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Navegando por Autor "Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva"

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    DESEMPENHO ESCOLAR E BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO: UM ESTUDO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ANOS INICIAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTO ANDRÉ
    (2024-08-08) CAROLINA REHDER LACERDA MONTEIRO; Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva; Marco Wandercil; Nonato Miranda; Edivaldo Cesar Camarotti Martins
    O presente estudo examina as mudanças históricas e os contextos de aplicação das avaliações escolares, especialmente no Brasil, influenciadas por políticas internacionais e pela estruturação do Sistema Nacional de Avaliação da Qualidade da Educação Básica (Saeb). A pesquisa visa investigar como as "boas práticas" nas escolas municipais de Santo André (SP), especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuem para a melhoria dos desempenhos educacionais em regiões de alta vulnerabilidade social. Os objetivos específicos incluem definir "boas práticas" eficazes a partir da literatura, identificar escolas que superaram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos ciclos de 2017, 2019 e 2021, e desenvolver uma rubrica avaliativa para gestores escolares. A metodologia é exploratório-descritiva e qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise de dados públicos para mapear as práticas escolares que impactam positivamente os indicadores de desempenho. A análise das escolas, que excederam as metas do Ideb, focará nos fatores internos e nas ações práticas de gestão e pedagógicas que suportam a superação de metas. Os resultados preliminares indicam que a eficácia escolar e as "boas práticas" são ancoradas em ações conjuntas entre gestores, professores, estudantes e famílias, criando um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento integral dos alunos. As escolas estudadas demonstraram que práticas como reforço escolar, engajamento das famílias e infraestrutura adequada são fundamentais para melhorar os resultados educacionais. Entre as conclusões principais, a pesquisa evidencia a necessidade de expandir o conceito de eficácia escolar para além das métricas de desempenho, enfatizando o desenvolvimento integral dos alunos. O produto da pesquisa proposto será uma rubrica avaliativa para orientar os gestores na identificação e monitoramento dessas práticas, promovendo uma cultura de melhoria contínua e eficaz nas escolas públicas de Santo André.
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    "EU SÔ PETO ESCURO IGUAL O MEU PAI": RELAÇÕES RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A LEITURA DE MUNDO DAS CRIANÇAS
    (2024-09-02) Eliane Cristina Uzeloto Enumo; Prof.ª Dra. Marta Regina Paulo da silva; Profª. Drª. Marta Regina Paulo da Silva; Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva; Profª Drª. Crislei de Oliveira Custódio
    Esta pesquisa teve como objeto de estudo a leitura de mundo das crianças em relação às questões raciais na Educação Infantil. Como objetivo geral, pretendeu-se compreender tal leitura de mundo evidenciando de que maneira ela pode contribuir para uma educação antirracista no contexto de uma turma da pré-escola. A partir da seguinte questão: Como a leitura de mundo das crianças, em relação a questão racial, pode contribuir para a construção de uma educação antirracista? Estabeleceu-se um diálogo com os estudos da sociologia da infância, da pedagogia e das relações étnico- raciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, realizada em uma pré-escola municipal de Santo André/SP com uma turma com 21 crianças na faixa etária dos 4 anos e com duas docentes. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: a observação participante, os registros escritos em diário de bordo, as gravações audiovisuais e fotografias, além da entrevista semiestruturada com as docentes e investigação documental. A investigação considerou que a leitura de mundo das crianças sobre as questões raciais pode ser um ponto de partida para a construção de práticas pedagógicas antirracistas, destacando-se a escuta como fundamental nesse processo. Os resultados revelam que, embora a prática pedagógica evidencie abertura ao valorizar as perspectivas das crianças, essa disposição não se estende às discussões referentes às questões raciais, haja vista que a temática racial não tem sido considerada com a mesma relevância dada a outros conhecimentos. Além disso, as próprias educadoras reconhecem uma lacuna em seus conhecimentos sobre as questões raciais, o que indica a manutenção de um currículo monocultural e etnocêntrico. Consequentemente, verifica-se que a educação para e nas relações étnico-raciais, nesse espaço, ainda não se efetivou. Todavia, no contexto estudado, constatou-se que escutar as crianças se revela uma oportunidade valiosa para abordar e discutir questões raciais junto a elas. Ao escutá-las, notou-se que, em suas leituras de mundo, observam diferenças e semelhanças entre elas e as demais crianças e adultos(as), ora reproduzindo estereótipos raciais, ora afirmando pertencimentos, o que mostra a influência da ideologia do branqueamento, que atravessa o universo infantil, bem como suas transgressões aos padrões estéticos instituídos por uma sociedade estruturalmente racista. Assim, este estudo não apenas reafirma a importância da prática pedagógica na mediação dessas experiências, como também sustenta que a leitura de mundo das crianças é fundamental para estabelecer a construção de uma educação antirracista, visto que o contexto da Educação Infantil é um espaço propício para que as crianças, além de construírem saberes, possam compartilhá-los por meio de uma relação colaborativa entre educadores(as) e crianças. Na finalização do presente trabalho, como produto educacional, pretende- se elaborar um material de apoio pedagógico, no formato de e-book, com vistas a instigar a discussão sobre a temática das relações raciais no contexto da Educação Infantil.
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    EVASÃO ESCOLAR EM UMA UNIDADE DESCENTRALIZADA DO CENTRO PAULA SOUZA.
    (2022-05-30) Cecilia Leite dos Santos Tozzi; Marco Wandercil da Silva, Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda (Coorientador); Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva; Profª. Dr. Nonato Assis de Miranda; Profª. Dra. Maria de Fátima Ramos Andrade; Profª. Dra. Márcia Lopes Reis
    Esta pesquisa foi empreendida com vistas a analisar os motivos que levaram os estudantes da ETEC Robert Kennedy a evadirem-se do curso técnico de nível médio em administração, entre os anos de 2017 e 2021. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de levantamento quantitativo realizado na Secretaria da unidade escolar e de um questionário on-line com questões abertas e fechadas, aplicado aos alunos que se encontravam na condição de evadidos por ocasião realização da pesquisa. Ao todo, 17 discentes responderam ao questionário. Os resultados mostram que os motivos da evasão da instituição investigada, por serem pessoais, variam de problemas de saúde à conciliação de horários de trabalho e estudo. Entre outros aspectos, a escolha equivocada do curso, a insatisfação em relação a ele e a dificuldade de adequação ao modelo presencial remoto, em razão da pandemia, também influenciaram a evasão escolar na ETEC Robert Kennedy. Isso posto, os achados da pesquisa revelam que o fenômeno, independentemente do nível de ensino, é multifacetado, e suas causas são as mais variadas. Trata-se de uma situação preocupante porque, se, por um lado, os percentuais de evasão são altos, por outro, a multiplicidade de causas dificulta a implementação de ações mais focadas em âmbito local. Por essa razão, como produto final, foi proposto um plano de ação educacional com foco na mitigação da evasão no curso técnico de nível médio em administração na ETEC Robert Kennedy.
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    FORMAÇÃO DE PROFESSORAS COORDENADORAS DA SEDUC/SP: ANÁLISE DE UM AGRUPAMENTO
    (2023-02-13) MARIA CECILIA JARDIM; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva; Prof. Dr. Paulo Henrique Arcas
    Este estudo foi realizado com o intuito de analisar a formação de professoras coordenadoras de um agrupamento escolar, através do Projeto de Acompanhamento Pedagógico Formativo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram adquiridos por meio de análise documental da Resolução 46/2021 e dos Roteiros e relatórios das sessões de Acompanhamento Pedagógico Formativo. O eixo de análise considerou o alinhamento entre os roteiros e a resolução que instituiu o projeto de APF, levando em conta o planejamento, organização e desempenho dos estudantes. Os resultados mostraram que a implementação do Acompanhamento Pedagógico Formativo foi realizada com êxito, no sentido de alinhar as escolas selecionadas às diretrizes da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Apesar de aspectos positivos frente à organização da rotina pedagógica das professoras coordenadoras, o projeto mostrou-se insuficiente para fortalecer a autonomia das Unidades Escolares em relação às suas especificidades. Por esse motivo, como produto final, foi apresentado um instrumento de autoavaliação com foco na atribuição do Coordenador de Gestão Pedagógica, possibilitando que esse profissional se autoajuste às especificidades das Unidades Escolares que coordena.
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    O PAPEL DO GESTOR NA AVALIAÇÃO DE PROFESSORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ
    (2024-08-09) FERNANDA LOPES CERETTI; Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva; Marco Wandercil; Paulo Sergio Garcia; Regilson Maciel Borges; Nonato Assis de Miranda
    O presente estudo investiga e analisa, do ponto de vista do Diretor de Unidade Escolar, o processo de avaliação de professores em estágio probatório na Rede Municipal de Santo André, com o objetivo de compreender os critérios utilizados, sua eficácia na seleção, desenvolvimento e formação inicial de profissionais de ensino, bem como identifica oportunidades de aprimoramento desse processo, e mais especificamente, aprofunda conhecimentos sobre avaliação de desempenho, sua importância e relevância frente à qualidade do ensino. O referencial teórico adotado, inspira-se em autores como Antônio Nóvoa, Donald Schön e Philippe Perrenoud, ressaltando que a avaliação da prática docente é um processo complexo e multifacetado, que deve considerar os diversos aspectos do trabalho do professor, tais como sua formação, sua atuação em sala de aula, seu envolvimento com a comunidade escolar e seu compromisso com a qualidade da educação. Nesse contexto, a abordagem quali/quantitativa, complementada com a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, delineou o desenvolvimento do trabalho. Realizou- se uma análise da legislação vigente, bem como demais referenciais teóricos que trabalham com conceitos de competência, importância da reflexão para prática pedagógica e desenvolvimento profissional. A pesquisa envolveu a coleta de dados por meio da aplicação de questionário via formulário digital utilizando a plataforma Google. As questões formuladas basearam-se em critérios já existentes para a avaliação de professores da rede determinados pela Prefeitura de Santo André. A análise dos dados foi realizada a partir de categorias levantadas a posteriori. A pesquisa buscou envolver todos os 103 Diretores Escolares atuantes nas Unidades Escolares e Creches, exceto as Escolas Municipalizadas, pois os Diretores não são do Regime Estatutário, no entanto, obtivemos um percentual de 33 respostas, permitindo uma análise significativa da realidade. A proposta de intervenção, na etapa final da presente pesquisa foi efetivada através da elaboração de um novo instrumento de avaliação em forma de rubrica, com critérios estabelecidos a partir do referencial teórico e dos resultados da pesquisa, juntamente com um curso de formação para os Diretores avaliarem esses critérios, focando na fidedignidade do processo de avaliação de professores, focando o aprimoramento da qualidade da educação.
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    O PROGRAMA ENSINO INTEGRAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO: BOAS PRÁTICAS ESCOLARES E IDEB
    (2024-08-07) LUÍS LOPES DO NASCIMENTO; Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva; Marco Wandercil; Paulo Sérgio Garcia; Edivaldo Cesar Camarotti Martins
    Desde 1930, o ensino integral vem ganhando importante espaço nas produções acadêmicas e na elaboração de políticas públicas educacionais no Brasil. O Programa Ensino Integral do estado de São Paulo, implantado em 2012, é uma proposta que, assim como outras anteriores, busca melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas. Boas práticas escolares no ensino integral podem contribuir para o alcance de bons índices e de metas estabelecidas para as escolas. Nesse contexto, o problema de pesquisa consistiu em compreender qual a relação entre boas práticas e bons índices nas avaliações em larga escala. O presente estudo tem como objetivo geral identificar boas práticas escolares conforme a percepção de professores e gestores de uma escola do Programa Ensino Integral em São Bernardo do Campo. Para tanto, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de um questionário destinado a professores e gestores. O referencial teórico concentrou-se, primordialmente, nas contribuições dos autores Edivaldo Cesar Camarotti Martins, Adolfo Ignacio Calderón, Nigel Brooke, José Francisco Soares e Ana Maria Cavalieri. O trabalho está inserido na linha de pesquisa relacionada à política e à gestão educacional. No percurso investigativo, identificou-se a relação, direta ou indireta, entre boas práticas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Isso porque a busca por bons resultados nas avaliações em larga escala propõe importantes mobilizações que melhoraram a qualidade do ensino. Logo, é possível compreender e verificar a relevância do Programa Ensino Integral em escolas que lidam com alunos oriundos de contextos de vulnerabilidade social. Nessa seara, merecem destaque as seguintes práticas: tutoria, busca ativa e pedagogia da presença, fatores que, na percepção dos respondentes, colaboram para a melhoria da qualidade da educação, sobretudo das instituições que adotam o Programa em pauta. Como produto educacional, apresentou-se um e-book sobre boas práticas escolares, com o objetivo de ressaltar a importância das boas práticas escolares e sua influência na obtenção de bons índices nas avaliações em larga escala.
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