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    "APENAS BRINCANDO?" BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE SÃO CAETANO DO SUL
    (2018-02-26) Luciene Franceschini; Profª. Drª. Marta Regina Paulo da Silva; Prof.ª Dr.ª Marta Regina Paulo da Silva; Prof. Ivo Ribeiro de Sá; Prof.ª Dr.ª Daniela Finco
    Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o modo como os brinquedos e as brincadeiras estão inseridos nas instituições municipais de educação infantil de São Caetano do Sul, na perspectiva de construir propostas de intervenção sobre a prática pedagógica. O estudo parte do pressuposto de que o brincar constitui atividade central da infância, sendo este um direito inalienável das crianças, o que torna as brincadeiras um dos eixos do trabalho pedagógico em creches e em pré-escolas. Entretanto, frente a uma sociedade adultocêntrica e grafocêntrica como a brasileira, os tempos e espaços destinados às brincadeiras vêm sendo substituídos por práticas escolarizantes, que visam à inserção das crianças, cada vez mais cedo, no sistema de produção capitalista. Frente a tal cenário, a pergunta da presente investigação é: "de que forma os brinquedos e as brincadeiras estão inseridos nas instituições de educação infantil de São Caetano do Sul?" O referencial teórico utilizado reporta-se aos estudos de Gilles Brougère, William Arnold Corsaro, Daniela Finco, Gisela Wajskop, Marta Regina Paulo da Silva, Patrícia Dias Prado e Tizuko Morchida Kishimoto, uma vez que estes(as) pesquisadores(as) defendem o brincar enquanto produção sociocultural e as crianças como cidadãs, participantes ativas da sociedade e produtoras de cultura. A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, tendo sido realizado um estudo exploratório em uma pré-escola municipal, partindo-se da observação da prática de cinco professoras, no intuito de afinar as hipóteses e objetivos deste estudo, bem como traçar o percurso para o desenvolvimento de grupos focais, um realizado com cinco professoras de educação infantil e, outro, com cinco formadoras do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (CECAPE). A análise dos dados revela que poucos momentos do cotidiano das instituições são destinados ao brincar livre das crianças, sendo tal fato justificado pelas docentes em função de uma organização da rotina que privilegia, sobretudo nas turmas de quatro e cinco anos, atividades voltadas à alfabetização, demarcando, assim, um modelo escolarizado que termina por marginalizar a iniciativa, a expressão e a criatividade de meninos e meninas. Tal análise demonstra ainda divergências entre as professoras e as formadoras no que se refere à falta de materiais e espaços adequados para as brincadeiras; com relação às concepções sobre o brincar, evidencia tanto a existência de perspectivas que o definem como nato, como aquelas que o consideram ser uma construção social e cultural. No que concerne à produção das culturas infantis, indica não haver clareza quanto à sua compreensão por parte de ambos os grupos. Desvela ainda a necessidade de um espaço de diálogo entre a equipe de professores(as) e formadoras do CECAPE, na perspectiva de construção de uma prática pedagógica que tenha o brincar como eixo estruturante do trabalho, fator que conduziu à elaboração de uma proposta de formação para os(as) docentes e formadoras de educação infantil, que constitui o produto final desta pesquisa.
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    ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
    (2018-02-26) Maísa Moraes de Lima; Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Prof. Dr.(a) Maria de Fátima Ramos de Andrade; Prof. Dr.(a) Elizabeth Renders; Prof. Dr.(a) Ana Maria Falsarella
    O desafio da inclusão é de todos. Ainda que as responsabilidades pela inclusão de alunos com necessidades educativas especiais tenham sido definidas em legislações nacionais, no que tange à obrigatoriedade do ensino inclusivo, esse processo não parece consolidado. O presente trabalho se propôs a investigar estratégias pedagógicas que contribuem para o processo de inclusão de crianças com múltipla deficiência no contexto escolar. Com o intuito de alcançar os propósitos desta investigação, optou-se por um estudo descritivo de caráter qualitativo, estruturado em três etapas: aplicação de questionários, realização de entrevistas e observação do contexto da sala de aula. Na primeira etapa, por meio das respostas de cinquenta e nove professores, traçamos o perfil dos respondentes, tanto pessoal quanto profissional. Na sequência, quatro professores foram entrevistados o que permitiu que obtivéssemos mais informações sobre como acolhem crianças com deficiências múltiplas. Por último, acompanhamos duas professoras no contexto escolar, procurando identificar as estratégias pedagógicas que colaboram para o processo de inclusão. Após análise dos dados, que foram gerados, o estudo apontou a importância da adaptação curricular, do processo de socialização, do envolvimento da família e do trabalho coletivo na escola como estratégias pedagógicas necessárias para o processo de inclusão de alunos com deficiência múltipla. Esses resultados propiciaram a produção de um produto final, no formato de E-book, com a intenção de fornecer alguns subsídios para o processo de inclusão de crianças com múltipla deficiência no contexto escolar.
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    CONTRIBUIÇÕES DO DISPOSITIVO SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO: A AUTORIA EM FOCO
    (2018-02-26) Fabiana Silva Soares Vieira; Profª. Drª. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof.(a) Dr.(a) Ana Sílvia Moço Aparício; Prof.(a) Dr.(a). Maria de Fátima Ramos Andrade; Prof.(a) Dr.(a). Ana Maria Falsarella
    Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar o processo de construção colaborativa de uma sequência didática de gênero textual com alunos do 1º ano de uma escola municipal de tempo integral dos anos iniciais, com vistas ao desenvolvimento das capacidades de linguagem e autoria. A investigação realizada é de abordagem qualitativa e de cunho colaborativo intervencionista, considerando a constituição de uma Parceria Formação no trabalho colaborativo de elaboração, desenvolvimento e realização da sequência didática entre esta professora pesquisadora e a professora colaboradora. O conjunto de dados gerados ao longo do desenvolvimento deste trabalho é composto por: registros em áudio das falas nos encontros da Parceria Formação, gravação em vídeo das aulas, registros reflexivos em diário de campo e as produções escritas realizadas pelos alunos ao longo da sequência didática. A fundamentação teórica da pesquisa está apoiada, principalmente, nas contribuições dos estudos sobre o ensino da língua materna, sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), desenvolvidos por pesquisadores do Grupo de Didática das Línguas de Genebra e colaboradores brasileiros. Quanto à construção colaborativa da sequência didática por meio da Parceria Formação, a análise dos dados indica a importância da constituição de um espaço de reflexão na/da/sobre a prática, no contexto escolar, que possa contribuir para o planejamento da ação docente com aprofundamento teórico e valorização de práticas de maneira colaborativa que auxiliem o professor a refletir sobre o ensino e a própria prática profissional. No que se refere às contribuições da utilização do dispositivo sequência didática de gêneros textuais na alfabetização, os resultados da análise das produções dos alunos apontam avanços nas capacidades de linguagem dos aprendizes, bem como no processo de constituição da autoria pelos alunos. Sendo assim, o produto final da pesquisa corresponde a um material de apoio voltado ao professor alfabetizador, com orientações para o trabalho com a sequência didática de gêneros textuais, principalmente com o gênero "carta", visando ao desenvolvimento de capacidades de linguagem e autoria dos alunos, por meio de exemplos de situações de sala de aula vivenciadas, com sugestões de leitura ao professor para embasamento teórico-metodológico.
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