Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Leandro Garbelotti"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    GESTÃO DO FUTEBOL: O GRANDE DESAFIO DO FUTEBOL BRASILEIRO
    Leandro Garbelotti; Prof. Dr. Sergio Crispim
    A gestão do futebol brasileiro, principalmente por parte dos clubes, encontra-se em um momento de vários desafios, seja no ambiente interno ou externo, objeto de estudo deste trabalho. Pretende-se com esta pesquisa enunciar e descrever uma série de fatores que influenciam o contexto organizacional do futebol. Nesse sentido, são analisados temas considerados de fundamental importância para o desenvolvimento do futebol, como modernização e profissionalização administrativa dos clubes; exploração de fontes alternativas de receitas, como o licenciamento e melhor utilização dos estádios, melhoria dos serviços prestados aos torcedores; aprimoramento legislativo e narrativo do futebol, entre outros. Adicionalmente, são descritos alguns referenciais internacionais em termos de experiências de gestão bem-sucedidas, casos da NBA (National Basketball League) e NFL (National Football League), além dos modelos adotados pelos principais times de futebol da Itália, Espanha e Inglaterra. A abordagem desses temas é fundamentada em análise da bibliografia disponível e em pesquisa realizada sob a forma de entrevistas com eminentes profissionais que atuam em diferentes segmentos do ambiente esportivo, como Juca Kfouri, Wanderlei Nogueira, Marco Aurélio Klein e José Carlos Brunoro. Concluiu-se que os diferentes modelos de gestão no futebol deveriam ser orientados pela qualidade em diferentes níveis: organizacional (administração, calendários, regulamentos, licenciamento e outros) estrutura física (estádios, centros de treinamento e outros ) e serviços (acomodações nos estádios, ingressos, estacionamento, horários dos jogos, lanchonetes, banheiros e outros) ao consumidor do futebol: o torcedor.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais