Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Profa. Dra. Cristina Miyuki Hashizume"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    CONTRIBUIÇÕES DA MEDITAÇÃO EM ÂMBITO ESCOLAR
    (2019-08-31) Tatiana Cossia; Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Orientadora: Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Cristina Miyuki Hashizume
    A educação é inerente à vida humana. Desde a concepção de um novo ser, os processos de ensino e aprendizagem propiciam o desvelar de conhecimentos e habilidades para melhor coexistir dentro de um universo complexo, possuidor de esferas intrínsecas e extrínsecas. Aprender nos possibilita melhor conexão de cuidado e pertencimento de mundo. Restabelecer a conexão entre o corpo físico, mental, emocional, energético e espiritual amplia a consciência humana sobre seu papel dentro de uma sociedade. A meditação é uma técnica ancestral promotora de autoconhecimento e amplifica o entendimento da responsabilidade em melhorar a si próprio para que seja possível colaborar direta e indiretamente na cocriação de um ethos saudável, em paz e em equilíbrio. O objetivo desta pesquisa é investigar as contribuições das práticas meditativas no processo educacional. Para a realização do estudo, optamos por uma revisão de literatura por meio da construção do estado de conhecimento. Identificamos a inclusão da meditação na educação escolar, incluindo benefícios no desempenho de aprendizagem, melhoras cognitivas e bem-estar em geral. Foi concluída que a incorporação das práticas meditativas é uma realidade mundial e apresenta benefícios para uma educação global, abrangendo indivíduo, família, comunidade e escola. A introspecção e a atenção plena resultam em atitudes mais calmas, melhoras cognitivas, progresso na performance escolar e sentimentos de empatia, compaixão e autocompaixão. A partir do que foi analisado, propusemos um material educativo para professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais. O livro de meditação nas escolas descreve evidências cientificas que fundamentam instruções de oficinas e meditações a serem integradas em sala de aula.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais