Navegando por Autor "Prof. Dr. Marco Antonio P. da Silveira"
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Item BOLSA DE RESÍDUOS: UMA ANÁLISE DE SEUS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS NA PERCEPÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS(2019-11-29) Rubens Topal de Carvalho Bastos; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Marco Antonio P. da Silveira; Prof. Dr. Wagner Cezar Lucato; Prof. Dr. Renato TellesDentro do conceito de sustentabilidade empresarial, a busca por ações que preservem o meio ambiente e não impossibilitem o desenvolvimento empresarial e, por consequência o desenvolvimento social, vem se tornando uma realidade, seja no meio empresarial ou no meio acadêmico. Assim, este estudo se propôs a avaliar, na visão das MPEs participantes, os benefícios e as características da utilização das Bolsas de Resíduos. Para tanto buscou: (1) avaliar os benefícios proporcionados; (2) dimensionar a contribuição no âmbito empresarial; (3) caracterizar a contribuição para a sociedade no âmbito ambiental; (4) avaliar o grau de satisfação e confiança em relação aos serviços prestados; (5) identificar a correspondência existente entre ramos de empresas, produtos negociados e benefícios percebidos; (6) descrever as características das Bolsas de Resíduos. Desta forma, foi realizada uma pesquisa descritiva, com enfoque quantitativo, por meio de um levantamento (survey) junto a 389 MPEs participantes das Bolsas de Resíduos, localizadas no estado de São Paulo, pertencentes a diferentes ramos de atuação. Os resultados obtidos pela Análise Fatorial Exploratória (AFE) indicaram três fatores de benefícios ambientais e seis fatores de benefícios para as empresas. Além disso, a Análise de Correspondência Múltipla permitiu descrever os tipos de resíduos mais negociados, a região e o ramo de atividade das MPEs participantes e identificar o grau de associação entre as variáveis e os fatores oriundos da AFE. A partir da análise, foi possível concluir a importância das Bolsas de Resíduos para a sociedade, por meio dos benefícios oferecidos tanto aos MPEs quanto ao meio ambiente.Item PEOPLE ANALYTICS: A INOVAÇÃO DO MODELO CLÁSSICO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO COM APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA DE DADOS(2021-11-29) Roberto Bezerra Nobrega; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Marco Antonio P. da Silveira; Prof. Dra. Eliane Maria Pires Giavina Bianchi; Prof. Dr. Marcos Antonio GasparAs exigências do mercado fizeram com que a utilização de alto e constante volume de dados se tornasse importante estratégia para manter a competitividade entre as organizações. Diante disso, setores considerados administrativos acompanharam essa tendência ao assumirem um papel de estratégia relevante na Gestão Organizacional destas instituições. Isso mostra que o avanço da tecnologia e a utilização de dados se caracterizaram como elementos estratégicos, pois se fortaleceram na tomada de decisão assertiva das organizações, devido às ações desenvolvidas pela Gestão de Pessoas. Dessa forma, a proposta desta pesquisa foi identificar quais foram as diferenças entre o processo clássico de recrutamento e seleção com os que utilizam a metodologia People Analytics como suporte. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa com a realização de entrevistas semiestruturadas através da aplicação de questionário à start-ups de RH e organizações clientes destas plataformas. Para a análise dos dados obtidos por meio das entrevistas, foi utilizado o software IRAMUTEQ©. As principais conclusões indicam que o People Analytics em recrutamento e seleção possibilitou a inovação e inserção da tecnologia como meio para obtenção de redução de gastos e economia de tempo no fechamento de vagas. Os resultados da pesquisa mostraram ainda que as startups de RH agilizaram o processo de recrutamento e seleção e, com a inteligência de dados, o processo passa a ser realizado de forma preditiva, e não reativa. Os achados evidenciaram nas entrevistas, que empresas com abertura maior a cargos de entrada são as mais propensas a utilizar o serviço das startups devido ao volume e prazos de fechamento. O estudo revelou que a a tecnologia e a inteligência de dados podem agilizar o processo de recrutamento e seleção permitindo ao contratante a seleção de candidatos através da aplicação de algoritmos e inteligência artificial, reduzindo a subjetividade no processo. Mostrou ainda que não é possível a comprovação concreta dos resultados através de indicadores de desempenho e que a tecnologia é um meio para ranqueamento dos melhores candidatos, porém, a decisão final permanece com o ser humano que decide o candidato a ser contratado.