Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTT)
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Navegando Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTT) por Autor "Júnior, Liráucio Girardi"
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Item BOT-CIDADÃO: governança urbana inteligente para comunicação com dados abertos(2023-02-09) RUIZ, MARCELO FERNANDES; Júnior, Liráucio GirardiA gestão do espaço público é uma questão que ultrapassa barreiras geográficas e culturais e é um problema com o qual se depara todas as grandes cidades do mundo. Como processar e atender a milhões de cidadãos que necessitam diariamente de transporte, saúde, lazer e moradia, mas cada região, cada bairro com sua especificidade e dificuldades? Há ainda toda uma gama de serviços necessários para o bom andamento de uma cidade, que vão desde tapar buracos de rua até garantir a limpeza do espaço público e muitos outros serviços ligados à zeladoria. Essa pesquisa teve como objetivo estudar uma alternativa de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para conectar a comunidade às administrações regionais no atendimento de zeladoria pública de forma mais simples e eficiente. Esse estudo teve como base a dificuldade da população de usar os canais tradicionais oferecidos, principalmente o aplicativo disponibilizado pela administração, mas no decorrer da pesquisa descobriu-se que havia outro problema a ser administrado: a falta de literacia digital das comunidades periféricas da cidade, que juntas somam uma fatia considerável da população. O produto derivado desse projeto foi a criação de um canal de chatbot pelo WhatsApp onde o robô coleta dados com parâmetros chaves para o cruzamento de dados por algoritmo com bancos da administração, de modo a fornecer ao gestor parâmetros estratégicos para tomada de decisão e agilidade nos processos. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste projeto foi o Design Science Research, método criado para o design e testagem de protótipos na área de engenharia e medicina que acabou se expandindo para outras áreas por seu foco na solução de problemas específicos. A pesquisa está alinhada com a ISO 9241-11, que define os parâmetros do que é “usabilidade digital”. No teste realizado em pesquisa qualitativa de grupo focal com público-alvo, o artefato mostrou-se simples, rápido e eficiente, obtendo aprovação entre os participantes e mostrando-se uma alternativa válida para ultrapassar os problemas de literacia sem perder eficiência. O projeto prevê uma segunda etapa, que pode vir a ser desenvolvida futuramente, que estudará a recepção dos dados gerados pelas comunidades e seu uso estratégico dentro das autarquias.Item CULTURAZ (SANTO ANDRÉ): Mapa de Cultura e Comunicação de Interesse Público(2024-12-10) GERALDO, ADRIANO FRANCISCO; Júnior, Liráucio GirardiAs políticas públicas para a área cultural brasileira vivenciam um estado de crise desde as suas primeiras ações na década de 1930. Mesmo assim, a Comunicação Pública desenvolveu um vínculo importante com o Setor Cultural e apresentou-se como instrumento essencial para o fortalecimento da institucionalização das políticas culturais no Brasil. Uma questão relacionada aos vínculos entre comunicação, cultura e seu fortalecimento encontra-se no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e destaca-se neste contexto o Mapa da Cultura, uma plataforma fundamental que serve para integrar e dar visibilidade a projetos, artistas, espaços, eventos culturais e seus produtores, como a principal base de informações e indicadores do Ministério da Cultura. A velocidade com que as ferramentas digitais abrem espaço para inovações em comunicação torna-se um assunto essencial para a compreensão da Comunicação de Interesse Público no mundo contemporâneo. Ao mesmo tempo, essa mesma velocidade acaba por tornar obsoletas algumas dessas mesmas ferramentas. Nesta pesquisa, procurou-se compreender o lugar da plataforma Mapa de Cultura no conjunto de ações do Plano Nacional de Cultura, identificar o momento em que surgiu, suas características e avaliar um possível esgotamento do modelo, considerando as leis que dirigem suas metas. A metodologia adotada envolveu a pesquisa bibliográfica e documental com um caráter descritivo e exploratório. O objetivo geral da pesquisa foi o de contribuir para a análise da gestão da plataforma Mapa Cultural (CulturAZ) no processo de democratização do acesso e visibilidade cultural na cidade de Santo André, como também das outras cidades da Região do Grande ABC, e o modo pelo qual passou a indicar possíveis sinais de esgotamento. A partir dos resultados obtidos (a constatação desses sinais e falta de visibilidade da plataforma georreferencial), serão atualizadas e desenvolvidas a página Mapas Culturais - software livre e colaboração, na Wikiversidade, (sem atualização desde 2018) e o verbete Sistema Nacional de Cultura na Wikipédia (que não é atualizado desde 2017). A pesquisa encontra-se alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, Educação de Qualidade, Meta 4.7.Item NEGRITUDE MEDIADA: a comunicação de interesse público na construção do Guia Digital do Empoderamento Negro para jovens universitários(2021-06-21) SILVA, THAINÁ ROCHA DA; Perazzo, Priscila F.; Júnior, Liráucio GirardiPesquisa sobre conteúdos digitais e público jovem negro universitário e as mediações ocorridas em mídias sociais e plataformas digitais, com referencial teórico baseado em Estudos Culturais, Cidadania, Negritude e Midiatização, no âmbito da comunicação de interesse público. A pesquisa parte da pergunta: como as práticas midiatizadas digitais possibilitam a construção da identidade social e noções de cidadania em jovens universitários negros? E tem como objetivo principal descrever de que modo as práticas midiatizadas digitais possibilitam a construção da identidade social e as noções de cidadania em jovens universitários negros. De abordagem qualitativa, do tipo exploratória, delineamento narrativo, debruça-se a contemplar e investigar seus objetivos pela aplicação de oficinas de trabalho com oito jovens negros universitários da região da Baixada Santista, cujas análises tiveram como resultado que as práticas acontecem em rede social digital, como também com o consumo de conteúdos digitais, como filmes e séries. As vivências familiar e universitária contribuem ativamente para a construção da identidade negra e também para as noções de cidadania. A partir desses resultados, pode-se construir um Guia Digital do Empoderamento Negro, em formato de e-book multimídia, no qual se aplicou a estrutura de uma árvore, o Baobá, muito popular entre o povo africano, atribuindo a cada seção um componente importante para a construção identitária dos jovens, como música, filmes, séries e dicas para professores e produtores de conteúdo, identificados nas oficinas de trabalhado.Item SÃO PAULO EM FESTA: AS FESTAS JUNINAS COMO ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO CULTURAL E EMPREENDEDORISMO NA CIDADE(2024-02-08) Alves, Aline Miranda; Júnior, Liráucio GirardiAs festas juninas fazem parte das expressões culturais populares brasileiras. Embora tenham maior expressão nas cidades da região nordeste do país, a cidade de São Paulo também se faz festa no período junino, compartilhando tradições, costumes e culturas, além de movimentar a economia da cidade em diferentes setores. As festas envolvem públicos diversos, organizações diferentes e empreendedores que atuam, principalmente, nas áreas da gastronomia, artesanato, música e cultura em geral. Deste modo, esta pesquisa discute as temáticas da economia criativa, da cultura e da comunicação. O objetivo geral do estudo foi analisar como a inovação na comunicação de interesse público pode ser utilizada na transformação das festas juninas em espaços de participação cultural e empreendedorismo na cidade de São Paulo. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa, em nível exploratório e descritivo que teve como procedimentos metodológicos: a seleção e observação de campo de 5 festas juninas realizadas entre os meses de junho e julho de 2023, na cidade de São Paulo: 1) Festa Junina no Memorial; 2) Quermesse do Calvário; 3) Arraiá de Moema; 4) São João de Nóis Tudim; 5) Festa Junina Solidária do Colégio Dinâmico; a realização de entrevistas semiestruturadas com organizadores, expositores, público, envolvidos com as festas; e análise comparativa dos elementos. Foi possível observar que o período junino transforma diferentes públicos e espaços em festa: nações em festa, igreja em festa, bairro em festa, nordestinos em festa e escola em festa. A partir dos resultados obtidos foi elaborado um Mapa Interativo com elementos multimídia na plataforma StoryMap, e uma Página Informativa com os principais dados do projeto na Wikiversidade. Esses produtos foram pensados para utilização de gestores públicos na criação de políticas públicas na área da cultura, para agentes culturais que se organizam em torno dos eventos, para empreendedores de diferentes setores que buscam espaços para empreendedorismo e para o público que procura espaços de participação cultural, lazer e entretenimento. Este estudo está alinhado ainda aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: 8 – Trabalho e Crescimento Econômico; 10 – Redução das Desigualdades; 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.