Navegando por Autor "Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa-Renders"
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Item AS CONTRIBUIÇÕES DO DUA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM INCLUSIVOS: EM PERSPECTIVA O PLANEJAMENTO DE ENSINO SEMANAL.(2022-02-22) Isabela Berti Foganholo; Prof.ª Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa-Renders; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos Andrade; Profa. Dra. Suelene Regina Donola MendonçaTendo em perspectiva a superação do ensino tradicional e das práticas monoculturais na escola, com o enfrentamento das barreiras presentes nos diferentes contextos do ensino, garantir o acesso e a permanência de todos os aprendizes tem sido um desafio nas escolas brasileiras. É necessário que os professores reflitam sobre suas práticas, a fim de se planejarem através de uma abordagem curricular flexível e acessível que possa fazer a diferença no desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos. Nesse cenário se coloca a pergunta investigativa: Como aprimorar o ensino inclusivo seguindo os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem? Propõe-se como objeto de estudo o planejamento de ensino semanal utilizado por algumas escolas na região do grande ABC paulista. Delimitou-se como objetivo geral compreender como o DUA pode contribuir para a eliminação de barreiras nos processos do ensino e aprendizagem numa escola inclusiva. Como objetivos específicos foram: (1) Identificar, juntamente com as professoras da Educação Infantil, as barreiras enfrentadas nos processos de ensino e aprendizagem cotidianos na escola; (2) Aplicar os princípios do DUA no planejamento do ensino inclusivo; (3) Construir coletiva e colaborativamente um objeto de aprendizagem inclusivo com base no DUA. Partindo dos objetivos apresentados, metodologicamente, combina a pesquisa narrativa e a pesquisa de desenvolvimento, em que se problematiza o planejamento de ensino semanal. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e intervencionista. Com base nas experiências das professoras, busca-se recolher os desafios enfrentados nos processos de inclusão escolar, oportunizando a escuta das narrativas de suas experiências e reflexão sobre elas. A pesquisa de desenvolvimento teve como perspectiva a constituição de material documentário de forma colaborativa sobre a inclusão escolar e o desenvolvimento de planos de aula inclusivos. Como resultado obteve-se a aplicabilidade da abordagem curricular acessível e flexível nos planejamentos de ensino semanal, buscando atender às necessidades e especificidades dos aprendizes. As etapas desta pesquisa envolveram a análise, reflexão, discussão e validação do objeto de aprendizagem inclusivo. Por meio desses procedimentos, chegou-se ao seguinte produto educacional: um planejamento de ensino que oportuniza os múltiplos meios de envolvimento, ação e expressão e engajamento dos aprendizes. Trata-se de um “Planejamento Pedagógico de Ensino Inclusivo com base nos princípios do DUA”, como um objeto de aprendizagem que apoia os professores na elaboração de planejamentos de ensino inclusivos. Este instrumento será disponibilizado numa versão digital e integra-se a ele um processo formativo para os professores.Item CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM À PRÁTICA EDUCATIVA INCLUSIVA: UM ESTUDO NO ÂMBITO DA ALFABETIZAÇÃO E MULTILETRAMENTOS(2021-02-25) Valguenia Ferné de Souza Torres; Profª. Drª. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa-Renders; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof. Dr. Seán BrackenEsta é uma pesquisa narrativa- autobiográfica combinada com pesquisa de desenvolvimento, que aborda as contribuições do Design Universal para Aprendizagem (DUA) às práticas docentes no Ciclo de Alfabetização. As discussões deste estudo partem da seguinte pergunta de investigação: Como os princípios do Design Universal para Aprendizagem (DUA) podem aprimorar as práticas educacionais de alfabetização e Multiletramentos? Para responder a esta questão, propôs-se, junto às professoras do Ciclo de Alfabetização, a elaboração de um planejamento de atividades sob a perspectiva do DUA, com foco no uso de textos multimodais. Como objetivo geral, buscou-se compreender e indicar as contribuições dos princípios do DUA às práticas de alfabetização e Multiletramentos. Definiu-se como objetivos específicos: aplicar os princípios do DUA às estratégias de ensino dos professores do Ciclo de Alfabetização; apoiar professores no planejamento de atividades mediadas por tecnologias e desenvolver um objeto de aprendizagem multimodal para alfabetização e Multiletramentos. Como suporte teórico elenca-se as categorias: educação especial, Design Universal para Aprendizagem, alfabetização e Multiletramentos. Como instrumento de pesquisa foram analisados relatórios narrativos produzidos pelas professoras, estruturados em um inventário para análise e rodas de conversa virtual. O resultado foi a flexibilização dos conteúdos do currículo em ambiente virtual, em que se observou um maior engajamento dos educandos e a reflexão sobre a elaboração do planejamento por parte das professoras. Este resultado foi base para a elaboração de uma e-zine, como produto educacional de apoio aos docentes do Ciclo de Alfabetização.Item DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O OLHAR DAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL(2023-08-02) Juliana Frosch; Profa. Dra. Elizabete Costa-Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa-Renders; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Lilian