Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rosangela Sarmento Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    COOPETIÇÃO EM AGLOMERAÇÕES COMERCIAIS PLANEJADAS E NÃO PLANEJADAS
    Rosangela Sarmento Silva; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Marcos Antonio Gaspar; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. João Paulo Lara de Siqueira; Prof. Dr. Celso Augusto Rimoli
    Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar como ocorre a cooperação/colaboração e a competição na formação da coopetição existente em aglomerações varejistas planejadas e não planejadas, especificamente em dois segmentos do varejo - automóveis e móveis, atuantes na Região Metropolitana de São Paulo (SP). Buscou-se ainda propor um modelo de influência da cooperação e da competição na coopetição existente em aglomerados varejistas planejados e não planejados, bem como identificar a influência da Cooperação/colaboração e da competição na coopetição e se existem diferenças significativas entre aglomerados varejistas planejados e não planejados em relação à competição, cooperação e coopetição. Para tanto, como método de pesquisa foi realizado um estudo descritivo de natureza quantitativa com 535 empresas dos segmentos de automóveis e móveis: 298 empresas pertencentes aos aglomerados não planejados e 237 pertencentes a aglomerados planejados. Os dados coletados foram tratados por meio de análises de estatística descritiva, Análise Fatorial Exploratória-AFE e Modelagem de Equações Estruturais baseada nos mínimos quadrados parciais-PLS. Os resultados encontrados permitem concluir que: a competição tem menor influência na coopetição; diferente da cooperação/colaboração, que apresenta maior influência na coopetição; a competição ocorre com mais intensidade nos aglomerados planejados. Verificou-se que nas aglomerações não planejadas de automóveis e móveis os relacionamentos dominantes na coopetição dizem respeito à cooperação/colaboração, enquanto que os relacionamentos dominantes na coopetição estão ligados à competição nas aglomerações planejadas. Em relação à cooperação/colaboração e coopetição, os resultados mostraram que ambas ocorrem tanto nos aglomerados planejados, quanto nos aglomerados não planejados, embora com valores um pouco maior nos não planejados. Não há diferença estatisticamente significante entre a cooperação/colaboração em relação à coopetição nos aglomerados planejados e não planejados.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais