Navegando por Autor "Prof. Dr. Marco Antônio Pinheiro da Silveira"
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Item BARREIRAS À ADOÇÃO E DIFUSÃO DE TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS: UM ESTUDO COM FOCO NA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA FOTOVOLTAICA NO NORDESTE DO BRASIL(2022-12-12) Emília Paranhos Santos Marcelino; Prof. Dr. João Batista Pamplona; Prof. Dr. João Batista Pamplona; Prof. Dr. Sérgio Feliciano Crispim; Prof. Dr. Marco Antônio Pinheiro da Silveira; Prof. Dr. Marcelo Bezerra Grilo; Prof. Dra. Suzanne Érica Nóbrega CorreiaA questão da eficiência energética e ambiental fomentou o desenvolvimento de novas tecnologias no setor energético, em virtude da necessidade de se encontrar fontes alternativas e renováveis de geração de eletricidade. A geração distribuída fotovoltaica é um sistema que permite que o consumidor compartilhe o excedente de energia elétrica por ele produzida. Esse sistema modifica o cenário tradicional de fornecimento de energia elétrica porque o consumidor passa a ser também produtor, surgindo, assim, a figura do “prosumidor”. A adoção de um recurso energético distribuído representa uma grande mudança socioeconômica e ambiental no mercado tradicional de energia elétrica. A partir deste cenário, é proposto o seguinte problema de pesquisa: quais as barreiras à adoção e difusão de tecnologias disruptivas, como a geração distribuída fotovoltaica, na região Nordeste do Brasil? O objetivo geral é explorar em profundidade as barreiras à adoção e difusão da geração distribuída fotovoltaica na região Nordeste do Brasil. O presente estudo adota uma abordagem de pesquisa qualitativa, com objetivo exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas on-line com 18 participantes, divididos entre especialistas, “prosumidores” e usuários em potencial. A pesquisa ocorreu em três etapas: a etapa de contextualização e fundamentação da pesquisa, a etapa de coleta de dados, e a etapa de descrição e análise dos dados coletados por meio da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram a ocorrência de 14 barreiras à adoção e difusão da geração distribuída fotovoltaica na região Nordeste. Em comum nos grupos de estudo, identificaram-se as barreiras do alto custo do sistema, da falta de acesso ao crédito, da falta de conhecimento sobre a tecnologia e da falta de incentivos. Foi possível analisar, de acordo com os clusters, as barreiras que ocorreram nos Estados nordestinos, que foram: o alto custo do sistema, a falta de acesso ao crédito e a falta de incentivos. A pesquisa apontou para a ocorrência de duas barreiras não identificadas na literatura: a falha das concessionárias de energia na prestação dos serviços e a falta de estrutura de linhas de distribuição para ligação de sistemas fotovoltaicos. Esses resultados permitiram a ampliação da interpretação da teoria de Rogers (1971). Assim, a pesquisa amplia o conhecimento sobre a percepção das barreiras à adoção e difusão da tecnologia de sistemas de geração distribuída fotovoltaica na região Nordeste do Brasil.Item DETERMINANTES DO NÍVEL DE COMPETITIVIDADE FINANCEIRA E ESPORTIVA EM CLUBES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL DO BRASIL(2020-12-14) Edimilson Eduardo da Silva; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira, Prof. Dr. Paulo Jorge Reis Mourão (coorientador(a)); Prof. Dr. Marco Antônio Pinheiro da Silveira; Prof. Dr. Paulo Jorge Reis Mourão; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Luiz Paulo Lopes Fávero; Prof. Dr. Diógenes de Souza BidoResumo A luta pela competitividade das organizações faz parte da sua dinâmica social. O mesmo se aplica à competitividade das Organizações Desportivas que lutam para sobreviver entre recursos e grande concorrência. Garcia-del-Barrios e Szymanski (2009) declararam que salários de jogadores geram eficiência esportiva e eficiência esportiva gera eficiência financeira. Partindo dessa premissa, o objetivo da tese foi investigar o nível de competitividade financeira e esportiva, em clubes de futebol profissional, que participaram, ao menos uma vez, do Campeonato Brasileiro da Série A, de 2015 a 2018 e a relação entre os determinantes selecionados desses modelos. A pesquisa é categorizada como explicativa, porque busca, por meio da formulação e testes de hipóteses, investigar os fatores que estão entre as causas da competitividade financeira e esportiva. Na etapa exploratória, analisaram-se os diferentes modelos empíricos. Após essa etapa, extraíram-se dados das demonstrações contábeis e da plataforma transfermarkt, que disponibiliza informações sobre transferências de jogadores. As contribuições técnicas específicas foram aplicação conjunta de quatro técnicas: a Análise Envoltória de Dados (DEA), a Fronteira Estocástica, a Regressão Quantílica e a Análise de Redes Sociais (ARS). O estudo é relevante porque apresenta um conjunto de determinantes não financeiros e demonstra sua influência no desempenho, por meio de técnicas multivariadas, constituindo uma abordagem inovadora (ainda não utilizada). Os resultados obtidos foram: a centralidade média do clube como cessionário está positivamente associada às melhores eficiências técnicas financeiras e desportivas dos clubes de futebol. A centralidade média do clube como cedente está negativamente associada às melhores eficiências técnicas financeiras e desportivas dos clubes de futebol. A participação do clube no campeonato da Série A está negativamente associada às melhores eficiências técnicas financeiras, estimadas pelo giro de ativos. A idade do clube está associada negativamente as melhores eficiências técnicas financeiras, calculado pelo giro de ativos e positivamente associada aos melhores níveis de eficiência técnica esportiva, medido pelo conquista de pontos. Foi possível concluir que os clubes com dinâmicas de entradas e saídas de jogadores próximos à média geral, foram os que se revelaram mais eficientes de acordo com os indicadores de „lucro operacional‟, „giro de ativos‟, embora os indicadores de „aproveitamento de pontos (% campeão)‟ e „aproveitamento de pontos‟ não tenham convergido com essa realidade. Os resultados demonstram que gestores de clubes devem estar atentos à questão da circulação de jogadores, sugerindo que implementem uma política de empréstimos focada em diminuir o ritmo de circulação de jogadores (especialmente as saídas), para potencializar o desempenho financeiro. A gestão da participação do clube no campeonato da Série A necessita de um planejamento para melhorar o desempenho financeiro. A expertise advinda da idade do clube diminui o desempenho financeiro e aumenta o esportivo. Os resultados apontaram para um caminho de inferência que, embora os recursos utilizados pelos clubes sejam os mesmos, a estratégia de aplicação desses recursos de forma imperfeita por cada clube concorrente demonstraram eficiências técnicas financeiras e esportivas diferentes, no período de 2015 a 2018. Essas evidências confirmaram que as eficiências técnicas organizacionais estão associadas às estratégias, especificidades e objetivos de cada clube concorrente. Esses indícios apontam para sugestões significativas de uma política a ser implementada pela gestão dos clubes de futebol no equilíbrio financeiro e esportivo.Item GESTÃO DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO(2023-12-20) MARIA LUCIA SOARES AMARAL KANEZAKI; Prof.ª Dra. Raquel da Silva Pereira; Profa. Dra. Raquel da Silva Pereira; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Marco Antônio Pinheiro da Silveira; Prof. Dr. Almir Martins Vieira; Prof. Dr. Marcelo FurlinEm setembro de 2015, a Organização das Nações Unidas lançou a Agenda 2030, estabelecendo 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas associadas, abrangendo áreas como educação, saúde e igualdade de gênero. O ODS 4 - Educação de Qualidade, enfatizando a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é o meio para atingir esses objetivos. Este estudo foi orientado pelo problema de pesquisa: "Quais são as evidências de educação para o desenvolvimento sustentável no processo de gestão do Instituto Federal de Educação de São Paulo (IFSP)?" e analisou as práticas e ações de gestão da EDS nesta instituição, um passo importante para compreender a implementação dos ODS no âmbito educacional brasileiro. Adotando uma abordagem exploratória e descritiva, a pesquisa foi realizada por meio de análise documental e entrevistas com gestores e conselheiros do IFSP, com o apoio da análise de conteúdo no software ATLAS.ti. As conclusões mostram que a gestão da EDS no IFSP é marcada por uma complexa integração desses princípios nas áreas finalísticas da instituição: ensino, pesquisa e extensão. Há um forte comprometimento com a valorização da diversidade étnico-racial e a promoção da inclusão, alinhando as políticas e diretrizes da instituição com os ODS, principalmente nos que se concentram em educação de qualidade e redução das desigualdades. A abordagem do IFSP na gestão da EDS destaca-se pela complexidade, ultrapassando a inclusão de disciplinas específicas para infundir princípios de sustentabilidade em todos os aspectos do ensino, pesquisa e extensão. A instituição adota uma educação ambiental contínua, valoriza a interdisciplinaridade e responde de forma equilibrada às pressões institucionais, equacionando necessidades econômicas e ambientais. Este estudo sublinha a importância de uma gestão educacional que aborde de maneira complexa e integrada os desafios contemporâneos, preparando os estudantes para uma atuação consciente e responsável no cenário global. A experiência do IFSP oferece insights valiosos para outras instituições educacionais que visam integrar a EDS em suas estratégias, promovendo uma sociedade mais sustentável e alinhada aos ODS.Item IDENTIDADE REGIONAL EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS NO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS(2017-05-22) Edilson Helio Santana; Prof. Dr. Antonio Carlos Gil; Prof. Dr. Antônio Carlos Gil; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Marco Antônio Pinheiro da Silveira; Prof. Dr. Celso Machado Júnior; Prof. Dr. Uajará Pessoa AraújoComo os Arranjos Produtivos Locais (APLs) distribuem-se espacialmente no âmbito de uma região bem definida, a identidade regional assume importância nos estudos voltados à compreensão dos fatores que determinam sua consolidação e desenvolvimento. Com efeito, a identidade regional dos atores constitui importante elemento a ser considerado na sua disposição para cooperar e de se associar a outros atores, bem como engajar-se em ações voltadas à promoção do desenvolvimento dos APLs. Assim, realizou-se a presente pesquisa com o objetivo de verificar como se manifesta a identidade regional em APLs. Para tanto foram considerados seis APLs localizados na microrregião de Divinópolis, situada na região Centro-Oeste do estado de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de casos múltiplos de caráter instrumental. As evidências do estudo foram obtidas mediante entrevistas com atores, observações nos locais e análise de documentos. Concluiu-se que o conceito de identidade regional aplica-se a estudos que tenham como propósito identificar fatores que contribuem para a compreensão dos processos de manutenção e desenvolvimento de arranjos produtivos locais. Destaca-se entre os achados da pesquisa que a governança - que é reconhecida como um dos principais elementos na determinação da vitalidade dos APLs - não ocorre de maneira formalizada na maioria dos APLs, embora os atores tenham consciência de sua importância. Constata-se, também, que os atores reconhecem a existência dos APLs, embora os denominem com maior frequência como polos. O sentimento de pertença aos APLs, por sua vez, embora presente em todos, é mais acentuado naqueles em que se verifica mais elevado nível de estruturação.Item METODOLOGIAS DE PROJETOS PARA ATENDER EXIGÊNCIAS REGULATÓRIAS: UM ESTUDO COM GERENTES DE PROJETO DO SETOR BANCÁRIO NACIONAL(2024-01-31) Agnaldo Gonçalves; Prof. Dr. Marco Antônio Pinheiro da Silveira; Marco Antônio Pinheiro da Silveira; Edson Keyso de Miranda Kubo; Carla Bonato MarcolinNo setor bancário nacional, quem mais tem investido em novos produtos e serviços, como também na evolução dos existentes, são as instituições financeiras apoiadas fundamentalmente em Tecnologia da Informação (TI). O ambiente de negócios em que esse setor trabalha tem um cenário muito competitivo e de extrema complexidade, marcado por mudanças cada vez mais ágeis e em constante evolução, principalmente por causa das tecnologias cada vez mais inovadoras e, também, pelas demandas regulatórias obrigatórias. Essas evoluções que a tecnologia traz fazem com que esse setor bancário tenha um impacto grande e necessite, cada vez mais rápido, adaptar-se e desenvolver novos módulos de sistemas de informação, que têm como características o agrupamento de novas funcionalidades ou alterações nas já existentes. Esse contexto revelou as necessidades desse setor de se realizar um controle rígido através de gerenciamento de projetos para a implantação desses módulos. Atualmente alguns desses produtos e serviços que recebem essas alterações em seus ambientes e têm grande impacto são: Mobile Banking, Internet Banking, PIX, Open Banking, Segurança Cibernética, entre outros. Assim, esta pesquisa objetiva: a) analisar as