Navegando por Autor "Milton Carlos Farina"
Agora exibindo 1 - 20 de 23
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item A ADAPTAÇÃO DO MELBOURNE DECISION MAKING QUESTIONNAIRE (MDMQ) PARA A ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL(2015-04-24) Rafael Scucuglia; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Eduardo de Camargo Oliva; Milton Carlos Farina; Edmilson de Oliveira LimaO objetivo da pesquisa foi o de adaptar para a área de Administração no Brasil e avaliar a validade aparente e a consistência interna do instrumento de mensuração de perfis psicológicos de tomada de decisão em situação de conflito denominado Melbourne Decision Making Questionnaire (MDMQ). O instrumento foi desenvolvido para mensurar quatro padrões psicológicos de tomadores de decisão descritos na Teoria das Decisões em Situação de Conflito, de Janes e Mann (1977). A teoria baseia-se no fato de que o stress psicológico gerado por uma situação de conflito impõe limitações à racionalidade do tomador de decisão na vida pessoal ou no trabalho. O MDMQ, originalmente em inglês, já havia sido traduzido e validado para os idiomas como o japonês, mandarim, cantonês, espanhol, francês e sueco. Para a proposição de uma versão adaptado para o Português do Brasil, foram contratadas duas empresas de tradução profissional que utilizaram, independentemente, o método backward translation. Posteriormente, o instrumento traduzido foi submetido à opinião qualitativa de cinco especialistas da área de Administração (consultores, gestores, professores e executivos), que realizaram a validação aparente, propondo alguns refinamentos nas assertivas. A verificação da confiabilidade (consistência interna) e da sua aplicabilidade para decisões do Administrador foi realizada por meio da aplicação do questionário traduzido para uma amostra de 531 alunos de graduação em administração, economia e contabilidade e para uma amostra de 171 alunos de MBA que declararam tomar decisões no ambiente corporativo. Em ambos os casos foram utilizadas as técnicas de análise fatorial exploratória e confirmatória e alfa de Cronbach para verificação da confiabilidade. Os resultados foram consistentes entre as duas amostragens, mas não resultaram em validação completa do instrumento adaptado. Uma versão alternativa do instrumento, com 13 assertivas (ao invés de 22), capazes de identificar dois perfis psicológicos (ao invés de quatro) foi considerada válida, porém, como não identifica o perfil Vigilante (representativo do processo ideal para tomada de decisão), esta versão teria pouca utilidade prática para os objetivos pretendidos (em Administração).Item A ATUAÇÃO DE ADMINISTRADORES DE EMPRESAS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS: A IDENTIFICAÇÃO ORGANIZACIONAL FACE A UMA FORMAÇÃO VOLTADA A NEGÓCIOSDenise Gutierrez Castro; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Edson Keyso de Miranda Kubo; Milton Carlos Farina; Luiz Roberto AlvesA identificação organizacional é um tema recorrente no estudo de aspectos comportamentais de seres humanos nas organizações. O objetivo desta pesquisa foi de descrever como se configura a identificação organizacional de servidores públicos de uma universidade federal, que exercem cargo de administradores e que são formados em Administração de Empresas. Por meio do processo de revisão bibliográfica e do estudo referente à identificação organizacional, foi possível elaborar um roteiro de entrevista semiestruturada. Com a leitura de diversos documentos oficiais da instituição e da observação-participante, foi elaborado um estudo de caso em uma instituição brasileira de ensino superior do governo federal. Participaram das entrevistas 13 atores, o que possibilitou o mapeamento dos códigos que contribuem para o processo de identificação com a organização. Procedeu-se a análises acerca da identificação organizacional sob diversas óticas propostas na literatura (Kreiner e Ashtorth, 2004; Tomaz e Brito, 2010; Cherman e Rocha-Pinto, 2013). O processo de identificação desses servidores apresentou-se de uma maneira ambivalente, porquanto foram apontados alguns pontos positivos, mas também diversos negativos. A formação em Administração de Empresas é um dos fatores que contribuíram ainda mais para a identificação ambivalente e os comportamentos "Esforço-me para me encaixar" e "Aceito, até dizer adeus", visto que os atores relataram as dificuldades inerentes à sua formação, principalmente no que concerne à estrutura de funcionamento de uma organização pública e da legislação que a permeia, o que corrobora a posição de Bresser-Pereira (2010). Para analisar as entrevistas, se o software Atlas TI 7.0, por meio do qual foram elaborados um m uatpilaiz oduaidentificação e um da frustração, de acordo com a proposta de Rocha e Silva (2007). A universidade, objeto de estudo, apresentou como códigos de identificação: qualidade de vida, estabilidade de emprego, oportunidades de capacitação, flexibilidade em propor novos fluxos de trabalho e boa convivência com os colegas. Quanto aos códigos que levam a uma frustração com a organização, grande parte dos servidores mencionou: burocracia, falta de planejamento estratégico, decisões norteadas por interesses políticos, problemas de comunicação interna, carga de trabalho desigual, falta de continuidade dos trabalhos, principalmente com a troca de dirigentes, necessidade de conhecimentos específicos (legislação) e plano de carreira desvalorizado. A adaptação ao setor público e suas rotinas cotidianas foram relatadas como difícil pela maioria dos entrevistados, tendo em vista que a formação acadêmica dos atores era voltada para o lucro e os negócios. O fato de a administração pública apresentar uma série de procedimentos definidos em lei e de requerer um conjunto de rotinas administrativas burocráticas foi o motivo mais citado pelos entrevistados como fatores que dificultaram o processo de identificação ao setor público. Para os trabalhos futuros, recomenda-se a utilização de instrumentos da Gestão de Pessoas, como a análise da cultura e do clima organizacional para diagnosticar o comportamento humano no ambiente de trabalho, tendo em vista a descrição dos códigos de identificação e frustração encontrados nesta dissertação.Item A GESTÃO DE RELACIONAMENTO ENTRE OS SUPERMERCADOS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE E SEUS FORNECEDORES NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SULJosé Ribamar Tomaz da Silva Filho; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Marcos Antonio Gaspar; Dilson Gabriel dos SantosEsta pesquisa teve como objetivo geral identificar quais práticas de relacionamentos com fornecedores são utilizadas pelos supermercados de pequeno e médio porte no município de São Caetano do Sul. Para o alcance do objetivo geral, foram definidos os objetivos específicos, a saber: Identificar junto aos gestores supermercadistas quais as formas de relacionamentos mais utilizadas com seus fornecedores; Verificar quais os benefícios à adoção de práticas de gestão de relacionamento com fornecedores têm trazido ao setor supermercadista e Identificar dificuldades apontadas pelos gestores supermercadistas para adoção das práticas de gestão de relacionamentos com fornecedores. As teorias que embasaram esta pesquisa se referiram à gestão da cadeia de suprimentos (SCM), gestão dos relacionamentos com fornecedores (SRM), redes interorganizacionais e supermercados. Esta pesquisa é de caráter descritivo, descrevendo com exatidão os fatos e fenômenos relacionados a esta realidade, caracterizada como a gestão de relacionamentos entre supermercadistas e fornecedores, tendo como método de estudo a pesquisa do tipo survey, que pesquisou 30 estabelecimentos varejistas. O instrumento básico para a coleta de dados foi um questionário estruturado, com perguntas fechadas, utilizando-se também de uma escala likert de cinco pontos e questões dicotomizadas. Para sua aplicação foram realizadas entrevistas com gestores supermercadistas de pequeno e médio porte do Município de São Caetano do Sul, com vistas a identificar e verificar quanto as objetivos desta pesquisa. Os dados provenientes da parte quantitativa foram tabulados por meio da utilização do software SPSS – Social Package for Social Sciences, no qual foram geradas as frequências das variáveis analisadas no estudo. Como resultados, foi possível identificar que os pequenos supermercadistas percebem a importância de se ter relacionamentos mais próximos com seus fornecedores e que esta aproximação pode proporcionar vantagens para seus estabelecimentos. Têm como seu principal fornecedor, os distribuidores, se comunicam com os mesmos por meio dos vendedores que fazem visitas periódicas. Mas preferem tratar suas relações com seus fornecedores por acordos informais e consideram relacionamentos por conveniência (meramente informais) como importantes nas relações com seus fornecedores. Como benefícios, verificou-se que seus fornecedores fazem suas entregas na data prometida, entregam seus produtos sem erros, realizam as entregas completas, atendem a pedidos de produtos em períodos de demanda alta, atendem a frequência de produtos devolvidos, realizam políticas de trocas e trabalham com dois ou mais fornecedores na compra de seus produtos em cada seção supermercadista. E, por último, como agente dificultador para adoção de práticas de gestão de relacionamentos apontadas pelos gestores supermercadistas, identificou-se que o compartilhamento de informações de estoques por ambas as partes não é utilizado, como também o compartilhamento de informações de acondicionamento de produtos, o baixo incentivo oferecido pelos fornecedores para uma relação de parcerias, prazo para pagamento de produtos, relativamente curtos e a classificação dos fornecedores que vendem seus produtos, mas não fazem nenhum acompanhamento posterior às vendas contribuíram para a identificação dessas dificuldades.Item A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NO PROCESSO DE GESTÃO DAS EMPRESAS ASSOCIADAS À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS(2014-02-20) Siomara Maria Pierangeli Pascotto; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Edson Keyso de Miranda Kubo; Maria Rita Pontes Assumpção AlvesA atuação por meio das redes interorganizacionais tem se mostrado um diferencial competitivo para as empresas, que, por este meio buscam sanar dificuldades internas ou acessar recursos que lhe percebam escassos para a sua competitividade. Dentro deste cenário, um grupo de empresas associadas à Associação Nacional de Jornais – ANJ, caracterizada como uma Associação de Interesse Privado (AIP), percebendo a dificuldade na obtenção de informações que pudessem auxiliar no processo de gestão de empresas, buscaram, por meio de ações conjuntas, desenvolver um sistema de medidores de desempenho, capaz de fornecer parâmetros para o setor e orientar em seus processos de gestão. Desta forma, o tema desenvolvido bisca mensurar a importância dos indicadores de desempenho desenvolvidos pela ANJ para o processo de gestão das empresas. Há um consenso entre os autores estudados que o gerenciamento organizacional deve ser realizado utilizando-se ferramentas de medição, confirmando a máxima que "não se pode gerenciar aquilo que não se pode medir". Assim, a medição de desempenho organizacional tem se mostrado importante para a definição das estratégias organizacionais, e o seu monitoramento para a constatação do atingimento de metas propostas e correções de desvios aos planos propostos. O presente estudo busca compreender como as empresas desenvolveram os indicadores de desempenho, qual a importância dada a estes indicadores pelas empresas associadas à ANJ e qual a abrangência destes indicadores ao atendimento dos aspectos organizacionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa com utilização do método levantamento de campo (survey) de corte transversal. Como instrumento de coleta dos dados qualitativo, foi realizado um levantamento documental. Como instrumento de coleta de dados quantitativo, foi elaborado um questionário estruturado com 18 questões, buscando traçar um perfil das empresas participantes, dos respondentes e a mensuração da importância dos indicadores de desempenho para as empresas. O questionário foi disponibilizado para acesso via web para as 140 empresas e títulos de jornal associados à ANJ. As técnicas estatísticas aplicadas para a análise dos resultados foram elaboradas pelo software SPSS® e planilhas eletrônicas. Em relação aos objetivos propostos nesta pesquisa, obteve-se o histórico de como foram desenvolvidos os indicadores de desempenho do setor, envolvendo a discussão de "o que medir" e "como medir" pelas empresas. Com relação à determinação da importância dos indicadores de desempenho para o processo de gestão das empresas, obteve-se nota média igual a 8,0, em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez), designando elevado grau de importância dos indicadores para o processo de gestão de empresas. Com relação à abrangência organizacional dos indicadores de desempenho desenvolvidos pela ANJ, dentre 18 aspectos organizacionais abordados nas literaturas, os indicadores desenvolvidos pela ANJ abrangem apenas 8 aspectos organizacionais, principalmente voltados ao atendimento aos aspectos econômico e financeiros e estrutura organizacional.Item A REDE DE EMPRESAS VOLTADA À VIABILIZAÇÃO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS DE SUSTENTABILIDADE EM GRANDES BANCOS PRIVADOS ATUANTES NO BRASILCarlos Alberto Chagas Teixeira; Prof. Dr. Marcos Antonio Gaspar; Marcos Antonio Gaspar; Milton Carlos Farina; Jacques DemajorovicO tema meio ambiente