Navegando por Autor "Prof. Dr. Daniel Leite Portella"
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Item COMPARAÇÃO ENTRE DISPARADORES UNIMODAIS E MULTIMODAIS A PARTIR DE UM INSTRUMENTO SOBRE PENSAMENTO CRÍTICO EM ESTUDANTES DE MEDICINA(2022-06-21) Rosana Marques Ferro Martins Leite; Prof. Dr. Daniel Leite Portella; Prof. Dr. Daniel Leite Portella; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Profa. Dra. Marcia Bitar PortellaIntrodução: O pensamento crítico (PC) é um componente importante no desenvolvimento de competências, mas ainda pouco sistematizado e operacionalizado nos currículos médicos. Para além da operacionalização do raciocínio clínico, o desenvolvimento do PC articula partes interessadas, expectativas sociais, referenciais teóricos e aspectos éticos e humanísticos em prol das melhores decisões em saúde. Disparadores educacionais são definidos como estímulos cognitivos estruturados voltados à motivação e aos objetivos de aprendizagem. Os materiais multimodais têm demonstrado potencial de gerar engajamento e PC. A discussão sobre como selecionar e produzir disparadores adequados é igualmente crucial. Materiais educacionais que facilitem o exercício do PC tem sido objeto de pesquisas em todo o mundo. O objetivo deste estudo foi observar o desempenho de disparadores unimodais e multimodais em elicitar PC entre estudantes do 3º ano do curso médico. Metodologia: Estudo transversal em amostra de conveniência, não aleatória, de natureza aplicada e abordagem quanti-qualitativa. Os temas movimento antivacina e eutanásia foram escolhidos pela complexidade e caráter interdisciplinar. Os 28 estudantes incluídos foram divididos em dois grupos: SP (Situação-problema) escrita sobre eutanásia (n=21) + vídeo antivacina (n=21) e SP escrita antivacina (n=7) + vídeo sobre eutanásia (n=7). O instrumento de coleta foi adaptado do RED Model’s Critical Thinking Skills Framework e utilizado para avaliar os disparadores. Foi aplicada estatística descritiva e comparativa para verificar possíveis diferenças entre os dois modelos de disparadores. Resultados: Na análise quantitativa, o desempenho dos disparadores multimodais foi superior aos unimodais (p=0,004) com tamanho do efeito médio. Na análise qualitativa, o vídeo sobre eutanásia gerou categorias de conhecimentos prévios (CP) como informações pregressas sobre o tema e experiências sobre essa prática; elicitou categorias de PC como argumentação lógica, parcimônia na emissão de juízos e opiniões e percepção ampliada do problema. O vídeo antivacina elicitou CP como risco da não-vacinação e aumento das taxas de doenças infectocontagiosas. Aproximou-se de categorias de PC como a percepção da pluralidade de opiniões e de partes envolvidas, percepção ampliada, capacidade de argumentação e abertura ao diálogo. A SP escrita sobre eutanásia despertou CP similares aos do vídeo e elicitou elementos de PC como o respeito à autonomia do paciente e de seus familiares e risco jurídico para profissionais e instituições. A SP antivacina suscitou CP como evidências da saúde pública e bolhas alimentadas por fake news ou por motivações ideológicas. Disparadores unimodais escritos são classicamente empregados nos currículos da saúde e ainda se mostraram eficazes neste estudo. Adicionalmente, tanto os disparadores multimodais quanto os unimodais apresentam potencialidades e especificidades inexploradas. Além disso, aspectos da interação particular e preferências de estudantes e docentes com os materiais devem ser considerados. Conclusões: Conclui-se que os disparadores multimodais se mostram efetivos e promissores na mobilização de CP e estímulo ao PC. O componente emocional nos disparadores multimodais pode potencializar o PC e engajamento dos estudantes. Recomenda-se que a construção e análise dos disparadores seja orientada pelos objetivos educacionais, tecnologias semióticas e capacitação docente em humanidades médicas.Item DESIGN-BASED RESEARCH NA EDUCAÇÃO FÍSICA: DESENVOLVENDO UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NO ENSINO DOS ESPORTES DE INVASÃO(2024-09-02) Célio Domingos dos Santos; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Daniel Leite Portella; Prof.ª Dra. Elisabete dos Santos FreireA Educação Física no Brasil, desde o final do século XIX até os dias atuais, passou por uma evolução complexa, influenciada inicialmente pela ginástica e posteriormente por uma reestruturação significativa entre os anos de 1970 e 1990, buscando sistematizar o ensino. Atualmente, a disciplina integra as linguagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), exigindo abordagens críticas, especialmente no ensino dos Esportes, para superar o modelo tradicional focado em habilidades técnicas. O estudo propõe investigar como os professores de Educação Física compreendem e aplicam o ensino dos Esportes de Invasão, adotando uma abordagem tática que estimula a tomada de decisões. Os objetivos incluem identificar conhecimentos dos professores, organizar a sequência didática e propor um Guia para uma perspectiva crítica e reflexiva no ensino dessas práticas esportivas. A pesquisa adota a abordagem Design-Based Research (DBR), uma metodologia qualitativa de Estudo de Caso. As fases da pesquisa incluem a definição de temas em colaboração com os professores, o desenvolvimento do Design com foco em abordagens táticas para os Esportes de Invasão, ciclos iterativos de aplicação, verificação e análise da proposta tática, concluindo com interpretações críticas e reflexivas. Resultados das entrevistas destacam perspectivas distintas sobre Esportes como Unidade Temática na BNCC. A análise da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) revela ênfase no futebol, respeito, regras e estratégias no ensino, enfatizando o elemento lúdico, conteúdos atitudinais e desenvolvimento cognitivo. O produto educacional, um Manual para o Ensino dos Esportes de Invasão de Maneira Tática, propõe uma abordagem inovadora alinhada a teorias construtivistas e desenvolvimentistas. Destaca-se a interdependência entre técnica e tática na sequência didática, enfatizando o papel crucial do professor e fornecendo material didático analógico e digital para apoiar o processo de aprendizado. O manual representa uma proposta inovadora alinhada às práticas educativas contemporâneas, promovendo uma abordagem inclusiva e participativa para o desenvolvimento integral dos alunos na Educação Física.Item DIMINUINDO DISTÂNCIAS: INOVAÇÕES ORIENTATIVAS NA ABORDAGEM DOS PACIENTES AMBULATORIAIS VISANDO MELHORAR A ADERÊNCIA AO TRATAMENTO DE PATOLOGIAS GASTROENTEROLÓGICAS(2022-06-28) Humberto Molinari; Amanda Costa Araujo; Profa. Dra. Amanda Costa Araujo; Prof. Dr. Daniel Leite Portella; Profa. Dra. Mariana Lucas da Rocha CunhaO ambulatório tem como função primordial dar continuidade aos atendimentos de casos encaminhados das unidades básicas de atendimento à população. Dentre as patologias mais frequentes na área de gastroenterologia destacam-se as dispepsias funcionais e as gastrites. Um problema observado na experiência do atendimento ambulatorial é que a aderência ao tratamento preconizado pelo médico ao paciente em muitas vezes pode ser comprometida pelo distanciamento temporal (delta T consulta) entre a primeira consulta e o retorno. Objetivos: Propor novas abordagens para melhorar a aderência dos pacientes ao tratamento preconizado para dispepsias funcionais e gastrites. Método: Estudo quali- quantitativo, com envio de vídeos orientativos, para pacientes com dispepsia funcional e gastrite. Este estudo foi realizado nas dependências do ambulatório regional de especialidades de saúde. Foram direcionados 3 vídeos orientativos, por WhatsApp, um por semana, ao longo de 3 semanas após a primeira consulta de cada paciente. Resultados: A amostra abrangeu 50 pacientes, com dados coletados entre os meses de março a outubro de 2021. Foram 35 pacientes do sexo feminino (70%) e 15 do sexo masculino (30%). A média de idade foi de 55,7 anos (15,3). A predominância (48%) teve como nível de escolaridade o ensino médio. Todos obtiveram o diagnóstico inicial de dispepsia a esclarecer, sendo que a maior parte foi de algum tipo de gastrite (62%) no diagnóstico final. Também foi avaliado o Delta T consulta, com média de 10,6 semanas (1,9). O questionário pré-vídeos, de 4 perguntas, foi respondido, evidenciando que 30% dos pacientes ficam em dúvida sobre sua doença e em relação ao tratamento e aguardam o retorno a uma nova consulta para dirimir essas dúvidas com seu médico. No questionário pós-vídeos, de 9 perguntas, as respostas mostraram que 82% dos pacientes melhoraram com o tratamento, 44% reportaram mudança alimentar como importante para a melhora, 98% entenderam os vídeos, 74% acharam que o método poderia ser utilizado para outras especialidades e 90% indicariam esse método para outras pessoas. Discussão: Compararam-se os dados da caracterização dos pacientes com aspectos da prevalência nacional e estatísticas internacionais recentes, mostrando similaridade e compatibilidade. Na análise dos resultados das respostas ao questionário pré-vídeos foi observado que o grande espaçamento entre uma consulta e outra compromete o entendimento dos pacientes, dificultando sua aderência ao tratamento; no segundo questionário, pós-vídeos, ficou evidente que os pacientes se sentiram mais próximos do saber médico pelas informações recebidas nos vídeos. Procurou-se também discutir comparativamente com outros estudos na literatura, observando-se críticas construtivas e comparações favoráveis, assim como futuros encaminhamentos, como validação dos textos orientativos e dos vídeos orientativos. Conclusão: A orientação ao paciente é fundamental como estratégia para o melhor entendimento de sua doença e o tratamento proposto pelo médico. Uma abordagem inovadora para isso é apresentada através do produto resultante do estudo deste trabalho. Pôde ser observado que o produto estimulou uma melhor relação médico-paciente. Estudos com uma casuística maior que a utilizada poderá no futuro dar validação aos textos orientativos, vídeos orientativos e questionários utilizados.Item ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA(2023-02-13) SARA PESSOA DE OLIVEIRA; Prof. Dr. Daniel Leite Portella; Prof. Dr. Daniel Leite Portella; Profa. Dra. Rosamaria Rodrigues Garcia; Profa. Dra. Marcia Bitar PortellaIntrodução: A elaboração do currículo acadêmico da graduação em medicina deve seguir as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Dentre as competências específicas a serem desenvolvidas, é esperado que o graduado em medicina domine a técnica do exame físico, o que inclui a propedêutica neurológica. Objetivo: Avaliar a percepção dos alunos frente à estratégia colaborativa para o ensino de habilidade médicas em neurologia. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, quantitativa e descritiva, tipo aplicada, de campo, que avaliou percepção dos alunos frente à estratégia colaborativa para o ensino de habilidade médicas em neurologia. Utilizamos uma amostra não probabilística, composta por um grupo de 25 alunos do curso Medicina. O presente estudo seguiu todos os preceitos éticos. Resultados: Quanto à análise quantitativa, a etapa de envio de material para estudo prévio foi considerada importante pelos alunos e o conteúdo foi visto totalmente pela maioria deles. A etapa de aplicação da avaliação dos pares cranianos em duplas com o objetivo de aplicar na prática os conteúdos vistos nos materiais foi considerada importante ou muito importante pela maioria dos alunos. A etapa de discussão com a sala também foi considerada importante. Quanto à análise qualitativa, as respostas obtidas resultaram em três categorias temáticas, sendo elas: a metodologia ativa e a melhoria do processo ensino-aprendizagem; a exigência de maior dedicação e os desafios para o emprego da metodologia. Conclusão: As metodologias ativas são ferramentas úteis no ensino de semiologia neurológica. Produto: Foi a elaboração de um guia didático baseado na estratégia utilizada durante o desenvolvimento da pesquisa.Item INVESTIGAÇÃO DE SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE MEDICINA E ESTÍMULO AO PENSAMENTO CRÍTICO COMO FATOR PROTETOR(2023-02-02) Letícia Cleto Duarte Sugiyama; Prof. Dr. Daniel Leite Portella; Prof. Dr. Daniel Leite Portella; Prof.ª Dra. Rosamaria Rodrigues Garcia; Prof.ª Dra. Helena Akemi Wada WatanabeINTRODUÇÃO: As Novas Diretrizes Curriculares (2014) incentivam a aplicação das metodologias ativas no ensino médico por gerarem uma maior corresponsabilização do aluno na sua própria formação e aquisição de conhecimento, ou seja, o aluno deve “aprender a aprender”. Sendo assim, o pensamento crítico é uma importante competência durante a formação médica. Embora as metodologias ativas apresentem altos níveis de sucesso no processo de aprendizagem, também podem ser indutoras de ansiedade e Síndrome de Burnout nos estudantes. OBJETIVO: Estimar a prevalência de Síndrome de Burnout em estudantes de medicina do 1o ao 4 o semestre e elaborar uma estratégia de estímulo ao pensamento crítico para atuar como fator protetor para Síndrome de Burnout. MÉTODOS: Desenho transversal, com abordagem quantitativa, de natureza aplicada, com objetivo descritivo e comparativo. Amostra por conveniência, composta por estudantes do 1o ao 4 o semestre do curso de medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Campus Centro. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação dos questionário: 1- Perfil Sociodemográfico, 2- Copenhagen Burnout Inventory- Student Version (CBI -S) e 3- Escala de Estresse Percebido (PSS), aplicados de forma remota. RESULTADOS: Participaram da pesquisa 72 alunos A prevalência de Burnout foi de 34.7% em nível muito alto , de 27.8/% em nível alto e 15.3% em nível moderado. A maioria, 90,3%, apresentou grau moderado de estresse percebido e 9,7% apresentaram grau baixo de estresse percebido. Observou-se que os estudantes mais velhos e homens apresentaram associação significante para o grau elevado de Burnout. CONCLUSÃO: A prevalência de Burnout na amostra é maior que a apresentada na literatura brasileira e mundial. Uma limitação do estudo foi o curto período de coleta de dados, além de ter ocorrido no período de provas finais do ano letivo. PRODUTO: Foi elaborado um guia que apresenta a condução de oficina que estimule o pensamento crítico dos estudantes de medicina, e assim, promova maior grau de autonomia e maior capacidade de lidar com ambiguidades e incertezas para atuar como fator protetor de síndrome de Burnout.Item O PENSAMENTO CRÍTICO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA(2021-11-03) Aline Lopes de Almeida; Prof. Dr. Daniel Leite Portella; Prof. Dr. Daniel Leite Portella; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Isabel L. SilvaA capacidade de pensar criticamente dos estudantes de medicina influencia os processos de tomada de decisão e pode ter implicações diretas e indiretas na qualidade dos cuidados médicos e na segurança do paciente. Este estudo tem como objetivo medir as competências de pensamento crítico dos estudantes de medicina com a ferramenta “Watson-Glaser Critical Thinking Appraisal III”, bem como avaliar a percepção e desempenho acadêmico dos alunos acerca do pensamento crítico por meio da ferramenta de “Inquérito de Pensamento Crítico” e relacionar com os aspectos sociodemográficos. Estudo quantitativo, com amostra sequencial feita por conveniência com 312 alunos, do primeiro ao sexto ano do curso de medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Não foi observada significância estatística para os dados sociodemográficos em relação ao desempenho acadêmico ou a pontuação no teste de pensamento crítico. Apesar de valorizarem e de acreditarem terem aprimorado as habilidades de pensamento crítico durante o curso, especialmente associadas ao PBL, Simulação Clínica e atividades em ambiente real de prática, os alunos obtiveram desempenho medíocre no teste de Pensamento Crítico. Recomenda-se fortemente a avaliação do Pensamento Crítico em outras escolas médicas ao redor do mundo para assimilação e mobilizações reflexivas de promoção do pensamento crítico no ambiente acadêmico.Item PRECEPTOR DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA: UM PROFISSIONAL (DES)CONHECIDO?(2022-11-04) Cristiana Nunes Carvalho; Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Daniel Leite Portella; Prof.ª Dra. Ivonete Vieira Pereira PeixotoAlterações epidemiológicas, políticas e sociodemográficas alavancam mudanças nos sistemas de saúde de diversas localidades, sendo importante ressignificar o modelo do ensino médico. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2014 para o curso de graduação em Medicina surgiram devido às críticas ao modelo tradicional. A inserção dos educandos em cenários de prática, como a Atenção Primária à Saúde (APS), vem sendo utilizada para fomentar a aplicação do conhecimento na prática e a formação reflexiva. Diante desse contexto, é fundamental olhar para o preceptor, um profissional cujo perfil de competência deveria ser composto por desempenhos nas áreas de Atenção, Educação e Gestão em Saúde. Objetivo geral: identificar o perfil dos preceptores da graduação em Medicina que atuam no SUS. Metodologia: A pesquisa possui abordagem mista, com perspectiva filosófica ancorada nas concepções construtivista e pragmática, realizada por meio de uma pesquisa intervencionista com método misto convergente. A análise quantitativa dos dados foi realizada por meio da frequência absoluta e percentual, e a análise qualitativa foi realizada por meio da técnica Análise de Conteúdo Automatizada, com apoio do Software Iramuteq. Além disso, uma revisão integrativa de literatura visando evidenciar o perfil do preceptor atuante em graduação e sua aproximação ao uso das metodologias ativas também foi realizada. Resultados: Analisado que se trata de uma população heterogênea quanto à distribuição por gênero; a maioria é composta de pessoas na faixa etária dos 40 aos 49 anos (50%), médicos (66,8%), com especialização Lato sensu (58,3%). Acerca do aspecto qualitativo, três classes foram identificadas: “Conhecimento e Aprendizado”; “Caso”; e “Compartilhar”. Conclusão: A literatura acumulada ao longo dos 80 anos de preceptoria no Brasil demonstra a evolução do ensino médico, a importância da APS como campo de ensino, a existência do profissional educador em serviço e ferramentas pedagógicas possíveis de utilização durante a preceptoria, porém cada um desses eixos possui desafios próprios. No âmbito desta pesquisa é importante destacar a necessidade da mudança de uma imagem do preceptor ancorada no domínio de conteúdo para um profissional capaz de construir relações horizontais e inserção no território, além de um maior domínio das ferramentas pedagógicas. Sendo assim, é fundamental para seu alcance o investimento na construção de um perfil de competência e de um processo formativo, pois o cuidado também é um ato pedagógico.Item QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO AOS PACIENTES DE CIRURGIA CARDÍACA(2021-08-06) Luiz Fernando Machado; Prof. Dr. Daniel Leite Portella; Prof. Dr. Daniel Leite Portella; Profa. Dra. Amanda Costa Araujo; Prof. Dr. Marco Aurelio MarangoniOBJETIVO: Avaliar a qualidade do serviço prestado com relação às expectativas e percepções aos pacientes que serão submetidos à Cirurgia Cardíaca durante o período de internamento hospitalar, no Serviço de Cirurgia Cardíaca no Hospital Angelina Caron, com relação às expectativas e percepções. MÉTODOS: Foram recrutados 30 pacientes acima de 14 anos, operados por um mesmo cirurgião, em uma mesma equipe, por abordagem tradicional (esternotomia mediana, uso de circulação extracorpórea), com utilização de escala SERQUALCard no período de pré e pós-operatório. RESULTADOS: Identificou-se valorização do recurso humano no período pós-operatório comparado ao período pré-operatório, com melhor pontuação em todos os domínios. Empatia e atendimento apresentaram as diferenças mais significativas, atingindo valores 4 e 5 no pós-operatório em proporção mais elevada em relação aos valores 2, 3, 4 e 5 observados no pré-operatório. CONCLUSÃO: Conclui- se que a integralidade e individualidade do atendimento ao paciente se faz importante para uma melhor relação médico-paciente.