Cristine Ribeiro NascimentoEsta pesquisa apresenta uma análise a respeito da formação docente em educação especial na perspectiva inclusiva, passando pelos aspectos sociais, políticos e legais. Tem como pergunta central da investigação a seguinte: como tem se dado a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva sob o olhar das próprias professoras? Os objetivos específicos foram: 1. Investigar a inserção dos temas relativos à educação especial e educação inclusiva nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia; 2. Inventariar as demandas do desenvolvimento profissional docente no campo da educação inclusiva na perspectiva dos próprios educadores/as; 3. Desenvolver um objeto de aprendizagem que apoie os professores no ensino inclusivo, tendo fundamentados os princípios da educação inclusiva e do desenho universal para aprendizagem. A base teórica desta pesquisa pautou-se pelos seguintes conceitos: educação inclusiva, educação especial, desenvolvimento profissional docente e desenho universal para aprendizagem. Esta foi uma pesquisa narrativa que utilizou-se de cartas pedagógicas e roda de conversa com um grupo de professoras da rede pública de ensino, oportunizando que apresentassem suas experiências em processos formativos sobre a inclusão escolar. Os resultados apontaram para a percepção da necessidade de formações constantes, houve o entendimento de que a reflexão sobre a própria prática, aliada à experiência profissional, é fundamental para o desenvolvimento profissional docente. O produto educacional, resultado desta pesquisa, consiste em uma sequência didática. Ela apresenta questões fundantes e necessárias para a atuação do docente que respeita a heterogeneidade presente em salas de aula regulares.Item O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM(2020-09-25) Franciane Aparecida da Silva; Profª. Drª. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa-Renders; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Prof. Dr. Joaquim Melro de JesusResumo Propõe-se como objeto de estudo o desenvolvimento profissional docente no contexto da educação inclusiva com base no design universal para aprendizagem como um novo paradigma curricular. Neste cenário, se coloca a pergunta investigativa: como ocorre o desenvolvimento profissional docente no contexto de educação inclusiva e quais desafios podem ser superados com o design universal para aprendizagem? Assim, delimitou-se como objetivo geral identificar e analisar os princípios epistemológicos e pedagógicos que devem configurar a formação dos professores na perspectiva da educação inclusiva a partir das contribuições do design universal para aprendizagem. Como objetivos específicos da pesquisa, elencou-se: problematizar os reducionismos do desenvolvimento profissional docente na perspectiva da educação inclusiva; promover a reflexão sobre a prática docente no processo de ensino-aprendizagem inclusivo com base no DUA e contribuir para a difusão dos conceitos de educação inclusiva e DUA, com a colaboração de professoras de uma rede de ensino do Grande ABC paulista. Partindo dos objetivos apresentados, a investigação foi então desenvolvida segundo a metodologia da pesquisa narrativa. Os instrumentos adotados foram a caracterização do perfil docente e rodas de conversa virtuais. Definiu-se como universo da pesquisa uma rede de ensino do Grande ABC paulista. Os sujeitos foram quatro professoras, duas especialistas e duas da sala regular. A pesquisa se fundamentou nos seguintes referenciais teóricos: educação inclusiva, desenvolvimento profissional docente e design universal para aprendizagem. Os resultados apontaram para o fato de que as professoras realizam um trabalho que respeita e valoriza as diferenças, porém ainda em meio às tensões entre paradigmas: o antigo e o novo. Evidenciou-se ainda que esse novo paradigma curricular (DUA), não é um modelo fixo para solucionar todos os problemas da inclusão escolar, ele exige contextualização e flexibilização nos termos da educação emancipatória. A pesquisa apontou reducionismos epistemológicos e pedagógicos importantes como a persistência do modelo médico na formação de professores com a marcação da deficiência, a insegurança dos professores na atuação frente à diversidade dos estudantes e a falta de tempo para reflexão sobre a própria prática. Identificou-se ainda que, muitas vezes, as formações são prescritivas e descontextualizadas do cotidiano escolar, sem a aplicação dos princípios do DUA para nortear o fazer pedagógico. A necessária ampliação da influência do aluno no planejamento curricular foi apontada como um caminho possível para elaboração de práticas inclusivas mais efetivas. Ganha destaque nesse contexto o produto final de pesquisa que foi um Podcast com o tema “o grau de influência do aluno no planejamento curricular”.Item O ENSINO NA ESCOLA INCLUSIVA: APROXIMAÇÕES COM O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM(2023-07-02) Ariane Vitoriano Duarte Santos Nunes; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa-Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa-Renders; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Profa. Dra. Betania Jacob Stange LopesEsta pesquisa discorre sobre o acesso e permanência dos estudantes elegíveis à educação especial nas escolas regulares. A partir disso, inicia-se uma grande demanda quanto ao acesso ao currículo por todos os estudantes. Trata-se de uma mudança de paradigma do modelo médico ao modelo social da deficiência, que compreende o ser humano como um ser social e a deficiência como resultante da interação entre as pessoas com e sem deficiência e o meio em que vivem. Nesta pesquisa, explanamos as experiências dos professores e professoras e encontramos as diferentes abordagens na prática docente, reconhecendo as barreiras e apontando um caminho possível para superá-las. A partir desse cenário, esta pesquisa pretendeu responder à seguinte questão: Como os professores de Atendimento Educacional Especializado – AEE e professores generalistas têm considerado o paradigma da inclusão em sua prática de ensino na sala regular? O objetivo geral desta pesquisa é investigar as formas de ensino declaradas como prática educacional inclusiva pelos professores e professoras no contexto da inclusão escolar. Especificamente, temos os seguintes objetivos: 1. Caracterizar e tematizar uma abordagem pedagógica inclusiva segundo a percepção dos professores de AEE e dos professores generalistas; 2. Oportunizar a reflexão de professores e professoras sobre a contribuição do Desenho Universal para Aprendizagem - DUA para a prática de ensino inclusiva e 3. Construir um objeto de aprendizagem que apoie o ensino inclusivo com base no desenho universal para aprendizagem. Os sujeitos de pesquisa são professoras de ensino fundamental que atuam na Zona Leste do Município de São Paulo e na região do ABC Paulista. Metodologicamente, trabalha com a pesquisa narrativa combinada com a pesquisa de desenvolvimento. O instrumento de pesquisa foi a carta pedagógica escrita pelas professoras, descrevendo as experiências que contribuem para a prática de ensino mais inclusiva. Como resultado, destaca-se o reconhecimento do DUA como uma abordagem curricular que valoriza a todos os estudantes. O DUA é capaz de promover uma dinâmica de ensino pautada no diálogo, no trabalho coletivo, nas trocas de experiências, no uso de diferentes ferramentas e diferentes linguagens, por meio das suas múltiplas formas ação e expressão, de acessar a informação e de manter os estudantes engajados. Ao final da pesquisa um produto educacional foi construído com base nas narrativas recolhidas e nos estudos aprofundados sobre a prática do ensino inclusivo, resultando em um E-book interativo, disponibilizado em formato online.Item PARA ALÉM DO DIAGNÓSTICO MÉDICO: UM INSTRUMENTO ORIENTADOR PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO COM BASE NO DESIGN UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM(2021-02-24) Luciana de Lyra; Profª. Drª. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa-Renders; Prof. Dr. Rodinei Pereira; Profa. Dra. Suelene Regina Donola MendonçaEsta é uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e de natureza aplicada, que evoluiu através do método combinado entre a pesquisa narrativa e a pesquisa de desenvolvimento, em que se problematiza o uso do diagnóstico médico no contexto escolar. Com base nas experiências de educadores, buscou-se responder a seguinte questão: Como a sondagem pedagógica, baseada nos princípios do Design Universal para Aprendizagem (DUA), pode contribuir para a prática do professor, de forma que ele possa conhecer seus alunos, sem ficar fadado ao diagnóstico feito por médicos e especialistas da saúde? Definiu-se como objetivos específicos: (1) dialogar sobre o papel do professor e a importância do seu saber no contexto educacional, ponderando as contribuições do diagnóstico para a prática pedagógica; (2) refletir sobre a importância de o professor conhecer seus alunos para propor atividades educativas e intervenções, de acordo com a necessidade apresentada por eles; (3) verificar como a sondagem pedagógica pode contribuir para o planejamento das práticas educativas na perspectiva inclusiva e elaborar um instrumento de sondagem pedagógica com base no Design Universal para Aprendizagem. O estudo foi realizado no município de Santo André, no estado de São Paulo, contando com a participação de três professoras desta rede de ensino, as quais trabalham em unidades escolares que atendem a etapa/modalidade do Ensino Fundamental, com alunos encaminhados para realização de avaliação interdisciplinar. Vale ressaltar que uma das etapas desta pesquisa envolveu a análise e discussão do caso de um estudante que passou pelo processo de avaliação interdisciplinar, a qual apresentou uma conclusão diagnóstica. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se a entrevista individual e rodas de conversa, oportunizando a escuta dos sujeitos envolvidos no estudo, os quais puderam narrar suas próprias experiências enquanto refletiam sobre elas. Por meio desses procedimentos, chegou-se ao seguinte resultado: o acesso ao diagnóstico nem sempre indica à escola o caminho a seguir e, tampouco, soluciona os problemas de rendimento escolar. É necessário que a escola afirme o seu papel pedagógico, validando o saber do professor que, por meio de abordagem curricular acessível, pode fazer diferença no desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos. Como produto educacional, desenvolveu-se um “Instrumento orientador para a construção do processo educativo com base no DUA”, o qual propõe o trabalho com o Design Universal para Aprendizagem, reconhecendo-o como estratégia que pode apoiar os docentes em suas práticas inclusivas e no reconhecimento e respeito à variabilidade dos aprendizes. O instrumento será disponibilizado numa versão digital e integra-se a ele um processo formativo, pelo qual os professores precisão passar. Cumpre informar que esta pesquisa está inserida no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).