Navegando por Autor "Prof. Dr. Paulo Sergio Garcia"
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Item A COMPREENSÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO TRABALHO COM O DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL(2009-05-11) Marcio Tadeu Manfrin; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Paulo Sergio Garcia; Profa. Dra. Kathya Maria Ayres de GodoyO objetivo principal deste estudo é situar a compreensão do professor de educação física dos anos iniciais do Ensino Fundamental de São Caetano do Sul sobre as habilidades motoras inseridas na proposta curricular. Por se tratar de um estudo de natureza qualitativa, optamos como caminho metodológico pelo estudo de caso único holístico. O instrumento de coleta de dados foi composto por entrevistas semiestruturadas que tiveram sua elaboração fundada na teoria de desenvolvimento motor. Os principais resultados obtidos pelas entrevistas revelaram conhecimentos superficiais dos professores sobre as questões teóricas relacionadas ao desenvolvimento motor da criança. A partir desta lacuna, outras incertezas, imprecisões e dificuldades foram identificadas, associadas ao desenvolvimento da criança. Por fim, verificamos aproximações e distanciamentos entre o discurso docente e a construção teórica sobre o desenvolvimento motor, proposta nas orientações curriculares do município. Como produto final, elaboramos uma proposta de formação continuada para os professores de educação física, que foi dividida em quatro encontros, cada um apresentando uma temática específica que dialogava com o tema e com os objetivos da dissertação. Criamos, assim, momentos de reflexão-ação entre os professores, promovendo possibilidades de pensar em suas práticas pedagógicas em relação ao desenvolvimento motor da criança. Os dados desta pesquisa podem ser utilizados no contexto da formação de professores e das secretarias de educação das cidades brasileiras.Item DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ÍNDICE DE OPORTUNIDADES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (IOEB).Renata Grinfeld; Prof.ª Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Paulo Sergio Garcia; Prof. Dr. Reynaldo FernandesEsta pesquisa buscou responder a questionamentos sobre como as escolhas políticas podem repercutir no enfrentamento das desigualdades, considerando as oportunidades educacionais oferecidas no território. Assim, apresentou o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira como fio condutor, articulando-o com os conceitos de território, justiça social e direito à educação de qualidade para todas as crianças, adolescentes e jovens. A pesquisa procurou compreender quais são os fatores relacionados às políticas públicas educacionais que proporcionam mais ou menos oportunidades educacionais. Para isso, constitui uma metodologia mista, composta por uma análise quantitativa que selecionou o Estado brasileiro que mais diminuiu as desigualdades de oportunidades educacionais no período entre a 1a e a 3a edição do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (2015 e 2019 e, em seguida, uma análise de caso, integrada por uma análise documental. A primeira etapa selecionou o Estado do Maranhão e segunda analisou a principal política educacional implementada nesse estado no período – O Programa Escola Digna -, bem como políticas destinadas à educação do campo. Tais análises trouxeram como principais conclusões: a importância da gestão democrática, da formação continuada de professores, da participação comunitária nas decisões escolares, bem como uma avaliação contextualizada, como elementos essenciais para a ampliação das oportunidades educacionais. O produto desta pesquisa traz ações e estratégias práticas que sistematizam esses elementos fundamentais como recomendações aos gestores educacionais, a fim de apoiar a ampliação de oportunidades educacionais em seus territórios.Item MENSURAÇÃO DO PERFIL SUBJETIVO DO GESTOR: UM ESTUDO À LUZ DE SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR(2018-12-17) Liliane Lima da Silva; Profª. Drª. Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dr. Paulo Sergio Garcia; Prof. Dr. Paulo Augusto Ramalho de SouzaDesde a substituição do termo administração pelo termo gestão pela LDB 9.394/96, a discussão sobre a capacitação do modelo de gestão e o perfil do gestor escolar ganharam maior espaço nas pesquisas, principalmente no que tange a contribuição das características do perfil desse gestor no resultado da unidade escolar. Nesse sentido, esse estudo buscou investigar a estrutura de características subjetivas do perfil do gestor, que se correlacionaria com o desempenho escolar, objeto de frequente discussão administrativa, acadêmica e política no âmbito da educação nas últimas três décadas. Para isso, utilizou amostra de 64 casos selecionados por amostragem não probabilística de gestores escolares, junto aos quais os dados foram coletados por meio de entrevistas pessoais, utilizando questionário estruturado, após submissão a juízes/especialistas das estruturas dos construtos inicialmente selecionados - tipos de modelo de gestão, liderança, autonomia percebida da escola, perfil empreendedor, orientação para aprendizagem e capital social ajustadas ao gestor escolar. Após isso, os resultados obtidos decorrem de três etapas de análise. A primeira, analisou a validade da estrutura de indicadores relativas às características do perfil do gestor, para o que utilizou a análise fatorial com perspectiva confirmatória, flexibilizada para exploratória na medida que constatou-se a possibilidade de oferecimento de estruturas aprimoradas dos respectivos construtos. O