torna-se cada vez mais relevante à agenda das organizações contemporâneas diante da complexidade do mundo dos negócios e do atual estágio de degradação ambiental observado no planeta. A indústria bancária, frente às questões relacionadas à sustentatibilidade, também tem sido impactada, buscando assim promover soluções voltadas à gestão ambiental. Tal foco tem sido desenvolvido pelos bancos principalmente por meio da viabilização de redes de empresas e organizações, cuja análise é considerada relevante ao estágio atual de desenvolvimento, considerando-se que as instituições contemporâneas atuam como complementadoras dos negócios umas das outras, em um modelo conjunto de co-criação de valor. O objetivo deste estudo é caracterizar as redes de empresas e organizações constituídas a partir dos três principais bancos privados atuantes no Brasil (Itaú, Bradesco e Santander) com estratégia e ações de sustentabilidade adotadas, buscando também identificar os impactos dessas ações nas respectivas redes, considerando-se as variáveis poder coercivo, comprometimento, cooperação e confiança, presentes no modelo proposto por Hermans (2003). Para atingir tal objetivo, realizou-se uma pesquisa exploratória em duas etapas: a primeira empregou uma pesquisa bibliográfica em dados secundários sobre as ações desenvolvidas pelos principais bancos pesquisados; e a segunda etapa envolveu entrevistas com roteiro semi-estruturado aplicadas junto aos gestores das áreas administrativas dos bancos pesquisados, bem como junto aos gestores de empresas e organizações parceiras que constituem a rede de negócios do banco analisado. Entre os projetos pesquisados destacam-se o Programa Cidades Sustentáveis, no qual as três instituições pesquisadas atuam diretamente como patrocinadoras, tendo como parceiros empresas e organizações tais como: CBN, Rádio Globo, a editora Abril, Akatu, Greenpeace, WWF, o SESC, a UNICEF e o DIEESE. Outro ponto de destaque volta-se aos resultados alcançados pelos bancos pesquisados que adotam gestões sustentáveis, como o Itaú, que foi premiado como o banco mais sustentável do mundo, atuando igualmente em ações voltadas ao meio ambiente e à educação; o Bradesco, que passou a ser conhecido como banco do planeta, direcionando as suas atenções tanto para o meio ambiente quanto para a educação e, por fim; o Santander, que foi eleito mundialmente em 2012 como a empresa mais verde na categoria instituições financeiras e que investe fortemente em educação. Já em relação aos fatores presentes no modelo de Hermans (2003), foram encontrados pontos relevantes, como por exemplo, os relatos dos parceiros que afirmam a existência do uso do poder coercivo dos bancos nas ações de sustentabilidade. Porém, na visão dos bancos, há poder, mais não coercivo, ou seja, o que há é um tipo de liderança que se faz necessária para alcançar bons resultados. Outro exemplo está no consenso quanto a maioria das variáveis entre os gestores dos bancos e os parceiros das redes de empresas e organizações constituídas, principalmente em relação à variável avaliação do relacionamento. Observou-se ser notória a satisfação entre as partes envolvidas nas parcerias constituídas para a promoção de ações de sustentabilidade e ecoeficiência, ainda mais em função dos resultados significativos alcançados, tanto em termos financeiros, quanto em termos mercadológicos, como a construção e fortalecimento da imagem dos bancos e das empresas e organizações junto à sociedade.Item A UTILIZAÇÃO DAS PRATICAS DE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UMA ORGANIZAÇÃO PRESTADORA DE SERVIÇOS EM SAÚDE. UMA ABORDAGEM DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS EM UM CENTRO CLINICO DESAÚDE INTEGRAL DE UMA UNIVERSIDADE MUNICIPALJosé Carlos Ferrante; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Dílson Gabriel dos SantosA economia mundial em geral e a brasileira em particular vem sofrendo mudanças importantes. Fusões, incorporações, aquisições e alianças estratégicas tem-semultiplicado. Parte considerável dessas mudançasrelaciona-se com profundasalterações nos sistemas de valores de todos os segmentos da economia. Acompetitividade relaciona-se cada vez mais com a busca do ótimo sistêmico além das fronteiras da empresa, o que da nova dimensão a logística mediante aintegração de todos os processos na gestão da cadeia de suprimentos dasempresas. Entretanto, poucos estudos sobre a gestão da cadeia de suprimentos são realizados em empresas de serviços, notadamente no segmento da saúde. A gestão profissional dos processos logísticos nas organizações que prestam serviços emsaúde assumefundamental importância e constitui-se em uma necessidade tanto doponto de vista da produtividade dos fatores de produção como do grau decompetitividade no mercado. O objetivo principal deste projeto de pesquisa eidentificar a estrutura e viabilizar a utilização dos processos logísticos nacadeia desuprimentos de uma organização prestadora de serviços em saúde de um centroclinico de saúde integral de uma universidade municipal. A metodologia do projetocontempla uma pesquisa de tipo exploratório, de abordagem qualitativa, e delinear-sepor um estudo de caso numa organização prestadora de serviços em saúde nosórgãos que compõem um centro clinico de saúde integral de uma universidademunicipal. O estudo permitiu concluir que a gestão da cadeia de suprimentos emserviços pode em vários aspectos assemelhar-se a gestão da cadeia de suprimentos em manufatura e que e possível aumentar a produtividade dos fatores de produção utilizando os conhecimentos de ambas as cadeias de suprimentos. Característicaspróprias do setor de serviços como a intangibilidade e a impossibilidade de separar aprodução do consumo em determinados serviços geram algumas consequências importantes, como maior dificuldade de controlar e maior dificuldade de gerir acapacidade de produção, e impedem o aprofundamento das questões sobre aspraticas de gestão e dedesempenho na cadeia de suprimentos em serviços,notadamente no segmento de serviços em saúde. O trabalho realizado em campoidentificou as estruturas dos processos logísticos e permitiu construir a cadeia desuprimentos e a rede organizacional dos órgãos que compõem o centro clinico desaúde integral da universidade municipal. Foi possível ainda identificar que aampliação das praticas de gestão e a implantação de indicadores de desempenhona cadeia de suprimentos em manufaturacontribuem positivamente para viabilizar autilização dos processos logísticos na cadeia de suprimentos em organizações prestadoras de serviços em saúde. O cenário em que se desenvolve a gestão dacadeia de suprimentos dos órgãos que compõem o centro clinico de saúde integralda universidade municipal e desafiante para todos os atores envolvidos. O trabalhode campo demonstrou que os elos que formam a cadeia de suprimentos trabalhamde forma individual e que a transferência dos conhecimentos sobre cadeias desuprimentos presentes no referencial teórico pode propiciar uma visão sistêmica dacadeia de suprimentos dos órgãos que compõem o centro clinico de saúde integralda universidade municipal, contribuindo positivamente para ampliar a integração além das fronteiras organizacionais. Por outro lado, o trabalho de campodemonstrou que a característica de simultaneidade dos serviços, ou seja, aimpossibilidade de separar a produção do consumo existente no processo deatendimento ao cliente na cadeia de suprimentos em serviços pode contribuir muitopositivamente para melhorar o nível de atendimento ao cliente na gestão da cadeiade suprimentos em manufatura, uma vez que permite uma construção conjunta epositiva da relação fornecedor/cliente simultaneamente. Este projeto de pesquisaapresentou resultados positivos de como a gestão dos processos logísticos nacadeia de suprimentos de um centro clinico de saúde integral de uma universidademunicipal pode contribuir para combinar de modo atraente a redução dos custos deprodução de serviços em saúde com um aumento no nível de atendimento aosclientes-pacientes em um município, com possívelaplicação para outros municípios brasileiros. Entretanto, como a produção de pesquisas na área ainda e incipiente,seria conveniente estudar a estrutura dos processos logísticos em outrasorganizações municipais prestadoras de serviços em saúde e aprofundar o aspectoda contribuição positiva dos conhecimentos existentes na gestão da cadeia desuprimentos no aumento da produtividade dos fatores de produção em organizações prestadoras de serviços em saúde.Item ANÁLISE DO ESTÁGIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS CALÇADISTAS DO POLO DE JAÚ/SPCarlos Eduardo Peres Amancio; Prof. Dr. Sergio Feliciano Crispim; Sérgio Feliciano Crispim; Geraldo Cardoso de Oliveira Neto; Milton Carlos FarinaEste trabalho visa analisar o estágio de internacionalização das empresas fabricantes de calçados femininos do polo de Jaú, Estado de São Paulo, considerando o período de 2004 a 2012, e quais são os fatores que explicam/justificam este estágio. Para tanto, foi elaborado inicialmente um referencial teórico abordando as principais teorias sobre estratégias de internacionalização, bem como suas vantagens e desvantagens. Além disso, foi feito a caracterização do arranjo produtivo local de Jaú e elaborado uma pesquisa quantitativa para traçar o perfil das empresas envolvidas e levantar informações sobre a experiência das empresas com relação à internacionalização dos seus produtos. A pesquisa trouxe ainda um levantamento dos principais fatores do processo de internacionalização para que fossem avaliados segundo critérios de dificuldade e relevância. Diante de tal levantamento foram elaboradas análises estatísticas a fim de validar as hipóteses levantadas. Tais análises permitiram mapear a influência que cada fator do processo de internacionalização exerce na classificação do estágio apontado. Como resultado foi possível verificar que embora se trate de um grande polo industrial poucas são as empresas que utilizam estratégias de internacionalização e que o polo de Jaú está mais direcionado para o mercado interno.Item ANÁLISE ESTRUTURAL DO SETOR DE TELEFONIA CELULAR NA CIDADE DE SÃO PAULO À LUZ DO MODELO DE CONCORRÊNCIA AMPLIADA DE MICHAEL E. PORTER(2011-08-18) Marco Antonio Nogueira; Prof. Dr. Sérgio Feliciano Crispim; Sérgio Crispim; Milton Carlos Farina; Dirceu da SilvaA análise e a compreensão da estrutura de uma indústria mostram as raízes de sua lucratividade proporcionando uma melhor visão do setor para que seus operadores possam se antecipar à concorrência bem como influenciá-la ao longo do tempo. Neste sentido, o objetivo deste trabalho, é investigar e analisar a estrutura da indústria de telefonia móvel da cidade de São Paulo, no período de 2007 a 2010, à luz do modelo de concorrência ampliada de Michael Porter. Promoveu-se para a análise da estrutura do setor, um estudo exploratório baseado em referencial teórico clássico sobre estratégia competitiva, buscando-se dados secundários para o conhecimento das influências externas que atuam sobre as forças competitivas descritas por Michael Porter. Este trabalho foi complementado por um estudo qualitativo por meio de Análise de Conteúdo do tipo Temático - Categorial das entrevistas semiestruturadas com profissionais da indústria de telefonia. Como resultado do trabalho, após o estudo e interpretação das forças e pela análise das entrevistas, foram conseguidas as informações necessárias com as quais foi possível a identificação de uma alta rivalidade entre os concorrentes desta indústria e um alto poder de negociação entre seus fornecedores, bem como uma baixa ameaça dos substitutos do setor assim como um baixo poder de negociação dos clientes desta indústria. Foram também identificados os fatores mais relevantes que influenciam essas forças, bem como o posicionamento das operadoras de telefonia móvel na indústria.Item CODESTRUIÇÃO DE VALOR E SUAS REVERSÕES: UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVADORES DOS RESULTADOS DAS TRATATIVAS DE RECLAMAÇÕES APLICANDO MODELAGEM DE TÓPICOS E ANÁLISE DE SENTIMENTOS(2022-06-30) Fátima Penha Leone; Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Diógenes de Souza Bido; Prof. Dr. Jesús Pascual MenaChalcoEm um mundo tão diversificado em suas relações, o ambiente virtual integra-se de forma entrelaçada e molda uma nova realidade. Dentro desse contexto, esta tese teve como objetivo entender como as tratativas das reclamações organizacionais acabam por gerar a Codestruição, a Corrredução e a Correcuperação de Valor, por meio dos comentários finais de consumidores que oficializaram as reclamações no site consumidor.gov.br. Com o advento da internet, as mídias sociais ou comunidades on-line proporcionam uma maior visibilidade no conteúdo postado. Porém, essa avalanche de dados que são disponibilizados publicamente pode ser de grande valia para as empresas se transformados em informações que sejam úteis para a melhoria de seu desempenho. Portanto, as avaliações de clientes em relação às respostas organizacionais dadas às reclamações fornecem um feedback importante, oferecendo subsídios para a melhoria de processos, evitando a insatisfação que pode gerar tanto a perda de clientes como prejudicar a reputação da marca ou da empresa. A metodologia utilizada procurou localizar os principais motivadores (subdimensões) e dimensões que explicariam a perda total (Codestruição de Valor) ou parcial de valor (Corredução de Valor). Com o uso da Modelagem de Tópicos e Análise de Sentimentos chegou-se a oito dimensões: Confiabilidade, Reparação/Compensação, Equidade, Transparência, Facilitação, Responsabilização, Segurança e Legalidade. Quanto