metodologias de gestão de projeto de sistemas de informações, visando identificar suas características principais de utilização; b) levantar como os gerentes de projetos diferenciam projetos normais e regulamentados, com relação às características mais utilizadas nas metodologias de gerenciamento de projetos; c) elaborar um conjunto de recomendações para gestores de projeto de Instituições Financeiras (IF), relacionadas à implantação de módulos de sistemas de informações exigidos pelas novas regulamentações. A pesquisa, de natureza exploratória, utilizou os dados coletados e analisados, por meio de entrevistas com roteiro estruturado, elaborado com base em estudo bibliográfico, com margem para respostas abertas complementares. Os respondentes são especialistas no assunto, gerentes de projeto que atuam, ou já atuaram, profissionalmente em um período mínimo de cinco anos em um ou mais bancos nacionais, mais especificamente em uma das cinco grandes instituições financeiras nacionais. Na sequência, os dados foram analisados identificando os métodos utilizados por eles, buscando- se identificar a(s) opção(ões) indicada(s) para implantação de módulos de sistemas de informações exigidos por novas regulamentações no setor bancário nacional, na visão de gerentes de projeto.Item TÍTULO UNIVERSIDADE E INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS FUNÇÕES E DAS CONTRIBUIÇÕES DAS UNIVERSIDADES DA REGIÃO DO GRANDE ABC NA GERAÇÃO DE INOVAÇÕES(2020-05-22) David Garcia Penof; Prof. Dr. João Batista Pamplona; Prof. Dr. João Batista Pamplona; Profa. Dra. Isabel Cristina dos Santos; Prof. Dr. Marco Antônio Pinheiro da Silveira; Profa. Dra. Anapatrícia de Oliveira Morales Vilha; Prof. Dr. Marcello Nitz da CostaResumo A inovação é um assunto frequente tanto na esfera acadêmica quanto corporativa, as empresas, as cidades, os estados e as nações, que querem se desenvolver, precisam pensar em inovação de forma rotineira e incessante. Inovação em uma visão mais ampla significa a criação de novas configurações e relacionamentos entre as esferas institucionais de uma nação, estado ou região. Nas sociedades industriais o modelo da Hélice Tríplice em que ocorre a interação governo-universidade-empresa é a base estratégica para o desenvolvimento social e econômico. Dados de 2015 mostram que a Região do Grande ABC tem mais de 2,7 milhões de habitantes e área territorial de 828 km2, com um PIB regional de R$ 114,8 bilhões, apresenta representatividade econômica, contando com mais de 24 mil Indústrias que dão ocupação a 26% da população economicamente ativa da região. A região foi passando por transformações e atores como as universidades passaram a ser importantes para a geração de inovação e o desenvolvimento econômico local. Tendo por base o cenário exposto, foi proposto o seguinte problema de pesquisa: quais as funções e contribuições das universidades locais na geração de inovação na RGABC? Como objetivo primário do trabalho ficou estabelecido descrever as funções e as contribuições das universidades locais no processo de inovação na RGABC. A pesquisa, classificada como qualitativa e descritiva, foi realizada em duas etapas: 1) por meio de um estudo empírico considerando a realização de entrevistas semiestruturadas com representantes das instituições de educação superior que constituíram os atores centrais desta pesquisa e que forneceram os dados primários; e 2) por meio de pesquisa documental, em fontes secundárias, como base de dados de patentes, leis e decretos das diferentes esferas de governo, além de documentos oficiais das instituições de educação superior selecionadas. Verificou-se que as funções e contribuições das universidades locais na geração de inovação na RGABC podem ser assim caracterizadas: a) pela função de transbordamento e propriedade intelectual, contribuindo com criação de spin-offs acadêmicos, que ainda se mostra incipiente; com a implantação de incubadores, que efetivamente ainda não tem impacto na geração de inovação regional; e com depósitos de patentes que ainda são realizados visando proteção da propriedade intelectual, mas que podem ser considerados no futuro um elemento de fortalecimento do modelo regional de inovação; b) pela função de criação de soluções técnicas comercializáveis, contribuindo com a criação de novos produtos, que se encontra em fase de expansão mostrando-se promissora; com a criação de novos processos, contribuição ainda inexpressiva para geração de inovação regional.