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Navegando por Autor "Luiz Paulo Bresciani"

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    A APLICAÇÃO DE MARKETING INTERNO NOS ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    (2024-12-12) ALEXANDRE DE SOUZA; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Silvio Augusto Minciotti; Sergio Feliciano Crispim; Edson K. Kubo; Júlio Araújo Carneiro da Cunha; Luiz Paulo Bresciani
    O tema Marketing Interno e suas aplicabilidades nas organizações públicas e privadas, é de significativa abrangência e notável relevância. Seguindo esta premissa, esta tese de doutorado está fundamentada teoricamente em Marketing Interno e sua aplicação em órgãos prestadores de serviços públicos visando estimular motivação para os servidores públicos e comprometimento com valores da Administração Pública. O desenvolvimento da problematização desta tese de doutorado culminou na seguinte pergunta problema: como se caracterizam os principais fatores que influenciam a implantação do Marketing Interno nas Administrações Públicas? Buscando responder à esta pergunta problema, foi elaborado o objetivo de analisar quais os principais fatores que influenciam a implantação do Marketing Interno nas Administrações Públicas das Prefeituras Municipais, objetos dessa pesquisa e, para atender a este objetivo foi realizada investigação acerca da aplicação de práticas de Marketing Interno nos órgãos da Administração Pública das Prefeituras Municipais pesquisadas. Intentando avaliar a importância do assunto, seu ineditismo e também contribuir à fundamentação teórica, foi realizada pesquisa bibliométrica nas relevantes bases acadêmicas, Web of Science, Scopus (Elsiever), Sience Direct (Elsiever), SCIELO e Proquest, revelando o que foi publicado sobre Marketing Interno na Administração Pública e, também, práticas de Marketing Interno em organizações privadas, objetivando identificar condutas da iniciativa privada passíveis de serem aplicadas nos serviços públicos. Na busca de atingir os objetivos, também foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com membros da alta gestão, em órgãos das Administrações Públicas em análise. O roteiro das entrevistas semiestruturadas foi construído considerando detalhes de elementos de Marketing Interno extraídos da literatura, como motivação, satisfação, comunicação interna, engajamento e comprometimento. Os resultados das entrevistas foram analisados e cotejados com o que foi encontrado na literatura, possibilitando o desenvolvimento de um framework para aplicações de técnicas e conceitos de Marketing Interno em órgãos da Administração Pública. O principal achado de pesquisa, está ligado à significância da comunicação interna nos processos de aproximação e motivação dos colaboradores. As Administrações Públicas têm pouco conhecimento acerca da aplicabilidade de Marketing Interno, porém entendem que a comunicação interna é o principal elemento para despertar em seus colaboradores o Compromisso com Valores Públicos (CPV) e a Motivação para os Serviços Públicos (PSM).
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    GESTÃO DAS RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS: FATORES CONDICIONANTES DA PROPENSÃO A COOPERAR POR PARTE DOS GOVERNOS LOCAIS
    (2011-04-15) José Carlos Coelho Niero; Prof. Dr. Leonel Mazzali; Leonel Mazzalli; Luiz Paulo Bresciani; Peter Kevin Spink
    Este trabalho tem como foco a identificação dos fatores que tem potencial de influenciar a decisão de cooperar por parte dos governos locais. Apoiando-se em Feiock (2007) em sua abordagem denominada Ação Coletiva Institucional, a qual coloca como ênfase nos fatores envolvidos, em particular, naqueles associados às características econômicas, fiscais, demográficas e geográficas das comunidades. O objeto de estudo são 644 municípios do Estado de São Paulo. Ressalta-se que para identificação dos objetivos utilizou-se como variável dependente a intenção ou não de cooperar e, como variáveis independentes o porte do município (população), receita tributária municipal per capita, PIB per capita, dívida fundada municipal per capita, receitas de transferências intergovernamentais per capita, vínculo empregatício na indústria e, o município pertencer ou não a um aglomerado urbano. Na análise dos dados utilizou-se a técnica de regressão logística para acordos de desenvolvimento; o teste de Mann-Whitney para acordos de saúde. Salienta-se as diferenças entre os tipos de acordo, mais especificamente desenvolvimento e saúde. O primeiro predomina em aglomerados urbanos, maior porte dos municípios e PIB per capita elevado. O segundo em municípios de pequeno porte, baixo PIB e receita tributária per capita e com elevada dependência de transferências intergovernamentais. O estudo, ainda, aprofundou a análise da importância da hierarquização entre os municípios na constituição dos acordos de cooperação, deixando evidente que a sua importância para a concretização dos acordos. Ao final são propostas direções para trabalhos futuros, abordando a conformação dos acordos e a relação entre os parceiros.
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    IMPACTOS DA INFORMATIZAÇÃO NA GESTÃO DE SUPERMERCADOS
    (2004-09-24) Nilson Gessoni Sapata Aguilar Ferreira; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Luiz Paulo Bresciani; Cecília Carmem Pontes
    Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em 27 supermercados de diferentes portes, na qual se buscou avaliar os impactos da informatização na gestão destes estabelecimentos. O setor de comércio, e particularmente os supermercados, realizam investimentos em tecnologia da informação (TI) inferiores aos dos setores da indústria e de serviços. O método de pesquisa utilizado foi o de levantamento, e os principais aspectos investigados foram: estrutura de TI predominante, projetos de TI mais importantes, fatores críticos de sucesso (FCS) para projetos de TI e impactos da informatização nas operações dos supermercados. A análise se baseou na percepção dos gerentes com relação a estes aspectos. Observou-se que os supermercados de porte médio em geral possuem rede cliente/ servidor como estrutura de TI, enquanto nos de grande porte predomina mainframe. O projeto de TI considerado mais importante entre os estabelecimentos pesquisados foi o PDV (Ponto de Venda), seguido pelo TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e depois EDI (Electronic Data Interchange). Os FCS de maior importância, segundo os entrevistados, são o ?apoio da alta gerência?, e ?integração entre as áreas da empresa?. Finalmente, constatou-se que no estágio atual de informatização destes supermercados o principal impacto percebido pelos gerentes é a maior agilidade no atendimento ao cliente.
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    INTERNACIONALIZAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PERTENCENTES A UMA ASSOCIAÇÃO SETORIAL
    (2017-12-19) Ana Paula Morais Boteon de Lima; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Luiz Paulo Bresciani; Alessano Marco Rosini
    A presente pesquisa teve por objetivo identificar quais são os fatores que contribuem ou que dificultam o processo de internacionalização de pequenas e médias empresas pertencentes a uma associação setorial, segundo o ponto de vista dessas empresas. O objeto do estudo foram as empresas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosmético pertencentes a uma associação de classe. Para tanto foi feita uma revisão da literatura abordando a internacionalização, redes organizacionais, associação de interesse privado e políticas públicas de incentivo às exportações. Também foi feita uma breve explanação sobre a participação do setor de cosméticos na economia brasileira e no comércio exterior. Como metodologia optou-se por uma abordagem descritiva, já que se pretende descrever de forma detalhada as principais características do processo de internacionalização das empresas entrevistadas. Por fim apresentaram-se os resultados encontrados com especial ênfase para os motivos da internacionalização, o papel do gestor no processo de internacionalização, os principais fatores facilitadores e dificultadores desse processo e a atuação da associação de classe e os benefícios que ela traz aos seus associados nesse processo. Concluiu-se que muitos são os obstáculos a serem vencidos pelas pequenas e médias empresas no processo de internacionalização, porém esse processo pode ser facilitado quando a empresa se associa a uma entidade de classe que tem ações específicas para ajudar seus associados no processo de inserção no mercado externo.
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