aos motivadores, foram encontrados um total de 17 que, associados a cada uma das dimensões, pontuam as falhas durante as tratativas para solucionar problemas entre empresas e consumidores. As categorias nomeadas como Codestruição de Valor e Corredução de Valor possuem os mesmos principais motivadores, porém, a ordem de ocorrência apresenta diferença. Na Codestruição de Valor o motivador mais observado foi com relação a um atendimento considerado inadequado pelos consumidores, como: falta de cortesia, desrespeito ou descaso. Na categoria nomeada como Corredução de Valor o motivador foi o relacionado com problemas envolvendo o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), representado por problemas com plataformas, chat robots e os meios de acesso para comunicação com a empresa. Além dos resultados que correspondem à busca principal sobre os motivadores, também foram identificados outros achados, que agregam um maior conhecimento sobre reclamações dentro do comércio eletrônico. Esses achados contribuem com gestores para implementações de melhorias durante a fase de recuperação das falhas de serviços que podem resultar na perda do cliente para outro fornecedor, no boca a boca negativo, até a possibilidade de multas aplicadas por órgãos voltados para a proteção dos direitos dos consumidores. Para os acadêmicos, esta tese pode servir como um guia para que outros segmentos, que não o comércio eletrônico, sejam estudados, aplicando-se a mesma metodologia, não esgotando as várias possibilidades que o mundo virtual e as ferramentas computacionais oferecem.Item COOPETIÇÃO ENTRE EMPRESAS ATUANTES NA REDE DE NEGÓCIOS DE TERMINAL LÍQUIDO NA CIDADE DE SANTOS(2013-01-31) Hellen Cláudia Donato; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Marcos Antonio Gaspar; Braulio OliveiraO objetivo do presente estudo é descrever e analisar que estratégias são adotadas pelos gestores da área de negócios na coopetição entre o terminal líquido, líder de mercado em relação aos seus principais concorrentes na cidade de Santos em 2012. A pesquisa descritiva qualitativa analisou como ocorre a alta competição com baixa cooperação identificando as estratégias coopetitivas adotadas pelos gestores. Trata-se de um estudo de caso único em um universo de seis terminais líquidos atuantes em um ambiente altamente competitivo, sendo assim, a prospecção de dados primários e secundários foi realizada em uma rede de coopetição, que é a consolidação da competição e cooperação em busca de benefícios mútuos. A amostra ocorreu por conveniência restrita a três concorrentes equivalentes a 77% da capacidade deste mercado. A análise dos dados foi realizada em quatro fases: a) análise de documentos; b) entrevista semiestruturada com funcionários das áreas comercial, operacional e apoio do terminal líder; c) métodos de observações não estruturadas e por fim, d) entrevista semiestruturada com coordenadores, gerentes e diretores das áreas comercial e operacional do terminal líder e também de dois concorrentes, além dos métodos de observações. As entrevistas foram gravadas, transcritas e, juntamente com os demais documentos, foram submetidas à análise de conteúdo. Como resultado identificou-se acirrada competição, pois neste segmento, os concorrentes atuam na mesma localização geográfica com seus clientes em comum, além de prestarem serviços similares, tornando o mercado altamente competitivo. Em contra partida, há baixa cooperação identificada pelos entrevistados nas áreas operacionais, técnicas e de segurança no serviço prestado aos clientes, além da existência de associação dos terminais concorrentes que realizam ações em parceria como: planos integrados de emergência, compartilhamento de equipamentos e infraestrutura portuária. Assim, analisou-se a existência da alta competição nas áreas de negócios e também baixa cooperação nas áreas técnicas e de segurança deste mercado, identificando a coopetição com a possibilidade de cooperar e compartilhar infraestrutura, mão de obra e conhecimento técnico entre os terminais, sem afetar a concorrência, por meio de estratégias de negócios relacionadas a minimizar custos que são comuns nesta rede de terminais. Com isso, considerou-se que a competitividade cresce gradativamente nas organizações com globalização das economias, mercados e evoluções tecnológicas que abrangem mundialmente diversos segmentos, fazendo com que as acepções do mercado não sejam claras e bem definidas, estimulando atuação das organizações com os clientes e concorrentes. Esse acontecimento ocorreu também em Santos, que é um dos principais portos do Brasil, no mercado de terminais líquidos, pois apresenta um ambiente com acirrada competição que geraram estratégias coopetitivas, ou seja, a sobreviência em mercado com competição e cooperação, sem afetar a concorrência focada nos clientes deste segmento. Sendo assim, a coopetição que é um conceito abrangente poderá adequar-se à atualidade dos terminais e/ou de outros segmentos, para contribuir com a Academia Científica, visto que a teoria estudada corroborou com a pesquisa empírica no mercado de terminais líquidos de Santos em 2012.Item DISTÂNCIA PSÍQUICA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO: A PERCEPÇÃO DOS EXPATRIADOS BRASILEIROS(2013-06-09) Vinicius Chunques Gervasoni; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Edson Keyso de Miranda Kubo; Felipe Mendes Borini; Milton Carlos FarinaO objetivo desse trabalho é identificar a percepção do expatriado brasileiro à medida que a distância psíquica entre países gera desafios ao processo de expatriação em empresas internacionalizadas. Apesar de o conceito de distância psíquica estar sendo explorado na literatura para a análise dos processos de internacionalização de empresas, recentemente é que pesquisadores começaram a analisar a sua influência sobre os processos de expatriação. Para este fim, é feita uma revisão dos estudos de distância psíquica e internacionalização de empresas, bem como dos processos de expatriação, que são diretamente influenciados pelo desafio da distância psíquica. Por meio de 24 entrevistas puderam-se identificar as percepções dos expatriados acerca da distância psíquica o que corrobora com os embasamentos teóricos. Estes resultados podem ser úteis a pesquisadores do tema, porque identifica as percepções compartilhadas pelos indivíduos pertencentes a uma mesma cultura, que representam as formas pelas quais os indivíduos de uma cultura percebem os de outra.Item FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES NOS RELACIONAMENTOS INTERORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA AGÊNCIA DE VIAGENS CORPORATIVAS COM SEUS FORNECEDORES PREFERENCIAISMark Pessoa Tunu; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Edson Keyso de Miranda Kubo; Maria Aparecida GouvêaO setor de viagens corporativas