Navegando por Autor "Gino Giacomini Filho"
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Item A INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS PSICOLÓGICAS NO DESEMPENHO DE JOGADORES EM EQUIPES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL DA REGIÃO DO GRANDE ABC(2006-03-29) Ricardo Augusto Paolucci; Prof. Dr. René Henrique Götz Licht; René Henrique Götz Licht; Gino Giacomini Filho; Ricardo Ricci UvinhaEsta dissertação aborda a influência de variáveis psicológicas no desempenho de jogadores em equipes profissionais de futebol da Região do Grande ABC. O referencial conceitual trata, inicialmente, da Gestão do Futebol, a história deste esporte, sua legislação recente e a profissionalização dos clubes e dirigentes. Posteriormente, consideram-se desde os aspectos da Inteligência Emocional até a Psicologia Esportiva. No processo metodológico, realizado de maneira pormenorizada, foram obtidas e analisadas 38 variáveis - 19 Psicológicas e 19 Não-Psicológicas - e suas respectivas definições, justificativas e categorizações. O material de análise consistiu numa pesquisa descritiva que contemplou a opinião de jogadores e integrantes da comissão técnica de quatro equipes de futebol da Região do Grande ABC paulista, torcedores das três maiores torcidas organizadas de São Paulo e representantes da imprensa esportiva de TV, rádio, jornal e mídia digital. Na pesquisa de campo, foram aplicados e coletados 260 formulários que indicaram a opinião dos respondentes. Posteriormente, efetuada a totalização das médias entre as quatro categorias, obteve-se uma média geral para cada variável e o respectivo ranqueamento entre as 38 variáveis que compõe a pesquisa. O processamento dos resultados foi obtido utilizando dois testes estatísticos para a comparação das médias das variáveis Psicológicas e Não-Psicológicas - teste T e teste ANOVA-Bonferroni. Embora as análises estatísticas apontem influência ligeiramente superior das variáveis Não-Psicológicas sobre as Psicológicas no desempenho dos jogadores, tais diferenças são muito pouco significativas para excluir a intervenção do acaso nessa preponderância.Item A INSERÇÃO DA ASSESSORIA DE EMPRENSA NA INDUSTRIA AUTOMOBILÍSTICA DO ABC(2004-11-18) Marli Puertas Popolin Rossi; Prof. Dr. Roberto Elísio dos Santos; Roberto Elísio dos Santos; Gino Giacomini Filho; Wilson da Costa Bueno (UMESP)Este trabalho visa verificar o papel e o perfil da assessoria de imprensa nas montadoras de automóveis do Grande ABC. Foram analisadas as estruturas do departamento de assessoria de imprensa da Ford do Brasil, da General Motors do Brasil e da Volkswagen do Brasil. Procurou-se também verificar as principais atividades desenvolvidas por essa área, sua postura diante de situações de crise e o futuro da assessoria de imprensa.Item A PARTICIPAÇÃO DOS SETORES ORGANIZACIONAIS NO ATENDIMENTO A CLIENTES: ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(2007-09-26) Magali Colconi Carrijo; Prof. Dr. Gino Giacomini Filho; Gino Giacomini Filho; Maria José da Costa; Silvio Augusto MinciottiA partir da década de 80, em razão do acirramento da concorrência no mercado nacional e internacional, aliado a consumidores mais exigentes, movimentos civis, rigorosidade legal, entre outros fatores, as organizações passaram a ter uma maior preocupação com os seus clientes, a fim de assegurar a sustentabilidade dos negócios. Em consequência disso, intensificou-se a preocupação em gerir todo ciclo do atendimento ao consumidor, em que se incluem os "momentos da verdade do atendimento". O presente estudo foi conduzido por meio de referencial teórico, objetivando situar os Momentos da Verdade do atendimento a clientes externos, que podem ocorrer em diferentes setores da organização. Posteriormente, como aplicação desse referencial, efetuou-se um estudo de caso, examinando-se uma Instituição de Ensino Superior (IES) na região da Grande São Paulo, na qual se situaram os Momentos da Verdade do atendimento em todos os setores administrativos. Para observar o comprometimento desses setores com o atendimento aos alunos da IES, avaliando-se a qualidade dos serviços por meio das variáveis da escala SERVQUAL, os gestores foram entrevistados e os alunos questionados, permitindo análises advindas do confronto entre a opinião desses distintos públicos. Como resultado, os setores administrativos da IES participam dos Momentos da Verdade no atendimento aos alunos, ressaltando-se a ausência de programas de treinamento de pessoal específicos para essa finalidade. Aliado a esse fato, tem-se que os gestores não estão cientes do nível de satisfação que seus alunos possuem em relação aos Momentos da Verdade no atendimento por parte dos setores da organização e, ainda, verifica-se uma opinião superdimensionada sobre a qualidade dos serviços oferecidos, diante da avaliação dos alunos da IES.Item AÇÕES CONJUNTAS REALIZADAS POR INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE SÃO PAULO - CAPITAL E ABC(2008-05-27) Mauro de Paula Freitas Filho; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marly Cavalcanti; Gino Giacomini Filho; Marco Antônio Pinheiro da SilveiraO propósito deste trabalho foi identificar a realização de ações