenvolvimento de uma postura investigativa. A análise dos dados gerados apontou que o desenvolvimento do pensamento algébrico é fundamental para o ensino da álgebra. Além disso, práticas que despertem no aluno uma postura investigativa proporcionam condições mais adequadas para o seu aprendizado. Por último, como resultado da pesquisa, apresentamos a proposição do estudo no formato de uma oficina, a qual teve como foco o desenvolvimento profissional docente.