começou a se destacar no final do século XX com a internacionalização dos mercados. As agências de viagens corporativas são empresas intermediárias que oferecem a gestão de viagens corporativas e que se colocam entre seus clientes, prestando serviços especializados como a compra de passagens aéreas, reservas em hotéis e locação de veículos, na outra ponta encontram-se seus fornecedores que trabalham para atender com a maior qualidade possível as agências de viagens corporativas e aos seus clientes. Assim sendo, para que as viagens corporativas aconteçam de forma apropriada existe a necessidade de um alinhamento de propósitos comuns entre estes três atores, mais particularmente entre a agência de viagens corporativas e seus fornecedores, com a finalidade de poder atender aos clientes com maior qualidade. O objetivo deste estudo foi o de investigar por meio de um estudo de caso descritivo de caráter qualitativo envolvendo as questões que facilitam e dificultam nos relacionamentos entre uma notável agência de viagens corporativas situada na Grande São Paulo com alguns de seus fornecedores preferenciais, buscando identificar e analisar tais fatores segundo as percepções dos entrevistados da pesquisa. O resultado do estudo gera a percepção de que, embora a agência tenha um relacionamento diferenciado com seus fornecedores preferenciais, existem diferenças sobre algumas perspectivas levantadas no estudo. Indicando que existe um bom trajeto a ser percorrido por estes atores tanto para dirimir os fatores dificultadores quanto para potencializar os fatores facilitadores analisados no relacionamento desta rede.Item GESTÃO DO DESEMPENHO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO EM EMPRESAS INDUSTRIAIS DA REGIÃO DO GRANDE ABC(2014-10-24) Edson Brunelli Rodrigues; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Eduardo de Camargo Oliva; Almir Martins Vieira; Milton Carlos FarinaAs organizações têm enfrentado desafios cada vez maiores em decorrência da alta competitividade provocada pelo atual ambiente de negócios globalizado. A gestão do desempenho organizacional, apoiado pelo trabalho das pessoas, torna-se fundamental para que os resultados possam alavancar negócios e garantir sobrevivência empresarial. Dentro desse grupo de pessoas, destacam-se as pessoas com deficiência, as quais têm firmado sua presença no mundo do trabalho, de maneira cada vez mais intensa, em decorrência da conscientização empresarial sobre seu potencial de desempenho no trabalho ou por mera determinação legal imposta através da Lei de Cotas. O objetivo desse estudo foi o de identificar e analisar as práticas de gestão do desempenho adotadas pelas empresas industriais, que estão localizadas na região do Grande ABC, no que tange a pessoas com deficiência e, de forma específica, sobre as adaptações nessas práticas, de gestão do desempenho, considerando a diversidade dessa população. A região do Grande ABC reúne sete municípios do estado de São Paulo e foi escolhida por seu intenso processo de desenvolvimento econômico, sobretudo no segmento industrial. A pesquisa trata-se de um survey onde foi utilizado um método descritivo, para se investigar com precisão o tema, em uma amostra aleatória de empresas que possuem mais de cem empregados e por isso, obrigada por lei, a terem pessoas com deficiência em seu quadro de empregados efetivos. A pesquisa teve caráter perceptivo, uma vez que a coleta de dados foi por nível de concordância dos agentes das empresas, em resposta a um questionário e não por observação direta. Existe a hipótese de que as empresas atribuem relevância ao trabalho das pessoas com deficiência, valorizando aspectos de sua capacidade profissional e, portanto, tornando o ambiente e a gestão de desempenho adaptados para que cada um possa entregar o "seu melhor".Item INCUBADORAS DE EMPRESAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS: A RECENTE EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC.(2022-03-24) Felipe Venâncio Silva; Celso Machado Júnior; Celso Machado Júnior; Daielly Melina Nassif Mantovani; Milton Carlos FarinaProgramas de incubação desempenham funções essenciais na preservação das empresas em seus estágios iniciais oferecendo assessoria, treinamentos, além de estrutura física para o início de suas operações. As empresas incubadas são geradoras de postos de trabalho capazes de contribuir com a economia regional. Parcela significativa das incubadoras de empresas existentes no Brasil são geridas por Núcleos de Inovação Tecnológica que, por vezes, são denominados de Agências de Inovação e instaladas em Universidades Públicas. Essas incubadoras são um exemplo do modelo da Hélice Tríplice em que a universidade, o governo e a empresa atuam em conjunto, visando a promoção da inovação tecnológica, baseada no conhecimento gerado pelas Universidades Públicas. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os elementos do processo de incubação promovido pela Universidade Federal do ABC. Os elementos a serem analisados são especificados através dos seguintes objetivos específicos: analisar o processo de seleção de empresas para incubação promovido pela Universidade Federal do ABC; analisar os serviços oferecidos pela Universidade Federal do ABC às empresas incubadas; e identificar as dificuldades encontradas pela Universidade Federal do ABC no processo de incubação de empresas. Para o atingimento do objetivo proposto, o trabalho realizou uma pesquisa descritiva e exploratória com uma abordagem qualitativa, tendo como lócus a Incubadora de Base Tecnológica da UFABC (ITUFABC), gerida pela agência de inovação InovaUFABC. As técnicas de coletas de dados empregadas foram a observação, análise documental e entrevistas semiestruturadas, realizadas com o diretor e a ex-diretora da InovaUFABC, com o servidor técnico administrativo responsável pela operacionalização da incubadora e com as empresas incubadas na modalidade residente. Para a análise documental e das entrevistas, foi empregada a técnica de análise de conteúdo. Como resultados, constatou-se que a seleção de empresas é realizada através da publicação de editais de fluxo contínuo em que se procura avaliar os projetos candidatos através de critérios como: grau de inovação; viabilidade e maturidade do projeto; capacidade mercadológica; e avaliação da equipe proponente. Sobre os serviços oferecidos, constatou-se que a modalidade de incubação não residente visa oferecer capacitações e mentorias para empreendedores com projetos ainda incipientes, enquanto a modalidade residente tem se limitado a oferecer apenas infraestrutura às empresas com projetos com um nível de maturidade mais adiantado. Já as principais dificuldades do programa de incubação constatados, foram os problemas relacionados à falta de servidores, morosidade e excesso de burocracia no processo de