aprofundamento teórico que acompanhou esse processo evidenciou um novo construto latente, mediador da relação dos conceitos do perfil subjetivo do gestor e o desempenho escolar, o qual foi denominado empoderamento do gestor. A segunda etapa, norteada pela mediação do empoderamento, buscou confirmar as estruturas dos construtos gerados na etapa anterior, à luz da sua relação com o desempenho escolar, o que foi feito por meio da aplicação de modelagem das relações estruturais utilizando Partial Least Square (PLS), evidenciando a significância teórica e estatística dos construtos liderança, perfil empreendedor e capital social. A terceira etapa hierarquizou as expectativas de formação continuada dos gestores à luz do seu perfil subjetivo. O conjunto de resultados, embora limitados ao contextp dessa amostra, é importante fonte de subsídios para o planejamento da formação do gestor escolar ao longo da vida sob a responsabilidade dos órgãos gestores nos diferentes âmbitos municipal, estadual e federal no âmbito da educação.Item O ENTENDIMENTO DOS ASSISTENTES PEDAGÓGICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRE SOBRE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS(2021-02-19) Deise Aparecida de Resende Leite; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sergio Garcia; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti MizukamiAs competências socioemocionais se referem à capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar com os outros e consigo mesmo, compreender e gerir emoções, estabelecer e atingir objetivos, tomar decisões autônomas e responsáveis e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva. Elas estão presentes no contexto escolar. Este estudo tem por objetivo analisar as diretrizes contidas no Documento Curricular da rede de ensino de Santo André, bem como os entendimentos dos Assistentes Pedagógicos, do ensino fundamental, anos iniciais, sobre as competências socioemocionais. A pesquisa utilizou a metodologia qualitativa, baseada na análise de documento e na pesquisa colaborativa. Os resultados revelaram que a rede de ensino da cidade não dispõe de um documento para nortear o trabalho com as competências socioemocionais. O Documento Curricular apenas tangencia o tema de forma superficial e dispersa. A partir da análise do entendimento dos Assistentes Pedagógicos foi possível evidenciar que o trabalho envolvendo as competências socioemocionais está presente na escola apoiado em situações que envolvem jogos, brincadeiras, na resolução de conflitos, entre outros, mas de forma fragmentada. Os dados mostraram que os participantes da pesquisa conhecem apenas parcialmente o que é apresentado na BNCC e no documento curricular da cidade. Tal questão parece bem comum e normal, considerando que a BNCC foi aprovada recentemente. Esses profissionais realizam muitas ações em relação às competências, mas essas são muito mais intuitivas e não apareceram em forma de projetos sistêmicos. Nenhuma instituição possuía um projeto para lidar com o assunto. Desta forma, existe a necessidade de formação profissional para os Assistentes Pedagógicos, professores e demais profissionais, bem como a criação de ações e iniciativas no âmbito da escola e da sala de aula. A partir dos elementos empíricos encontrados neste estudo tem-se como produto, precisamente, um curso de formação sobre o tema. Os dados desta presente pesquisa podem ser utilizados por autoridades políticas e educacionais da cidade e, ao mesmo tempo, podem ser levados para os cursos de formação inicial e continuada de gestores escolares, promovendo o debate sobre as competências socioemocionais.Item PNLD 2018 E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO: A GEOGRAFIA EM DESTAQUE(2019-07-06) Juliana de Araújo Cava Tanaka; Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Prof. Dr. Paulo Sergio Garcia; Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti MizukamiO Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) possui diversos critérios de aprovação e reprovação. As editoras produzem livros conforme esses critérios e os inscrevem para a seleção elaborada pelo Ministério da Educação (MEC). As obras aprovadas por essa seleção são apresentadas no Guia do Livro Didático. Com esse guia em mãos, os professores e coordenadores da rede estadual do país escolhem os livros que adotarão e aguardam a sua distribuição pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esta pesquisa investiga se os critérios de avaliação do PNLD 2018 possibilitam a construção da cultura e do espírito científico nos livros didáticos de Geografia de Ensino Médio. Para tanto, foram analisados os critérios publicados no edital do PNLD 2018 e as atividades de uma das obras didáticas aprovada nesse programa. Para atingir tal meta, seguimos a abordagem qualitativa de pesquisa e tomamos como base teórica a concepção de ensino de Geografia defendida por Milton Santos, Helena Callai, Antonio Chistropoletti e Sonia Castellar. Os resultados da análise do conjunto de dados gerados na investigação evidenciaram que o livro "Geografia: contextos e redes" fomenta de certa maneira o desenvolvimento do pensamento científico, mas notou-se que a questão do fomento cabe mais ao professor do que ao material didático. O professor precisa ter uma postura construtivista em sala de aula, precisa saber pensar cientificamente e perceber a importância do pensamento científico desde o Ensino Médio. Como produto desta pesquisa, elaboramos um material de apoio aos professores com a intenção de auxiliá-los no processo de escolha do livro didático de Geografia que considere o desenvolvimento do pensamento científico.