Navegando por Autor "Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias"
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Item A IMPLEMENTAÇÃO DO MARKETING DE SERVIÇOS PÚBLICOS: ASPECTOS QUE INFLUENCIAM ESSE PROCESSO(2021-12-17) Renato Emanuel Gomes da Silva; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Alexandre Luzzi Las Casas; Prof. Dr. Luiz Alberto de FariasO Marketing de Serviços Públicos pode ser aplicado às ações de instituições governamentais nas esferas federal, estadual e municipal, com impacto direto na qualidade de vida da população, onde o setor público busca facilitar o acesso a serviços públicos, atendendo às necessidades sociais de maneira eficaz. A análise da temática do Marketing de Serviços Públicos permite a valorização das ações correspondentes às expectativas de benefício aos cidadãos. A aplicação e adequação dos conceitos mercadológicos à esfera pública possibilitam melhorar o entendimento e apoiar o relacionamento entre o agente público e a população demandante dos serviços, tendo em vista resultados mais efetivos e adequados às necessidades percebidas por esse público. Através de ferramentas e estratégias de Marketing implementadas nas instituições públicas é possível dar respostas adequadas às necessidades e desejos da população. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizada na Região do Grande ABC Paulista, com a finalidade de conhecer possíveis práticas associadas ao Marketing de Serviços Públicos e esclarecer conceitos, visando subsidiar a fase seguinte do projeto, que resultou na elaboração de um framework com as etapas da implementação de Marketing de Serviços Públicos. No primeiro estágio da pesquisa, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas a partir de roteiro desenvolvido com o objetivo de analisar os aspectos que influenciam a implementação do Marketing de Serviços Públicos. As entrevistas tiveram como foco indivíduos com experiência comprovada na gestão pública. Foram identificados quinze aspectos que influenciam a implementação de Marketing de Serviços Públicos, entre os quais se destacam: a) a atividade de Marketing não ser vista como estratégica e sim como operacional; b) na área pública o Marketing não ser compreendido como um conjunto interligado de ferramentas e sim como propaganda e comunicação; c) o agente público confunde Marketing com vendas e, por isso, tem resistência a utilizá-lo e d) há dificuldade de identificar os cidadãos como clientes. As variáveis determinantes para implementação do Marketing de Serviços Públicos identificadas na primeira etapa compuseram o framework, submetido a um júri de especialistas, para complementação e validação da etapa seguinte da pesquisa de campo e é apresentado como produto deste trabalho.Item ÉTICA ALGORÍTMICA DE MINERAÇÃO DE DADOS: UM ESTUDO SOBRE OS TERMOS DE SERVIÇO DO GOOGLE ANALYTICS E FACEBOOK INSIGHTSMatheus Felske da Silva; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof.ª Dr.ª Regina Rossetti; Prof. Dr. Luiz Alberto de FariasCom o aumento da utilização, pelas empresas, de plataformas do marketing digital, como o Google Analytics e o Facebook Insights, é de suma importância saber como elas vêm se portando, fazendo uma análise da atuação dos algoritmos de tais plataformas, segundo os seus termos de serviço. A pesquisa é baseada em uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e documental, utilizando um referencial teórico elaborado por Mittelstadt et al. (2016), onde são apresentadas seis preocupações éticas voltadas a algoritmos, analisando, assim, os termos de serviços das duas empresas, e identificando onde os termos entram em conflito com as preocupações, e quais são estas preocupações. Verificou-se que tanto o Google quanto o Facebook esbarram nas preocupações éticas definidas pelo referencial teórico. Pode-se concluir que as duas plataformas de marketing digital trabalham os dados dos usuários, fornecendo-os a empresas onde é gerado um perfil de atuação, e as duas acabam entrando em questões éticas sobre a forma com que essas ações podem se tornar prejudiciais aos usuários finais. Assim, é elaborada uma proposta de intervenção por meio de um aplicativo onde o analista de marketing de conteúdo poderá analisar a ferramenta com que ele atua utilizando um questionário que foi elaborado com base nas preocupações éticas definidas por Mittelstadt et al. (2016), onde ele saberá como a sua ferramenta atua eticamente.