ingresso das empresas e a falta de acompanhamento em diversos aspectos da incubadora às empresas incubadas.Item INTENÇÃO EMPREENDEDORA DOS ALUNOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL DO SENAI SÃO CAETANO DO SUL(2019-08-29) Maria do Carmo Silva Lustosa; Profª. Drª. Isabel Cristina dos Santos; Isabel Cristina dos Santos; Milton Carlos Farina; Manuel Antônio Meireles da CostaA pesquisa sobre intenção empreendedora em alunos universitários é realizada de forma ampla e contínua, principalmente em cursos da área de Gestão e Negócios, mas pouco pesquisada em cursos da área de Tecnologia e Inovação. O objetivo da pesquisa é o estudo da intenção empreendedora de alunos do curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, uma vez que os concluintes podem ter a intenção de empreender ou de seguir carreira no mercado de trabalho, algo que já seria esperado pelo perfil do curso e da região. O problema de pesquisa fundamenta-se na questão de como essa intenção empreendedora se apresenta nos diferentes anos do curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa de caráter descritiva, com o desenvolvimento de pesquisa de campo com aplicação de questionários aos alunos nos diferentes períodos do curso e pesquisa documental da análise da matriz curricular do curso. A pesquisa foi realizada em uma Faculdade localizada na região do Grande ABC. Para verificar a intenção empreendedora, foi utilizado a Teoria do Comportamento Planejado, que descreve uma série de fatores facilitadores na identificação e mensuração da intenção em empreender. Concluiu-se que os alunos não apresentam uma forte intenção em empreender e pode-se inferir que não houve uma aumento significativo ao longo dos anos, ou seja, o aluno do primeiro ano que ainda não participou ativamente das atividades da instituição voltadas para a inovação e não cursou as disciplinas com ênfase, entre outros fatores, em empreendedorismo, apresentam, praticamente, os mesmo índices dos alunos dos demais anos. Fatores como a ausência de familiares empreendedores, a não declaração de participação em atividades educacionais voltadas para o empreendedorismo sinalizam justificativas para a frequência mediana na intenção em empreender. Sugere-se que ações voltadas para o empreendedorismo no âmbito educacional sejam desenvolvidas com maior ênfase, considerando a diminuição nas oportunidades de emprego na região voltados para a indústria e sendo o ato de empreender uma possibilidade para a carreira profissional desse aluno.Item INTERNACIONALIZAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PERTENCENTES A UMA ASSOCIAÇÃO SETORIAL(2017-12-19) Ana Paula Morais Boteon de Lima; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Luiz Paulo Bresciani; Alessano Marco RosiniA presente pesquisa teve por objetivo identificar quais são os fatores que contribuem ou que dificultam o processo de internacionalização de pequenas e médias empresas pertencentes a uma associação setorial, segundo o ponto de vista dessas empresas. O objeto do estudo foram as empresas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosmético pertencentes a uma associação de classe. Para tanto foi feita uma revisão da literatura abordando a internacionalização, redes organizacionais, associação de interesse privado e políticas públicas de incentivo às exportações. Também foi feita uma breve explanação sobre a participação do setor de cosméticos na economia brasileira e no comércio exterior. Como metodologia optou-se por uma abordagem descritiva, já que se pretende descrever de forma detalhada as principais características do processo de internacionalização das empresas entrevistadas. Por fim apresentaram-se os resultados encontrados com especial ênfase para os motivos da internacionalização, o papel do gestor no processo de internacionalização, os principais fatores facilitadores e dificultadores desse processo e a atuação da associação de classe e os benefícios que ela traz aos seus associados nesse processo. Concluiu-se que muitos são os obstáculos a serem vencidos pelas pequenas e médias empresas no processo de internacionalização, porém esse processo pode ser facilitado quando a empresa se associa a uma entidade de classe que tem ações específicas para ajudar seus associados no processo de inserção no mercado externo.Item INTRAEMPREENDEDORISMO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS DOS GESTORES E DA ORGANIZAÇÃO(2021-03-02) Lilian Watarai; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Edson Keyso de Miranda Kubo; Anne Cristine ChinellatoCom o crescimento de pesquisas para o entendimento do empreendedorismo nas organizações verifica-se o surgimento do intraempreendedorismo. O intraempreendedorismo pode ser entendido como a organização que identifica e desenvolve oportunidades, gerando valor, sem depender dos recursos disponíveis, assim os funcionários que aproveitam as oportunidades dentro da empresa, independentemente dos recursos que administram, são considerados intraempreendedores. O empreendedorismo pode acontecer tanto no setor público como no privado. As características e comportamentos empreendedores vêm alcançando importância na administração de instituições de ensino superior. Com estes a gestão das universidades pode obter vantagem através de sistemas mais eficientes e versáteis em ambientes inovadores, considerando que as universidades são instituições heterogêneas e com reconhecimento intenso, que passam por diversos desafios para exercer sua função na sociedade e se aperfeiçoar constantemente durante sua existência. Diante desse contexto, este estudo se propôs a entender as características empreendedoras identificadas pelos gestores públicos no seu desempenho e na organização em que atuam. Para isso analisou-se as características empreendedoras do gestor e da organização com base na visão do gestor público. Para tal, adotou-se um enfoque quantitativo e qualitativo. O estudo quantitativo foi realizado com 182 gestores da Universidade Federal do ABC, tendo 104 deles, efetivamente, respondido o questionário. Como resultado, observou-se que entre os respondentes, 56,7% são do gênero masculino e 43,3% do gênero feminino e 91,4% estão na faixa de 30 a 59 anos de idade. 23,10 % dos respondentes atingiram a pontuação parâmetro que indica o comportamento empreendedor. A característica do comportamento empreendedor com a pontuação mais elevada foi a Eficiência (9,2). Na abordagem qualitativa foram entrevistados três gestores, estes identificaram as características Planejamento, Busca por Informações, Eficiência e Rede de Relações como as mais relevantes. 76% dos respondentes da presente pesquisa consideram que a Universidade possui um alto nível de orientação empreendedora. A característica Busca por Informações apresentou a maior média de importância (8,97) para os respondentes. Espera-se que esta pesquisa colabore no sentido de estimular a reflexão na Instituição, tendo como consequência melhorias na elaboração de políticas, programas e ações que intencionem o suporte ao desenvolvimento do intraempreendedorismo.Item O DESCARTE DOS EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: UM ESTUDO SOBRE O CEDIR-USP E AS EMPRESAS RECEPTORAS DOS RESÍDUOS ELETRÔNICOS(2015-02-24) Davis Souza Alves; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Raquel da Silva Pereira; Almir Martins VieiraCom o avanço da indústria de eletrônicos ao longo das duas últimas décadas, está cada vez mais visível o crescimento do consumo por computadores, celulares, tablets, impressoras e outros equipamentos eletrônicos pessoais. Entretanto, medidas que visam a reciclagem e o descarte sustentável desses equipamentos não acompanham o mesmo ritmo da indústria de produção. Desse modo, são necessárias iniciativas que garantam uma TI Verde, contribuindo com que a sociedade encontre formas viáveis para que os equipamentos eletrônicos, uma vez obsoletos, possam retornar à indústria por meio de um descarte correto, e assim minimizando o impacto ambiental proveniente dos resíduos eletrônicos. Partindo desse cenário, esta pesquisa baseou-se em estudar o funcionamento do CEDIR – Centro de Descarte e Reuso dos Resíduos de Informática da Universidade de São Paulo – pioneira no Brasil ao tratar os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE). Fundamentado nesse propósito e por meio de um estudo de caso descritivo, foram efetuadas entrevistas com as pessoas e empresas envolvidas a fim de possibilitar a descrição das atividades de descarte dos eletrônicos. Como resultado, esta obra apresenta os diagramas das atividades que abrangem o descarte do resíduo eletrônico da Universidade de São Paulo e das empresas receptoras desse tipo de material. Também foi identificada a rede de empresas com as quais o CEDIR-USP se relaciona diretamente. Finalmente, espera-se que esta dissertação contribua como referência para outras universidades e instituições similares que desejam adotar um sistema de descarte de equipamentos de informática.Item PRINCÍPIOS DA ONU PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS(2015-09-30) Roberto Santiago da Silva; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Raquel da Silva Pereira; Alessano Marco RosiniA necessidade de gerar mais conhecimento, habilidade e competência aos futuros profissionais de cursos superiores implantando a Educação Ambiental Sustentável em todos os níveis de formação. Então, há alguns contextos que se faz necessário incluir; a preocupação com as consequências do uso desregrado dos recursos naturais; os reflexos sobre os impactos ambientais que resultam no declínio da qualidade do ambiente; as ações internacionais suscitadas por acidentes ambientais de grande abrangência, que estabeleceram novos paradigmas para o desenvolvimento ambiental sustentável. Neste sentido, diversas instituições de ensino superiores internacionais e nacionais têm pautado suas atividades em conteúdos e atividades relacionadas ao tema sustentabilidade ambiental promovendo aos seus estudantes competências neste assunto, nas diversas áreas de formação. Assim, este trabalho teve como objetivo contribuir com a identificação e descrição dos processos de adoção e como as ações realizadas para a implementação dos princípios PRME (Principles for Responsible Management for Education) da ONU, na gestão, no ensino e na formação dos estudantes nas instituições signatárias brasileiras. A metodologia adotada nesta pesquisa é teórica e empírica com o método de estudo de caso em cinco instituições de ensino brasileiras signatárias, que representam metade dos relatórios publicados. Os resultados analisados identificam o envolvimento dos diretores e coordenadores que apresentam algumas ações e implementações realizadas e alinhadas ao desenvolvimento ambiental sustentável. Contribuem para a formação de profissionais comprometidos com os paradigmas do desenvolvimento sustentável e com a formação da rede brasileira dedicada aos princípios PRME. Este trabalho demonstra para qualquer instituição de ensino, que podem e devem ser signatárias, mesmo que os princípios PRME ainda não sejam totalmente livres de falhas e precisem melhorar. O fato é que seguir o caminho do desenvolvimento sustentável, que ajudará o meio ambiente, agora, e nas futuras gerações.Item REDES ORGANIZACIONAIS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO: ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA "LUZ PARA TODOS" NO ESTADO DE SÃO PAULO(2014-02-25) Aline Bento Ambrósio Avelar; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Claudia Brito Silva Cirani; Edson Keyso de Miranda KuboEnergia elétrica é considerada serviço essencial e tem papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social. A legislação sobre universalização dos serviços de energia no Brasil data do ano de 2002 e as metas para tal política pública constam da Resolução 223/03, publicada pelo órgão regulador do Setor Elétrico Brasileiro (SEB). A ANEEL é o órgão regulador do setor e tem como missão garantir que os agentes prestem serviços da forma mais eficiente possível e com maior qualidade. A universalização dos serviços da energia elétrica no Brasil estava prevista para o ano de 2015, conforme regulamentações do SEB. Porém, em 2003 o Governo Federal publica um decreto que institui o Programa "LUZ PARA TODOS" que tem como objetivo universalizar o acesso e uso da energia elétrica às famílias que residem em áreas rurais até 2008. O presente trabalho tem como problema de pesquisa: Quais fatores interferiram na implementação do Programa "LUZ PARA TODOS"? Para responder a pergunta, o estudo objetiva, a partir da análise do Programa "LUZ PARA TODOS" no Estado de São Paulo, no período de 2004 a 2010, identificar os fatores facilitadores e dificultadores na implementação deste, sob a ótica dos atores participantes do Programa. A pesquisa explora o tema redes interorganizacionais para implementação de programas no SEB, sendo assim, a pesquisa é caracterizada como exploratória e qualitativa. O delineamento para operacionalizar a pesquisa foi o método do estudo de caso. A triangulação resultou da análise e discussão dos pontos convergentes entre múltiplas fontes de evidências oriundas dos métodos utilizados e, ainda, foram estabelecidas relações com o referencial teórico. Os fatores facilitadores da implementação do Programa foram: mitigação do impacto tarifário, política pública integrada, particularidades do Estado de São Paulo e Comitê Estadual. Os fatores dificultadores foram: falta de dados governamentais que demonstrassem a realidade do meio rural, dificuldades operacionais, falta de interesse comercial dos Agentes Executores e Não Continuidade do Programa.