conjuntas das IES que compõem os pólos ABC e Capital, evidenciando aquelas que mais interferem nas alianças estratégicas. Assim, pela natureza do problema, optou-se pela abordagem exploratória. A pesquisa compreendeu duas etapas. Na primeira os instrumentos de pesquisa foram as entrevistas semi-estruturadas para levantar os principais acordos que as IES fazem pela elaboração do questionário. O questionário foi aplicado no levantamento direcionado a dez dirigentes de Instituições de Ensino Superior. Foi possível verificar que os entrevistados utilizam e se preocupam com a formação de novas alianças estratégicas, e de novas parcerias, relembrando a importância da articulação entre estas instituições, clientes, fornecedores e concorrentes para ações integradas que favoreçam os interesses desses diferentes atores. Os resultados do trabalho permitiram identificar as ações conjuntas que mais foram utilizadas pelas IES, estando relacionadas ao atendimento à comunidade, bolsas de estudo, intercâmbio com IES estrangeiras, eventos, realização de pesquisa conjunta e estágio. Constatou-se, também, que as atividades complementares, os descontos nas mensalidades e a universidade corporativa, foram as menos utilizadas pelas instituições na realização das ações conjuntas, o que dificulta a consolidação das alianças estratégicas. Por fim, pode-se concluir que as ações conjuntas que compõem as IESs situadas em São Paulo/Capital e ABC/Paulista, estão sendo desenvolvidas gradualmente, apontando divergências entre àquelas ações que interferem nas alianças estratégicas.Item AÇÕES DE COMUNICAÇÃO PARA A PRÁTICA DO MARKETING EDUCACIONAL: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO DO GRANDE ABC(2005-09-13) Vitor da Silva Bittencourt; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Silvio Augusto Minciotti; Gilberto de Ande Martins; Gino Giacomini FilhoEsta dissertação analisou como são realizadas as ações de comunicação e promoção nas trinta e duas Instituições de ensino Superior (IES) situadas na Região do Grande ABC. A pesquisa concentrou-se na apuração das informações concernentes as atividades de marketing desenvolvidas pelas IES para a captação de alunos para os cursos de graduação, sequências e tecnológicos no processo seletivo realizado em 2004/2005. O estudo teve como objetivo identificar, descrever e analisar como os gestores utilizam as ferramentas de promoção para a prática do marketing educacional. A Região do Grande ABC apresenta uma concentração de estabelecimentos de ensino superior, causando uma forte concorrência entre as instituições sejam publicadas ou privadas, além do que estão situadas muito próximas da capital, concorrendo com várias instituições. Existem muitas vagas disponibilizadas nas IES que não são preenchidas por uma série de fatores. A prática do marketing educacional apresenta-se como uma ferramenta de gestão útil e necessária para que as IES possam atingir os seus objetivos e melhorar a eficiência de suas campanhas. Os resultados obtidos com a pesquisa indicam que algumas instituições estão mais orientadas para a prática do que marketing educacional e com isso têm um desempenho superior na atração de candidatos das instituições conforme a organização acadêmica, e que as instituições privadas detêm a maior parcela das matrículas na região.Item CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE: INSERÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS HOSPITAIS DO GRANDE ABC(2007-12-13) Ligia Pinheiro da Silva; Prof. Dr. Gino Giacomini Filho; Gino Giacomini Filho; José Carlos Barbieri; Sérgio Feliciano CrispimAs organizações hospitalares têm por grandes mudanças, dentre elas a busca da melhoria da gestão com o objetivo de obter melhores resultados econômicos e sociais a fim de garantirem suaq perenidade. Uma das estratégias utilizadas para esse propósito tem sido a adoção de modelos para a implantação de sistemas de gestão da qualidade. Todavia, além de resultados positivos, os hospitais precisam ser socialmente responsáveis, algo que deve permear a sua gestão. Este estudo exploratório utilizou-se da análise de conteúdo d teve como objetivo verificar se as normas de certificações de sistema de gestão da qualidade, adotadas pelos hospitais certificados, contemplam atributos de responsabilidade social embasados nos indicadores e Responsabilidade Social do Instituto Ethos. O estudo restringiu-se aos hospitais particulares da Região do Grande ABC, compreendido por sete municípios do estado de São Paulo, e constatou a existência de atributos de Responsabilidade Social nas normas adotadas por esses hospitais, apesar desses atributos ocorrerem em proporções bastante díspares.Item GESTÃO E GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOSW SOCIAIS DE INCLUSÃO DIGITAL(2006-02-20) Luiz Carlos Rampazzo Filho; Prof. Dr. Gino Giacomini Filho; Gino Giacomini Filho; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Jacques Marie Joseph VigneronEste estudo de caso instrumental tem como objetivo identificar como estão sendo gerenciados empreendimentos sociais de Inclusão Digital no estado de São Paulo. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas iniciais para compreender os mecanismos que geram a chamada Exclusão Social, quais são os seus tipos, efeitos e origens. Tornou-se relevante verificar e entender como empresas através de medidas de Responsabilidade Social Empresarial podem combater a Exclusão Social isoladamente ou em parceria com os governos e a sociedade. Uma vez identificada a Exclusão Digital como um processo de Exclusão Social, graças às exigências da Sociedade da Informação e a importância da inserção do Brasil nesta nova realidade, procurou-se um modelo de gestão e um plano de negócios sociais que pudessem servir como ferramentas de análise de três empreendimentos sociais de Inclusão Digital, parcerias entre empresas e a sociedade. Pode-se concluir com esta pesquisa que os empreendimentos deveriam ser constituídos a partir de uma parceria entre as empresas e a sociedade, cada qual com sua especialização, para seu êxito, levando-se em consideração a necessidade de recursos físicos, humanos, financeiros, a definição detalhada das metas e missões e das necessidades do público-alvo, além dos aspectos legais. Verifica-se que o setor necessita de profissionalização e o reconhecimento de sua importância para o Brasil.Item INSERÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO - UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS JOVENS EGRESSOS DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COMERCIAL NA REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE(2007-09-25) Mauro de Nardi Costa; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Jarbas Novelino Barato; Gino Giacomini Filho; Luis Paulo BrescianiO presente estudo aborda aspectos relativos à inserção no mercado de trabalho dos jovens egressos do Programa de Aprendizagem em Comércio de Bens e Serviços, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Escolas Técnicas e ONG's, no período de outubro de 2002 a maio de 2005, na região de Presidente Prudente, no Oeste paulista. O estudo buscou identificar os principais fatores de motivação das empresas para sua participação no programa através do relato das coordenadoras do programa, de representantes das próprias empresas e de uma amostra extraída do conjunto de jovens egressos. Através da pesquisa, pode-se observar que parte das empresas busca o referido programa com a finalidade do cumprimento da legislação, contratando os jovens apenas durante o período convencionado de participação. Terminado o período do programa os jovens são dispensados e outros são contratados. Do ponto de vista dos jovens egressos, o programa contribui favoravelmente para seu desenvolvimento pessoal e profissional, especialmente pela oportunidade de vivenciar uma primeira experiência no mercado de trabalho.Item UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS DIFERENTES PÚBLICOS-ALVO NO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO E UTILIZAÇÃO ELETIVA DE UM HOSPITAL(2006-05-12) Isaac Gil; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Geraldo Luciano Toledo; Gino Giacomini Filho; Silvio Augusto MinciottiEsta dissertação apresenta uma análise da influência dos diferentes públicos-alvo no processo de contratação e utilização eletiva de um hospital e teve como objetivo esclarecer a atuação dos principais atores envolvidos na prestação de serviços médico-hospitalares, inseridos no campo da saúde suplementar nacional, que é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, órgão vinculado ao Ministério da Saúde. O referencial conceitual foi alicerçado nas teorias referentes ao composto de marketing, aos canais de marketing, ao comportamento do consumidor em geral e ao comportamento do consumidor de serviços, à segmentação de mercado e aos conceitos de oferta de serviços. Buscou-se descrever a relevância das organizações hospitalares e de suas relações como prestadores de serviços. Apresentou-se a influência dos médicos enquanto atores neste cenário. Teve como base informações de natureza documental e de entrevistas semi-estruturadas realizadas com dois dirigentes de hospitais gerais privados, ambos acreditados pela Organização Nacional de Acreditação e filiados à Associação Nacional de Hospitais Privados no município de São Paulo, em agosto de 2006. As entrevistas foram avaliadas pela técnica de Análise de Conteúdo, conforme preconizado por Laurence Bardin (2004). Os resultados qualitativos permitiram formular a hipótese de que existe uma preponderante influência das operadoras de saúde no processo de contratação e utilização eletiva de um hospital, influência essa que também é exercida pelos médicos, porém em menor escala. Os potenciais pacientes, ou seja, pouco mais de 36 milhões de beneficiários, são atores que exercem mínima influência quando da contratação e utilização eletiva de um hospital, ao se comparar com a influência da operadora de saúde, do hospital e do médico. Uma das entrevistas identifica a influência das corretoras de planos de saúde, ator que não aparece no referencial conceitual, o que pode apontar para estudos adicionais a fim de melhor compreendê-las e verificar o grau de sua possível participação no processo. Ao final, sugere-se aprofundar esta análise pela relevância social que ela encerra e pela fundamental importância do serviço prestado.