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Navegando por Autor "Prof. Dr. Leandro Leonardo Batista"

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    ATENÇÃO AO GREENWASHIMG: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA ATENÇÃO E DO CETICISMO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DIANTE DO GREENWASHING
    (2018-09-08) Taís Pasquotto Andreoli; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Sérgio Crispim; Prof. Dr. José Afonso Mazzon; Prof. Dr. Leandro Leonardo Batista
    O objetivo deste estudo foi analisar a influência do nível de atenção e do ceticismo no comportamento dos consumidores quando expostos à propaganda com greenwashing. Para tanto, foram adotadas como fundamentação teórica duas grandes bases conceituais: os processos cognitivos envolvidos na recepção, processamento e registro dos estímulos, em especial o processo de atenção (pré-atenção e atenção), e o fenômeno greenwashing, contextualizado à luz da preocupação ambiental, do consumo sustentável e do marketing verde, ambos discorrendo sobre suas possíveis consequências no comportamento do consumidor. O método consistiu em uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de três experimentos sequenciais, todos com desenho experimental 2 (atenção ou pré-atenção) x 2 (ceticismo ou não ceticismo) e amostras não probabilísticas, com poder alto e com distribuições aleatórias entre os grupos. Também em todos os casos, o procedimento adotado consistiu na apresentação de uma peça publicitária fictícia com greenwashing, desenvolvida exclusivamente para fins deste estudo, seguido da avaliação desse material pelos participantes. Como resultado, observou-se a capacidade da peça publicitária de transmitir uma imagem favorável, mesmo diante de um considerável senso crítico declarado pelos participantes. Ainda, a situação de maior vulnerabilidade do consumidor se deu quando ele processou de forma pré-atentiva e com ausência de ceticismo, tanto de forma isolada quanto com a combinação delas. Assim, o estudo conseguiu a confirmação de oito das nove hipóteses testadas, indicando a influência do nível de atenção e do ceticismo nas quatro variáveis investigadas: associações verdes, avaliação da imagem, julgamento acerca da prática de greenwashing e reação emocional ao anúncio. Tal cenário se mostra como alarmante, especialmente considerando-se a possibilidade de disseminação e proliferação da prática de greenwashing por parte das organizações.
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    PHUBBING NA JUVENTUDE MIDIATIZADA: COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E COMPORTAMENTO NA CULTURA DIGITAL
    Renata Freitas Sena; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof.ª Dr.ª Liráucio Girardi Júnior; Prof. Dr. Leandro Leonardo Batista
    O avanço tecnológico propiciado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) faz com que a sociedade viva um novo momento comunicacional. Com isso, a presença de dispositivos móveis tem se intensificado na vida do ser humano e cada vez mais cedo. Por consequência desse grande avanço, um hábito antigo, ainda que por outros meios, veio à tona com uma nova terminologia: Phubbing, uma palavra de origem inglesa, registrada pelo dicionário australiano, cujo significado advém da junção de dois termos "phone" traduzido telefone e "snubbing" de ignorar. Essa palavra é utilizada para descrever o ato de ignorar as pessoas, ao utilizar dispositivos móveis durante interações presenciais. Com a crescente utilização de aparelhos celulares em diversos momentos, buscou-se, através deste trabalho, compreender as maneiras pelas quais o Phubbing interfere no processo de comunicação interpessoal entre os jovens universitários brasileiros, e as atividades mediadas pelas mídias móveis. Para isso, foi utilizado como base os seguintes eixos teóricos: Mediação e midiatização: articulações sobre mídia e sociedade, O jovem, a cultura digital e as relações superfíciais e Phubbing gera um novo comportamento social. Para chegar ao resultado final, foram realizadas entrevistas com 264 jovens, por meio do software Qualtrics, e dez entrevistas semiestruturadas, por Skype com diferentes jovens estudantes de comunicação das regiões brasileiras. Os produtos finais, apresentados como item obrigatório ao programa de mestrado profissional, são o protótipo de um site; que divulgará as informações obtidas na pesquisa, bem como futuras produções acadêmicas sobre o tema; um Quizz, em formato de game, com algumas informações sobre o Phubbing; e um Teste a fim de conscientizar os jovens sobre a prática do Phubbing e, ao mesmo tempo, apurar se os respondentes adotam este tipo de comportamento.
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