Navegando por Autor "Profa. Dra. Celia Maria Haas"
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Item NOVO CURRÍCULO PAULISTA: O PROCESSO DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO EM ANÁLISE(2021-02-18) Juncélia Marques Neves Martins de Oliveira; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Celia Maria HaasO Novo Currículo Paulista (NCP) que entrou em vigor no ano de 2020 é fruto de um esforço coletivo que envolveu profissionais da educação e da sociedade civil. Representantes das Redes Municipais, da Rede Estadual e da Rede Privada de Ensino atuaram de forma colaborativa socializando saberes e experiências sobre práticas docentes nos diferentes componentes curriculares. Todavia, quando se debruça sobre o documento e o analisa, percebe-se que sua elaboração ocorreu num curto período de tempo o que acabou impedindo que os professores e demais educadores pudessem ter uma participação mais efetiva na elaboração do currículo. Desse modo, esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de responder a seguinte indagação: como se deu processo de elaboração do NCP e quais são desafios para implementá-lo? Com o intuito de buscar respostas para esse questionamento, o objetivo geral desta pesquisa constituiu-se no propósito de analisar a elaboração e a implementação do NCP na perspectiva de profissionais da educação que participam da implementação de políticas públicas da Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC). De modo mais específico, intentou descrever, analiticamente, o percurso que compreendeu o processo de elaboração e os desafios de implementação do NCP, no ano de 2020, na perspectiva de supervisores de ensino e professores coordenadores da SEDUC. Com relação à elaboração do NCP, embora tenha havido uma consulta pública, os participantes falando por si e, de certo modo, em nome dos professores das escolas que representam, consideram que esse processo não foi democrático. A despeito de as versões preliminares do NCP terem permitido ajustes, as adaptações foram sutis, pois mudanças significativas não seriam aceitas. A implementação do NCP acabou sendo prejudicada em face da pandemia causada pelo novo corona vírus e, de certo modo, algumas etapas do período de elaboração acabaram ocorrendo no primeiro ano de vigência do currículo. As escolas tiveram que fechar, o calendário foi mudado, as aulas deixaram de ser presenciais tornando-se remotas, o emprego das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação tornou-se uma exigência para todos os professores e demais educadores, até mesmo para quem não as conheciam. Com isso, o planejamento anual foi reestruturado para o ano seguinte o que acabou impactando na implementação do NCP. Por fim, considerando os achados desta pesquisa, como produto final, foi proposto um Plano de Ação Educacional com foco na implementação do NCP.Item SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁCITO ENTRE PROFESSORES: UMA ALTERNATIVA DE FORMAÇÃO DOCENTE(2020-06-30) Marco Antonio Spada; Profª. Drª. Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Profa. Dra. Celia Maria HaasO campo da gestão da educação com o foco na formação continuada do professor do Ensino Fundamental da rede pública está inserido neste estudo devido à intencionalidade de analisar a forma estrutural da socialização do conhecimento tácito como alternativa de formação continuada, no âmbito da relação entre professores e suas próprias atuações no Ensino Fundamental, de uma mesma unidade educacional ou unidades distintas. A análise específica deste estudo buscou a) identificar fatores de influência no âmbito da socialização do conhecimento tácito, nas vertentes do compartilhamento e do desejo de usar este conhecimento; b) delinear um modelo teórico de relacionamento entre fatores influenciadores e os construtos operadores da socialização do conhecimento tácito, sobretudo analisar consistência e significâncias das relações entre os professores; c) Identificar elementos de constituição de espaços de interações dialógicas cujo objetivo é viabilizar a socialização de conhecimento tácito, que inclui modelos de formação e característica de formadores, no âmbito da profissionalização docente. Como método para o presente estudo, foi utilizada pesquisa descritiva-quantitativa, com amostra não probabilística de 93 professores da rede pública, com atuação no Ensino Fundamental, na Região do Grande ABC. Os dados foram coletados por autopreenchimento de formulário disponibilizado na plataforma Google.Forms. O modelo teórico foi expresso pelo relacionamento dos fatores antecedentes Benevolência, Capacidade, Integridade, Clima Escolar e Liderança do Gestor Escolar com Disposição de Compartilhar e com Disposição de Usar o conhecimento tácito, sendo mediados pelas Confianças baseada na Cognição e Confiança baseada no Afeto. Os resultados, obtidos por modelagem de equações estruturais, com o apoio do software PLS 3, revelaram que ‘Compartilhar’ e ‘Usar’ o conhecimento tácito apresentam caminhos parcialmente distintos para sua efetivação, o que faz impor ao gestor o desafio de incluir ao perfil do docente formador o reconhecimento de seu status de Confiança baseada na Cognição e o seu status de Confiança baseado no Afeto, elementos, estes, que evidenciaram sentimentos apresentados pelo grupo ou docente individual a ser formado. Outros resultados revelaram que a preferência dos docentes entrevistados sobre o processo de socialização do conhecimento vai ao encontro de estratégias colaborativas de formação profissional, pois subsidiam a gestão escolar acerca das expectativas dos docentes quanto ao perfil do formador: características e da estruturação dos espaços e formatos de formação continuada/formação profissional. Como produto educacional decorrente deste estudo é tutorial para tomada de decisão pela gestão escolar com foco na socialização do conhecimento tácito entre professores enquanto uma das alternativas de formação profissional continuada.