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Navegando por Autor "Prof.a Dr.a Marta Regina Paulo da Silva"

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    RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA CRECHE: PRÁTICAS QUE INCENTIVAM O RESPEITO AO “OUTRO”
    (2023-04-26) Aline Aparecida Souza de Carvalho Veiga; Prof.a Dr.a Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Ellen de Lima Souza
    A sociedade brasileira é caracterizada por suas diferenças, sejam estas políticas, econômicas, culturais e fenotípicas. Essas diferenças estão presentes já na educação infantil – primeira etapa da educação básica – e, por conseguinte, na creche, um dos primeiros espaços sociais no qual bebês e crianças bem pequenas encontram-se com seus pares e vivenciam práticas pedagógicas que podem ou não reforçar a discriminação, o preconceito e a estigmatização, que impactam na constituição da identidade e da autoestima de todas as crianças. No intuito de se ter uma creche em que todos e todas possam se sentir pertencentes, a presente pesquisa objetivou compreender, segundo as percepções das docentes e assistentes pedagógicas entrevistadas, o modo como a temática das relações étnico-raciais é trabalhada no cotidiano da creche no município de Santo André. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, que teve como procedimentos metodológicos: a investigação documental e a realização de dois grupos focais, sendo um com quatro professoras atuantes em creche e outro com quatro assistentes pedagógicas. O referencial teórico dialogou com os estudos da sociologia da infância, da pedagogia e das relações étnico-raciais. Os resultados revelam que as creches do município de Santo André possuem ações pontuais em relação à temática das relações étnico-raciais, seja na oferta de formações em serviço, as quais são realizadas pelos(as) assistentes pedagógicos(as), seja no planejamento efetuado pelos(as) docentes, o qual não envolve todas e todos na construção de uma educação antirracista, algo que tem por consequência a manutenção do preconceito racial e da discriminação nos espaços da creche. Ademais, observam-se relatos de uma prática pedagógica marcada por dúvidas referentes a como incluir a temática das relações étnico-raciais no cotidiano da creche e, por conseguinte, como atender às crianças negras, assegurando-lhes a construção de uma identidade positiva. As assistentes pedagógicas e as docentes entrevistadas evidenciam a carência de formações acerca das relações étnico- raciais que partam da Secretária de Educação do Município, bem como a falta de materiais que auxiliem neste processo. Como produto educacional e desdobramento dessa investigação, a partir das necessidades e sugestões das participantes, elaborar-se-á um caderno de apoio pedagógico com sugestões para formação dos(as) docentes e de práticas a serem desenvolvidas nas salas referências e nos espaços das creches. O objetivo do produto é fomentar mudanças educacionais por meio da inserção de práticas pedagógicas decoloniais e emancipatórias, uma vez que a creche deve constituir-se como um ambiente de possibilidades e de combate a qualquer forma de discriminação.
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    UM ESTUDO SOBRE AS PRIMEIRAS DIRETRIZES PEDAGÓGICAS E DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR DA PRÉ-ESCOLA NA CIDADE DE SÃO CAETANO DO SUL
    (2019-02-25) Elaine Xavier Beccatti Cezario; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof.a Dr.aLígia Vercelli; Prof.a Dr.a Marta Regina Paulo da Silva
    São Caetano do Sul é um pequeno município situado na região do grande ABC Paulista, que tem se destacado no campo social e educacional. Neste segundo ponto, estudos têm analisado inúmeras questões sob várias perspectivas: os investimentos, a gestão escolar, o currículo, a sala de aula, o trabalho docente, entre outros. Todavia, ainda há muito espaço para estudos, sobretudo aqueles relacionados com a história da Educação Infantil da cidade, que no início era denominada de pré-escola. Existem apenas dois trabalhos nesta linha de pesquisa, que apresentam dados contraditórios. Neste sentido, este estudo analisou as primeiras diretrizes pedagógicas e de organização escolar da pré-escola da cidade de São Caetano do Sul. A partir da abordagem qualitativa, a pesquisa que envolveu a decodificação de documentos (Decretos, Leis, entre outros) e entrevistas com duas professoras que viveram o início deste processo. Os resultados revelaram que as primeiras três décadas trouxeram elementos relevantes para a organização escolar da Educação Infantil. Com bases iniciais externas, orientadas pelo Departamento de Educação Física e Esportes, foram estruturados aspectos importantes como o controle de matrícula e sua documentação, a frequência escolar, os horários das escolas, as formas de controle de segurança, a quantidade de alunos por turma, os períodos de férias e de recesso escolar. Depois com autonomia local, foram instituídas a forma de contratação da professora, a criação do Conselho de Seleção de Professores, a denominação de Escola Municipal de Educação Infantil, a exigência de seleção exclusiva para os cargos de professoras, a criação do quadro do magistério, do primeiro Regimento Interno Funcional e a elaboração de procedimentos para a seleção dos profissionais da educação. Em termos de organização pedagógica, foram criadas as competências das professoras recreacionistas e das jardineiras, a primeira rotina escolar, um objetivo pedagógico para toda a Educação Infantil, a Comissão de Planejamento e Normas Pedagógicas, o cargo de diretor de escola, entre outros. Os dados apresentados nesta presente pesquisa podem ser utilizados, pelo menos, em três perspectivas: pelas universidades locais no contexto da formação de professores, tanto inicial como continuada; pela secretaria de educação da cidade, que, neste contexto, pode criar mecanismos de divulgação da início da Educação Infantil; pela Fundação Pró-memória, para a criação de cursos, eventos e novos artigos sobre o tema.
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