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Navegando por Autor "Prof. Dr. Edenis Cesar de Oliveira"

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    ECONOMIA CIRCULAR DO PLÁSTICO: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O OBJETIVO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) 12 CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEL
    MARCELO SZMUSZKOWICZ; Profa. Dra. Raquel da Silva Pereira; Prof.ª Dra. Raquel da Silva Pereira; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. José Afonso Mazzon; Prof. Dr. Edenis Cesar de Oliveira
    O principal desafio do século 21 é alcançar um sistema econômico que ofereça bem- estar social dentro dos limites ambientais do planeta. A economia linear é representada fundamentalmente pela forma com que se produz, utiliza e descarta os produtos, especialmente o plástico, sem retorno para a cadeia produtiva. Por sua vez, a economia circular do plástico oferece uma estrutura para tal transformação. Os esforços de recuperação do plástico por si só – por mais cruciais que sejam – não serão suficientes. Esta tese investiga as 10 estratégias da Hierarquia de Valor de Produtos e Circularidade conhecida como os 10 Rs na cadeia produtiva do plástico, levando em conta as metas estabelecidas pelo Brasil para o atingimento do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 - consumo e produção responsável da ONU. As metas são: prevenção (recusar e repensar), reutilização (reutilizar, reparar, reformar, remanufaturar, realocar e recuperar), redução e reciclagem do uso do plástico na cadeia produtiva do plástico. A abordagem metodológica utilizada baseia-se no estudo de casos múltiplos, abordagem quanti-- qualitativa, de natureza aplicada, descritiva, desenvolvido em 10 indústrias com 23 entrevistados. Para tanto, foi desenvolvido um framework da Cadeia de Circularidade do Plástico. Os resultados demonstram que o framework da Cadeia de Circularidade do Plástico possui as seguintes estratégias: produção, distribuição de resina, transformação, empresas fabricantes de produtos, distribuição de produtos, utilização, desmontagem e descarte pelo consumidor, triagem pelos catadores de recicláveis, atacadista de recicláveis e empresas recuperadoras, fechando, dessa maneira, a cadeia de circularidade do plástico. Desenvolve-se também 4 Cadeias de Circularidade do Plástico (CCP) sendo: CCP pelo transformador, CCP pelo consumidor, CCP no descarte e CCP na triagem.
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    GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: CONTRIBUIÇÕES DAS ASSOCIAÇÕES DE CATADORES DE RECICLÁVEIS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE
    (2023-03-30) Cícero Marcelo Bezerra dos Santos; Profa . Dra . Raquel da Silva Pereira; Prof.ª Dr.ª Raquel da Silva Pereira; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Prof. Dr. Celso Machado Júnior; Prof. Dr. Edenis Cesar de Oliveira; Profa. Dra. Maria de Fátima Nóbrega Barbosa
    Esta tese tem por objetivo analisar como as associações de catadores de material reciclável podem contribuir para a gestão municipal dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Partiu-se do conceito da Teoria dos Sistemas, na qual tudo funciona como um sistema. A partir dessa premissa, entende-se que os catadores são essenciais à operacionalização da logística reversa, da economia circular e da aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), assim como os outros entes possuem sua importância. O itinerário metodológico escolhido para guiar essa investigação exploratória e de abordagem qualitativa é o de estudo de casos múltiplos. O lócus para coleta de dados compreende os órgãos administrativos do poder executivo municipal que tratam da coleta de resíduos, bem como as cooperativas e associações envolvidas com a catação de recicláveis nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, que compõem o chamado “triângulo Crajubar”, na Região Metropolitana do Cariri (RMC) cearense, sendo esse território o recorte geográfico da pesquisa. As técnicas de coleta de dados adotadas foram, inicialmente, levantamentos documentais e estatísticos, por meio de websites oficiais do Ministério do Meio Ambiente, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado do Ceará e das secretarias municipais de meio ambiente dos municípios abordados. A posteriori, foram realizadas seis entrevistas com gestores municipais envolvidos com a temática relacionada aos RSU e com 12 membros de associações que atuam com atividades relacionadas no território supracitado, totalizando 18 entrevistas, que seguiram roteiros semiestruturados, devidamente alicerçadas na revisão teórica adotada. Os roteiros contemplaram a investigação sobre as diretrizes governamentais, o planejamento municipal para a gestão de RSU e o cotidiano dos sujeitos catadores desses resíduos. Ressalta-se que não havia cooperativas formadas na RMC até a realização desta pesquisa. A pesquisa ocorreu durante o período de 2020 a 2022. Os dados foram analisados considerando-se as categorias, em acordo com a técnica da análise de conteúdo, e ainda à luz da própria PNRS brasileira. Os resultados permitem afirmar que os catadores e associados podem contribuir para esse processo e cumprimento da legislação nacional, especialmente com o planejamento de gestores municipais e a operacionalização da logística reversa. Os gestores municipais parecem ainda não compreender o valor dos catadores fortalecidos. Observou-se desconhecimento em relação à necessidade da catação. Há gestor que conhece o papel da reciclagem e do catador, mas não age com as potencialidades disponíveis. Conclui-se que a contribuição dos catadores para a gestão de RSU é mitigada por administradores públicos alheios aos compromissos com a sustentabilidade.
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