Navegando por Autor "Profa. Dra. Priscila Perazzo"
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Item CULTURA, REGIONALIDADE E CONSUMO: UM ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS SIGNIFICADOS CULTURAIS DA CAJUÍNA DO PIAUÍ SOBRE A DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DA REGIÃO(2017-03-14) Joiza Angélica Sampaio de Andrade; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Profa. Dra. Ana Akemi Ikeda; Prof. Dr. Marcos Cortez Campomar; Profa. Dra. Priscila Perazzo; Prof. Dr. Luis Paulo BrescianiNesta tese, estuda-se o comportamento do consumidor, no que tange à cultura, à regionalidade e ao consumo. Tem por objetivo identificar e analisar a influência dos significados culturais de produtos enraizados em culturas regionais e locais sobre a decisão de compra dos consumidores, em especial, sobre o consumo de Cajuínano Estado do Piauí, partindo da constatação de que esse produto é típico da região e que seu modo de produção tradicional foi tombado como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Tem-se como ponto de partida a caracterização da Cajuína, enquanto produto regional, discutindo os aspectos da cultura e da regionalidade, bem como expondo sua origem e detalhando sua produção. Passou-se, a seguir, à sustentação teórica, constituída pelo Sistema de Valores Humanos de Rokeach (1973) e Schwartz (1992), sobre o qual se baseia a Teoria da Cadeia de Meios-Fim -MECTheory, de Gutman (1982), que contempla em sua estrutura a tríade A/C/V (Atributos, Consequências e Valores). Isto é, a relação entre os valores e ocomportamento dos consumidores, demonstrado contribuições à pesquisa em marketing, visto que aborda a estrutura cognitiva a fim de estudar temas como motivação, atitudes, comportamento e decisão compra. Definida a sustentação teórica, delineiam-se os aspectos metodológicos da pesquisa, sua tipologia e técnica a ser aplicada. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa é do tipo qualitativa, quanto ao objetivo, é exploratória, e de campo quanto aos procedimentos. Utilizou-se, para a coleta e tratamento dos dados, a técnica Laddering, idealizada por Reynolds e Gutman (1988), que consiste nas seguintes etapas: entrevista semiestruturada, análise de conteúdo (codificação) e construção da Matriz de Implicação e Mapa Hierárquico de Valores (MHV). Realizou-se trinta e uma entrevistas, obtidas em duas cidades-polo de produção e consumo de Cajuína, Teresina, capital do Estado, e Floriano, na região centro-sul. Após processo de codificação, chegou-se ao total de sessenta e três códigos-resumo, dos quais vinte e dois são atributos, quatorze consequências e vinte e sete valores. Com base neles, gerou-se o MHV no qual foram identificadas 58 cadeias, sobre as quais se sucederam as análises. Dois atributos, Natural e Artesanal, tiveram maior menção entre os respondentes e conduzem às ligações mais significativas no MHV, o que evidencia duas grandes orientações comportamentais do consumidor: uma individualista e outra, predominantemente, coletivista. Identificou-se, nas cadeias provenientes do atributo Natural, as duas orientações, sendo que a individualista é prevalente, pois verificam-se relações mais representativas que expressam o anseio do consumidor pelo atendimento de suas metas individuais de apelo ao consumo de produtos saudáveis e que auxiliem na melhoria da qualidadede vida, tanto pela via da saúde, quanto pela via estética (autoimagem), promovendo autoestima elevada. Por sua vez, Artesanal estabelece, prevalentemente, relações mais pautadas em valores coletivistas de Tradição, Produto nosso, Desenvolvimento, Identidade regional, Cultura, Pertença, Felicidade, Verdadeira amizade, Família e Reconhecimento social. Merece destaque, ainda, o valor Hospitalidade. Destaque, ainda, o valor Hospitalidade. No geral, as percepções identificadas confirmam características de um comportamento orientado predominantementepor valores coletivistas, situados no território sociocultural.Item MEMÓRIA SINDICAL E COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO: PODCAST MEMÓRIA SINDSEPPedro de Moraes Fernandez Canfora; Profa. Dra. Priscila PerazzoO Sindsep é fruto do chamado Novo Sindicalismo e dele carrega heranças e características. Fundado na ilegalidade, antes mesmo da Constituição Federal de 1988, possui representatividade em todos os setores da Prefeitura de São Paulo, influenciando diretamente na vida dos munícipes e, portanto, ao se debruçar em suas questões, está se tratando de comunicação de interesse público, trazendo reflexões e vínculos entre os afetados por esta comunicação. Baseado no modo de entrevista de Eduardo Coutinho e seu filme Peões (2004), que retrata os trabalhadores metalúrgicos das Greves do ABC, suas memórias e identidades, origina-se o Podcast Memória Sindical, que conta com relatos dos trabalhadores municipais e diretores do Sindsep, contando suas histórias de vida, suas relações com os serviços públicos e com o sindicato. Ao debater a memória coletiva e identidade dos servidores públicos municipais, representados pelo Sindsep, dando voz ativa a estes trabalhadores, ouvindo suas histórias de vida, sendo eles os protagonistas de suas próprias histórias, faz com que construam a sua identidade, tomem consciência de seu papel no mundo e, com isso, possuam em mãos uma ferramenta de poder nas relações sociais. Além disso, ao entender e se apropriar de suas memórias, estes trabalhadores se aproximam de uma cidadania plena.