Navegando por Autor "Prof. Dr. Paulo Augusto Ramalho de Souza"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE SERVIÇOS PÚBLICOS E O BEM-ESTAR SUBJETIVO DA POPULAÇÃO EM MUNICÍPIOS DE BAIXO IDHM.Kevin Ferreira Corcino; Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dr. Milton Farina; Prof. Dr. Silvio Carvalho Neto; Prof. Dr. Paulo Augusto Ramalho de SouzaPara uma gestão pública eficaz, os serviços públicos necessitam de ampla mensuração e avaliação acerca da sua qualidade e do seu impacto na vida dos cidadãos, especialmente em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Para isso, a gestão pública precisa de indicadores capazes de avaliar o bem-estar da população, compreendendo o impacto dos serviços públicos na vida da população de acordo com o bem-estar subjetivo e a autoavaliação que as pessoas fazem em relação às suas experiências cotidianas. Este trabalho teve o objetivo de analisar a relação entre a avaliação dos serviços públicos recebidos e o bem-estar subjetivo declarado pelos indivíduos que residem na Região da Zona da Mata do estado de Pernambuco. A metodologia consistiu em um levantamento junto a 445 cidadãos residentes nas 11 cidades que integram a Zona da Mata. Adotando uma abordagem quantitativa, utilizou-se um questionário estruturado de avaliação de serviços públicos e uma escala validada de bem-estar subjetivo. Mediante a aplicação da análise de modelagem de equações estruturais baseada em mínimos quadrados parciais (PLS), o resultado obtido encontrou um impacto positivo e significante entre os serviços públicos e o bem-estar subjetivo da população na amostra pesquisada. A relação entre a avaliação dos serviços públicos e o bem-estar subjetivo foi moderada por três variáveis sociodemográficas: sexo, estado civil e renda. Os resultados apontam para a importância e o impacto dos serviços públicos no bem-estar subjetivo da população de municípios de baixo IDHM. Como sugestão de pesquisas subsequentes, sugere-se estudos que avaliem uma maior diversificação de serviços públicos voltados para a população rural.Item FORMAÇÃO INTRAEMPREENDEDORA NO SETOR PÚBLICO: O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO TÁCITO COMO PARTE DO PROCESSO.(2022-02-05) Bárbara Alessandra Vieira de Brito; Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Márcio Shoiti Kuniyoshi; Prof. Dr. Paulo Augusto Ramalho de SouzaCada vez mais se torna evidente que o intraempreendedor tem sido visto como um agente de inovação, independentemente se a organização é pública ou privada. Essa inovação pode ser apresentada por meio do desenvolvimento de novas tecnologias, reformulação de serviços, melhores estratégias, técnicas administrativas mais atualizadas e melhoria dos processos, o que demanda um servidor capaz de reconhecer e explorar oportunidades, sendo proativo e assumindo riscos. Diante disso, é oportuno pensar que o intraempreendedorismo possa ser visto como uma alternativa para que um melhor serviço seja ofertado à população, o que implica a necessidade de multiplicação do comportamento empreendedor no setor público por meio de um processo de formação. A formação intraempreendedora se dá por meio de exemplos, trocas de experiencias e da prática, o que remonta a ideia do conhecimento tácito como parte importante desse processo. Baseado nisso, com esta pesquisa objetiva-se analisar a formação intraempreendedora no setor público ao utilizar o compartilhamento do conhecimento tácito como um mecanismo desse processo. O estudo é delineado por métodos mistos, sendo a primeira etapa uma abordagem qualitativa, que foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com servidores vencedores do prêmio “Inovação no Setor Público” e da Rede Informal de Inovação, e a segunda fase foi realizada por meio de um questionário aplicado a servidores públicos de diferentes estados brasileiros. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada na fase qualitativa, e na fase quantitativa foram aplicadas estatística básica e análise fatorial exploratória, por meio do software SPSS, e análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais, por meio do software Smart PLS. A investigação revelou e confirmou novas dimensões da atitude e do comportamento intraempreendedor, que são, respectivamente, o inconformismo e o comportamento questionador. Os resultados também apontaram que os antecedentes que mais influenciaram a formação intraempreendedora dos servidores públicos pesquisados foram o apoio da gestão e o capital social, sendo mediados pelo compartilhamento de conhecimento tácito, e o reconhecimento e reforço, mediados pela atitude intraempreendedora.Item MENSURAÇÃO DO PERFIL SUBJETIVO DO GESTOR: UM ESTUDO À LUZ DE SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR(2018-12-17) Liliane Lima da Silva; Profª. Drª. Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dr. Paulo Sergio Garcia; Prof. Dr. Paulo Augusto Ramalho de SouzaDesde a substituição do termo administração pelo termo gestão pela LDB 9.394/96, a discussão sobre a capacitação do modelo de gestão e o perfil do gestor escolar ganharam maior espaço nas pesquisas, principalmente no que tange a contribuição das características do perfil desse gestor no resultado da unidade escolar. Nesse sentido, esse estudo buscou investigar a estrutura de características subjetivas do perfil do gestor, que se correlacionaria com o desempenho escolar, objeto de frequente discussão administrativa, acadêmica e política no âmbito da educação nas últimas três décadas. Para isso, utilizou amostra de 64 casos selecionados por amostragem não probabilística de gestores escolares, junto aos quais os dados foram coletados por meio de entrevistas pessoais, utilizando questionário estruturado, após submissão a juízes/especialistas das estruturas dos construtos inicialmente selecionados - tipos de modelo de gestão, liderança, autonomia percebida da escola, perfil empreendedor, orientação para aprendizagem e capital social ajustadas ao gestor escolar. Após isso, os resultados obtidos decorrem de três etapas de análise. A primeira, analisou a validade da estrutura de indicadores relativas às características do perfil do gestor, para o que utilizou a análise fatorial com perspectiva confirmatória, flexibilizada para exploratória na medida que constatou-se a possibilidade de oferecimento de estruturas aprimoradas dos respectivos construtos. O aprofundamento teórico que acompanhou esse processo evidenciou um novo construto latente, mediador da relação dos conceitos do perfil subjetivo do gestor e o desempenho escolar, o qual foi denominado empoderamento do gestor. A segunda etapa, norteada pela mediação do empoderamento, buscou confirmar as estruturas dos construtos gerados na etapa anterior, à luz da sua relação com o desempenho escolar, o que foi feito por meio da aplicação de modelagem das relações estruturais utilizando Partial Least Square (PLS), evidenciando a significância teórica e estatística dos construtos liderança, perfil empreendedor e capital social. A terceira etapa hierarquizou as expectativas de formação continuada dos gestores à luz do seu perfil subjetivo. O conjunto de resultados, embora limitados ao contextp dessa amostra, é importante fonte de subsídios para o planejamento da formação do gestor escolar ao longo da vida sob a responsabilidade dos órgãos gestores nos diferentes âmbitos municipal, estadual e federal no âmbito da educação.Item RELACIONAMENTOS DE EXTENSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO EM LOCALIDADES DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO DA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO LOCALTânia Márcia de Freitas; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Isabel Cristina dos Santos; Profa. Dra. Raquel da Silva Pereira; Prof. Dr. Paulo Augusto Ramalho de Souza; Prof. Dr. Paulo Cesar BontempoEste estudo teve como objetivo geral evidenciar estratégias, programas e ações de relacionamento entre o Instituto Federal, por meio de campus instalado em município de pequeno porte, e a localidade representada pelos atores de Desenvolvimento Econômico Local. Em termos específicos, buscou-se analisar, de forma exploratória, o ambiente de inserção do Instituto Federal Goiano Campus Iporá em três períodos distintos, qualificando as inserções e relacionamentos e também evidenciando os impactos/resultados decorrentes. O procedimento metodológico envolveu uma abordagem qualitativa e utilizou fontes empíricas diversificadas como documentos internos e externos e ainda coletou-se dados por meio de 24 entrevistas semidiretivas junto aos atores de DEL. Quanto aos projetos de extensão analisados, cobriu-se o período 2017-2020, totalizando 94 projetos, permitindo uma análise aprofundada que apontou os seguintes resultados: verificou-se que o impacto geral do IF Goiano Campus Iporá apresenta-se discreto/moderado, embora existam dados que apontem para uma crescente maturação desse Campus e o desenvolvimento das potencialidades já identificadas pela presente pesquisa