Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ALMEIDA, EDMAR LUZ DE"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    ATEUFOBIA: O desafio da comunicação de interesse público no combate ao preconceito e discriminação contra os ateus no Brasil
    (2021-08-03) ALMEIDA, EDMAR LUZ DE; Rossetti, Regina
    Os ateus na sociedade brasileira são tidos como imorais e pessoas sem limites, como é observado de forma unânime nas pesquisas que tratam do tema. O objetivo principal deste trabalho é descrever como os ateus se sentem no Brasil diante do preconceito e discriminação e, como objetivo secundário, propor ação comunicativa para dar visibilidade à minoria ateísta, pois trata-se de um grupo sem voz e sem representatividade política. Esta pesquisa é de natureza qualitativa de nível exploratório e delineamento de campo. A metodologia envolve revisão bibliográfica sobre o tema investigado e entrevistas. Foram ouvidos ateus e ateias brasileiros que se dispuseram livre e espontaneamente a oferecer os seus relatos, atendendo a um convite publicado no Facebook e no Instagram. Os resultados são episódios em que os entrevistados relatam sentimentos de humilhação, desrespeito, estranheza, exclusão social e dor, entre outros. Esses sentimentos expressos pelos ateus e ateias podem ser englobados em três blocos que remetem à única pesquisa sobre o tema, de 2008, segundo a qual 42% dos brasileiros sentem antipatia, repulsa e ódio contra os ateus. Eles estão bem detalhados na proposta de intervenção, no caso, o livro Ateufobia - Aversão, desprezo e ódio para com os descrentes. Os ateus brasileiros também defendem uma nova fase na comunicação com a sociedade. Querem ir às ruas, seja realizando ações sociais, participando de eventos ou debates, com o objetivo de divulgar o ateísmo e apresentar o ateu como um indivíduo comum e não uma pessoa maléfica, como supõe parte da população.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais